Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Tiraram-nos da Taça


"Em Coimbra, assistimos a mais um capítulo de uma história demasiadas vezes repetida este ano: uma arbitragem desastrada impediu-nos de vencer.
Helton nunca deveria ter sido expulso, uma decisão errada que condicionou todo o jogo do Benfica, amputando boa parte da estratégia delineada para vencer.
Há três momentos que marcam de forma indelével esta época e que agora, findo o último jogo, importa sublinhar para que tudo mude e nada seja esquecido:
1 - O Benfica viu-se afastado de lutar pelo título de campeão nacional entre janeiro e fevereiro quando, em pleno surto de COVID-19 na equipa, viu serem-lhe sonegadas quatro grandes penalidades contra Nacional, Vitória de Guimarães, Moreirense e Farense. 8 pontos que nos afastaram da luta pelo título até ao final do Campeonato.
Facto relevante: Nuno Almeida – que ontem recebeu uma espécie de "prémio carreira" ao apitar uma final da Taça de Portugal, esteve em duas destas quatro partidas. Foi o árbitro no Benfica–V. Guimarães e VAR na partida com o Nacional.
2 - O Benfica foi condicionado na justa ambição de chegar ao segundo lugar do Campeonato quando, diante do Futebol Clube do Porto, viu Pepe ver-lhe perdoada uma expulsão aos 80 minutos, depois de um lance indiscutível sobre Seferovic.
3 - O Benfica foi claramente impedido de vencer a Taça de Portugal quando uma expulsão inexistente nos obriga a jogar durante quase 80 minutos em inferioridade numérica. Uma expulsão, importa ressaltar, despropositada, injusta, condicionante e sem que o VAR tivesse sequer alertado para o exagero e desproporção da exclusão do guarda-redes Helton Leite.
O Sport Lisboa e Benfica tem pautado o seu comportamento público por uma postura construtiva e positiva em defesa da indústria do futebol e da sua credibilização. Não andamos a condicionar arbitragens antes dos jogos, com ameaças mais ou menos veladas. Recusamos a refrega permanente em prol de uma suspeição nociva e tóxica para o Campeonato português. Refutamos tudo isso, mas exigimos respeito.
Confiamos nas instituições que têm responsabilidades, mas não aceitamos impávidos que nos prejudiquem sistematicamente em momentos decisivos. Não vamos tolerar que o VAR só funcione para uns, ignorando os penáltis que sofremos e as más decisões que nos diminuem. É tempo de quem tem esse dever – nomeadamente, a Federação Portuguesa de Futebol – mudar o que tiver de mudar a bem do futebol e assumir as suas falhas. Nós saberemos assumir as nossas, corrigindo o que tiver de ser melhorado para a próxima época."

12 comentários:

  1. Na final anterior da Taça de Portugal, o Clube que jogou quase o mesmo tempo com menos um jogador CONTRA O BENFICA ganhou...deixem-se de desculpas e despeçam o basófias e vão com ele também. Incompetência e incapacidade é justa causa.

    ResponderEliminar
  2. Sou Benfiquista. Não alinho na conversa dos jornais e televisões e de comentadores das cmtv's deste país.
    O Benfica foi ROUBADO e não entro nessa de dar os parabéns (o quê?!?) a quem lucrou com o ROUBO de que fomos/temos sido vítimas (scp e sporting Braga).
    Não alinho na culpabilização do Vieira, do Jorge Jesus, do Rui Costa, dos jogadores, pela época miserável que fizemos, como se eles tivessem a culpa de sermos cidadãos de um país corrupto. Um país (como diria Pimenta Machado) que, desportivamente falando, veste fraque com cuecas sujas por baixo.
    Sou Benfiquista, porra!

    Bernardo Salvador

    ResponderEliminar
  3. Sim, é verdade, o mestre da tactica em mais um demonstração da sua estratégia predilecta - como perder uma (mais uma) final, desde que não seja a Taça da Liga).

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  4. E o ano passado quando o Porto jogou com 10 desde os 38 minutos? Quem é que nos tirou a Taça dessa vez? Tenham vergonha na cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto não jogou com dez, jogou com 13. Não esquecer que a final foi a pitada pelo Artur Soares dias.

      Eliminar
  5. O JJ teve de vir para o Benfica para dar o campeonato ao SCP. Na final da Taça nada de novo, perdemos. A jogar assim nem se o árbitro fosse bom

    ResponderEliminar
  6. Enquanto as desculpas forem sempre os árbitros, o sistema e o cavalo a sete, não vamos a lado nenhum. A equipa, incluindo Técnicos e responsáveis, também leem redes sociais. Sentem-se desculpabilizados por não jogarem nada. A culpa é sempre de alguém, que não deles. Sentem sempre as costas quentes.
    Fomos roubados, prejudicados, é verdade. Mas jogámos alguma coisa consistentemente que se visse ? Népia. Chegámos a ter jogos em que rematámos uma vez á baliza. A jogar em casa catano. Foram os árbitros que colocaram um muro á frente, ou foi a incapacidade e inépcia da equipa e de quem a dirige ? Abram os olhos caramba. Em perto de 50 jogos esta época, jogámos razoavelmente bem em dois ou três. Perdemos a Liga nos jogos contra Clubes que desceram, outros que por pouco não desceram e nos pontos perdidos em CASA.
    Como disse, e é sabido, fomos prejudicados muitas vezes...mas não jogámos o suficiente para ultrapassar as vicissitudes e os obstáculos que nos colocaram no caminho. Só a desculpa do coitadinho não é suficiente.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!