Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Falta de carácter

Não costumo tratar destes assuntos aqui no Blog. Não andamos atrás de polémicas para ter mais audiências. Mas o que se passou ontem é demasiado grave para ficar calado! E não estou a falar do empate do Benfica, concedido nos descontos. Aquilo que foi dito, por um jogador que ainda tem contrato com o Benfica, é inadmissível!!!
Em condições normais a condenação seria unânime, mas nestes tempos de contra-informação, e ódio anti-Benfica primário, o que se assistiu foi mais uma 'comemoração'!!! Pelos mesmos, que ignoraram as palavras do Aboubakar sobre os Frutados!!!

Começando pelo principio: desde que chegou à Turquia, Talisca tem-se fartado de dar entrevistas, tantas, que como é 'natural', já entrou em contradição várias vezes! Basicamente, o Talisca já chamou mentiroso ao Talisca!!! Parece complicado, mas é mesmo assim... Mesmo assim ainda houve gente com vontade em bater-lhe palmas ontem!!!!
Portanto, a credibilidade do individuo, deveria ser nula...

Mas como a vontade em ver sangue é maior do que qualquer outra coisa (então com o Benfica...), aquilo que foi dito ontem, foi tomado como verdade absoluta, e repetido à exaustão ontem à noite, e hoje o dia todo (e se não houvesse Champions hoje, a rábula iria continuar)!!!

Vamos por partes: Talisca queixou-se que o Benfica atrasou-se a pagar-lhe o ordenado, e o seu empresário confirmou, que o Baiano teve que pedir dinheiro emprestado a amigos, devido ao recente parto da sua mulher!!!!
Talisca, chegou ao Benfica à cerca de dois anos, recebeu um ordenado perto dos 60 mil euros por mês, mas alguns dias de atraso no ordenado, obrigou-o a pedir ajuda!!!!
Tudo isto é ridículo... mas vamos seguir o raciocínio:
O contrato com o Besiktas foi assinado no dia 21 de Agosto, e no ponto 13 os Turcos assumem a responsabilidade de pagar o ordenado de Julho!!! Isto confirma que o ordenado esteva realmente em atraso, mas curiosamente o mais beneficiado foi o jogador!!! Já que no Besiktas o ordenado é o dobro!!! Portanto, esperando alguns dias ganhou cerca de 60 mil euros!!! Realmente a Direcção do Benfica, 'desrespeitou' Talisca!!!!!
Recordo que no início de Agosto, o Benfica estava à espera da resposta ao pedido de Licença de Trabalho em Inglaterra, e apesar de a resposta ter sido negativa... as condições base foram transferidas para o contrato com o Besiktas.
Aqui está um print do contrato:

Quando alguém tem o descaramento de usar a filha recém-nascida, contando uma meia-verdade (mentido...) para atingir terceiros (os mesmos que proporcionaram nos últimos dois anos uma vida muita acima daquilo que ele tinha...), só pode existir uma conclusão: falta de carácter!
Não é burrice, não é birra, não é pirraça... é simplesmente, falta de carácter!

O problema de ser apanhado a mentir, é que a credibilidade desaparece, e todos os rumores, ganham de repente veracidade.
Recordo que Talisca esteve no meio da polémica dos SMS's e que o desafio do Judas ao Benfica, para publicar os SMS's, deu mesmo a entender que o conteúdo das mensagens, eram criticas ao novo treinador do Benfica, Rui Vitória...
Apesar do Talisca ter começado a época como titular, com o aparecimento do Renato Sanches, passou definitivamente para o banco... e os tais rumores, que o apontavam como Bufo, baseavam-se no seu descontentamento...
E tudo isto, neste momento, parece ser mesmo verdade!

Com mais três anos de contrato com o Benfica, descontente com o banco, aparentemente tudo fez para causar a ruptura... começando com a exigência de um aumento de ordenado!!!! Não contente, foi causando problemas com as possibilidades que estiveram em aberto de transferências... e com os Ingleses a recusarem a Licença de Trabalho, acabou na Turquia, com ordenado duplicado!!!
Mesmo assim, podia ter ficado calado, mas não... e como ninguém é assim tão burro, só posso chegar à conclusão, que o 'conselheiro' por trás da falta de carácter tem outro objectivo: voltar a juntar os dois 'sem carácter'!!!!

Espero que a Direcção esteja atenta e não caia na tentação de fazer exactamente aquilo que eles querem...

Uma coisa tenho a certeza, nunca mais irá vestir a camisola do Benfica, e isso deixa-me, confortado!

