Últimas indefectivações

domingo, 29 de maio de 2016

Estamos mais perto da Final !

Burinhosa 2 - 6 Benfica

A grande vitória do Benfica nas visitas à Burinhosa, é chegar a Lisboa sem nenhuma perna partida!!! Tal é a 'intensidade' colocada em jogo pelos jogadores da casa!!! É incrível a quantidade de pau que esta equipa dá... E mesmo assim chegaram ao fim do jogo a 'chorar'!!! Apesar de vários vermelhos terem ficado no bolso...!!!

O Welton vale 80% do Burionhosa, com o duplo-amarelo mais do que justo, o Benfica acabou por fechar o jogo... Até aí, o jogo estava complicado... Depois, até deu para alguns grandes golos, e jogadas de bom Futsal...
Agora na Luz, temos que 'acabar' as Meias-finais no segundo jogo...



PS: Na outra meia-final o Braga venceu a Lagartada!!!!! Julgo que o Sporting em Odivelas vai dar a volta a eliminatória, com menor ou maior dificuldade... mas este resultado, pelo menos, mostra que não existem invencíveis no desporto...

Tri-Tri !!!

Académica 1 - 5 Benfica

Pelo terceiro ano consecutivo, as nossas meninas do Hóquei conseguiram o Triplete: Campeonato (Tetra), Taça e Supertaça!!!

Depois do título de Campeão ter sido algo 'esquecido' devido ao Tricampeonato do Futebol e ao título Europeu do Hóquei masculino, hoje, mais uma vitória com direito a 'Caneco'!!!

Para a época ser perfeita só faltou o título Europeu, mas algumas saídas em relação ao ano passado, acabou por ser fatal... já se fala em alguns regressos, vamos ver como será! Com este domínio interno, só temos que olhar para a Europa...

3.º lugar

Voltámos a conquistar o 3.º lugar na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo no sector masculino, numa prova realizada na Turquia, em Mersin.

Não está fácil chegar ao Ouro, os Espanhóis e os Turcos, com alguns 'reforços' estrangeiros acabam sempre por chegar a esta prova muito fortes (o Sporting ganhou no sector feminino usando esse 'esquema' da contratação de estrangeiras para o 'fim-de-semana'!!!)... enquanto isso o Benfica, com 100% atletas da 'casa', ainda temos tido sempre algum azar com ausências importantes e momentos de forma menos bons de alguns atletas, que têm objectivos maiores na época de Verão.
O Nélson por exemplo acabou por desiludir, mas o grande objectivo da época, são os Jogos Olímpicos!

100m: Bruno Barros - 3.º - 10s 51
200m: Bruno Barros - 2.º - 21s 12
110m barr: Rasul Dabó - 4.º - 14s 27
400m: André Marques - 5.º - 49s 01
400m barr.: André de Sá - 3.º - 54s 77
800m: Emanuel Rolim - 2.º - 1m 51s 39
1500m: Hélio Gomes - 2.º - 3m 41s 85
3000m: Hélio Gomes - 2.º - 7m 56s 62
3000m obs.: Luís Borges - 3.º - 8m 55s 55
5000m: Rui Pinto - 3.º - 14m 24s 85
4x100m: equipa - 2.º - 40s 22
4x400m: equipa - 3.º - 3m 12s 62
Peso: Tsanko Arnaudov - 1.º - 20,04m
Disco: Jorge Grave - 4.º - 55,00m
Dardo: Samuel Remédios - 5.º - 43,63m
Vara: Diogo Ferreira - 1.ª - 5,55m
Altura: Paulo Conceição - 2.º - 2,22m
Comprimento: Marcos Chuva - 4.º - 7,42m
Triplo Salto: Nélson Évora - 3.º - 16,00m



Juvenis - 1.ª jornada - Fase Final

Benfica 5 - 0 Braga
Zé Gomes(2), Silva, Soares, Félix


Sem hipóteses, mesmo dando descanso a alguns dos recentes Campeões Europeus, goleámos...
Recordo que recentemente perdemos um Campeonato de Juvenis, devido ao desgaste das Selecções, era muito importante entrar forte...
Apesar da goleada, não gostei de alguma falta de ligação entre os sectores em alguns momentos... o facto de haver jogadores que fizeram a época nos Juniores; outros que ainda são Juvenis de 1.º ano; e ainda alguns jogadores que foram contratados este ano, não ajuda... O Gedson e o Jota em condições normais são titulares!

