Últimas indefectivações

sábado, 10 de setembro de 2022

Focados em vencer


"Espera-nos certamente uma deslocação difícil a Famalicão, mas o objetivo mantém-se: somar os três pontos. Este é o tema em destaque na News Benfica. E convidamo-lo a ver a entrevista ao Presidente Rui Costa acerca da abordagem benfiquista à última janela de transferências.

1
Na antevisão à deslocação ao reduto do Famalicão, Roger Schmidt reconheceu que a equipa está confiante devido ao bom percurso desde o início da época, mas que há uma missão para cumprir: "Mostrar nos 90 minutos que merecemos os três pontos."
O nosso treinador relembra que "os jogos fora têm sido todos difíceis" e realça a qualidade da equipa famalicense: "Já demonstraram que sabem defender muito bem e manter o adversário longe da sua grande área. Temos de estar prontos. Os jogadores têm treinado bem, queremos voltar a dar provas de que estamos bem. Temos de trabalhar no duro em cada jogo para vencer", concluiu.

2
No onze inicial para Famalicão há mexidas obrigatórias, e Roger Schmidt garantiu que o plantel está apto para suprir as ausências forçadas: "Já disse que precisamos de todo o plantel para termos uma boa época. Temos de admitir que perdemos estes dois jogadores porque houve erros do árbitro. Temos um grande plantel e teremos jogadores para substituir os que não podem jogar, será a vez de eles dizerem presente."

3
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, concedeu uma entrevista esclarecedora à BTV sobre as movimentações de mercado na última janela de transferências, num ato de transparência conforme prometido aos Sócios aquando da campanha eleitoral para as últimas eleições do Clube. Veja no Site Oficial.

4
Eleitos pelos treinadores das equipas da Liga Portugal, Roger Schmidt (34,72% dos votos), Morato (20,14%) e Enzo (28,47% – seguido por João Mário, com 22,92%) foram considerados, respetivamente, treinador, defesa e médio do mês de agosto.
Por seu turno, Grimaldo foi escolhido para o onze da jornada do Fantasy Football da Champions League, acompanhado por dois jogadores Made in Benfica, Cancelo e Rúben Dias.

5
São vários os jogos para apoiarmos o Benfica e ajudarmos as nossas equipas a vencerem. Destaque para as partidas das Supertaças de andebol e hóquei em patins, a Elite Cup de hóquei em patins (feminino) e a jornada inaugural do Campeonato feminino de futebol (Benfica–Marítimo, domingo, 13h00, no Estádio Municipal José Martins Vieira). Consulte a agenda até domingo.

6
Nunca os lugares Corporate do Estádio da Luz esgotaram tão cedo na temporada, havendo já lista de espera para a próxima época. Leia o artigo sobre este tema no Site Oficial."

Entrevista...

Visão: Sinal - Champions...

Quinta...

Antevisão...

Nené: React Vizela...

Fever Pitch: Rivais...

A Verdade do Tadeia #652

Águia: Diário...

Vamos a contas!


