Últimas indefectivações

sábado, 26 de março de 2016

São Petersburgo é 'Vermelha' !!!


São Petersburgo 27 - 25 Benfica
(14-11)

Estamos nas Meias-finais com todo o mérito. Depois do 24-20 da Luz, até começamos mal, os Russos rapidamente anularam a nossa vantagem de 4 golos, mas não os deixámos fugir... apesar de uma 1.ª parte de altos e baixos!!!
No 2.º tempo, tudo foi mais 'controlado' os Russos estiveram sempre na frente, 2/3 golos de diferença... à entrada dos últimos 10 minutos, quando já tínhamos ultrapassados o numero de golos da 1.ª mão, e portanto podiamos perder por 4, permitimos 4 golos de diferença... Mas voltámos a 'acordar' e na parte final reduzimos, garantindo a qualificação para as Meias-finais...!!!
Curiosamente, alguns dos jogadores que tiveram em destaque no 1.º jogo, fizeram um jogo mais discreto, e o Uelington que na Luz tinha passado ao lado do jogo acabou por ser fundamental... O Ales voltou a confirmar a sua importância, tanto a defender como a atacar...

Vamos jogar as Meias-finais com uma boa equipa Norueguesa, o Fyllingen Bergen, que o ano passado eliminámos, mas com os dois jogos a serem realizados na Luz. Num jogo vencemos por 1 golo, e no outro por 3 !!! Sempre com o factor casa a nosso favor...
Esta será uma eliminatória engraçada, até porque as equipas tem a obrigação de se conhecer bem, ao contrário do que é habitual nestas competições.
O primeiro jogo será na Luz, e o segundo em Bergen...


Mentiroso...

Benfica 1 - 1 Quinta dos Lombos

Com as Selecções a meio da semana, já esperava um jogo complicado... e assim foi!!! 
Festival de desperdício, resultado totalmente falso... uma quantidade absurda de oportunidades falhadas, mesmo jogando pouco...!!!
E mesmo o nosso golo do empate, só surgiu com o Benfica a jogar 5x4, e com a bola teimosamente a não querer entrar...

A derrota com os Lagartos atirou praticamente o Benfica para o 2.º lugar, portanto até se pode perceber alguma descompressão, e ao mesmo tempo, concentrar todas as forças na Final Four da Champions em Madrid... Mas se os jogadores querem chegar bem a Madrid, não podem tirar o pé do acelerador desta forma...!!!

Só uma nota se a Quinta dos Lombos jogasse sempre com esta garra, estaria muito mais acima na classificação!!!

Como se não bastasse

"Como se não bastasse os árbitros não marcarem grandes penalidades contra o Benfica e, mesmo assim, ainda está o Benfica a 4 anos de ameaçar o recorde mundial de 5 anos sem penáltis marcados contra o Sporting - apareceu agora um tal João Mário, não o verdadeiro mas o da contrafacção, a ilibar Renato Sanches dos propalados propósitos assassinos no lance com Bryan Ruiz no último dérbi lisboeta. O último jogador a dizer algo parecido de abonatório sobre um colega de profissão foi Fábio Sturgeon, dando azo a um estridente protesto carregadinho de insinuações por parte do presidente do Sporting que, na sanha em prol da sua muito particular verdade desportiva, ainda arrastou para a lama pelos colarinhos o presidente do Belenenses. E, note-se bem, Bruno de Carvalho nem sequer se dignou a considerar o seu homólogo do Restelo como "um líder a sério".
Na próxima jornada do campeonato, vai o Sporting jogar ao Restelo defrontando-se, assim, a equipa de um presidente notoriamente a sério com a equipa de um presidente obviamente a brincar. E o resto é bola, esperemos.
O actual presidente da Liga não consegue decidir se a linda instituição a que preside apoia ou não recandidatura de Fernando Gomes à FPF e também não consegue decidir sobre uma data para a realização do Benfica-Sp. Braga das meias-finais da Taça CTT.
Além de ser indeciso é também rebelde e, pior ainda, ingrato. Ainda recentemente afirmou que no futebol "os jogadores e os treinadores são as verdadeiras estrelas", esquecendo-se dos presidentes, o que, de imediato, lhe valeu uma valente reprimenda pública do presidente do Sporting, lembrando-lhe que, no respeitante ao pacote das estrelas, "talvez incluir quem vota no presidente da Liga, os dirigentes. fosse simpático". Ou seja, ele próprio.
Afinados pelo diapasão da paupérrima propaganda oficial, satisfazem-se os adversários do Benfica em repetir que perdeu ingloriamente o emprego o último árbitro que assinalou uma grande penalidade contra os bicampeões nacionais. Pouca sorte do bom do árbitro, não duvidem. Pouca e inexplicável sorte porque o último árbitro que, utilizando o jargão do futebol e com o devido respeito, roubou um campeonato ao Benfica - aquele golo irregular de Maicon, lembram-se? - num instantinho arranjou um emprego muitíssimo melhor trocando o fiel apito pela presidência da Liga."

