Últimas indefectivações

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A velhice do Padre Eterno

"Bastou que o Porto perdesse para que logo viessem falar das arbitragens. Eu sei que deve ter custado perder assim.

Nestes últimos dias (independentemente das polémicas, dos objectivos da obra original e do momento da sua publicação), veio-me à memória 'A velhice do Padre Eterno', de Guerra Junqueiro.
A história conta-se, como em todas as ligadas ao futebol, em poucas palavras, porque, normalmente, por aqui há mais acções (não confundir com boas acções) que pensamentos.
Recentemente, a propósito de um jogo do Benfica, em que não participava nenhum dos clubes da velha aliança, um presidente, com o sarcasmo (e a impunidade) a que há muito nos habituou, afirmou que «arbitragem vai ser discutida sempre que o Benfica não ganhar».
Sabem o que aconteceu, no fim de semana seguinte, com a derrota do seu clube, com lances polémicos em seu claro prejuízo.
Com a sem vergonha a que nos habituou, por dizer tudo e o seu contrário, sem ninguém ter coragem de o questionar sobre tanta incoerência, o tal presidente lá mandou arrasar a arbitragem, apesar de o Benfica ter ganho.
Uma semana foi o tempo que mediou entre essa declaração e a quebra dessa convicção!
Bastou que o Porto perdesse para que logo viessem falar de arbitragem.
Eu sei que deve ter custado perder assim!
Como a mim me custa perder (ou empatar, como foi o caso da jornada anterior) com erros gritantes dos árbitros.
Mas quem, na época passada afirmava que o Sporting é que devia ser campeão, não pode estranhar, agora, que julguem que a declaração ainda estará em vigor.
O ódio ao Benfica turva-lhes o pensamento.
E as vitórias, que «não soem já como soíam» (o Camões dá sem jeito para responder a um intelectual que se julga superior num mundo pouco dado a essas coisas) agravam-lhes a hipocrisia.
Eu devo preocupá-los muito.
Porque de uma previsão (iguais às deles, mas sem a disfarçar com posturas pensativas, para esconderem os risos alarves do desejo das nossas derrotas) fazem um caso de lesa majestade.
E porque sabem que os lambe botas do costume, os que precisam deles para sobreviver, lhes servirão fatias de subserviência disfarçadas de solidariedade.
Estou tranquilo quanto sem medo de os voltar a desafiar.
Tentarão uma e outra e outra vez a minha saída dos lugares que ocupo, na comunicação social, na estrutura do Benfica, em tudo quanto a minha imagem e as minhas posições os possam ameaçar, com a conivência dos que estão sempre dispostos a fazer-lhes a vontade.
Aprendi, lá dentro, em muita conversa, mas com muitos factos, tudo o que sei hoje sobre esta realidade (e, já agora, que não conhecia em 2004, quando era Ministro, como alguns gostam de relembrar).
Por isso recordei, perante tanta virgem ofendida e tanta hipocrisia, 'A velhice do Padre Eterno', de Guerra Junqueiro.
Reli, citando o autor, a suspeita de que «o velhote dança e sabe assobiar».
Ao toque desse assobio, lá vieram os do costume com a solidariedade bacoca e provinciana, mesmo que alguns sejam da capital (que não a de Eça).
Guerra Junqueiro alude ao pisar do «dragão pecado», com um «sorriso divino» e um leão.
Por mim, nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Bem sei que as pessoas, talvez com a idade, tenham menos percepção da inconsequência e da incontinência verbal em que, não raras vezes, incorrem.
Sei, também, que o que defendem hoje nada têm a ver com o que disseram anteriormente.
Talvez porque julguem - e bem - que o futebol é a área da vida onde mais vemos aplicados os ensinamentos de Nicolau Maquiavel: «os fins justificam os meios».
Bem sei que a falta de carácter potencia a inteligência, e por isso não me preocupo com o que vão dizendo e fazendo.
Excepto quando, sob a capa da «graçola e da parolice», passam os dias a dizer reiteradamente mal do meu clube.
Durante a época passada foram sucessivos os ataques, semana após semana, para tentar desestabilizar o Benfica, para evitarem o tricampeonato.
Este ano vão pelo mesmo caminho.
Por isso, poderão continuar os ataques cerrados que me fazem.
Poderão, até continuar a aprovar leis na Liga contra mim, por iniciativa de clubes que só querem que o Benfica perca, fazendo tábua rasa da liberdade de expressão e correndo o risco de serem publicamente envergonhados - se a aplicarem - quando virem anulada a iniciativa por um tribunal, por manifesta inconstitucionalidade.
Até porque ao julgador se exige um juízo prévio de conformidade da norma com as que lhe são superiores. Ou não será?
Já agora (e para ver se eu tenho mesmo medo) porque não sancionar a minha presença no 'Dia Seguinte', na SIC, com a pena de morte?
Era tão inconstitucional como a norma que aprovaram e resolviam o problema que têm comigo de vez.
Por mim, e se o não fizerem (vontade e ameaças nesse sentido, nas redes sociais, não faltam), cá continuarei e lutar e a defender, de forma intransigente, os interesses do Sport Lisboa e Benfica.