"Sobre o Relatório e Contas do Benfica ontem apresentado, importa destacar o seguinte:
1. O aumento do Passivo já era expectável depois de termos aumentado o empréstimo obrigacionista deste ano.
2. O Benfica optou por fazer o equivalente a dois empréstimos obrigacionistas no mesmo ano e financiou-se a uma taxa de juro mais baixa, visto que estas vão subir no médio prazo. Esta foi uma jogada de antecipação e de enorme inteligência.
3. 2021/22 foi o melhor ano de sempre do clube a nível de rendimentos operacionais.
4. Já conseguimos, em pouco tempo, reduzir em 15 milhões de euros a massa salarial. Apesar de excelente, ainda é insuficiente, o que significa que no próximo verão voltaremos a estar «obrigados» a vender algum jogador para manter o barco a flutuar. Isto é expectável e está dentro do plano.
5. Para reduzir a massa salarial, e tendo o Benfica uma formação que acabou de ser campeã europeia e mundial, não há muito que saber: o Benfica tem que substituir jogadores caros e sem rendimento desportivo por jogadores da formação. Já o começou a fazer este ano, e muito bem.
6. Devido às duas épocas onde se gastou 100 milhões de euros em reforços, o Benfica iria ter 40 milhões de euros em amortizações de passes de atletas durante 4 anos. Como o Benfica entretanto já se desfez de quase todos os jogadores desses investimentos, as amortizações vão diminuir no próximo ano significativamente. Os únicos jogadores com alto teto salarial que «sobram» são Otamendi e Weigl.
7. Este ano gastámos cerca de 64 milhões de euros em reforços, o que dá, sensivelmente, 13 milhões de euros de amortização por ano. Juntando o valor do Weigl e do Otamendi, fica relativamente longe do que tínhamos antes. É expectável que esta rubrica continue a diminuir com relevância.
8. Sem amortizações, o Benfica teria tido um lucro de cerca de 19 milhões de euros. Como as amortizações não são um custo real, podemos, de um ponto de vista linear, classificar este ano como razoável do ponto de vista financeiro.
9. No próximo ano as amortizações já não deverão andar nos 50 milhões de euros e, como tal, o impacto das vendas no resultado líquido será superior.
10. Dos 50 milhões de euros entre o passivo corrente e o activo corrente, cerca de 20 milhões são resultado da antecipação de receitas da NOS, o que significa que não são um custo real. Os outros 30 milhões de euros podem ser corrigidos com uma venda ou com novo empréstimo obrigacionista.
(agradecimentos ao benfiquista "DB4700", do fórum SerBenfiquista, pela análise imparcial e cuidada)
Em suma, apesar do resultado negativo de 35 milhões de euros, é importante destacar que os capitais próprios se situam nos 109 milhões de euros positivos e que existiu um aumento dos rendimentos operacionais de 94 milhões de euros para 169,3 milhões, o que corresponde a um aumento de rendimentos na ordem dos 80%.
Com a redução drástica da massa salarial através da venda ou empréstimo de jogadores que não trouxeram rendimento desportivo e a aposta na formação, fica absolutamente claro o planeamento desportivo do Benfica. A prioridade é a aposta desportiva para que esta traga proveitos a nível de conquistas de títulos e, por conseguinte, proveitos a nível financeiro.
Diz o velho ditado que “sem ovos não se fazem omeletes”, e esta é uma verdade irrefutável. Para ganhar é preciso investir na vertente desportiva, e para investir na vertente desportiva é preciso ganhar. Os dois acontecimentos estão intrinsecamente ligados entre si e sem um não se consegue o outro.
Altura de fomentar a união em volta da equipa e jogadores e alavancar para uma época de apoio e, se possível, muitas conquistas.
De todos, um, o Sport Lisboa e Benfica."

Intervenção...


