Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Tiraram-nos da Taça


"Em Coimbra, assistimos a mais um capítulo de uma história demasiadas vezes repetida este ano: uma arbitragem desastrada impediu-nos de vencer.
Helton nunca deveria ter sido expulso, uma decisão errada que condicionou todo o jogo do Benfica, amputando boa parte da estratégia delineada para vencer.
Há três momentos que marcam de forma indelével esta época e que agora, findo o último jogo, importa sublinhar para que tudo mude e nada seja esquecido:
1 - O Benfica viu-se afastado de lutar pelo título de campeão nacional entre janeiro e fevereiro quando, em pleno surto de COVID-19 na equipa, viu serem-lhe sonegadas quatro grandes penalidades contra Nacional, Vitória de Guimarães, Moreirense e Farense. 8 pontos que nos afastaram da luta pelo título até ao final do Campeonato.
Facto relevante: Nuno Almeida – que ontem recebeu uma espécie de "prémio carreira" ao apitar uma final da Taça de Portugal, esteve em duas destas quatro partidas. Foi o árbitro no Benfica–V. Guimarães e VAR na partida com o Nacional.
2 - O Benfica foi condicionado na justa ambição de chegar ao segundo lugar do Campeonato quando, diante do Futebol Clube do Porto, viu Pepe ver-lhe perdoada uma expulsão aos 80 minutos, depois de um lance indiscutível sobre Seferovic.
3 - O Benfica foi claramente impedido de vencer a Taça de Portugal quando uma expulsão inexistente nos obriga a jogar durante quase 80 minutos em inferioridade numérica. Uma expulsão, importa ressaltar, despropositada, injusta, condicionante e sem que o VAR tivesse sequer alertado para o exagero e desproporção da exclusão do guarda-redes Helton Leite.
O Sport Lisboa e Benfica tem pautado o seu comportamento público por uma postura construtiva e positiva em defesa da indústria do futebol e da sua credibilização. Não andamos a condicionar arbitragens antes dos jogos, com ameaças mais ou menos veladas. Recusamos a refrega permanente em prol de uma suspeição nociva e tóxica para o Campeonato português. Refutamos tudo isso, mas exigimos respeito.
Confiamos nas instituições que têm responsabilidades, mas não aceitamos impávidos que nos prejudiquem sistematicamente em momentos decisivos. Não vamos tolerar que o VAR só funcione para uns, ignorando os penáltis que sofremos e as más decisões que nos diminuem. É tempo de quem tem esse dever – nomeadamente, a Federação Portuguesa de Futebol – mudar o que tiver de mudar a bem do futebol e assumir as suas falhas. Nós saberemos assumir as nossas, corrigindo o que tiver de ser melhorado para a próxima época."

Verdade...


Rescaldo...

Vermelhão: derrota, após 78 minutos com menos um...

Braga 2 - 0 Benfica


Final decidida aos 17 minutos com a expulsão do Helton, tudo o que se passou a seguir nasceu neste lance! Uma jogada, onde o avançado do Braga simula uma falta (vão alegar que houve um ligeiro contacto, mas a queda é totalmente simulada, digam o que disserem...), como é evidente na repetição, mas tanto o árbitro como o VAR João Pinheiro, resolveram ignorar... e mesmo se tivesse havido contacto, a falta nunca seria para Vermelho, já que o jogador não está enquadrado com a baliza, a bola é tocada em direcção da bandeirola de canto e pelo menos dois jogadores do Benfica (Otamendi e Vertonghen) estão a fazer a cobertura na baliza...Isto numa partida, onde os avançados do Benfica foram 'marcados' usando a técnica da 'cernelha'!!! Constantemente agarrados, com os dois braços... e só marcou uma delas, porque o tronco do Raul Silva cai em cima do Haris!!! Até a confusão final serve de exemplo: o Esgaio já com o Amarelo, faz uma tesoura por trás sobre o Adel, e o apitadeiro, marca simplesmente falta e nada mais...! Note-se: o Braga a ganhar por 2-0, a jogar com mais um, nos descontos, o defesa do Braga resolve fazer uma tesoura por trás, junta da linha lateral, perto da área do Benfica... veja-se, a 'atitude' de total impunidade que esta gentalha sente!!! Depois o Adel perdeu a cabeça, parece-me que até se enganou no alvo (afinal depois de rever as imagens, o Adel não se enganou, o Piazon pontapeou a bola contra a cabeça do Adel quando este estava deitado na relva!)... mas a tal atitude de total impunidade 'saltou' do banco do Braga para mais uma vez provar, que contra o Benfica vale tudo...
Numa partida, onde sempre que o Benfica ultrapassou uma 'linha', sempre que um jogador do Benfica, ganhou uma lance dividido, logo a seguir lá vinha falta dura, com os jogadores adversários sem qualquer 'freio', sem qualquer 'medo', pois sabiam que o cartão não iria sair...

Em relação ao jogo jogado, com 10, até ao intervalo, o jogo até foi equilibrado, com o Braga a criar perigo por duas vezes, a segunda após uma falta não assinalada sobre o Weigl... mas com o Benfica também a criar perigo, aliás a melhor oportunidade foi mesmo do Benfica, com Weigl isolado... e logo a seguir, uma falha de comunicação entre o Ody e o Vertonghen, a castigar a equipa com um golo sofrido, mesmo antes do apito do intervalo!
No 2.º tempo, a dinâmica alterou-se completamente, com o Benfica em inferioridade a ter que ir à procura do golo, e o Braga a pressionar alto, com ataques rápidos a criar muito perigo, mas sem nunca assumir a posse de bola, o que não nos deu a possibilidade de fazer contra-ataques... o que também seria complicado, com os nossos avançados, como eu já alertei, a serem constantemente 'controlados' ao agarrão descarado!!!
Com o Benfica a arriscar cada vez mais com as substituições, era previsível abrirem-se mais espaços na nossa defesa, e foi isso que aconteceu... isto depois, de termos desperdiçado o empate mais uma vez, por duas vezes (Darwin e Rafa)!!!

Podemos fazer as análises que quisermos, podemos antever a próxima época, podemos não gostar do treinador, ou do presidente, ou dos jogadores, mas com este tipo de arbitragens é impossível o Benfica lutar pelos troféus no Tugão! Jogar com um handicap destes, é praticamente inultrapassável... E podem vir os melhores jogadores do mundo, os génios da táctica... Enquanto estes gatunos continuarem a mandar no CA e do CD da FPF, com total cobertura da descomunicação social desportiva, o Benfica irá ganhar muito pouco... Porque se este Almeida está em modo de reforma, os Verdíssimos, os Pinheiros, os Macrons, os Narcisos, os Nobres, os Oliveiras, os Ferreiras e afins estão aqui para ficar...