Últimas indefectivações

quinta-feira, 12 de maio de 2022

1.º jogo do Play-off...

Benfica 77 - 59 Póvoa
19-22, 17-14, 24-10, 17-13

Entrada má, ainda com ressaca, sem o Gaines e com mais alguns jogadores limitados, mas com o regresso do Clifford (creio que o Farr também estava disponível)... Valeu pelo 2.º tempo!

O possível plantel encarnado para 2022/2023 | SL Benfica


"Concordas Com Este Possível Plantel Encarnado?

A derrocada do SL Benfica proporcionou um acelerado nascimento de inúmeros rumores de mercado, método consciente de retirar foco do que vai mal e puxar pelas esperanças de um novo começo, interpretado pela mudança de treinador e pelo fim de ciclo das mais destacadas peças.
Grimaldo, Rafa e Darwin estão na porta da saída, por motivos diferentes, e abrem espaço para outras figuras, por enquanto ainda desconhecidas.
É essa imprevisibilidade que permite o jorrar de nomes em catadupa, de muitos tiros no escuro na procura do clique e da partilha – mas uns mais que outros, mantêm-se à tona como fortes hipóteses. Pegámos nesses nomes, que por agora se perfilam como mais prováveis, e tentámos construir um hipotético plantel para 2022-23.

1 - Guarda-Redes (Neto; Kokubo; Samuel Soares)
Noticiada pela SIC Noticias, a hipótese Neto é a mais entusiasmante para a substituição de Vlachodimos, que parece fora das contas de Roger Schmidt pelas dificuldades na vertente ofensiva do papel de guarda-redes.
O brasileiro do FC Barcelona ofereceria isso, assim como ofereciam Ortega, do Arminia Bielefeld, ou Mvogo, emprestado pelo Leipzig ao PSV em 2021-22 – os outros nomes apontados, para já. Neto, com experiência de Serie A e La Liga, dá as maiores garantias de competência e de que seria um real ‘upgrade’ a Odysseas. Recebe neste momento um valor à volta dos 4,5M€/época na Catalunha.
Kokubo, com 810 minutos na equipa B, e Samuel Soares, com 900’, são os grandes talentos do Seixal quanto à baliza. O japonês conta 21 anos, o português 19. Um deles será o titular da equipa secundária, com a saída de Svilar, e o outro pode muito bem ser a alternativa a uma real solução como Neto: ambos têm as características que Roger pretende, são keepers ‘modernos’ e que muito podem ainda evoluir.

2 - Lateral Direito (Alexander Bah; Gilberto)
O que se sabe é que Gilberto merece continuar no plantel, pelas atuações demonstradas em momentos de maior aperto.
Não evidenciando a qualidade técnica de Cafú, será certamente dos melhores do mundo no compromisso físico para com as necessidades da equipa, oferecendo aos colegas toda a ajuda e mais alguma na concretização dos objetivos. O brio é tanto que é forte hipótese que ainda guarde Tadic no bolso.
O nome mais badalado para preencher a posição é Alexander Bah, do Slavia Praga. 24 anos, 11 assistências e seis golos nos 42 jogos de 21-22: em ponto rebuçado, o bastante para chamar à atenção de vários emblemas da Premier, tendo o SL Benfica forte concorrência no aspecto financeiro, mas quase nenhuma na vertente desportiva: é o único clube que pode oferecer Champions a Alexander.
E quem melhor para nos apresentar o dinamarquês que João Pedro Cordeiro, especialista em futebol nórdico?

3/4 - Defesas Centrais (Lucas Veríssimo; Otamendi; Vertonghen; Tomás Araújo; Morato)
Com o regresso de Lucas ainda nas reticências, os veteranos titulares de 2021-22 serão os melhores professores para a dupla do futuro, de forma a que qualquer alteração no eixo defensivo será sempre capricho de dirigentes irresponsáveis.