A velha aliança
Na época passada,«ambos os dois» (o futebolês não me sai da cabeça) decidiram adoptar uma estratégia de comunicação em que reinava a maledicência e a insinuação, com várias manobras de desestabilização do Benfica.
Sabemos, hoje, que essa estratégia não chegou para nos derrotar.
Esta época não será diferente, com os meios a serem os mesmos, já que o importante será atingir os fins: que o Benfica não ganhe.
Nós continuaremos a querer ganhar, apenas e só.
Não obstante, e depois do primeiro confronto da época entre os membros da velha aliança, será que a estratégia - e, por maioria de razão, velha aliança - cedeu perante o resultado?
Em circunstâncias normais, diria que tudo cede perante o resultado, porque, como diria José Mourinho, «o resultado é que faz o espectáculo».
Terá sido assim, no domingo passado?
Em Alvalade, como todos suspeitávamos venceu o elogio recente o desesperado.
Confesso que, durante o jogo, temi que o tempo em que a equipa do Porto corria atrás dos árbitros quando se sentia prejudicada voltasse.
Velhos tempos (sem qualquer graça à velhice do padre eterno) que, afinal, não voltaram.
Uma certeza apenas: a não perder as cenas dos próximos capítulos.
Até porque ainda vamos ver uns a queixarem-se de as reuniões de pais de uma equipa de um escalão de formação dos outros se confundir com uma cimeira da arbitragem portuguesa.
Mas, como isso não se passa no Benfica, «ditosa pátria, que tais filhos tem»!

Filhos e enteados
desconfiávamos. Os outros presidentes, podem dizer tudo o que quiserem, contra o árbitro e tudo à volta. Vale tudo e tudo lhes é permitido.
Quem não pode - sequer - desabafar, depois de um jogo em que o árbitro prejudicou (como já o havia feito anteriormente, em 2 jogos da época passada) o Benfica, é Luís Filipe Vieira.
Uns são corruptos, outros são invejosos, outros são obedientes por não terem cabeça para mais, mas todos eles coincidem num só objectivo: vale tudo, mesmo tudo, para o Benfica não ganhar!
Ele há filhos e enteados!
E depois querem que me cale???"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Gibraltar aqui tão perto

"Com o habitual interregno setembrista para dar lugar a jogos particulares e de apuramento das selecções, interrompe-se a preparação consistente dos clubes que, pelo mundo, mais atletas dão às formações nacionais. Por cá, Benfica, Sporting e Porto socorrem-se de jogadores secundários para garantir o número mínimo necessário para treino colectivo e rezam para que não haja lesões dos seleccionados. Entretanto, os clubes mais modestos, passam mais um tempinho sem receitas de bilheteira por ausência de jogos.
Não é fácil compatibilizar tudo, evidentemente. Todavia, não percebo por que razão é necessário interromper os campeonatos europeus por causa de um jogo oficial de apuramento, para o Mundial de 2018. Poderiam fazê-lo a meio da semana, tal qual as competições europeias de clubes, não houvesse a obrigatoriedade de um jogo dito de preparação.
No caso de Portugal, o tal jogo prévio só pode ser entendido como piada. Hoje, vamos defrontar a poderosa selecção do rochedo de Gibraltar, em 2013 admitida na UEFA! Os gibraltinos têm jogado em casa no Algarve e nos 10 encontros do seu grupo para o Euro 2016, somaram zero pontos... 56 golos sofridos e... 2 marcados. Não sendo certamente um adversário representativo para homenagear os valorosos campeões europeus, nem parecendo ser o oponente ideal para preparar o jogo com a Suíça - louvando, todavia, a consignação parcial da receita para o IPO - só vejo duas explicações futebolísticas: inchar as internacionalizações e municiar tacticamente o nosso plantel para defrontar dois temíveis adversários na poule para o Mundial: Ilhas Faroé e Andorra!"

