Últimas indefectivações

sábado, 10 de setembro de 2022

Intervenção...


"Terminou há pouco, na BTV, a intervenção do Presidente do Sport Lisboa e Benfica , Rui Costa sobre o que se passou durante o mercado de transferências. Tentaremos sintetizar os momentos chaves de uma intervenção que marca pela diferença e transparência em relação a tudo o que já foi feito quer no Benfica quer no futebol português.
Sobre o treinador, Rui Costa explicou que a aposta no treinador alemão assentou sobretudo na qualidade de jogo de Roger Shmidt. Para o Presidente do Benfica essa qualidade enquadra-se no projecto do Benfica. Aliado a isso, a vontade que sempre demonstrou em vir treinar o Benfica foi a cereja no topo do bolo.
Objetivos na construção do plantel:
➡️Introduzir qualidade no plantel;
➡️Reduzir os activos;
➡️Reduziram a massa salarial em 21%;
Rui Costa frisou ainda que o objetivo nunca foi fazer limpezas porque os jogadores do Benfica não são lixo. De referir que neste defeso saíram 29 jogadores do SL Benfica.
Uma das premissas face à construção do plantel, foi criar um núcleo que transitasse do ano anterior de forma a criar uma base sustentável para os próximos anos. Nessa base serão sempre integrados jogadores vindos da formação. Está época o plantel tem 9 jogadores vindos do Benfica Campus, no entanto o objetivo é ter 5 por época desportiva.
Quanto a entradas e saídas, Rui Costa começou por falar dos jogadores que saíram por empréstimo. Nesse sentido, explicou que os os jogadores que saíram por empréstimo a nível nacionais foram feitos principalmente para valorizar os jogadores, para não estarem no plantel sem jogarem. Não foram para o estrangeiro para estarem perto do Benfica.
Em relação aos jogadores que saíram a título definitivo, uma das premissas foi que em todos os jogadores, o Benfica ficou com parte do passe para poder tirar futuros dividendos nas suas transações.
Sobre o Everton e o Yaremchuk, o Presidente explicou que eram jogadores de qualidade indiscutível quando contrataram, mas que por diversos fatores a adaptação ao clube ou ao país foi talvez o factor que não os deixou triunfar. A título de exemplo, Rui Costa referiu em jeito de inconfidência que Yaremchuck, devido aos stress provocado pela situação que se vive no seu país de origem perdeu 6 kg de peso nas primeiras semanas.
Darwin Núnez foi também tema. A explicação dada pelo Presidente dos encarnados aponta claramente para a impossíbilidade em manter o jogador devido não só à quantidade de de dinheiro que ele foi ganhar, mas devido aos valores envolvidos na sua venda.
O assunto Maitê foi abordado sem esconder que foi claramente uma falhada na adaptação ao estilo de jogo, apesar da escolha do jogador se enquadrar nos critérios procurados. Rasgados elogios a Pizzi, Taarabt e Vertonghen e desejos de muitas felicidades para o futuro das suas carreiras. Excelentes profissionais, grandes seres humanos, com capacidade de recuperarem as suas carreiras quando já pareciam perdidas (Taarabt).
Sobre as contratações, o objetivo foi principalmente ocupar posições que estavam deficitárias. Rui Costa destacou que nunca foram feitas exigências mas sim pedidos. David Neres para além de vir resolver uma carência na alas, financeiramente veio resolver uma situação que estava pendente com o Shakhtar Donetsk, devido às contratação de Pedrinho. Roger Schmidt pediu especificamente João Víctor devido as suas características, dentro de um lote de 4 escolhas. Outro dos pedidos foi Fredrik, dentro das características necessárias para suprir uma posição a meio campo. Sobre Enzo não há muito a falar depois de tudo o que foi escrito pela imprensa. Em relação a Musa, explicou que foi um avançado que deu nas vistas na época passada, e o treinador queria um avançado que não tivesse estatuto de estrela. Brooks, veio claramente para fazer face às lesões que o início da época provocou. Finalmente sobre Draxler, o dirigente máximo do clube explicou que era impossível recusar a oportunidade de trazer um jogador da qualidade do campeão do mundo alemão. A condição física era uma dúvida mas depois de se verificar que estava em boas condições físicas foi muito rápido decidir pela contratação.
Sobre os valores totais envolvidos nas contratações e transferência, Rui Costa deixou uma ressalva:
“Até hoje não tivemos problemas com o FairPlay financeiro, nem nenhum perdão bancário.”, disse para explicar que os valores foram altos e envolveram um enorme esforço financeiro por parte do SL Benfica.
Resumindo em valores:
✅ 128 milhões de euros em transferências + 33,2 milhões em possíveis bónus;
✅ 63,8 milhões de euros em contratações + 10 milhões em bónus;
No final de toda a explicação, Rui Costa destacou o esforço de Rui Pedro Braz em todas as operações deste mercado, estendendo esse destaque a todos os elementos com intervenção na contratação do plantel.
No fim de tudo ficou a certeza que para os "tais que só eles sabem o que é o Benfica" tudo isto não chega… A oposição ainda irá quer saber quem foram os intermediários, quem recebeu comissões e porquê…querem apostar?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!