5 - Lateral Esquerdo (Sandro Cruz; Jogador a definir)
Com Grimaldo na porta da saída, Sandro parece o único certo no próximo plantel – ou pelo menos com grandes hipóteses de o integrar, assim mantenha o nível que o trouxe até aqui.
Mathias Olivera e Ristic são os nomes que surgem com mais afinco como possíveis substitutos do espanhol. Mathias seria sempre operação difícil pelo preço pedido pelo Getafe, Ristic evidenciou-se no Montpellier, mas não demonstra pergaminhos suficientes para assumir a titularidade de um SL Benfica que se quer sério na Europa, isto apesar de poder chegar a Lisboa a custo zero.

6 - Médio Defensivo (Weigl; Florentino)
Um dos erros de palmatória nos planeamentos para 2020-21 e 2021-22, os sucessivos empréstimos de Florentino enfraqueceram o SL Benfica e não asseguraram grande tempo de jogo ao prodígio português, que ainda assim viu as experiências como vantajosas para a sua evolução e chega agora a casa ainda mais jogador, como explicou ao canal 11 em abril passado.
“Saídas foram muito positivas, tenho vindo a desenvolver-me. Na época passada tive uma evolução muito grande ao nível físico, dado que o campeonato francês exige muito, esta época estou a passar por uma grande evolução a nível tático, em Espanha. É liga muito evoluída. Creio que é um ano positivo em termos de minutos de jogo para voltar a acrescentar“.
A coabitação com Weigl poderá ser uma boa solução para jogos de maior exigência.

8 - Médio Centro (Paulo Bernardo; Jogador a definir)
Sangaré e Enzo Fernández são neste momento os escolhidos pela comunicação social para assumir a titularidade em 22-23. Sangaré, como protégé de Schmidt, é a opção mais insistente.
Enzo Fernández, apesar de partilhar nome e características fisico-técnicas com o craque benfiquista da última década, é seguido de perto pelos rivais de Manchester.
E o seu preço já começou a disparar, pelo que qualquer abordagem encarnada só se concretizaria em moldes muito efémeros, ao estilo de Ramires – “emprestado” um ano em Portugal para se adaptar à Europa, fazendo escala para outros patamares.
Qualquer das hipóteses seria uma radical melhoria face aos últimos anos.

7/11 - Extremos (Diego Moreira; David Neres; Jota; Everton; Tiago Gouveia)
Assunto mais que gasto pela duração dos rumores, a aproximaçao entre Benfica e Neres, ex-estrela do Ajax e que só não a foi pelo Shakhtar pelas circunstâncias tristes, parece preconizar a resolução do ditado “onde há fumo há fogo”.
Na Luz terá espaço para explanar todo o seu talento e tempo, muito tempo, ele que vem com um cartel que lhe permitirá uma paciência por parte da massa adepta que outros não têm (ou tiveram), como por exemplo Jota – que, se foi quase queimado na subida aos AA’s, poderá agora regressar de cara lavada, com estatuto reforçado por tudo o que fez na Escócia ao serviço do Celtic.
Acaba de receber o terceiro prémio de Melhor do Mês e tem todas as condições de se manter em Glasgow, onde é idolatrado – só a sua própria vontade poderá impedir que o clube accione a clausúla irrisória de 7 milhões de euros.
Everton terá uma derradeira oportunidade de justificar o preço gasto nele em 2020 – isto se não surgir oportunidade flagrante de recuperar esse valor, como alguma insistência de um gigante brasileiro. Difícil. Tiago Gouveia e Diego Moreira serão os aprendizes à espreita de qualquer oportunidade e com qualidade suficiente para fazerem estragos nesses parcos momentos.
Para Gouveia, que já provou o que tinha a provar na Segunda Liga, não se coloca de parte um empréstimo a uma equipa de Primeira para continuar o seu desenvolvimento com outras responsabilidades fora da sua zona de conforto, num processo pelo qual estão a passar Tiago Dantas ou Nuno Santos.

