Últimas indefectivações

sábado, 10 de setembro de 2022

John Anthony Brooks


"Defesa central. 29 anos, canhoto, 1,93 metros, internacional norte-americano em 45 ocasiões. Jogador de qualidade com 10 anos a jogar sempre na Bundesliga. Os seus números assim o dizem.
É importante dizer que Brooks só chega ao SL Benfica fruto da lesão de Morato e também porque João Vítor e Lucas Veríssimo se encontram inscritos no boletim clínico. Juntando a tudo isto a saída de Jan Vertonghen era urgente trazer um central canhoto para juntar a António Silva e Otamendi no eixo defensivo encarnado. Não é um reforço “caro”, pois estava sem clube e, face às poucas horas que havia de “janela de mercado”, acabou por ser uma solução bem razoável no atual contexto desportivo e financeiro. Assinou por apenas um ano.
Estamos a falar de um “muro” defensivo. Era assim conhecido em terras germânicas. É um jogador muito forte fisicamente, competente no duelo defensivo, bom no 1x1, controla muito bem a sua área em situação de cruzamento, quer através de um bom posicionamento, quer também no jogo aéreo onde é muito poderoso, tirando partido das suas características físicas. Pode ser muito útil nas bolas paradas. Com bola e quando não tem muita pressão tem uma qualidade de passe acima da média, principalmente a variar o corredor de forma longa. A sua grande debilidade está na tomada de decisão. Revela dificuldades em perceber qual a melhor decisão a tomar em cada lance, principalmente no momento da transição defensiva. É um jogador que não é muito rápido, até por força da sua estatura, e denota dificuldades a rodar os apoios. Irá ter naturais dificuldades em se adaptar ao modo de jogar, em defesa alta, de Roger Schmidt.
Em suma, Brooks vem, nesta fase, para ser o terceiro central. Não vem para entrar de caras no "11" inicial. Contudo não estamos a falar de nenhum “cepo”, mas sim de um jogador de qualidade que, se tiver oportunidades, acredito que cumprirá com competência a sua função dentro da equipa. Bem-vindo, Brooks!"

1 comentário:

  1. gosto muito destas analises o vertonghen veio a custo zero e custou caro, por vir a custo zero.
    este veio a custo zero, e quem diz este diz outros como o pinho, já não é caro.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!