"Terminou há pouco, na BTV, a intervenção do Presidente do Sport Lisboa e Benfica , Rui Costa sobre o que se passou durante o mercado de transferências. Tentaremos sintetizar os momentos chaves de uma intervenção que marca pela diferença e transparência em relação a tudo o que já foi feito quer no Benfica quer no futebol português.
Sobre o treinador, Rui Costa explicou que a aposta no treinador alemão assentou sobretudo na qualidade de jogo de Roger Shmidt. Para o Presidente do Benfica essa qualidade enquadra-se no projecto do Benfica. Aliado a isso, a vontade que sempre demonstrou em vir treinar o Benfica foi a cereja no topo do bolo.
Objetivos na construção do plantel:
➡️Introduzir qualidade no plantel;
➡️Reduzir os activos;
➡️Reduziram a massa salarial em 21%;
Rui Costa frisou ainda que o objetivo nunca foi fazer limpezas porque os jogadores do Benfica não são lixo. De referir que neste defeso saíram 29 jogadores do SL Benfica.
Uma das premissas face à construção do plantel, foi criar um núcleo que transitasse do ano anterior de forma a criar uma base sustentável para os próximos anos. Nessa base serão sempre integrados jogadores vindos da formação. Está época o plantel tem 9 jogadores vindos do Benfica Campus, no entanto o objetivo é ter 5 por época desportiva.
Quanto a entradas e saídas, Rui Costa começou por falar dos jogadores que saíram por empréstimo. Nesse sentido, explicou que os os jogadores que saíram por empréstimo a nível nacionais foram feitos principalmente para valorizar os jogadores, para não estarem no plantel sem jogarem. Não foram para o estrangeiro para estarem perto do Benfica.
Em relação aos jogadores que saíram a título definitivo, uma das premissas foi que em todos os jogadores, o Benfica ficou com parte do passe para poder tirar futuros dividendos nas suas transações.
Sobre o Everton e o Yaremchuk, o Presidente explicou que eram jogadores de qualidade indiscutível quando contrataram, mas que por diversos fatores a adaptação ao clube ou ao país foi talvez o factor que não os deixou triunfar. A título de exemplo, Rui Costa referiu em jeito de inconfidência que Yaremchuck, devido aos stress provocado pela situação que se vive no seu país de origem perdeu 6 kg de peso nas primeiras semanas.
Darwin Núnez foi também tema. A explicação dada pelo Presidente dos encarnados aponta claramente para a impossíbilidade em manter o jogador devido não só à quantidade de de dinheiro que ele foi ganhar, mas devido aos valores envolvidos na sua venda.
O assunto Maitê foi abordado sem esconder que foi claramente uma falhada na adaptação ao estilo de jogo, apesar da escolha do jogador se enquadrar nos critérios procurados. Rasgados elogios a Pizzi, Taarabt e Vertonghen e desejos de muitas felicidades para o futuro das suas carreiras. Excelentes profissionais, grandes seres humanos, com capacidade de recuperarem as suas carreiras quando já pareciam perdidas (Taarabt).
Sobre as contratações, o objetivo foi principalmente ocupar posições que estavam deficitárias. Rui Costa destacou que nunca foram feitas exigências mas sim pedidos. David Neres para além de vir resolver uma carência na alas, financeiramente veio resolver uma situação que estava pendente com o Shakhtar Donetsk, devido às contratação de Pedrinho. Roger Schmidt pediu especificamente João Víctor devido as suas características, dentro de um lote de 4 escolhas. Outro dos pedidos foi Fredrik, dentro das características necessárias para suprir uma posição a meio campo. Sobre Enzo não há muito a falar depois de tudo o que foi escrito pela imprensa. Em relação a Musa, explicou que foi um avançado que deu nas vistas na época passada, e o treinador queria um avançado que não tivesse estatuto de estrela. Brooks, veio claramente para fazer face às lesões que o início da época provocou. Finalmente sobre Draxler, o dirigente máximo do clube explicou que era impossível recusar a oportunidade de trazer um jogador da qualidade do campeão do mundo alemão. A condição física era uma dúvida mas depois de se verificar que estava em boas condições físicas foi muito rápido decidir pela contratação.
Sobre os valores totais envolvidos nas contratações e transferência, Rui Costa deixou uma ressalva:
“Até hoje não tivemos problemas com o FairPlay financeiro, nem nenhum perdão bancário.”, disse para explicar que os valores foram altos e envolveram um enorme esforço financeiro por parte do SL Benfica.
Resumindo em valores:
✅ 128 milhões de euros em transferências + 33,2 milhões em possíveis bónus;
✅ 63,8 milhões de euros em contratações + 10 milhões em bónus;
No final de toda a explicação, Rui Costa destacou o esforço de Rui Pedro Braz em todas as operações deste mercado, estendendo esse destaque a todos os elementos com intervenção na contratação do plantel.
No fim de tudo ficou a certeza que para os "tais que só eles sabem o que é o Benfica" tudo isto não chega… A oposição ainda irá quer saber quem foram os intermediários, quem recebeu comissões e porquê…querem apostar?"

Excelente iniciativa!


