Últimas indefectivações

domingo, 14 de maio de 2023

Zero: Samaris...

Vermelhão: Mais 3 para o 38 !!!


Portimonense 1 - 5 Benfica


Faltam 3 pontos, que de facto são 2, porque os Corruptos não nos vão ultrapassar na diferença de golos!


Muita ansiedade no pré-jogo, mas a partir do momento que a bola começou a rolar, só uma equipa podia ter vencido este jogo! Diferença brutal, e enorme foco, concentração e vontade por parte dos nossos jogadores, em ir ao Marquês... ainda este mês!!!

Aliás em alguns momentos da partida, onde até houve um excesso de vontade em pressionar alto e recuperar a bola rápido, desiquilibrando a equipa no lado 'contrário'! Mas mesmo assim o Ody acabou mais um jogo, sem trabalho, com o golo do adversário, a surgir num ressalto, duma bola parada, completamente contra a corrente do jogo...

O único momento que fiquei 'quase' preocupado, foi quando o Gonçalo, desperdiçou o 1-3, imediatamente após o golo do Portimonense... mas pouco depois, ainda antes do intervalo, o mesmo Gonçalo, repôs a 'margem de segurança, nos dois golos!!!


As bolas nos ferros, em condições normais deixavam-me ansioso, mas hoje acreditei sempre, só foi as bolas terem batido no poste e na barra, porque teriam sido grandes golos...!!!

No 2.º tempo, com a entrada do Tino, basicamente 'fechámos' o meio-campo... Apesar do nosso domínio no 1.º tempo, o Portimonense acabou por fazer alguns ataques semi-perigosos, algo que com o Tino, 'acabou'!!!

João Neves eleito o MVP, com toda a justiça, mais um grande jogo... a par do Neres! O João Mário pareceu-me melhor fisicamente, mas na definição voltou a estar muito mal... Até o Roger, se irritou!!!

A arbitragem não foi tão má, como nós estávamos à espera, mas mesmo assim, ficou um penalty claro por marcar sobre o Ramos! No 1.º golo, parece-me que o Fiscal de linha, decidiu bem, não existe nenhum ângulo definitivo, mas tendo em conta a posição do corpo do guarda-redes Japonês, parece-me que a bola está mesmo dentro...


O VAR aqui, bem tentou reverter, mas não encontrou a imagem que queria!!! Se calhar, aquela notícia que a UEFA está a pensar no Pasteleiro para uma das Finais secundárias das competições europeias, evitou que houvesse escândalo!!!


Agora, vai ser uma semana inteira a falar num potencial festejo do título no Alvalixo! Estou-me marimbando para o local do festejo, só quero é acabar com esta espera pelo 38...


Mesmo assim, não posso de destacar o facto inacreditável do treinador do Sporting, ter 'poupado' jogadores (novamente) a pensar no derby do próximo Domingo!!! Inacreditável...


Nota final para a romaria vermelha a Portimão... inacreditável como havia bancadas com lugares vazios! Existem clubes em Portugal a 'viver' muito bem, que não precisam de dinheiro, só assim se compreende, uma Clube que tem a época feita, sem qualquer objetivo por cumprir, não queira vender mais bilhetes... E nem coloco em causa, a possibilidade do jogo ter sido jogado num Estádio maior!!!

9.ª Campeonato Nacional

Gaia 31 - 52 Benfica
(12-26)

Cabazada, na confirmação matemática do Bicampeonato de Andebol feminino...
Não foi uma época perfeita, podíamos ter ido mais longe na Europa, perdemos a Taça, mas ganhámos o título mais importante...

Manutenção assegurada...

Feirense 1 - 2 Benfica
Neto, Henrique


Mais uma vitória fora, em mais um bom jogo, contra um adversário de qualidade, mas que não meteu o autocarro... e neste tipo de jogos, já demonstrámos que sabemos jogar!

Nas meias-finais...

Braga 4 - 9 Benfica

Entrada demolidora, o Braga ainda se aproximou (nunca mais que 2 golos de diferença), mas voltámos a não dar hipóteses...

2-0 na eliminatória, e Quartos ultrapassados. Agora nas meias-finais, muito provavelmente com os Corruptos, vai ser muito mais complicado...

Vitória...

Lombos 2 - 4 Benfica

Entrámos fortes, chegámos ao 0-4, mas depois gerimos, e em duas situações de 4x5, acabámos por sofrer dois golos (o 1.º um auto-golo), que deu alguma emoção aos últimos minutos, totalmente desnecessária...
A equipa não deu sinais de ter ficado afectada com a derrota em Espanha...

Vitória no 1.º jogo do play-off, agora é fechar a ronda na Luz...

PS1: Na 1.ª Taça do Mundo de Canoagem da nova época, duas medalhas, para o Pimenta (para já...), Ouro no K1 500m, e Prata no K1 1000m.