Bagão Félix, in A Bola

PS: O problema das interrupções dos Campeonatos, devido aos jogos das Selecções resolvia-se facilmente:
- Criação no final da época, de uma 'season' das Selecções, como acontece no Rugby! Um mês, ou um mês e meio, seria suficiente para cumprir todos os compromissos com as qualificações, no final da cada época... Até a questão das lesões seria atenuada, já que as 'pequenas' lesões, seriam recuperáveis, antes do início da época seguinte...
Além disso o quadro competitivo das Selecções também devia ser alterado, realmente não faz sentido estes jogos com Gibraltar, Andorra, Ilhas Faroé, São Marino...

O Circo visto por dentro...


A personagem no video, não tem muita credibilidade é verdade, mas neste assunto, até não tem muitas razões para inventar...
Depois de alguém dizer isto em público, num País a sério, no dia seguinte, haveria uma investigação para se saber, quem são os proprietários do tal fundo, que comprou ao Braga uma percentagem do passe do Rafa, por €250 mil... e depois vendeu a mesma percentagem por €4 milhões!!!
E ainda o gajo a trabalhar...

Benfiquismo (CCVI)

Alguns estavam com frio...!!!

Rafa

Fechou a loja!!!
Finalmente, o Mercado fechou (pelo menos nas principais Ligas...)!
Sendo que é provável aparecerem alguns jogadores livres (sem contrato), estilo Jonas, disponíveis para assinar...!!!

Como era espectável a novela Rafa, só terminou a poucos minutos da meia-noite, tal como já tinha acontecido com o Lima...!!! Muito sinceramente. tenho dificuldade em compreender o facto do Benfica continuar a fazer negócios com o Braga... as más recepções que o Benfica tem sido brindado, repetidamente em Braga, por parte da 'estrutura' (já existiu a tentativa de 'separar' o Salvador dessa animosidade, mas a mim, não me enganam...!!!), parece que não fazem mossa na 'estrutura' do Benfica...!!!
A novela Rafa foi vergonhosa, a constante ameaça e alterações das condições, foi brincadeira de mau gosto, e deverá servir de lição para o futuro...
O Benfica neste defeso, até conseguiu definir o plantel bastante cedo... independentemente do valor do Rafa, tinha sido preferível encontrar outro jogador parecido no Mercado internacional, tenho a certeza que com os €16 milhões, havia jogadores disponíveis... e tínhamos poupado o nome do Benfica, a esta novela...

A tolerância no Benfica é sempre curta, mas a favor do Rafa nesta 'confusão' toda, a vontade do jogador, deve ser realçada! Os jogadores não tem Clube (como hoje ficou provado, noutro negócio...!!!), o Rafa até parece ter tido uma infância 'difícil' como adepto do Sporting... mas, nestes últimos dias, e horas, acabou por manter a sua palavra, e mesmo com a intromissão de terceiros, não mudou de opinião (como outros já o fizeram...)! Independentemente de tudo o resto, esta posição do jogador, é sinal de integridade...

Futebolisticamente falando, o Rafa é claramente um bom reforço. Pode parecer estranho, já que o Benfica tem muitos extremos... mas extremos com rotinas a jogar na esquerda, não temos ninguém!!! O Cervi jogava essencialmente no meio, o Zivkovic sendo canhoto, joga preferencialmente na direita, o Carrillo e o Pizzi nunca jogaram na esquerda!!! Mesmo jogando na esquerda com o 'pé trocado', o Rafa é partir de agora, o jogador com mais rotinas para a posição!
Mais: a utilidade do Pizzi no onze do Benfica, na última época, deveu-se essencialmente ao seu jogo 'interior'! Jogando muitas vezes como falso-ala, aparecendo 'entre-linhas' no meio... dificultando as marcações adversárias, e ajudando muitas vezes a nossa zona central do meio-campo (que joga quase sempre em 'inferioridade' numérica...!). Pois bem, o Rafa pode fazer o mesmo, mas na esquerda... abrindo assim espaço no onze, para ter um Salvio 'encostado' à linha no flanco oposto! Defensivamente, o Rafa dá menos que o Pizzi... mas ofensivamente dá mais!!!
Agora, este jogo 'interior' do Rafa (com o Grimaldo a descer no flanco, até faz sentido...), não pode ser confundido com a capacidade para substituir o Jonas, como alguns expert's defendem!!! Uma coisa é 'começar' no flanco e 'aparecer' no meio, outra coisa é jogar no 'meio' ficando exposto a marcações mais cerradas. Além disso Rafa não tem o 'faro' pelo golo do Jonas (dentro da área...), aliás poucos no Mundo têm... a jogar em 442, o Guedes e o Jiménez são claramente as melhores opções no plantel para o lugar do Jonas.
E mesmo num possível Plano B (um 433, nos jogos mais difíceis...), o Rafa nunca será o 3.º homem do meio-campo! Nessa situação o André Horta é claramente a melhor opção, e dos extremos o Carrillo será aquele com melhor perfil para ser adaptado!

