Últimas indefectivações

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Borrego para a ceia !!!

Corruptos 23 - 25 Benfica

Parece que as modalidades do Benfica encontraram um novo salão de festas...!!! A vitória desta noite, não nos deu nenhum título, mas não deixa de ser saborosa... Hoje, matou-se um borrego de 23 anos!!! A derrota na 1.ª jornada na Luz, não foi normal. Apesar dos 'não títulos' das últimas épocas, na Luz temos ganho praticamente todos os jogos... hoje foi a vingança!!!

O nosso jogo não foi perfeito: voltámos a falhar demasiados remates fáceis aos 6 metros, principalmente na 1.ª parte; falhámos 2 livres de 7 metros; voltámos a não aproveitar com a eficácia desejada as situações de superioridade numérica; no 2.º tempo tivemos algumas perdas de bola absurdas, sem qualquer interferência do adversário!!! Dito isto, fomos melhores, e ao contrário de outros jogos, nos momentos decisivos, não perdemos a concentração.

O Pedroso tem andado a jogar bem, já o escrevi aqui, aliás já tinha previsto na pré-época, que sendo o último ano com contrato, seria de esperar que assim fosse. Não o digo com satisfação, mas já não é a primeira época que isto acontece!!! Com o Cláudio a jogar bem, ganhamos poder de remate, e o jogo do Benfica muda completamente... e com o Semedo, na 2.ª parte, a entrar muito bem na partida, ficámos com 2 laterais concretizadores, algo que muitas vezes não temos. Hoje marcámos 13 golos de 2.ª linha, uma raridade...
O José Costa teve uma noite de muito trabalho, mas poucos golos, os Pivot's do Benfica, raramente conseguem marcar muitos golos contra os Corruptos, o tipo de marcação que é permitido ao adversário, não deixa muito espaço de manobra...!!! O Areia na 1.º parte esteve muito mal, mas melhorou com o decorrer do jogo... Curiosamente este foi um dos jogos onde o Álamo esteve menos inspirado!!!

O resultado ao intervalo era de 14-12 para os Corruptos (lisonjeiro para nós), a entrada na 2.ª parte foi muito boa... passámos para a frente, tivemos mesmo 14-17 a nossa favor, permitimos o empate a 20... E este foi o momento decisivo da partida, em vez de irmos abaixo com a vantagem perdida, acreditámos, e fomos novamente para frente...

Uma palavra para os árbitros, que tiveram alguns erros, mas nada de especial... inclusive com 4 exclusões para cada lado...equilíbrio muito raro, para aqueles lados!!!

Somos lideres, mas é importante não entrar em deslumbramentos. Os Corruptos têm 2 jogadores importantes lesionados... o Tiago Rocha regressou de lesão recentemente, hoje não marcou qualquer golo, algo anormal... E a presença na Liga dos Campeões tem desgastado os Corruptos... Dito isto, só 50% dos pontos 'passam' para a Fase Final, e será aí que o Campeonato vai ser decidido. Agora, é recuperar do esforço, e começar já a preparar o jogo com os Lagartos na Luz, que será muito importante, não vencer ao Sporting será deitar todo este trabalho pela janela fora!!!

Crise invernal

"O que parecia improvável aconteceu: O Porto perdeu 7 pontos nas últimas 3 jornadas, desperdiçou 5 de avanço e está agora a 2 dos rivais lisboetas. Só Olhanense e Arouca fizeram menos pontos. 2 golos marcados e 3 sofridos. Mesmo com Capela-juiz - nas bocas do dragão etiquetado de encarnado - a ver capela-jogador - academista 'fazer' penalty. E Sérgio Conceição a não querer comentar a arbitragem. O respeito ainda é o que era. E o poder também...
Nestas mesmas jornadas, só o Benfica e o Sporting fizeram o pleno. O Benfica com 2 jogos fora e o Sporting com 2 jogos em casa. Com alguma fortuna, reconheça-se. Do Benfica contra o Braga e do Sporting em Guimarães. Nos 3 jogos em que até agora o Benfica perdeu 7 pontos, Jorge Sousa não assinalou no Funchal um penalty mil vezes mais claro do que Capela apitou na Lusa Atenas, em Alvalade a gravata sobre Cardozo virou fraque para Hugo Miguel e o Belenenses empatou com um fora-de-jogo que um míope de 20 dioptrias teria visto. Seriam - talvez - mais 5 pontinhos.
Voltando ao Porto a crise já vem de trás, ainda que muito disfarçada. É certo que foi bicampeão com Vítor Pereira. Mas na 1ª época, foi a coligação 'Benfica, Proença, Maicon-fora-de-jogo' que lhe ofereceu o título. Na 2ª, foi mais uma vez o Benfica que o perdeu ingloriamente. Na Taça de Portugal foi eliminado pelo Braga. Na Taça da Liga, soçobrou perante o Benfica e numa final com os minhotos. Na Champions, ficou em 3° num grupo ganho pelo... Apoel (e depois eliminado pelo Man. City por 6-1 nos 1/16 da Liga Europa) e, no ano seguinte, foi eliminado pelo Málaga nos 1/8 de final.
O mercado de Inverno promete..."