PS2: Excelente Bronze do Vasco Vilaça, na 2.º etapa do Mundial de Triatlo em Yokohama, no Japão, que lhe dá a liderança no ranking Mundial...

Em frente...

Póvoa 72 - 93 Benfica
18-32, 17-17, 16-24, 21-20

Estamos nas Meias-finais, com a segunda vitória (esta série, era só à maior de 3!), com mais um 'quase' capote...
O nosso próximo adversário vai sair da eliminatória entre a Ovarense e a Oliveirense, que vai à negra!

Grandes...

Belenenses 21 - 28 Benfica

Grande vitória, nos Quartos-de-final do play-off do Campeonato Nacional de Rugby! Recordo que o Belenenses é o detentor do título nacional!
Durante a época, tivemos perto de vencer alguns 'grandes' jogos que nos escaparam nos últimos instantes, com algumas desconcentrações, e também algumas arbitragens duvidosas... Ganhámos alguns jogos com equipas teoricamente superiores, mas houve sempre o alibi de alguns jogadores estarem ao serviço da Seleção...
Mas hoje, creio que as dúvidas desapareceram!!! Temos equipa... Agora, nas Meias, vamos defrontar o Direito... tudo é possível!

Final de época doloroso...

Benfica 32 - 32 Belenenses
(17-16)

Já com a cabeça nas férias...

Juniores - 12.ª jornada - Fase Final

Braga 0 - 0 Benfica


A duas jornadas do fim, dependemos só de nós, ganhando os nossos jogos, somos Campeões (Corruptos no Seixal, e Famalicão fora, o nosso principal adversário), mas hoje, jogámos claramente para o empate, arriscámos pouco e o jogo foi mesmo enfadonho... apesar disso, a melhor oportunidade foi nosso, com uma bola a bater nos dois postes!!!

Objetivo: Três pontos


"O embate em Portimão frente ao Portimonense, um jogo que pode ser de título para a nossa equipa feminina de andebol e o sucesso na Taça do Mundo de canoagem são os temas em destaque nesta edição da News Benfica.

1
Faltam três jornadas para o término do Campeonato, e Roger Schmidt lembra que "a nossa abordagem durante toda a época foi preparar a equipa da melhor forma possível para o jogo seguinte". E deixa uma garantia: "Vamos dar tudo para vencer a partida. Estamos completamente focados no nosso jogo."
O nosso treinador conta com o apoio dos Benfiquistas, hoje (18h00), em Portimão: "Sei que estarão muitos Benfiquistas no estádio a alavancar-nos e a apoiar-nos da melhor forma possível, tal como fizeram no nosso Estádio e em muitos jogos fora, ao longo de toda a temporada. Temos de colocar energia máxima para tentarmos ganhar o jogo."
Veja a conferência de Imprensa de Roger Schmidt.

2
Decorre desde quinta-feira, na Hungria, a Taça do Mundo de canoagem. Fernando Pimenta já conquistou duas medalhas – uma de ouro (K1 500) e outra de prata (K1 1000) –, e há mais três canoístas do Benfica na competição: João Ribeiro, Messias Baptista e Teresa Portela.

3
A nossa equipa feminina de andebol está a um triunfo de revalidar o título nacional, quando faltam duas jornadas para o fim da competição. Uma vitória nesta tarde, na visita ao Colégio de Gaia, é sinónimo de bicampeonato. Mihaela Minciuna releva a importância de ter os adeptos junto da equipa: "Têm sido fundamentais, sem dúvida o nosso 8.º jogador, quando vamos jogar ao Norte."

4
São muitos os restantes jogos marcados para hoje.
Relativamente às equipas masculinas, às 13h00 recebemos o Belenenses em andebol. Passada uma hora, desafio fora de portas também com o Belenenses, mas em râguebi. Às 15h00, visitamos o Póvoa em basquetebol. Às 20h30, jogamos em futsal no reduto do Quinta dos Lombos. E, às 21h00, encontro na casa do HC Braga em hóquei em patins.
Quanto às equipas femininas, no hóquei em patins temos a deslocação ao Stuart Massamá (16h00) e, no futsal, ao Santa Luzia (16h30).
No futebol de formação, a equipa B visita o Feirense (14h00).

5
Rapha, tetracampeão nacional de voleibol, é o protagonista da semana. Uma entrevista que pode ver na BTV ou ler na edição desta semana do jornal O Benfica.

6
As tricampeãs nacionais de futebol entregaram a taça do Campeonato a Rui Costa. Veja as melhores imagens no Instagram oficial do futebol feminino do Benfica.

7
Estão entregues os prémios "Para Ti Se Não Faltares" referentes ao 2.º período do ano letivo. O evento decorreu nas Escolas de Marvila e Damião de Góis. O diretor da Fundação Benfica, Jorge Miranda, revela que "já passaram por este projeto 5000 jovens e, ultimamente, os resultados têm ultrapassado os 90% de aproveitamento".
Veja a reportagem da BTV."