Os detalhes completos da negócio ainda não são oficiais, mas se se confirmar os €16 milhões, por 90% do passe, mais 50% do Rui Fonte, mais o empréstimo do Benitez, acho o valor inflacionado, mas tendo em conta a contra-informação dos últimos dias, temi ser bastante pior!!! Ainda se falou de um possível empréstimo do Celis... É verdade que o Colombiano ainda não me convenceu, mas tendo em conta o potencial de lesões do Fejsa, fiquei contente com a permanência do Celis.

Agora, que terminou as novelas (até Janeiro), em jeito de balanço, considero este defeso um dos melhores para o Benfica, nos últimos tempos!!!
Primeiro resolvemos as contratações, muito cedo...
Em segundo lugar, contratámos bons jogadores...
Em terceiro lugar, e se calhar mais importante, conseguimos segurar: o Ederson, o Lindelof, o Jardel, o Fejsa e o Jonas! Além do regressado à boa forma: Salvio!
Todos jogadores que foram dados como certos fora do Benfica, durante o defeso!!!
Acrescento ainda os nomes de Samaris, Jiménez, Mitroglou, jogadores com mercado, e que são grandes mais-valias no plantel...
Juntamente com o Samaris, ainda ficámos com o Luisão e o Eliseu, jogadores experientes, e com voz de comando no balneário!
A minha posição sobre o Luisão é conhecida, desportivamente acho que já não deverá ser titular no Benfica, mas a liderança no balneário é indiscutível. E tenho a certeza, que não sendo primeira opção, não fará disso, um escândalo! O ordenado já é outra conversa...!!!

Tal como o ano passado, a grande 'esperança' de muitos Benfiquistas para este final de mercado, era a contratação de um '8' !!! Mas isso não aconteceu (apesar da hipótese Hernanes ainda não estar totalmente descartada, já que o mais provável é o Brasileiro rescindir com a Juventus, e ficar livre...!!!)... Tal como tenho escrito nas crónicas dos jogos, tenho muitas esperanças no Danilo... mas este 'treino' invisível está a deixar-me nervoso!!!
Recordo também, que aquela que considero a melhor contratação do defeso, foi a do Zivkovic! Jogador que ainda não jogou devido a lesão...!!!

GR: Ederson, Júlio César, Paulo Lopes
DC: Jardel, Lindelof, Luisão, Lisandro, Kalaica
DD: Almeida, Semedo
DE: Grimaldo, Eliseu
MD: Fejsa, Samaris, Celis
MC: Danilo, Horta
ED: Salvio, Zivkovic, Pizzi, Carrillo
EE: Rafa, Cervi
AV: Jonas, Mitroglou, Jiménez, Guedes

Este será o plantel para atacar o Campeonato, prevejo alguns 'sacrificados' para entrar na Lista da Champions...!!!

Das saídas confirmadas hoje, destaco o Carcela! Fez uma boa época, demonstrou profissionalismo, quando foi chamado, jogou bem... foi mesmo decisivo em alguns jogos, e sempre com 'boa cara'!!! Falta-lhe alguma 'chama' para ser um jogador de altíssimo nível, desportivamente a saída não me afecta, mas deixa boas recordações...

Infelizmente, o maior cancro na nossa folha salarial, ficou (para já...), e temo que vai ficar por muito tempo... A situação do Taarbat é grave, e não sendo advogado, acho que o Benfica deveria tomar medidas mais radicais...!!!
Além do Franco-marroquino, ainda ficámos com várias situações indefinidas, com o Jovic à cabeça!!! Mas também Vera, Bilal, Romário, Lima, Scholl, Amorim... e o lesionado Pelé! Creio que alguns serão integrados na equipa B, mas seria importante encontrar colocação para os outros...