PS1: Parabéns aos nossos Iniciados A, que depois do título de Campeões, continuam a vencer, desta vez na Holanda num Torneio Internacional com várias equipas com 'canteras' famosas!!!
Em Itália, tivemos uma equipa de Infantis, que chegou à Final do torneio, perdendo depois nos penalty's!

PS2: Em Toulon Portugal terminou em 3.º lugar com muitos Benfiquistas em campo... foi pena aquele 1.º jogo com a Inglaterra, onde não merecíamos ter perdido...

O andor, o santo e os fiéis

"O andor saiu novamente à rua, uns anos depois da epístola original, em procissão lá para os sítios da Ajuda e das suas protecções terrenas. O cetim brilhante, a madeira trabalhada e as flores viçosas não podiam enganar: o santo renovava as suas esperanças e almejava-se atingir o altar das preces. Vigiado pelos acólitos que o santificam com veneração e pelos escriturários das atas da diocese, rogava-se mais uma vez o sacrifício de não se gaguejar com a saliva e - missão treinada sem dó - transmitir sem balbuciar a mensagem renovada aos fiéis. Não só os fiéis das vestes, mas também alguns novos pagadores de promessas, a investir para a função e para a remoção dos desgastados.
A procissão tem o seu momento de maior fervor quando se anuncia o rol de pressupostos do mundo novo. Geralmente aqueles que já deviam ter sido mais do que feitos e plenos e, em cada procissão, aparecem como algo de transcendental aos crentes e aos divulgadores do dia seguinte. Depois alguém se incumbirá de registar que se fez tudo o que se prometeu e dar-se conta da boa nova. Com a graça de quem manda. A santificação beneficia da ignorância e da ausência de memória. Os paroquianos são assim, sempre se pensa que se engolem pela vista, pelos banquetes e pelas obras da diocese. Depois resta afiar as facas. No entanto, os acólitos que enchem de ideias a bula diária não descansam na promessa de fundo: deixar de partilhar o poder com a mais relevante paróquia, com secretária lá para os sítios de cima, que organiza as procissões mais vistosas. Há já quem entenda nessa paróquia que o melhor é entregar as suas procissões a quem folga no cofre e está forte na imagem. Há que forçar a vontade. Há que não deixar sem mão a fé de quem não acredita. Há que alargar a procissão e munir todos por igual com a esperança redentora.
Nota-se quem carrega o andor nos ombros pela primeira vez. Quem troque os olhos com fito e trace a perna em modo incómodo. São os apóstolos cimeiros das confrarias, que vão atrás, ficando à frente. Os paroquianos têm esperança em ver neles uma nova luz, uma outra transparência, uma certa urgência ou um oportuno adiamento ou, apenas e só, uma sorte na nomeação. Sentem que o andor tem caminho. A caminhada ainda vai a meio. O paraíso não deve tardar.
Mais um ciclo se aproxima na Federação do futebol. Com uma agenda escondida, um Estado relapso e a última batalha por fazer. Entre dentes, sussurra-se na procissão da Ajuda: devagar com o andor que o santo é de barro."