9 - Avançados (Gonçalo Ramos; Gotze; Yaremchuk; Henrique Araújo; Jogador a definir)
Gonçalo Ramos teve a época de afirmação a alto nível e garantiu estatuto que nem a possível chegada de Mario Gotze mete em causa: será até benéfico para ambos a coexistência – o português que terá a estrela alemã no papel de mentor, num intercâmbio do qual muito aproveitará.
E o alemão, que com os problemas físicos que o afligem há vários anos – a ultima época, sendo uma excepção, não é garantia de durabilidade – pode gerir mais à vontade os seus índices. A posição de 9,5 não será uma dor de cabeça para Schmidt, caso se confirme este “roster”.
Já como avançado de área, a situação afigura-se mais imprevisível. Há casos gritantes a resolver como Seferovic, há a novela Darwin que será muito complicado terminar a bom porto para os encarnados – safando-se apenas o encaixe financeiro proporcionado por essa mais que provável venda.
Resta perceber que nível pode atingir já Henrique Araújo, se pode ser a alternativa directa ao panzer ucraniano que, pelas características, será o eleito de Schmidt: intensidade, capacidades físicas excepcionais, frieza na finalização.
O técnico alemão preferiu Zahavi, alguém mais técnico e refinado, a Vinícius em 2021-22, mas não deverá desdenhar de Roman. A não ser que opte pela dupla Gotze-Ramos, o que colocaria outros problemas no planeamento. "

Fura Redes: Braço-direito...

Antevisão...

O talentoso criterioso Neres


"Transferiu-se em Janeiro do Ajax para o Shakhtar Donetsk, mas devido ao conflito na Ucrânia não se chegou a estrear em partidas oficiais pelo clube, estando parado desde então. Ao longo de cinco anos ao serviço do emblema neerlandês, Neres participou em 180 partidas, apontou 47 golos e assistiu os seus companheiros por 35 vezes. Ao que tudo indica seguir-se-á o Benfica, e o talento e critério do brasileiro deixam água na boca.
David Neres é um extremo esquerdino que apesar de poder jogar na esquerda, se sente mais confortável sobre a direita. Mais forte a receber fora que por dentro (melhor a tocar que a enquadrar, ainda que com boa definição perante linha defensiva), é bastante bom a atacar o corredor central depois de receber.
Talento expresso nos recursos técnicos que possui e muito critério em cada bola que toca. Recebe, conduz, atrai, fixa e solta sempre com timing e qualidade, colocando os colegas em situações mais vantajosas que anteriormente. Procura constante dos companheiros para associações para progredir e eliminar jogadores, ainda que tenha capacidade para tirar da frente os opositores com o seu drible curto.
Não é um jogador extremamente rápido, mas recebe no pé e na profundidade, o que oferece a variabilidade na forma como pode ser solicitado. Qualidade também na área, onde faz uso da sua boa técnica e assertividade na decisão para assistir ou marcar com alguma regularidade.
Contra si tem o facto de já não competir há alguns meses, sendo uma incógnita a forma como se apresentará no seu novo clube. Ainda assim, qualidade técnica e cognitiva para ser um dos destaques do próximo campeonato em Portugal e uma excelente aquisição para o Benfica, caso a transferência se consume."

O Cantinho Benfiquista #104 - Mais Um Ano Sem Títulos

Bigodes: Emprestados...

Timings!!!


"Em 2015 o FC Porto estava à frente em troféus, sendo depois ultrapassado pelo Benfica. Como o FC Porto foi ultrapassado pelo Benfica, deixou de interessar à comunicação social (e mais ninguém ouviu falar do assunto). Agora que o FC Porto se aproxima do Benfica novamente, volta a ser notícia e a ter destaque.

Claramente inocente."

A Bola da Noite...

Vitória no Jardim...

Madeira Sad 27 - 31 Benfica
(10-15)

Mais complicado do que parece... do 19-25, permitimos o 25-25, mas acabámos por acordar!