Últimas indefectivações

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Vermelhão: Troféu perdido...

Benfica 1 - 3 Braga


Esta era na minha opinião a melhor oportunidade que o Benfica tinha esta época, para voltar a vencer um troféu! No Campeonato a distância é grande, e na Taça de Portugal, teremos um jogo complicadíssimo na próxima Quarta, e mesmo em caso de vitória nesse caso, teremos uma Final contra o vencedor do ano passado, que como já todos percebemos está 'obrigado' a vencer um troféu esta época...!!!

O contexto futebolístico não era o melhor no pré-jogo, as lesões não ajudaram, as opções de rotação eram poucas ou quase nulas, mas com o recente jogo para a Liga com o Braga, o conhecimento do adversário era total! Eu ouvi algumas teorias peregrinas de benfiquistas, que achavam antes da partida, que era melhor descansar para o jogo da Taça no Dragay... Algo, que respondi, ser ridículo! 

Como o Mourinho afirmou, a equipa até entrou bem na partida, mas por razões inexplicáveis, deixamos de jogar após uma paragem longa, quando o Pinheiro tentou marcar penalty contra o Benfica... Voltámos a cair na ratoeira da pressão do Braga, e fomos incapazes de sair a jogar...

Tal como no jogo do Campeonato, acabou por ser um jogo de duas partes distintas, mas desta vez, o Braga foi altamente eficaz e nós ainda fomos menos eficazes!!! Mesmo na parte má da 1.ª parte, ainda rematámos, o guarda-redes adversário acabou por ter muito trabalho... enquanto o Trubin, praticamente não teve trabalho! Além dos golos sofridos, lembro-me dum remate do Horta e do Pau Vitor isolado... e um remate cruzado, na única defesa do Trubin!

Mas no 2.º tempo, fomos mais agressivos. E foi isso que faltou, agressividade nos duelos. Eu sei que não é fácil, ser agressivo, contra uma equipa do Braga, que tem vários jogadores que passam a vida a mergulharem para a piscina...e o árbitro, passa a vida a assinalar falta, mas tínhamos que ser mais agressivos, na 1.ª parte...

O Sudakov está a fazer perder a paciência de todos, a começar pelo Mourinho, mais um golo sofrido num duelo defensivo perdido, por ingenuidade pura!

Incrível normação do Pinheiro, depois do escândalo dos Açores! No lance do Nico, marcou penalty, depois o VAR retificou... sendo que na questão disciplinar, acabou por dar Amarelo, já que a finta do Zalazar foi para o lado, não foi para a frente... Eu sei que vão afirmar que deveria ser Vermelho, mas uma das condições para dar o Vermelho, é a bola caminhar para a baliza!
O penalty do Vítor Carvalho, é claríssimo. Seria penalty no início da 2.ª parte, com muito tempo para jogar, e 2.º Amarelo. O Braga ficaria com 10! Mais uma vez, num jogo do Benfica, vemos um adversário ser substituído, imediatamente a seguir, a ver perdoado um Vermelho!
Penalty marcado sobre o Palvidis, foi uma evidente pisadela.
No outro lance, com a bola a bater no braço do Central do Braga, não acho que seja penalty.
Mas onde o Pinheiro controlou o jogo, foi nas faltinhas... O Pavlidis fartou-se de ser atropelado e agarrada e nada foi marcado, aliás em todo o jogo marcou uma falta favorável ao Benfica nos últimos 30 metros, 1 única vez, além do penalty! Ao contrário, era só soprar...
O lance da absurda expulsão do Otamendi, começa com uma falta nítida sobre o Sidney (muito mais falta do que o lance, que deu a falta donde nasceu o 3.º golo do Braga), e depois uma varridela sobre o Nico, claramente para acção disciplinar e o Pinheiro a não perder a oportunidade para influenciar o jogo da Taça de Portugal da próxima Quarta-feira no Dragay.... um Lagarto anti-benfiquista doente, que tem decido Campeoantos e Taças nas últimas épocas, com total impunidade, que irá ser seguramente premiado, por mais esta decisão ridícula!