Renovar devagar ou muito devagar

"Não vale a pena chorar os golos que podíamos ter marcado e não marcámos. Fica por explicar se essa dificuldade em colocar a bola no interior da baliza adversária se deveu a falta de sorte ou... a falta de jeito. Se calhar às duas coisas. O resultado interessava pouco e o público que preencheu as bancadas do Municipal de Leiria nem sequer se deu ao trabalho de confirmar a fraca cotação desta Bulgária no ranking da FIFA. Ele queria ver e apoiar a sua Selecção, como voltará a fazê-lo na próxima terça-feira diante da Bélgica. Ontem, porém, depois daquele penalty não convertido por Ronaldo, e da recarga enjeitada, é caso para dizer que o melhor será esquecer, embora se reconheça que desempenhos como este nada auguram de bom para a fase final do Europeu de França.
O treinador búlgaro tentou isolar Cristiano Ronaldo e teve algum sucesso nessa medida, apesar de 'ajudado' pela noite ingrata do capitão luso, o que muito contribuiu para a vulgarização da nossa Selecção. Fernando Santos está a fazer uma renovação tranquila, e não vai mudar agora. Em Outubro de 2014, no França-Portugal (2-1), apresentou um onze titular com 28,36 de média de idades. Ontem, 25 de Março de 2016, a média baixou envergonhadamente para 28,09. Ou seja, mudou quase nada. O que não se contesta, apenas se regista, dado que, entretanto, devido a um quadro extraordinariamente favorável, emergiram, quase em simultâneo, jovens valores que prometem assegurar o futuro do futebol português.
A questão coloca-se em saber a que velocidade Fernando Santos pretende avançar. Este jogo de preparação deu indicações importantes: mudar devagar, talvez sim; mudar muito devagar, talvez não. Entre uma solução e outra é preferível a segunda. Pelo menos, ganha-se no tempo."

Fernando Guerra, in A Bola

PS: Não costumo trazer para este espaço assuntos da Selecção, porque muito sinceramente, pouco me interessa!!! Não sou menos português por isso!!! A minha 'Selecção' é o Benfica!!! Aliás a minha única preocupação com as Selecções é saber em que condições físicas os jogadores chegaram...!!!
Portanto num exercício puramente futebolístico, como treinador de bancada, depois do jogo de ontem, tenho dois bitaites:
1 - O Ronaldo rende 1000% vezes jogando neste Modelo, sozinho na frente... Aquilo que a Selecção deveria andar à procura, era do companheiro ideal para o Madeirense. Um jogador de área, mas que tenha capacidade de defender e construir jogo... Alguns exemplos: João Pinto... até o Sá Pinto... Por alguma razão, a parceria mais eficaz do Ronaldo na Selecção foi com o Postiga!!!
Com o Guedes da titular no Benfica, creio que a dupla estaria encontrada !!!
2 - Nos poucos minutos que o Renato esteve em campo, ficámos a saber uma coisa: actualmente, e com tantas opções para o Meio-campo, a única possibilidade da Selecção jogar num Sistema com dois Médios, é com o Renato em campo: Renato/Danilo ou Renato/William... o companheiro pouco interessa, o Renato é o único jogador capaz de dar essa variação à Selecção, com qualquer outro, a equipa terá sempre que jogar com 3 Médios!!!
Dito isto tenho quase a certeza que o Renato não vai ao Euro, e será convocado para os Jogos Olímpicos para 'lixar' o início de época do Benfica!!!

Panteão Vermelho - Hall of Fame do SL Benfica

Já tinha trazido ao Indefectível este tema. Foi em 10 de Outubro de 2011 !!! Hoje, volto ao assunto, porque após nova visita ao Museu Cosme Damião, reforcei a minha opinião: O Benfica precisa de um Hall of Fame, ao estilo Americano...!!!
A secção (23) dos Inesquecíveis (Imortais) no Museu, é a mais apagada de todas. Está pouco iluminada, está quase escondida... e até os computadores onde se escolhe o melhor 11, e o Livro... retiram protagonismo às tômbolas!!!
Nem sequer discuto a escolha dos jogadores que lá estão (creio que foi o Miguéns que fez a selecção, e eu confio no Miguéns!!!), mas no futuro qual vai ser o critério para acrescentar jogadores: Simão? Micolli? Luisão? Aimar? etc... etc... etc...
A instituição Hall of Fame nos EUA tem normalmente, uma Comissão de Nomeações (que escolhem as figuras...); depois existe um colégio eleitoral (no Benfica seriam os Sócios); e finalmente após a aprovação as cerimónias com uma 'placa', normalmente em bronze, que marca a elevação a 'Imortal' da personagem...
O nosso património humano é tão rico, que poderíamos fazer o mesmo...
E na velha tradição democrática do Benfica, a escolha devia pertencer aos Sócios!

