Últimas indefectivações

domingo, 31 de julho de 2016

A partir de agora é "à séria"...!!!

Lyon 3 - 2 Benfica


Acabou a brincadeira a partir de agora é a sério!!! Finalmente...
Confesso: estou preocupado!
Primeiro, porque durante toda esta pré-época, não construímos um onze... temos opções, mas tenho a certeza que o onze titular na Supertaça, nunca jogou todo junto nesta pré-época!!!
Segundo, porque 'cheira-me' a uma entrada nos primeiros jogos oficiais da época, demasiado 'soft'!!! Já escrevi, que só um Benfica com um espírito de luta imenso, poderá ambicionar ao sucesso...
Terceiro, porque no final de cada partida, ficamos sem dois ou três jogadores por lesão... tem sido incrível!!!

Os primeiros minutos até não foram maus, mas a partir dos 15 minutos a equipa 'perdeu-se', principalmente no meio-campo, a dupla Celis/Samaris esteve muito mal... com o Colombiano a exagerar!!!!
Entrámos muito bem no 2.º tempo, o Cervi que sempre que foi para a direita, jogou muito... e o Horta, como 2.º avançado também esteve bem... Marcámos o 2.º golo, mas depois vieram as muitas substituições, e o ritmo do jogo esteve sempre a ser cortado... Com o Lyon a tentar claramente baixar o ritmo...
Parece que vamos ter problemas com o duplo/Pivot no meio-campo, pelo menos enquanto o Danilo não 'entra' na equipa!!! Com o Semedo e o Grimaldo, pode parecer lógico jogar com dois médios mais defrensivos no meio-campo (hoje por exemplo com o Almeida isso não fazia sentido...), mas muito sinceramente, eu acho que no global esta opção é negativa para o Benfica... Nem os nossos jogadores estão habituados a estas rotinas (por exemplo o Fejsa joga muito melhor quando ele é o único responsável pela cobertura...), como o Benfica na maior parte dos jogos têm que ter um médio, que saiba subir, jogar entre-linhas aproximando-se dos avançados... isto é um daqueles factos históricos irrefutáveis... No Benfica, independentemente das 'eras', dos treinadores, dos jogadores, o Benfica tem que ter uma matriz de jogo ofensiva... 2 médios de contenção dá quase sempre mau resultado!

Além do Cervi e do Horta, destaque para os primeiros minutos do Danilo, muito esforçado, com qualidade, mas ainda descoordenado no passe... algo normal, para quem está a treinar à 3 dias!

Com tanto jogador lesionado, não é fácil adivinhar o 11 para a Supertaça! Entre o 11 desejável, o 11 possível e o 11 do Rui Vitória, é impossível ter certezas!

Eu que tenho criticado tanto o Luisão, admito que hoje o Capitão fez o seu melhor jogo, mas mesmo assim jogava com o Lisandro e o Lindelof!
No meio-campo o Fejsa em condições será sempre titular... acho mesmo que no actual plantel, as possíveis ausências do nosso 'tractor' por lesão, serão o nosso maior problema durante a época!
Apesar dos bons sinais do Guedes, o Jonas é fundamental neste Benfica... ainda por cima quando o Mitro e o Raúl ainda estão longe da melhor forma!

Tacticamente, o positivo de hoje, foi a opção André Horta no lugar do Jonas! Talvez uma solução para aqueles jogos, onde o Jonas tem mais dificuldade em aparecer... Os nossos adversários apostam muitas vezes, em fazer superioridade numérica sobre o nosso meio-campo, esta pode ser a solução!

Para manter a consistência, mas um amigável muito pouco amigável, algumas entradas completamente absurdas... com jogadores a saírem tocados... e com mais uma daquelas arbitragens de pré-época, onde tudo passa... Este canto não assinalado nos descontos a favor do Benfica, foi um excelente indicador da tendência... só é curioso que na Luz, levamos com Veríssimos ou Hugos Migueis e o caseirismo transforma-se em anti-caseirismo!!!

Vi ontem o jogo do Braga com o Villarreal. Muito fraquinhos na defesa, como é costume com as equipas do Peseiro (já o ano passado o Braga defendia pouco...), o Marafona ontem, safou o Braga da goleada, agora vamos ver se o Benfica sabe aproveitar... Não sendo decisivo para o sucesso da época, este jogo pode ser uma excelente injecção de moral, para as primeiras jornadas... Tal como aconteceu o ano passado com os Lagartos... que só lá mais para a frente começaram a perder gás!!!

PS: Acabo de saber da morte do Professor Moniz Pereira. Uma das figuras que mais fizeram pelo desporto em Portugal. E sendo Sportinguista, nunca lhe conheci qualquer complexo contra os outros... O desporto em Portugal, principalmente o Atletismo, têm uma grande divida ao Professor...!

Benfiquismo (CLXXVIII)

Feira Popular...

Já tem/temos saudades !!!