Agora, uma semana livre para preparar o tal jogo da Taça. Se o António não recuperar, será muito provavelmente o Gonçalo Oliveira a jogar ao lado do Araújo, ou então o Manu com o Aursnes no meio! Estes recentes problemas musculares, em vários jogadores, são na minha opinião só o 'princípio' dos problemas caudados pelo Mundial de Clubes / Férias curtas / Pré-época inexistente!!! Como é normal as estratégias iniciais podem-se alterar em consequência do marcador, mas suspeito que ambos os treinadores vão ter uma abordagem parecida, com o jogo do Campeonato, ambos com medo... e a jogar no erro, o problema do Benfica, é que neste momento, o nosso plano B, ofensivo, não convence!

7 comentários:

  1. Eu acho sem qualquer dúvida que o braga foi superior ao benfica mas a unica estatistica em que o braga aparece como superior é o x goals. Isto dá que pensar sobre a utilidade das estastisticas ou sobre a sua correta avaliação.
    Já agora: o joão pinheiro não me parece que seja adeptp do sporting. É provavelmente adepto do clube da sua terra: braga. Mas é acima de tudo um oportunista. Como foi associado ao benfica no caso dos emails agora prejudica sempre que pode o benfica para mostrar a sua independência. O conselho de arbitragem sabe disso e por isso o nomeia para certos jogos do benfica: afinal este é um dos critérios mais constantes da escolha de arbitros para os jogos do benfica, que começou com o vitor pereira e se agravou desde então em particular depois do caso dos emails; o outro é ter VARs hostis ao benfica. Neste caso um do porto.( colocar o tiago martins seria demasiado, mas deve estar reservado para a taça ou para alvalade)

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, tornam complexo o que talvez seja fácil de perceber. Excetuando o Dedic, nenhum dos reforços provou superar a qualidade dos que saíram, os dois turcos, o suíço e, principalmente, o Florentino, que não sendo um prodígio, dava robustez, hoje em parte incerta. Até à data, o treinador não foi capaz de dar coerência ao futebol do Benfica, excetuando contra o Nápoles e pouco mais.
    Os momentos de desastre são tremendos: há muito que não me recordo de sofrer, contra uma equipa bastante inferior no que respeita aos orçamentos, um golo como o segundo. De amadores... Importa também reparar numa certa desordem no que respeita à voz de comando...após a expulsão do capitão - enfim, discutir num momento em que nada se podia fazer -, era necessário intervir junto do outro argentino, que poderia ter visto o segundo amarelo por protestos...ninguém apareceu para o afastar.
    Em síntese, e assim se vai despejando dinheiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que análise interessante! Eu também acho que os reforços não tiveram um contexto favorável para o exponenciamento das suas qualidades. O primeiro factor foi o planeamento da época depois do mundial de clubes. O segundo é o Mourinho que, apesar de ser um campeão das conferências de imprensa, é uma nódoa como treinador. Atualmente, Bruno Lage é superior que Mourinho. Mas de longe. Mas o povão adora comer gelados pela testa. Há quanto tempo não ficávamos fora do titulo no fim da primeira volta? A equipa ora sugere um aparente crescimento ora revela um apagamento inacreditável.

      Vive o Benfica!

      Fernandes Lima

      Eliminar
  3. Equipa de chacha. Em dois jogos com o Braga, não ganharam um. Perdedores, por se terem habituado a perder e por não terem nervo nem alma para reagir, sentir a obrigação para com a camisola que envergam e o clube que não lhes falta com o ordenado a horas e lhes dá as melhores condições de trabalho.