Bagão Félix, in A Bola

O.J. !!!

Reviver o passado

"Esta jornada da Liga assistiu a duas ressurreições, a uma semi-reconciliação, a uma confirmação e à preparação de um funeral. As ressurreições foram de Lima e de Rodrigo, a semi-reconciliação foi dos adeptos do Benfica com Jesus, a confirmação foi o Sporting e a preparação do funeral envolveu Paulo Fonseca.
Lima marcou dois grandes golos, um deles num livre directo portentoso, o que levanta uma dúvida: por que não marca mais vezes esses livres? Quanto a Rodrigo, o golo em Vila do Conde (depois de outro em Bruxelas) é um raio de esperança após o apagão iniciado em S. Petersburgo.
As duas vitórias do Benfica também contribuíram para a reaproximação entre os adeptos e Jorge Jesus. Olhado com desconfiança desde o final infeliz da época passada, Jesus tornou-se no domingo o melhor técnico da história do clube - exceptuando o mítico Janos Biri - com 160 vitórias em 233 jogos. A seguir vem Eriksson, com 159 êxitos nos mesmos jogos. E Jesus tem enfrentado uma época dificílima, pois não consegue manter a mesma equipa (e o mesmo modelo) de um jogo para outro.
Quando as coisas parecem estabilizar, lá vêm mais umas lesões que estragam tudo. Cardozo, Salvio, Siqueira, Sílvio, Enzo, Gaitán, Amorim, Markovic, Sulejmani, Fejsa - todos já se lesionaram esta época com alguma (ou muita) gravidade. É de mais!
De qualquer modo, penso que o modelo ensaiado nos últimos jogos, com três jogadores no meio-campo (Matic, Enzo e um terceiro - seja Fejsa, Amorim ou um dos Andrés), torna a equipa muito mais equilibrada, aumentando as hipóteses de ser campeã. Quanto a Paulo Fonseca, não tem tido sorte. Mas desceu tão baixo na cotação dos adeptos portistas que estes já começaram a preparar-lhe o enterro. Se Jesus renasceu das cinzas, Fonseca parece moribundo. Mas, no futebol, as mortes e as ressurreições são muitas vezes temporárias.
O Sporting voltou a mostrar que é a melhor equipa, a mais estável, a mais agressiva, a mais confiante, e goleou com naturalidade a grande desilusão desta época, o Paços de Ferreira.
Depois de um período longo de hegemonia do Porto, seria interessante ver um campeonato disputado a dois entre o Benfica e o Sporting. Reviver-se-iam velhos tempos."

O inexplicável

"Na quarta-feira, bastaram escassos minutos em campo para Rodrigo desbravar uma alameda rumo à baliza do Anderlecht. Subitamente, um jogador desaparecido, vai quase para dois anos, ressurgia, a passe letal de Sulejmani. No domingo, num jogo pálido em Vila do Conde, Rodrigo surgiu no lugar exacto para empurrar uma bola de golo oferecida. Depois, os dribles enganadores e em velocidade estonteante reapareceram e, num instante, era também Lima, que nas palavras do próprio já andava “engasgado”, que voltava a marcar, para depois marcar de novo.
No Record de ontem escrevia-se que “mais de um ano e meio depois, a procura da forma que o destacava como um dos avançados mais promissores da Europa parece ter chegado ao fim. O melhor de Rodrigo reapareceu em Bruxelas, confirmou-se em Vila do Conde, enchendo o campo com vivacidade e objectividade”.
Note-se bem: Rodrigo e Lima não foram melhorando de jogo para jogo. Pelo contrário. Andavam engasgados, com a confiança pelas ruas da amargura para, de repente, por força de um golo decisivo, de uma finta de belo efeito ou de uma bola que saiu com a direcção adequada, readquirirem a vivacidade, a objectividade e o instinto matador. Ou seja, se quisermos encontrar uma relação de causalidade, não é a “melhoria dos índices físicos”, “o trabalho na vertente técnico-táctica” ou “a familiarização com os processos tácticos” que devolve um jogador às boas exibições. Pelo contrário, é um remate que, com uma forte dose de acaso, encontra o seu lugar no fundo da baliza que confere sentido a tudo o que um jogador andava a fazer.
Lima e Rodrigo estão aí para provar que ajuda estar em forma, mas são os remates certeiros e as fintas que saem que fazem toda a diferença. Bem podem os treinadores dizer que anteciparam as movimentações do adversário, que esperaram pelo momento certo para lançar o jogador ou que sabem tudo do impenetrável mundo das tácticas. No essencial, o futebol é inexplicável e o seu fascínio está nisso mesmo: uma irracionalidade que se repete ao longo de 90 minutos que somos incapazes de antecipar ou de prever."