Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Fura Redes: pré-jogo...

Vermelhão: Europa madrasta...

Benfica 0 - 2 Inter


Na crónica do jogo de Vila do Conde deixei a dúvida sobre o actual estado da equipa: se seria só mais uma quebra de intensidade devido à paragem das Seleções, ou se seria um sinal de que a equipa estava a ficar cansada, com a longa época, e a pouco rotatividade! Hoje, parece-me óbvio que as 'pernas' não estão a corresponder! Um dos factores mais importantes durante a época, foi mesmo a consistência física, com que o Benfica se apresentou praticamente sempre, a excepção foi mesmo o regresso após as 'paragens'!

A 'conversa' da atitude não pega, hoje foi óbvio que os jogadores estão a chegar ligeiramente atrasados na pressão, não porque não querem, mas porque não conseguem! E a forma como o Benfica, exige posicionamento exemplar e eficaz na recuperação alta... E isso, acaba por provocar mais sprints para trás, algo que durante a maioria da época, era raro acontecer, pois o Benfica recuperava a bola ainda no meio-campo do adversário...

O resultado é totalmente injusto e enganador. O Inter pouco vez para ganhar, mas marcou dois golos! Vieram claramente com intenção de levar a eliminatória para a 2.ª mão, e a vantagem acabou por lhes cair do céu... A posse de bola dos italianos foi quase sempre inócua...

Por outro lado, o Benfica não conseguiu dar intensidade ao jogo, colocar velocidade ofensiva, nem executar as tais recuperações altas... Sendo que a nossa capacidade de decisão ofensiva sem o Neres, e com o Rafa e o João Mário muito abaixo daquilo que já fizeram esta época, é praticamente nula!!!

A manta é curta! E é curta desde do início da época, e por isso o treinador acabou por fazer pouca rotação durante toda a época. Nesta altura, com algumas ausências por castigos ou lesões, ainda ficou mais curta. Hoje, metade do banco, eram jogadores da actual equipa B!!!!

A rábula das substituições não foi bonita, mas pouco iria alterar... Sendo que a insistência no Rafa, não tem explicação! Se é uma questão de não lhe retirar confiança, não concordo. Os melhores têm que jogar. E o Rafa é seguramente o primeiro a perceber que não estava a contribuir para a equipa!

Positivo hoje, só mesmo a entrada do Morato. Aliás, os dois Centrais estiveram muito bem, 19 e 21 anos, de muita qualidade. E com o Tony a não se encolher com o Amarelo, logo no início!

O desperdício do Ramos na última jogada foi frustrante, mas os assobios foram injustos: o Gonçalo deve ter chegado ao fim do jogo de rastos! Correu, a alta rotação muitos quilômetros! Alguns desses sprint's, completamente desnecessários... com a idade e a experiência, tem que apreender a poupar-se, para depois não falhar oportunidades daquelas!!!

Quando conheci a nomeação do árbitro, tremi!!! Levámos com o Soares Dias Inglês!!! Nem na Europa, nos livrámos destes filhos-da-puta!!! Inacreditável o penalty não assinalado sobre o Ramos, inacreditável a impunidade do Brozovic, inacreditável a forma como permitiu a constante perca de tempo do Inter, principalmente do seu guarda-redes, que andou literalmente a 'gozar' com toda a gente, desde do 1.º minuto!
E depois ainda resolveu marcar o penalty contra o Benfica... uma jogada onde as imagens não são claras, nem se a bola toca primeiro na cabeça no resvala no braço, nem se o contacto é dentro ou fora da área...
Isto depois de ter permitido um 'corte' descarado com o braço, num ataque do Benfica, numa das poucas jogadas onde o Rafa estava embalado... marcando o Inter no ataque seguinte!!!

Se as Finais estiveram amaldiçoadas, agora, parece que nos Quartos-de-final nada nos corre bem... E independentemente do resultado e exibição em Milão, o Benfica da fase de grupos, teria ganho o jogo de hoje com alguma facilidade, e estaria nas Meias-finais!

Neste momento também  não vale a pena alimentar ilusões de remontadas, iremos jogar a Milão pela honra, repito noutro momento da época, com a equipa com mais opções e mais fresca nas pernas, até seria possível, mas neste momento, não é!

Como afirmei esta tarde a vários benfiquistas, o jogo mais importante desta semana, não era o jogo da Champions, é o jogo de Chaves!!! Independentemente da derrota desta noite, o jogo de Chaves seria sempre a 'nossa' Final da Champions! E se além da falta de forças nas pernas, a equipa entrar com falta de confiança, os problemas podem aumentar... Exige-se uma recepção no mínimo igual a de Vila do Conde, e muito apoio nas bancadas durante os 90 minutos! O jogo não será fácil o Chaves, tem jogadores rápidos no contra-ataque, e no meio-campo tem jogadores que sabem trocar a bola, e ao contrário do Chaves-Corruptos, não teremos um Manuel Oliveira a dar um empurrão, nem vamos ter o Chaves sem mais de metade dos titulares!!!