Tudo o que eu te dou

"1. Pedro Abrunhosa, um dos grandes nomes da nossa música contemporânea, adaptou um dos seus maiores êxitos para hino da nossa selecção para o Europeu de França. Europeu que, desde ontem, desde a final espanhola da Liga dos Campeões, prenderá as nossas atenções. Sem prejuízo de deitarmos o cuidadoso nosso olhar para a Copa América em razão da participação de alguns nomes grandes que nos deliciaram nos nossos relvados ou que, em razão da sua classe, exigem a atenção de qualquer apaixonado adepto do futebol. Com Pedro Abrunhosa, nos nossos estádios e nos estádios de França que vão receber a nossa selecção, não deixaremos de cantar Tudo o que eu te dou. Somos Portugal. Há vinte e três anos que milhões de portugueses cantam esta canção. Não sei quantos milhões foram. Se já foram onze milhões como proclama, e bem, a campanha de envolvimento - «unir e galvanizar», nas sugestivas palavras de Tiago Craveiro - que a Federação Portuguesa de Futebol desenvolveu. De Lisboa a Sintra. De Viseu ao Porto. Da Mêda a Coimbra. Do Funchal a Angra do Heroísmo. O que sei é que esta nova versão de um tema que em cada espectáculo envolve Pedro Abrunhosa com os seus públicos, bem fiéis, vai marcar o arranque deste Verão. Desde já no Dragão. Depois na Luz no final deste estágio de preparação. E, depois, em diferentes estádios de França. E digo diferentes com a convicção de que esta selecção vai longe neste Europeu. Dando tudo. Tudo mesmo!
2. Ao mesmo tempo que as selecções prenderão a nossa atenção não deixaremos de acompanhar este mercado de Verão no que respeita a transferências. As mudanças de treinadores estão a acontecer. Em Manchester será uma disputa entre Mourinho e Guardiola. O que será uma disputa especial no habitual confronto de sete quilómetros entre o City e o United. Entre nós, mais de metade dos clubes da nossa principal Liga mudaram de treinador. Agora é o tempo da composição dos plantéis. Ou, em certos casos, da recomposição dos plantéis. Mas não se pressentindo que os milhões anunciados dos direitos televisivos - em regra apenas após 2018 e sem que se saiba, por ora, o que pensa a Autoridade da Concorrência dos contratos celebrados e que estará a analisar com o seu habitual cuidado e a sua costumada prudência - estejam a ser antecipados! O que significa que, a não ser que haja acesso a mercados financeiros não europeus, os milhões das televisões podem servir apenas de relativa emergência de tesouraria. O que em alguns casos é um imenso alívio e ajuda alguns novos treinadores a momentos de sentida alegria. Mesmo que o empolgamento venha a ser breve! É caso para dizermos, também aqui, que «tudo o que eu te dou» é para um bom arranque de época. E permitam-me que sublinhe, entre todos os novos treinadores, o regresso do José Couceiro ao Vitória de Setúbal. Durante muitas quintas feiras convivi com ele na Bola TV. Para além de ler, todas as semanas, a sua coluna neste jornal. Aprendi muito com ele quer no confronto de ideias quer nos textos aqui inseridos. E testemunho que tem visão, sentido estratégico e, acima de tudo, uma consciente e profunda liberdade de análise. Acerca do jogo e dos seus intervenientes. Acerca do futebol e da sua indústria. Acerca do mundo e das suas questões. Acerca do futebol português no seu todo e dos seus desafios e dos seus constrangimentos. Na certeza, como ele escreveu na passada sexta feira, de que «não há jogador, treinador ou presidente que ganhe sozinho; essa é a lição». Que o José Couceiro, também ele, nos dá!
