Últimas indefectivações

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jesus acertou?

"A equipa-surpresa da jornada foi o Benfica pela forma como se apresentou na Luz, onde estiveram 40 099 a assistir ao jogo com o Marítimo.
Desses 40 099, houve 40 000 que saíram do estádio satisfeitos porque, pela 1ª vez na temporada, o treinador acertou na equipa. Houve, no entanto, 99 dissidentes, para quem ainda não foi desta que o treinador colocou em campo o onze ideal. Entres estes, houve 43 para quem no lugar de Matic devia ter jogado Gaitán. Houve ainda 22 para quem Rodrigo é melhor do que Cardozo, 16 para quem Nélson Oliveira tem de ser titular, 8 que preferem Witsel a Aimar e 1 que não compreendeu a ausência de Djaló. Mesmo assim foi uma festa."


PS: Esta constatação da Leonor é verdade tanto para todos os "treinadores de bancada", onde eu me incluo, mas também para todos craques do Futebol Manager...!!!

25 de Abril

Estava a fazer 'zapping' pela Gloriosasfera esta tarde e fiquei curioso com um título. Ultimamente nem tenho consultado o blog em causa (Ontem vi-te no Estádio da Luz), porque, principalmente após a derrota de Alvalade, o tema dos artigos tem sido só um!!! Já em anos anteriores é normal os Benfiquistas recordarem o Benfiquista Salgueiro Maio nesta data. É uma personagem da nossa história recente que eu admiro por diversos motivos, sendo assim, e reconhecendo a técnica literária do autor do blog, apesar de discordar de quase tudo o que escreve, resolvi consultar o artigo.
Num artigo relativamente consensual o autor não se conteve, e teve que deixar a 'bicada' habitual ao actual Benfica (algo que está no seu direito):
Como me pareceu uma utilização abusiva/dissimulada de uma figura histórica, praticamente consensual em Portugal para atacar mais uma vez o seu ódio de estimação, resolvi responder (algo que estava no meu direito). Já o fiz antes noutros sítios, mas é raro entrar em dialogo nas caixas de comentários de outros blog's. Menos são ainda as vezes que o faço de forma mais 'agressiva' mas como estava com pouca paciência, escrevi... e fui censurado!!! Por duas vezes!!!
O meu único arrependimento foi não ter gravado o comentário, mas usando a minha curta memória, aqui fica uma aproximação daquilo que escrevi (não sei se está lá tudo, se as frases estão trocadas, se falta alguma coisa, mas creio que o sentido daquilo que escrevi não está desvirtuado):
"A linha editorial deste espaço nos últimos tempos, tem sido vergonhosa, deixou-se de discutir o Benfica... começou-se a divagar sobre psicologias persecutórias obsessivas ou compulsivas!!!
Não conheci o Salgueiro Maia, mas como soldado que era, tenho a certeza que não confundia a luta pelos princípios básicos da democracia, com a diversidade de opiniões... a lealdade entre membros do mesmo exercito é fundamental... existem momentos para lutar lado a lado, outros para discutir, outros para eleger...
Colocar em causa os objectivos do Clube (mesmo que secundários) é intolerável, usar estratégias de terrorismo interno é inaceitável.
Falar em falta de democracia no Benfica desde 2008, só porque as posições defendidas estão em clara minoria, é a demonstração clara de falta de carácter... Aliás é confrangedor como a actual 'triste' oposição não consegue arranjar alguém credível para dar a cara (além do Director do Porto Canal). Tal e qual, aquelas crianças chatas, e birrentas, que pensam que mundo vive em função delas, e que os adultos lhes têm que fazer todas as vontadinhas..."
O autor do artigo, censurou-me, mas respondeu com um curto comentário:
"Abidos foi censurado porque veio dizer que ele é que sabe o que é verdadeiro benfiquismo e que aqui não se fala no Benfica. Como se sabe, paranóias, insultos e mentiras aqui neste espaço levam o pontapé habitual no traseiro. Tenta outra vez, agora com humildade e respeito pelas opiniões contrárias."
Eu repliquei, com qualquer parecida:
"Falta de humildade?!!! Minha?!!! Então coloca aqui os meus 'insultos' e deixa os outros avaliar..."
Voltou-me a censurar, com nova resposta:
"Abidos regressou para se mostrar muito indignao com a censura e chama-nos a todos de fascistas (o que fica sempre bem num dia como este).
Meu caro Abidos, a democracia não permite que se inventem e construam dados. Menos ainda se dá à arrogância e soberba de qualquer pessoa. Pelo menos, aqui. É uma democracia especial, esta: só permite gente civilizada, capaz de debater os assuntos sem deixar no ar a mania da superioridade. Como é óbvio, o Abidos não é desta democracia."
É fácil falar em valores, mas a grande dificuldade está em aplicá-los. No dia em que se celebra a Revolução de Abril, um declarado 'admirador' de Salgueiro Maia, em poucas linhas consegue fazer tudo ao contrário!!!
Mas não deixa de ser curioso as acusações que me faz: 'falta de humildade', 'respeito pelas opiniões contrárias', inventem e construam dados', 'só permite gente civilizada', 'superioridade'!!!!
O senhor Ricardo, demonstrou nestas respostas, tudo aquilo que me acusa, um autêntico espelho: não respeitou a minha opinião; inventou acusações: em lado nenhum lhe chamei fascista; ao acusar-me de incivilizado demonstrou a sua falta de humildade galopante...; Se este tipo de atitudes não são sintomas de um gigantesco complexo de superioridade, então o que será?!!!
Independentemente das posições individuais de cada um, sobre o actual momento do Benfica, deixo a pergunta: estes comentários meus, são censuráveis?