Cores a mais e cores a menos

"Terminou a Vuelta em ciclismo, este ano bem mais interessante do que o Tour francês. Pois é a propósito do ciclismo que me lembrei de escrever esta curta crónica, sobre cores e seu simbolismo. Não me refiro à cor da liderança, que até aqui varia entre o amarelo francês e português o rosa em Itália ou o vermelho em Espanha. Mas antes, à circunstância de cada uma dessas cores ter deixado de ser a única no pelotão e, como tal, perder alguma da magia. O «camisola amarela ou vermelha» tem agora a companhia de outros amarelos ou vermelhos, ainda que com matizes diferenciáveis. É pena e é confuso!
Noutro âmbito, os equipamentos das selecções estão sempre em mudança, com o merchandising a bater o simbolismo pátrio (e, não raro, a estética). Em Portugal, não só quanto aos tons de vermelho e verde longe das cores da bandeira, como em cada desporto, cada qual com variantes. Uma roda-viva de tutti-frutti...
Ainda no futebol, está agora consagrado o princípio de que as chuteiras (a parte mais decisiva no equipamento...) não fazem parte do «uniforme obrigatório» das equipas. Tudo o resto é igual, mas botas há-as pretas, amarelas, verdes, vermelhas, azuis e até há quem calce uma de cada cor! Já no no hóquei por que raio a bola não é fluorescente para a vermos na tv?
Confesso que não gosto de ver jogadores do Benfica com chuteiras verdes, mas não vou ao ponto de defender - como terá feito o Sporting - a proibição da cor do rival, mesmo que só nas cuecas ou «sugerindo» a eliminação do vermelho nos bólides de atletas, como já sucedeu com o ex-encarnado Bruno César! Que lástima!"

Bagão Félix, in A Bola

O tempo dos heróis é hoje

"A melhor era do desporto é mesmo o século XXI

No meu tempo é que era.
Agora não custa nada.
Antes é que era bom.
Deixei de ver desde que.
Já não tem piada.
É um negócio.
Parece que não é igual.
Está demasiado científico.
Perdeu emoção.
Já não me desperta interesse.
Saudosos tempos do senhor fulano.
Não é mau, mas lembras-te daquele?
Ainda tem de comer muita sopa para lhe chegar aos calcanhares.
O paradoxo mais exemplar da língua portuguesa é aquele que diz que só estamos bem a queixar-nos. Desconfiar, relativizar, criticar, apontar, recordar. Tudo junto ou misturado, vai dar ao mesmo.
O povo da saudade vive de saudades.
Num espaço como este, que vive de recordações, não é intenção inverter a lógica e fechar a sete chaves a história. O passado tem sempre espaço. O que já fomos serve de alicerce ao que vamos ser. Ao nosso caminho, como diria Rui Vitória. Aos nossos pilares, como diria Nuno Espírito Santo. Mas, no fundo, vale pouco mais do que peaners, como diria Jorge Jesus.
São páginas viradas a que nos agarramos por nos lembrarem tempos que não voltam. E com esta encerro a filosofia barata.
Vamos ao desporto.
Tudo isto para deixar a ideia que serve de mote a esta crónica: somos uns privilegiados. Desportivamente falando. Nem falo de Portugal, falo do mundo. Assim, todo de uma vez.
Para quê chorar por Maradona ou Pelé, que dominaram sozinhos, quando temos Messi e Ronaldo a fazer cair todos os recordes na maior rivalidade individual da história do futebol? Ainda não tinham visto por esse prisma? Habituem-se, será o que as gerações futuras vão lamentar não ter visto. 
Michael Jordan à parte, acredito que a esmagadora maioria dos melhores de sempre nas suas áreas competiram no século XXI. Nunca houve outro Roger Federer. Usain Bolt é o maior monstro da velocidade. Querem mesmo falar de Michael Phelps?
Se vamos para os motores, sabemos que nunca ninguém dominou como Michael Schumacher, com Sebastian Vettel, assim a Ferrari renasça, muito a tempo de lá chegar. Como Sebastien Loeb, com Sebastien Ogier, assim se mantenha na Volkswagen, muito a tempo de lá chegar. Como Valentino Rossi, claro. E será que Marc Marquez não chega lá?
Sozinho ou com as mesmas ajudas dos outros, nunca vi um ciclista tão impressionante como Lance Armstrong. Se vi, chama-se Chris Froome e o tempo vai dar-me razão.
O tempo que Simone Biles tem pela frente para colar-se a Nadia Comaneci no trono da ginástica. O tempo que Renaud Laillenie, gostem os brasileiros ou não, já teve para bater o recorde de Sergey Bubka no salto com vara.
Recentemente surgiu um estudo que indicava que o homem está muito perto de atingir o limite. Que os recordes mundiais já roçam o humanamente possível e que em breve poderão ficar inalcançáveis. 
Este é, por isso, o tempo de aproveitar o privilégio que é saborear esta era do desporto. A verdade é uma: ainda há heróis. E competem hoje.
Não se queixem, aproveitem."