3. Falemos, agora, daquilo que pode acontecer na participação portuguesa nos próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O seleccionador nacional Rui Jorge já deve ter elaborado a lista alargada dos pré-convocados. Mas o que sabemos é que a FIFA, através de uma sua circular, proclama que os Jogos Olímpicos não constam do calendário internacional do futebol «uma vez que possuem uma natureza única e específica». Em face do calendário europeu do futebol em Agosto, sabemos que estão marcadas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e da Liga Europa. E há muitos clubes que ambicionam marcar presença nas duas fases de grupos destas duas importantes competições europeias. Assim acredito que alguns - serão mesmo só alguns? - não aceitarão facilmente ceder jogadores a diferentes selecções nacionais para o torneio olímpico. Sabendo, até, que, em momento anterior, o Tribunal Arbitral do Desporto entendeu que nenhum clube está sujeito a uma obrigação de cedência de jogadores para participação no torneio olímpico de futebol. Nós conquistámos, após largo tempo de ausência, com muito orgulho, o direito de participar nestes Jogos na modalidade de futebol. Mas importa, agora, que a generalidade dos clubes já têm treinadores para a próxima época, iniciar uma verdadeira negociação diplomática com os clubes detentores dos direitos desportivos e económicos dos jogadores que Rui Jorge, legitimamente, ambiciona levar para a Aldeia Olímpica. Negociação que deve envolver o Comité Olímpico e, também, a Federação Portuguesa de Futebol. Local onde, aliás, o Doutor Fernando Gomes apresentou as linhas estratégicas do seu próximo mandato. E sem se falar, aqui e, da carta aberta que um conjunto de reputados cientistas enviou à Organização Mundial de Saúde no qual se sugere o adiamento ou a mudança de sede dos Jogos - em razão dos casos de zika no Brasil e que poderá tornar a epidemia um problema global. Mas, e regressando aos possíveis convocados, e sem aquela negociação de bastidores pode acontecer que Rui Jorge não tenha, nestes Jogos, todos aqueles que «sonhava ter». «Nem tudo te dou», dirão muitos clubes da Europa às diferentes selecções olímpicas. Mesmo alguns portugueses, acredito. Os nomes dos escolhidos e aceites são, nos próximos tempos, o principal desafio de Rui Jorge. Com a nossa convicção que temos equipa, se completa, para lutar por uma medalha nestes Jogos! Com a nota que o torneio olímpico de futebol começa em dia anterior à cerimónia de abertura destes Jogos que o Rio de Janeiro, mesmo com as crise política, económica e social que atingem o Brasil, quer acolher com todo o orgulho. Com a consciência de que «nem tudo que eu te dou tu me dás a mim»!
4. Como o Pedro Abrunhosa, «eu já sei». «Somos mais fortes. Coragem e ambição. Voamos mais alto. O meu nome é Selecção.» Todas as selecções! Todas mesmo! De Junho a finais de Agosto!"