Não costumo fazer post's deste tipo, mas como na última semana já fui censurado tanto Novo blog GeraçãoBenfica como no Eterno Benfica, deixo aqui para memória futura, a aproximação daquilo que escrevi, contextualizada, já que no local onde ela devia ficar, não ficou...!!!

Juniores - Fase Final - 11ª jornada

Guimarães 2 - 2 Benfica

Hoje podíamos ter 'carimbado' praticamente o titulo (estivemos a ganhar por 0-2), um golo nos últimos tirou-nos 2 pontos, que com o calendário favorável que temos, podia ter sido decisivo... Na próxima jornada, os Corruptos recebem os Lagartos, e daqui a duas jornadas nós vamos a Braga, vai ser nestes dois jogos que se vai decidir tudo... mas para já, a 3 jornadas do fim, estamos em vantagem...

Benfica.......24
Sporting.......23
Corruptos....21
Braga..........20
(...)

Nozes e vozes

"O Benfica é o maior Clube português. É-o nas vitórias, quando arrasta multidões apaixonadas em seu redor. Mas é-o também na hora da derrota, quando a sua grande dimensão se transforma no seu principal adversário.
Se um dos nossos rivais entra em crise de resultados, a polémica é reduzida, o espaço mediático fecha-se, e a coisa dissipa-se. Se acontece com o Benfica, logo temos todo um foguetório de críticas, sempre feitas de cabeça quente, e poucas vezes suficientemente ponderadas. Isto parte de uma profunda paixão clubista, que, na ânsia de ganhar sempre, de ganhar mais, e de ganhar tudo, tem necessidade de deitar rapidamente cá para fora a frustração da derrota. É humano, é compreensível, e faz parte da identidade de um grande Clube - como não há outro em Portugal. A uma nova vitória, lá está novamente todo o povo benfiquista, de bandeiras erguidas, e coração aquecido, vibrando com o emblema que tanto ama.

A crítica legítima
O Benfica é um Clube democrático, onde a crítica tem naturalmente o seu espaço. Não é bom benfiquismo, olharmos para o Clube, para os seus dirigentes e para os seus profissionais, sem o grau de exigência e para os seus profissionais, sem o grau de exigência que uma história centenária e ganhadora nos legou. Quando as coisas correm mal, há que encontrar soluções, e não fugir ao debate sobre qualquer ajuste que possa ter de ser feito, custe a quem custar, e sempre no supremo interesse do Benfica. Não é a lavar as lágrimas na frustração que se devem tomar decisões, ou emitir opiniões, pois o risco de precipitação é grande. Mas com frieza, com ponderação e equilíbrio, não devemos deixar de reflectir sobre aquilo que podemos fazer melhor entre portas, de forma a não estarmos tão sujeitos às interferências externas que normalmente nos vitimam. Este Campeonato tem sido, de resto, exemplo paradigmático, com arbitragens desastrosas a penalizarem-nos reiteradamente, mas com desempenhos da equipa - mormente na fase decisiva da época . também bastante aquém das expectativas geradas pelo forte investimento nela efectuado. Como aqui disse na passada semana, não podemos varrer o défice competitivo com que enfrentamos as jornadas mais importantes do Campeonato (nosso principal objectivo) para debaixo do tapete das arbitragens. Para além da denúncia daquilo que, desde fora, nos prejudicou, temos também de analisar o que, dentro de casa, correu mal, porque motivo correu mal, e aquilo que será necessário fazer para que se não repita, tendo sempre o cuidado de não confundir a árvore com a floresta, e perceber que uma coisa é o que se passa dentro de campo (que, obviamente, não nos deixa felizes), e outra, bem diferente, é a vitalidade institucional de um Clube que recuperou a sua histórica grandeza, e onde o grau de exigência é hoje bem maior do que há poucos anos atrás. Tendo presente que só quem está por dentro do Clube, quem conhece a equipa, os treinadores, os jogadores, quem sabe, enfim, como lá se trabalha, poderá dispor dos dados para decidir em conformidade, todos temos direito às nossas opiniões, pois, no fundo, o Futebol vive dos seus adeptos, e o que todos queremos é ganhar.