Benfiquismo (CCXIX)

Deveria ser sempre assim...
em todos os jogos.
Mas o comodismo do sofá...
está a matar a militância!

Benfica - Juventus, 2014

Frustrante...

Benfica 1 - 1 Besiktas


Perder pontos no último minuto, é sempre frustrante, quando mais neste contexto! Numa analise fria, até se pode admitir que o empate é justo, mas apesar de todas as ausências, tivemos tudo para 'matar' este jogo, várias vezes... a ocasião desperdiçada pelo Guedes é inexplicável! Notou-se que a equipa fez um esforço enorme, para compensar as adaptações que fomos obrigados a fazer... e estivemos muito perto do triunfo, demasiado perto...!!!  

Sendo que a saída do Fejsa foi determinante para o que se passou nos últimos minutos! Pela forma como se movimentou antes de ser substituído, suspeito que seja mais uma lesão...!!! Direi mesmo, a ser mais uma lesão: será a mais determinante de todas... mais 'grave' que todas as lesões anteriores!!! Espero piamente estar enganado e que a minha suspeita seja totalmente infundada!!! Actualmente, sem Fejsa, o Benfica não tem meio-campo!!!!

Hoje, não estou com disposição para fazer uma analise longa à exibição colectiva e individual, deixo só três notas:
1) Mais uma vez, as substituições foram tardias...!
2) Jogámos praticamente com uma equipa sub-23. É bonito, mas como foi visível, não chega...
3) Nestes primeiros jogos oficiais da época, o Benfica tem dominado quase sempre os adversários, independentemente de jogar melhor ou pior. Estatisticamente temos liderado praticamente todos os indicadores, com a excepção de um: os Duelos!
Em todos os jogos, mesmo com o Arouca, mesmo com o Tondela... o Benfica fica sempre a 'perder', nos duelos individuais. Estamos a jogar com uma equipa de pesos-pluma... não existe falta de entrega, mas além dos Centrais, só o Fejsa tem capacidade para ganhar duelos físicos!
Não é normal, uma equipa como o Besiktas vir à Luz, e ter mais pose de bola... e isso deveu-se em grande parte ao domínio físico no jogo... As ausências dos nossos pontas-de-lança ajudaram a tornar este indicador, ainda mais desequilibrado, mas o problema é mais profundo...!!!

Além de tudo isto, ainda levámos mais uma vez, com uma daquelas típicas arbitragens na Luz em jogos da UEFA: o mais anti-caseiro possível!!! Inacreditável a inclinação do critério, durante os 90 minutos... O ataque que acabou no golo do Besiktas, começou com uma carga de ombro do Guedes, transformada em falta... Esta situação na Luz é recorrente, tenho a certeza que em Istambul o critério será diferente...
Recordo, que durante o jogo passaram em claro várias situações de Mão na Bola durante o jogo, excepto a última...!!!
E só não marcou penalty contra o Benfica, porque os auxiliares não o deixaram... porque vontade de o marcar, ele tinha...!!!

Em relação às declarações do Talisca, só tenho que o mandar para o caralho... O Benfica já desmontou os seus supostos argumentos... Mas o que fica evidente, mais uma vez, é que esta gente, acha que está a fazer um favor ao Benfica, quando veste o Manto Sagrado, e que por alguma razão estranha, o Clube fica-lhes a dever alguma coisa...
Mas existe gente que não enxerga mesmo nada, a começar por aqueles que o aplaudiram... Ignorando todas as declarações contraditórias das últimas semanas... além das outras histórias menos públicas, mas de conhecimento geral!

Afirmei antes deste jogo entre amigos, que estava mais preocupado com o jogo de Segunda, do que com este. A qualificação para os Oitavos, está mais difícil, mas está ao nosso alcance (se tivermos os jogadores disponíveis!!!).
Agora, no Campeonato a margem de erro é mínima! O ano passado começamos a época, com uma aversão aos jogos fora da Luz, esta época parece que o problema são os jogos na Luz... E na segunda, além do adversário, vamos ter o regressado Jorge Sousa...
Tudo junto, sem o Fejsa, estou muito, mas mesmo muito pessimista!!!!!!!

Nulo

Benfica 0 - 0 Besiktas


Este ano as expectativas estão mais baixas: estamos a jogar com uma média de idades muito baixa (alguns Juvenis!)... e com vários jogadores com idade de participarem nesta competição de fora: Zé Gomes, Joãozinho, Rúben Dias...!!! E aqui, também temos alguns lesionados: Gedson, Jota...
Portanto, a cobrança tem que ser diferente...