Fernando Seara, in A Bola

Benfiquismo (CXVIII)

A minha primeira grande desilusão na Luz!!!
Benfica 1 - 2 Sporting
1985/86

História pessoal engraçada, nesta tarde de má memória:
Com o Benfica a jogar mal, um dos parceiros de bancada, critica a equipa,
outro colega em voz alta, 'atira':
'temos um sportinguista no meio da gente'!!!
Ao intervalo, o critico desaparece...!!!
O Benfica perde o jogo, e perde o Campeonato...
quando chegamos ao carro, junto das barracas,
está o 'desaparecido' a emborcar morangueiros (foi assim toda a 2.ª parte)
e no intervalo dos 'penalty's', atira com voz indignada e língua enrolada:
'já me chamaram de paneleiro, já me chamaram de comunista... agora de sportinguista, nunca me tinham chamado!!!'

Em alta...!!!

Agora a sério

"Medidas pela melhoria da integridade do "negócio" impõem outro mercado
A meio da semana que conta as horas para se despedir, Fernando Gomes expôs o programa para governar a Federação Portuguesa de Futebol no mandato que se iniciará em Junho, garantindo que, em nome da transparência, os relatórios dos árbitros das competições profissionais e não profissionais serão tornados públicos na próxima época (após cada jornada), e o mesmo acontecerá com os acórdãos dos órgãos disciplinares.
Além disso, atravessou-se pela aceleração de prazos e diligências processuais, revelando ainda a intenção de publicitar anualmente as transacções de jogadores feitas por intermediários e o dinheiro em causa.
Há muito reclamado, o pacote intervencionista é também uma advertência por antecipação, visando clubes de todos os tamanhos, sim, mas especialmente os grandes, cuja força é capaz de desencadear protestos duradouros e ensurdecedores, na tentativa de remediar fora o que lhes escapa dentro de campo.
O mercado de transferências está aí e este, pelas razões acima reproduzidas, tem tudo para ser diferente, isto é, para suscitar aos responsáveis das principais cores nacionais (não só, mas sobretudo) uma abordagem mais criteriosa e, como gostam de dizer, "cirúrgica" no recrutamento. Porque o escrutínio será maior, a todos os níveis.
Um exemplo: contratar a peso de ouro, em Inglaterra, jogadores com pouca disposição para esforços será péssima ideia. Tal como adicionar avançados que nada acrescentem, ou porque fogem ao modelo ou porque a qualidade lhes foge. Ou ainda, em recurso, contratar uma defesa nova porque a anterior faz nascer amêndoas na garganta."

Gigantes !!!

Benfica 34 - 32 ABC
(2-2)
(12-12, 16-16, 6-4)

Independentemente do que acontecer na Quarta-feira em Braga, esta equipa merece todos os nossos elogios. Estamos a jogar a um nível, muito superior aquilo que era expectável no início da época!
Depois da roubalheira época, no jogo 3, hoje voltámos a ser vitimas de uma roubalheira descarada...!!! Não foi incompetência, esta gente é mesmo Corrupta. Aquilo que se passou nos últimos 5 minutos do tempo regulamentar é demasiado grave, para ser só um mau dia... E apesar da vitória no final, acho que o Benfica errou: o Benfica não devia ter regressado para jogar o prolongamento.
Nicolau/Caçador são 'amigos' de longa data, nada disto é surpreendente, mas muito sinceramente já não tenho paciência para esta gentalha...
Não deixa de ser engraçado, que o ABC durante a época, até as Meias-finais, foi a equipa com mais exclusões do Campeonato, então nos jogos com os principais candidatos, eram 2 minutos em catadupa... chegados à Final, 'transformaram-se' na equipa menos faltosa no Mundo!!!
Este jogo também serviu para provar, que o Benfica é a equipa que mais vezes sofre Livres de 7 metros, no último segundo das partidas... é uma daquelas tradições!!!
A roubalheira hoje foi tanta, que no prolongamento, em alguns momentos, até me pareceu que alguns jogadores do ABC estavam 'incomodados' com o que se estava a passar!!!

E agora, na negra, além das agressões aos nossos jogadores no Túnel que já aconteceram no jogo 3, cuspidelas constantes para o Banco, dirigentes do ABC em cima da Mesa o jogo todo, simulações constantes... e todos os outros esquemas possíveis e imaginários, os nossos Gigantes têm que perceber que estamos a um jogo de fazer a 1.ª Dobradinha da história do Andebol do Benfica!!!

Sendo que as ameaças à nossa equipa e aos nossos adeptos já começaram... são os famosos 'ambientes' de guerra civil, típicos de países do 3.º Mundo, mas é isso que vamos ter na Quarta, garantidamente...

PS: Decorreu hoje em Lisboa o Campeonato da Europa de Triatlo. João Pereira (6.ª) e João Silva (7.º) 'representaram' o Benfica!
Mais uma vez os nossos triatletas não conseguiram entrar no grupo da frente no segmento de Ciclismo, e assim começaram a Corrida, com mais de 1 minuto de atraso...
No grande objectivo da época, os Jogos Olímpicos, é essencial sair da Natação com os da frente... já são demasiadas provas, onde o resultado final ficou aquém do esperado, devido a esta situação!