"No fundo, é isto que todos os adeptos e sócios pretendem do Presidente do SL Benfica: transparência, clareza e frontalidade!
Esta nova forma de comunicação é uma lufada de ar fresco. Uma mudança de paradigma."

A continuar...


"Muitos não perdem a oportunidade de achincalhar o Benfica e de criticar tudo o que é feito. Hoje, contudo, há que elogiar. Não existe memória de em 40 anos ver Pinto da Costa a esclarecer o que quer que fosse, ou de, nas últimas décadas, um presidente do Benfica fazer isto.
A clareza e frontalidade com que falou, não só no esclarecimento do Relatório e Contas, como hoje, abordando os movimentos no mercado de transferências, demonstram toda uma nova política de comunicação e de transparência no Benfica.
Com estas duas sessões de explicações e entrevistas de Rui Costa sabemos que o plano estratégico em marcha consiste em introduzir qualidade no plantel e baixar as despesas. Algo que, aliás, já conseguiram reduzir em 21% .
Se falta esclarecer muita coisa? Falta. Mas é um começo e uma nova política de gestão e comunicação que merece e deve ser elogiada e reconhecida. Não é qualquer um que fala olhos nos olhos sem guiões, abordando o passado, presente e futuro com transparência, transmitindo confiança aos investidores, sócios e adeptos.
Numa era digital em que tudo é motivo de crítica, isto é, sem dúvida alguma, motivo de engrandecimento.
Esta nova conduta de aproximação aos adeptos, de transparência e de esclarecimentos, é de louvar.
Que assim continue, porque o Sport Lisboa e Benfica tem de ser isto."

Malabarismos...


"Como injectar 30 milhões de euros imaginários para salvar o clube de sanções da UEFA e enganar investidores.
Diz o Sporting, no seu Relatório e Contas:
«À data de 31 de Março de 2022, os activos contingentes mais significativos respeitam aos seguintes jogadores:
João Mário: 30 milhões de euros a receber do FC Internazionale Milano caso o jogador se transfira para um terceiro clube afiliado à Federação Portuguesa de Futebol.»
O Sporting Comédia de Portugal não existe. Vivem num mundo só deles, alheio a tudo o que se passa no mundo real. A quantidade de idiotice que advém deste clube é simplesmente inqualificável. 😂"

All-Time Ranking


"O SL Benfica ultrapassou o Manchester United e tornou-se o sexto clube com mais vitórias em toda a história das competições europeias.
SL Benfica - 2️⃣1️⃣5️⃣ vitórias.
Manchester United - 2️⃣1️⃣4️⃣ vitórias.
SL Benfica. Clube gigante de uma grandeza incomensurável."

3.ºs !!!


"”Somos a terceira equipa com mais jogos nesta competição, mas não se sente esse peso.“
Sérgio Conceição

Nós falamos a verdade. E a verdade é que o único ranking da UEFA em que o FC Porto está em terceiro lugar é nos cartões vermelhos que recebeu. Ninguém o avisou que era este... 😏"

A piada faz-se sozinha

As leis de jogo a serem cumpridas na Europa. Semana difícil para a Torre das Antas.


Negócios das Arábias!


"E os 50% do Al-Duhail SC ? Quem paga?
O Enzo é que foi um mau negócio, diz a cartilha. 😏"