    Equipa com uma defesa que frequentemente mete medo, e um guarda-redes que só joga bem (quando joga) entre postes, que abusa da técnica dos guardiões de futsal numa baliza três vezes mais larga e que é um susto quando sai.
    Equipa onde o jogo nas alas é um martírio ver (Ah, Zé Augusto, Simões!…), os médios nem defendem nem atacam «à Benfica», e na linha avançada há Pavlidis e mais nada.
    E no entanto, esta não é uma equipa qualquer - quase todos são jogadores nas respetivas seleções. E alguns, recentemente contratados por fortunas, já tiveram a arrogância de afirmar que os seus sonhos passam por jogar «num grande da Europa». Fico confundido com esta petulância de quem ainda não mostrou nada ou coisa pouca no clube que agora lhes paga (e bem). Se não sabem que jogam num dos maiores clubes do mundo (pelo número de adeptos e por um historial glorioso cá dentro e na Liga dos Campeões, a culpa é de quem dirige o clube – não dão informação e não mostram vídeos para que os que chegam fiquem a saber onde estão?
    Duas palavras para o treinador. Não gostei, quando comecei a ouvir falar no Mourinho. E explico a minha apreensão: o que é normal e usual na decadência, quando já dura há muitos anos, é ela continuar. E prossigo apreensivo com esta contratação (que os benfiquistas, eu incluído, não puderam deixar de ver como trunfo eleitoral), dado que a equipa não joga nada, mesmo quando ganha. Os benfiquistas querem jogo «à Benfica», que significa, para quem não sabe ou anda equivocado, jogo positivo, que empolga, agressivo, de ataque, de muitos remates e golos. Ora, o que temos, há tempo demasiado, são joguinhos (não compreendo como há ainda tantos com paciência para ver aquela coisa), um jogar para não perder, bola ao lado, bola atrás, atrasos para um guarda-redes que se atrapalha a despachar a bola com os pés (quantos golos sofridos à conta disso?), dois/três remates à baliza em cada parte, vitórias à tangente, derrotas com equipas e treinadores que custam tostões. Isto não pode ser o SLB, desculpem lá.
    Mais duas para o presidente. O que estamos a viver – esta desilusão, este ver a nossa principal equipa a jogar mal há tanto tempo, a perder repetidamente – deve-se aos planeamentos sucessivos feitos em cima do joelho e às sucessivas contratações feitas à pressa e com pouco cuidado, Rui Costa.
    Há muita coisa a mudar para esta crise ser ultrapassada. E não há nada melhor para que isso aconteça, do que a nossa principal equipa entrar nos eixos, isto é, «jogar à Benfica».

    ResponderEliminar
  4. O braga foi melhor, os jogadores tiveram uma prestação horrível, a equipa não jogou nada (treinador culpado). Não temos um bom jogador de cabeça, não temos um jogador com remate forte para livres. Os jogadores rematam quase sempre mal (têm que treinar a técnica de remate - isto aprende-se), não podem rematar inclinados para trás ou só após um ligeiro toque se é para fazer asneira então que chutem de primeira. Os centros só devem ser efectuados antes de os avançados pararem por já terem chegado , enquanto avançados e defesas correrem em direção à baliza adversária a vantagem é dos atacantes e uma vez parados a vantagem é dos defesas, isto aprende-se. Se o extremo tem dois adversários pela frente está na hora de mudar de flanco rapidamente. Falar menos e contratar menos anões. precisamos de um karadas fixo - ele deu-nos um campeonato embora para os lisboetas ele não soubesse jogar à bola (lembrem-se do Torres)(para o lisboeta bom jogador era o anão da sicilia)

    ResponderEliminar
  5. O anão da sicilia era o micoli - fraca figura (o mesmo para o saviola que apesar de saber o que era uma bola era muito pequeno) - no máximo só podemos ter um anão no onze inicial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. Não há maneira de perceberem isto. Precisamos de jogadores fortes, rápidos e altos e com "mentalitá" como dizia o Trapatoni principalmente Guarda redes, central, médio centro e avançado (neste momento, Pavlidis é o único jogador de topo que temos)

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!