Malvado: Eu Amo o Benfica!

Porco (II) !!!


"Temos lido nas redes sociais que muitos adeptos, simpatizantes e, principalmente, cartilheiros ao serviço da comunicação do FC Porto, ficaram indignados com uma pivot da CNN Portugal pelo facto de ter trocado o nome "Porto" por "porco".
Ficamos na dúvida se só se insurgiram por ser a CNN, ou se também o fazem ou fizeram quando outros canais de televisão, cometeram o mesmo engano!?... 😏"

Porco (I) !!!

Efab⚽lação (28) O verdadeiro benfiquista


"Há um debate em crescendo que mede a força do benfiquismo pela bitola da verdade, uma dimensão metafísica onde não entra qualquer um sem antes ultrapassar os limites da insanidade nos testes à paixão.
“Verdadeiro Benfiquista” é já uma categoria patenteada quer nas redes sociais, onde se medem tamanhos, quer em canecas, t-shirts, flyers, bonés e cachecóis, que distinguem a classe dos legitimados da dos meros aspirantes, outrora “simpatizantes”.
Hoje, Rui Costa, o jogador-presidente, é o comandante desse estado maior em que se acotovelam os pretendentes ao reconhecimento. Começou como apanha-bolas como aqueles serventes de pedreiro que chegam a construtores de arranha-céus e senta-se agora no trono dos deuses encarnados, tentando viver como dirigente o que perdeu como jogador.
À beira de conquistar o seu primeiro titulo ao fim de quase quatro anos de fastio, Rui Costa tem-se destacado pela recuperação de figuras desportivas do clube, talvez o maior rasgo da sua gestão ultraconservadora, a par da escolha cirúrgica do treinador Roger Schmidt. Ele desenvolveu, com sabedoria empírica, o padrão métrico que diferencia os “verdadeiros” dos outros, com o mesmo rigor taxativo com que me disse uma vez “você não é do Benfica!”
Na tribuna da Luz, por onde há pouco tempo circulavam ministros, juizes, amanuenses e outras figurinhas e figurões, vemos hoje os cabelos brancos e o sereno orgulho dos ídolos de outras décadas, segundo o princípio da gratidão pelo que fizeram pelo clube e não do interesse pelo que o clube pode fazer por eles. A demanda pelo “verdadeiro benfiquismo”, visceral e acrítico, está latente na entrevista a A Bola de ontem de António Pacheco, um dos “traidores” do verão quente de 1993 que marcou a derrocada de quarenta anos de hegemonia, na qual se queixa amargurado pelo anátema de ter saído do clube, sentindo injustiça na comparação com tantos outros que foram e voltaram, depois dele, como o próprio Rui Costa.
“Não há um dia que não me apareça alguém a lembrar a minha decisão de trocar o Benfica pelo Sporting”, diz Pacheco, para quem essa teria sido uma mera decisão profissional tão legítima como a de quem trocou o histórico clube mundial pela modesta Fiorentina. Apesar da indulgência do atual presidente e antigo colega de balneário, o algarvio que se consola com os esporádicos convites para a Luz nunca será um “verdadeiro benfiquista” aos olhos dos que, neste louco ensaio sobre a cegueira vermelha, vêem Rui Costa como o paradigma dos seis milhões. Pacheco não mereceu o regresso a tempo de uma reforma dourada que transformou o príncipe de Luís Filipe Vieira, esse falso benfiquista, num herdeiro predestinado da arte mágica de tocar virtualmente com o seu mítico bordão no ombro dos que merecem passar de adeptos anónimos a insignes cavaleiros da ordem SLB.
Uma enorme diferença, uma soberba transformação, uma fantástica ilusão! Mas o que distinguiu o verdadeiro benfiquismo deste insano revivalismo existencial dos nossos dias foram os anos em que o desvario dos dirigentes e o acórdão Bosman ditaram a incapacidade de o Benfica continuar a reter os melhores jogadores nos seus melhores anos, o real segredo da mística de “verdade”, dos Eusébios e Simões, dos Tonis e Nenés - porque não há Terceiro Anel em Florença, nem em Milão, nem em Barcelona, nem em Manchester.
É este o “verdadeiro” desafio que se coloca ao líder benfiquista, o de transformar uma conjuntura favorável numa estrutura estável: manter no plantel os jogadores que fazem a diferença, desportiva e emocional, com a mesma convicção e espírito identitário com que vai preenchendo, magnânimo até para os Pachecos arrependidos, as poltronas da sua corte."

Terceiro Anel: Intenções...

Terceiro Anel: Diário...

Uma Semana do Melhor, excerto...

Sexta, excerto...

A Verdade do Tadeia #805 - O título passa por Portimão

Lanças...