Pode-se sempre fazer algumas 'brincadeiras' como colocar fotos das nossas Glórias nas fachadas da Luz ou nos Pavilhões, mas existindo um mecanismo oficial é diferente... Podia-se até baptizar as Portas do Estádio (com bustos estilo Féher... ou Guttmann, porta 18), sem que isso impedisse os compromissos comerciais do Benfica...

A actual Direcção tem homenageado sempre que pode as nossas Glórias, mas um Hall of Fame, seria uma forma 'automática' de o fazer, e ao mesmo tempo traziamos os Sócios para a 'discussão'. Seria mais uma forma de envolver os sócios com o Clube.

Pessoalmente, às vezes tenho dificuldade em 'indexar' na minha memória os jogos, por datas... lembro-me dos jogos, mas às vezes tenho dificuldade em situar a época exacta. Na minha memória imediata, tenho quase sempre os jogadores e os golos...
A transmissão das memórias do Benfica, de uma geração para a outra, fica muito facilitada, ao recordar as vidas de cada uma das nossas Glórias...

Seis pontos:
1 - Não gosto de nomes ingleses em 'produtos' portugueses, portanto tínhamos que arranjar um nome português, para este autêntico Panteão Vermelho: Imortais, Inesquecíveis, Galeria dos Campeões... Estou aberto a propostas...
2 - Creio que um Hall of Fame devia ser exclusivo para jogadores e treinadores, de todas as Modalidades.
3 - Devia existir um regulamento, e por exemplo os Nomeados, tinham que estar 'reformados' aquando da nomeação!!! Tal como o Vaticano faz para os Santos!!! Qualquer que seja o critério, tem que ser muito exigente...
4 - Os critérios de escolha, para mim devem ser: Qualidade como Jogador e profissionalismo; Ligação ao Clube e adeptos; e por fim, títulos... Por esta ordem. O Preud-'homme com 1 Taça e o Micolli sem títulos, para mim, são Imortais!!! Sendo que o respeito como cada figura, trata o Clube, após deixar de vestir o Manto Sagrado também é importante...
5 - Os actuais 'escolhidos' como Inesquecíveis do Futebol e das Modalidades, deviam ter 'entrada directa'.
6 - Como convencer a Direcção a introduzir esta novidade?

Espero que esta ideia seja do agrado dos Benfiquistas, e que consigamos chegar junto da Direcção, para os convencer dos méritos deste autêntico Panteão Vermelho!!!

Deixo aqui alguns exemplos:
O meu Hall of Fame favorito é o da NFL, os Bustos são espectaculares:


O Monumental Park dos Yankees, em redor do Estádio da Luz, seria o complemento perfeito:

Benfiquismo (LV)

Imagem com enorme simbolismo...
José Maria Nicolau a puxar e Alfredo Trindade a tentar seguir...
O Benfica na frente !!!

Vitória no Bessa foi de bicampeão

"A vitória no Bessa valeu muito mais que três pontos. Num jogo em que não jogámos bem, em que tivemos que alterar meia equipa, em que o adversário mesmo limitado técnica e tacticamente se entregou como nunca, arrancar a vitória dois minutos para além da hora pode ter sido decisivo. Isto não invalida que terá que haver um Benfica de maior qualidade, para vencer um Braga também ele muito melhor. O Benfica que jogou no Bessa não chega para ser campeão, mas o resultado do Bessa é decisivo para lutar pelo tricampeonato.
Há uma atenuante grande para a exibição, o Benfica que jogou no Bessa parecia um hospital de campanha, nem Luisão, nem Jardel, nem Gaitán, nem Mitroglou, nem Fejsa, nem Júlio César, nem Lisandro, é de mais. Bem sei que o Sporting já marcou assim ao Tondela, já teve uma mão do Tonel para além do tempo, e já venceu a Académica ao cair do pano, mas no Bessa a sorte e o engenho de Jonas podem bem ter sido providenciais no objectivo 35. Ao ouvir-se o apito final do árbitro, mais de meio estádio já estava a cantar «Dá-me o 35»; foi isso mesmo, o alívio, a alegria e a esperança misturados num sentimento único de um objectivo épico. Faltam sete jornadas, quatro das quais na Luz, mas todos sentimos que o jogo com o Braga é mesmo o mais difícil, o mais decisivo e o mais determinante neste objectivo. Saímos desta quaresma em primeiro, na liderança, e isso faz de nós apenas dependentes daquilo que conseguirmos fazer.
Continuo a escrever de forma repetida que se vão perder poucos pontos até ao fim, e reitero que poderá haver três equipas com mais de oitenta pontos nas contas finais. Assim, a tolerância ao desperdício é zero, e por isso sair do Bessa sem tropeços foi de campeão. Diria mesmo que foi de bicampeão que quer ser tricampeão."

Sílvio Cervan, in A Bola