O oportunismo
Coisa muito diferente é o aproveitamento oportunista que algumas figuras fazem destes momentos mais angustiantes, procurando desse modo usar o sofrimento dos benfiquistas para protagonismos pessoais, ou mesquinhos ajustes de conta com o passado. É efectivamente uma triste tradição, já com décadas de vida, vermos, ouvirmos ou lermos um desfilar de vozes críticas, que esperam o momento do desaire para, contando com o apetite sanguinário da comunicação social, darem largas aos seus sentimentos ressabiados, e tentarem atingir o que foi preciso para alcançarem os seus fins.
Por vezes caem do ridículo, tal a desfaçatez das opiniões que emitem. Custa a acreditar como um antigo funcionário do Benfica, e ex-presidente de uma colectividade de apoio ao FC Porto, não percebe que só se descredibiliza ao dizer o que diz do nosso presidente, que foi, aliás, quem o contratou - cometendo aí, porventura, um erro. Se algum benfiquista ainda acreditasse nos seus bons propósitos para com o Clube, esta simples declaração - a cheirar a vingança, a traição, a ódio, a mesquinhez, enfim, a quase tudo o que o ser humano tem de pior - chegaria para perceber perante quem estamos. Infelizmente não é caso único.

(...)

'Uma vergonha'

Aquilo que se passou à chegada da nossa equipa depois da conquista de um troféu, envergonha-me enquanto benfiquista. A soldo não se sabe bem de quem, meia dúzia de indivíduos encapuçados vilipendiaram jogadores e treinadores, não escondendo um propósito de desestabilização gratuita, que visa fins muito pouco claros. A comunicação social, sempre ávida de sangue, fez o resto, dando-lhe o destaque que não deu aos quinze mil que se deslocaram a Coimbra e apoiaram a equipa."

Luís Fialho, in O Benfica

Suspense, com final feliz !!!


Benfica 4 - 3 Candelária

Vitória garantida no último minuto, após um jogo difícil, onde tivemos em vantagem por 3-1 e permitimos o empate... mas com o golo do López a Taça continua na mossa mira...
Este ano é para ganhar tudo...!!!

O alarido

"O futebol português é uma pantomina. Alguns clubes, dirigidos por chicos espertos que gostam de pescar em águas turvas, decidem um voto de censura à Federação por esta não pactuar com ilegalidades nem com trapaças; alguns treinadores sem emprego, através da respectiva Associação, apoiam aqueles mesmos clubes para assim alargarem as hipóteses de encontrar trabalho; oitenta por cento das 32 equipas profissionais, de acordo com o Sindicato, têm meses de salários em atraso e os jogadores de algumas delas têm vindo a fazer greve aos treinos e ameaçam estendê-la aos próprios jogos; a Federação deixou de divulgar as nomeações dos árbitros, alegadamente para evitar que o clima de suspeição em que se vive não se agrave ainda mais; Portugal é o país com maior percentagem de estrangeiros no campeonato principal... Em suma, o sudário poderia continuar indefinidamente.
Duas sugestões. Quanto à arbitragem, porque não seguir o exemplo alemão, onde os árbitros são designados por três ex-árbitros, um em representação da Federação, outro da Liga e um terceiro super partes? Onde o relatório do árbitro, por questão de transparência, é publicado na net 20 minutos depois do jogo ter terminado e onde se explicam os motivos dos cartões, das expulsões, dos nomes dos autores dos golos e dos minutos em que ocorreram; e onde o árbitro pode, se quiser, ir à sala de imprensa prestar esclarecimentos. Quanto ao alarido dos clubes, é fácil silenciá-lo: basta aplicar na hora da inscrição, com procedimentos cristalinos, aquilo que os regulamentos prescrevem e que, até agora, tem sido letra morta. Ou seja, quem não apresentar garantias fiáveis para suportar as despesas orçamentadas fica excluído. Nem 16 passariam no enxame..."

Manuel Martins de Sá, in A Bola