John Anthony Brooks


"Defesa central. 29 anos, canhoto, 1,93 metros, internacional norte-americano em 45 ocasiões. Jogador de qualidade com 10 anos a jogar sempre na Bundesliga. Os seus números assim o dizem.
É importante dizer que Brooks só chega ao SL Benfica fruto da lesão de Morato e também porque João Vítor e Lucas Veríssimo se encontram inscritos no boletim clínico. Juntando a tudo isto a saída de Jan Vertonghen era urgente trazer um central canhoto para juntar a António Silva e Otamendi no eixo defensivo encarnado. Não é um reforço “caro”, pois estava sem clube e, face às poucas horas que havia de “janela de mercado”, acabou por ser uma solução bem razoável no atual contexto desportivo e financeiro. Assinou por apenas um ano.
Estamos a falar de um “muro” defensivo. Era assim conhecido em terras germânicas. É um jogador muito forte fisicamente, competente no duelo defensivo, bom no 1x1, controla muito bem a sua área em situação de cruzamento, quer através de um bom posicionamento, quer também no jogo aéreo onde é muito poderoso, tirando partido das suas características físicas. Pode ser muito útil nas bolas paradas. Com bola e quando não tem muita pressão tem uma qualidade de passe acima da média, principalmente a variar o corredor de forma longa. A sua grande debilidade está na tomada de decisão. Revela dificuldades em perceber qual a melhor decisão a tomar em cada lance, principalmente no momento da transição defensiva. É um jogador que não é muito rápido, até por força da sua estatura, e denota dificuldades a rodar os apoios. Irá ter naturais dificuldades em se adaptar ao modo de jogar, em defesa alta, de Roger Schmidt.
Em suma, Brooks vem, nesta fase, para ser o terceiro central. Não vem para entrar de caras no "11" inicial. Contudo não estamos a falar de nenhum “cepo”, mas sim de um jogador de qualidade que, se tiver oportunidades, acredito que cumprirá com competência a sua função dentro da equipa. Bem-vindo, Brooks!"

John Brooks | Irá o gigante americano vingar?


"Como  É Que Classificas A Contratação De Brooks?

John Anthony Brooks tem 29 anos, 1,93 metros de altura, é defesa central, nasceu na Alemanha, é internacional americano e foi a última contratação do Benfica neste mercado de transferências de Verão.
O defesa que tem como característica mais vincada a sua imponência física, jogou toda a sai carreira no futebol alemão. Começando na formação do Hertha de Berlim, fez depois 5 épocas no clube antes de rumar ao VfL Wolfsburg, onde também cumpriu 5 épocas antes de assinar pelo Benfica há exatamente uma semana, a custa zero.
Muito provavelmente um jogador que já fazia parte da lista de observação de Roger Schmidt, Brooks só aterrou em Lisboa devido à onda de lesões que assola os defesas centrais das águias. Nomeadamente, Lucas Veríssimo, que se lesionou com gravidade no início da época passada, João Victor, que chegou já lesionado do Corinthians e Morato, que se lesionou frente ao Paços de Ferreira e que para em princípio 2 meses.
O novo número 25 do SL Benfica – que admito que não conhecia – é um jogador já experiente, com 146 jogos nas últimas 5 épocas, com 7 golos e 4 assistências. Brooks, que foi também internacional A pela seleção dos EUA por 45 ocasiões, é bom nos duelos corpo a corpo, usando a sua estampa física, mas também na marcação à zona, algo que dará muito jeito a Schmidt.
A mobilidade do esquerdino não é um dos seus pontos fortes, o mesmo que dizer que não é muito rápido, e por isso pode ter alguma desvantagem em relação aos três centrais agora lesionados, que são bem mais rápidos – pelo menos Lucas Veríssimo e João Victor.
Brooks, que já estava em Espanha para assinar pelo Mallorca quando a oportunidade Benfica surgiu, tem o mesmo empresário que Draxler e por isso tudo ficou mais fácil na hora de aceitar esta aventura em solo luso.
Sendo de recurso ou não, esta contratação pode ser determinante – para o bem ou para o mal – na manobra defensiva de uma equipa que tem sofrido poucos golos, mas que sente algumas dificuldades na transição ataque-defesa.
Para já, o norte-americano, apenas fica uma época na luz, até porque o clube já dispõe de muitos atletas para o eixo central da defesa. É ver se mostra qualidade para renovar no fim da época, ou se, não passará de um “tapa buracos” que será encostado assim que um dos defesas canarinhos deixar o boletim clinico. O tempo o dirá."

Obra de Arte!

Vinte e Um: Como eu vi - Vizela (com algum atraso, mas está aqui!)