Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O árbitro arbitrário

"LVIV - O Azeiteiro-da-cabeça-d'unto ainda não entrou em acção e ainda bem, ninguém parece sentir muito a sua falta, a menos que haja por cá jogadores e treinadores que tenham o mau hábito de gostar que lhe lambam os pescoços. Mas essa figurinha deprimente anda por aí e só isso já é arrepiante. A qualquer momento, como uma bala perdida disparada por entre a multidão, abaterá uma infeliz e distraída selecção. Vale que estamos na Ucrânia e ninguém terá contemplações por mais umas das suas trampolinices. Em Portugal, um grupelho de colunistas imbecis tratou de estabelecer que a regra é elogiar o mamífero. Não por ele, pobre e insignificante, mas porque ao elogiá-lo julgam ficar nas graças de D. Palhaço, rei do Norte e arredores.
Teimaram tais escribas que o Azeiteiro-de-cabeça-d'unto foi um mestre de apito na Grande Festa da Cerveja de Munique. Não foi. Vimos em Poznan um seu colega bem mais competente validar um golo de um avançado em fora-de-jogo por a bola vir de um adversário. Não voluntariamente, que ninguém passa voluntariamente a bola ao adversário a menos que esteja corrompido; mas voluntariamente, ainda que por erro ou precipitação. Ou seja, tal e qual como aconteceu em Munique. Mas aí o Azeiteiro decidiu diferentemente porque para ele as regras são suas e não as do jogo. Anulou o golo: decidiu o jogo e o vencedor. Como faz sempre. Deram-lhe um apito e ele assume literalmente a sua profissão: é um arbitrário. Do alto das suas colunas, os serventuários do poder podre batem palmas e desfazem-se em encómios. O Madaleno ri um riso de dentes cariados e sente-se recompensado por tanta malfeitoria. Os outros, gente séria, fazem figura de parvos. Quanto ao Azeiteiro-de-cabeça-d'unto anda por aí à espera do momento certo para apitar errado."

Afonso de Melo, in O Benfica

Atletismo já, Hóquei a seguir...

"1. Foi um fim-de-semana de emoções, que se espera prolongado pelo próximo. Um título já foi conquistado... e bem conquistador: o do Atletismo. Na época passada, dera-se a surpresa: ao fim de 15 anos de 'jejum', triunfo com dois pontos de vantagem e 11-10 em vitórias nos confrontos directos com o eterno rival, Sporting. Este ano, o Sporting teve grande azar logo de início com a lesão de Obikwelu nos 100m, mas isso viria a ser 'compensado' com a desclassificação do nosso jovem, Rui Pinto, nos 5000m. No final, o Benfica ganhou por 10 pontos e, mais sintomático, com uma vantagem de 15-6 nos confrontos directos com o Sporting. Atrevo-me a prever que, nos próximos anos, dificilmente deixaremos de dominar: dos 21 elementos que integraram a equipa este fim-de-semana, praticamente metade (10) são do escalão Sub-23 e dois-terços (14) têm até 24 anos. O mais velho é Marco Fortes (29 anos), seguido de Jorge Paula (27)! O agora ausente, Nelson Évora, está com 28. Resta acrescentar que, tal como aconteceu em Pista Coberta, o Benfica deverá dominar amplamente os Campeonatos Nacionais de Sub-23, Juniores e Juvenis (masculinas e femininos). Repetindo a proeza do Basquetebol, que no fim-de-semana juntou o título nacional de Sub-16 aos de seniores, Sub-21 e Sub-18 que já havia conquistado!
Mas o fim-de-semana teve mais. Teve um emotivo 5-5 com o FC Porto em Hóquei em patins e uma vitória benfiquista nas bancadas, apoiando a equipa e não insultando e agredindo o adversário!... Falta 'apenas' o triunfo em Almeirim, na última jornada. Está quase, quase... mas falta esse quase!
O Futsal correu muito bem no sábado, mas falhámos o 2-0 no domingo. Nada está perdido... nem ganho, tudo em aberto.

2. A SAD do FC Porto apresentou alguns milhões de euros de prejuízo nos últimos 9 meses, mas, no relatório, apressou-se a explicar que este prejuízo resulta de uma dívida de quase 29 milhões do Atlético de Madrid, por conta da transferência de Falcao. Mas, afinal, segundo os espanhóis explicaram ao jornal 'As', o acordo estabelece que o pagamento é faseado (9 milhões por ano) e só terminará em 2014. E ainda não chegou a altura de ser liquidada a 'tranche' deste ano. Enfim, o habitual..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Títulos

"No Dia de Portugal em que a judoca, Telma Monteiro, foi distinguida com a Ordem de Mérito Civil, motivo de orgulho para a atleta e, por isso mesmo, motivo de alegria para todos os benfiquistas, o Benfica somou mais dois títulos nacionais: a equipa masculina de Atletismo sagrou-se Bicampeã de Clubes, na modalidade ao Ar Livre, juntando o galardão ao de Pista Coberta conquistado em Fevereiro e ao segundo lugar da equipa feminina, e os Cadetes do Basquetebol conquistaram o Campeonato de Sub-16.
Com a conquista do título nacional pelos Cadetes, o Benfica fez o pleno dos Campeonatos masculinos de Basquetebol: Seniores, Sub-20, Sub-18 e Sub-16. Os títulos não acontecem por acaso, antes estão a florescer porque a Formação na modalidade lançou sementes e criou raízes.
No Futsal, a Final do play-off até começou muito bem, com uma goleada, mas o segundo jogo correu mal e a disputa do título segue empatada. Mas no Hóquei em Patins o Benfica vai para a última jornada do Campeonato a depender de si próprio: precisa de ganhar em Almeirim para ser Campeão Nacional e interromper a longa série negra de vitórias do Sistema. De maneira que a palavra de ordem para os benfiquistas só pode ser, todos a Almeirim para contribuir para a glória do Glorioso.
O Benfica readquiriu uma mentalidade, uma atitude e uma prática e dotou-se de meios para sair vitorioso. Mas a verdade é que a luta é desigual, seja qual for a modalidade e o escalão. O título da trapaça está atribuído em definitivo aos patrões do Sistema. E quando, apesar da batota, o Sistema não ganhar, viu-se no que dá o mau perder. No basquetebol deu em violência. No Hóquei em Patins, o Sistema quer ganhar na secretaria. Todos a Almeirim."

João Paulo Guerra, in O Benfica