Últimas indefectivações

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Melgarejo até 2018


O Benfica actualizou o contrato com o Melga, por mais uns anos, subindo o ordenado, e colocando a cláusula de rescisão nos 30 milhões.
Depois de um início de época, no 'buraco do furacão', com as vendas do Javi e do Witsel, a história do defesa esquerdo, deixou de ser '1ª página'!!! O facto do Melga ter melhorado as suas performances a cada jogo, tem ajudado... no último jogo com o Nacional, teve uma 'branca' e em poucos segundos fez 2 passes disparatados, tem que evitar estas desoncentrações, mas os adeptos começam a ter mais confiança nas suas exibições... além disso, demonstra uma força psicológica muito acima da média: não amuou, não se queixou, e continua a dar tudo em todas as jogadas, com uma garra contagiante...
Como defesa ou como extremo, é um jovem com futuro, excelente notícia a sua renovação.

De Ricardo Santos a Herculano Lima

"Enquanto não for tornada pública a punição aos erros dos árbitros a suspeição continuará a crescer. É isso que querem?

Finalmente, muitos meses depois do tempo certo, o árbitro assistente Ricardo Santos, um dos melhores do Mundo, falou (porque deve ter sido autorizado...) sobre o lance do terceiro golo do FC Porto na Luz, que valeu a vitória aos dragões por 3-2. Disse, simplesmente, Ricardo Santos que, naquele instante fatídico, se desconcentrou, falhando a avaliação de um lance sem grande dificuldade. Disse, está dito, desconcentrou-se, acontece. Porém, perante a lei da rolha a que os árbitros estão sujeitos, só agora foi possível ter uma explicação do assistente de Pedro Proença no Euro 2012; mas não se soube - e este é um pecado capital - que sanções sofreu Ricardo Santos por uma desconcentração que teve influência directa no desfecho do jogo do título de 2012/13. Para a opinião pública o que passa é um sentimento de impunidade (que, amiúde, não corresponde à realidade) dos árbitros, que só concorre para o descrédito destes. Enquanto esta situação não for alterada, a ideia de estarmos perante vacas sagradas, que vivem para lá da crítica e da autocrítica, só potencia a contestação aos árbitros. É uma falta de transparência que acaba por prejudicar a imagem dos juízes de campo e aumenta exponencialmente a suspeição no futebol.
Herculano Lima, juiz conselheiro jubilado e presidente do Conselho de Disciplina da FPF, no recente voto de vencido a propósito de um castigo a Jorge Jesus, na sequência do Benfica- FC Porto onde Ricardo Santos cometeu um erro importante, perguntou porque é que os juízes de toga são criticados a torto e a direito e os do futebol devem estar imunes a críticas. A questão é pertinente e seria bem resolvida se os árbitros não vivessem protegidos por uma redoma demagógica, que imputa ao erro humano tudo o que de mal acontece, sem mais explicações.
Por um lado, os árbitros são humanos e os seus erros devem ser perdoados; por outro, a UEFA não quer nem ouvir falar em meios auxiliares para um melhor julgamento das partidas. Um contrassenso.
«Todos erram, os jogadores também», diz muitas vezes Pierluigi Collina, secundado pelos presidentes das arbitragens locais, Vítor Pereira incluído. É verdade, mas enquanto que os erros dos jogadores não prejudicam os árbitros, os erros dos árbitros prejudicam os jogadores. E se todos temos direito a, de boa fé, errar, há consequências a extrair dos erros. Dentro desse direito tanto cabe a empregada que errou e partiu um prato como o controlador aéreo que errou e morreram 500 pessoas. É por isso que a graduação dos erros tem de ser diferenciada. Mas os árbitros também são punidos, podem dizer os responsáveis do sector. Só que esse castigo não é tornado público, o que aproxima a arbitragem de uma sociedade secreta. Secreta porquê? O que têm a esconder? Não acordem, não...

(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

Lixívia 3 (adenda)

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........7 (-2 ) = 9
Corruptos......7 ( 0 ) = 7
Braga............4 (+1) = 3
Sporting.........2 ( 0 ) = 2

Não vi o jogo dos Barreiros, alguns Lagartos queixaram-se de um lance em que a bola pareceu passar a linha de golo, admito que em velocidade normal pode-se ficar com dúvidas, mas a repetição é clara: a bola nunca passa na sua totalidade a linha de golo!!! No livre que dá o golo do empate ao Marítimo, houve dúvidas sobre quem fez a falta... recordo-me de um penalty contra o Benfica, em Belém - cometido pelo Hélder -, num lance exactamente igual!!! Quando um jogador puxa o 'pé atrás' para efectuar um remate, muitas vezes o defesa coloca a perna 'no meio do caminho', é daqueles lances que fica ao critério do árbitro, mas que quase sempre dá falta contra o defesa... mas como estou bem disposto, dou razão às queixas dos Lagartos. Agora, o principal erro foi o penalty não assinalado do Xandão sobre o Heldon... e o 'quase' pontapé que o Rojo dá nas costas do Fidelis, não é penalty por pouco!!! 
Uma nota para mais uma viagem do Xistra à Madeira!!! Não tenho acesso às estatísticas, mas o Xistra deve ser o árbitro 'premiado' com mais viagens ao Jardim do Atlântico, seja nos Barreiros ou na Choupana, principalmente com os Corruptos, todas as épocas, lá está o homem, porque será?!!!

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicado, Beneficiado, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficado, Prejudicado, Sem influência no resultado

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar

Capelão em fuga...!!!

De penalty, em penalty, até à vitória final !!! Eis o novo lema, a ser inscrito por cima da porta 10-A no Alvalixo !!! Em 6 jornadas, na 2ª Liga, os Lagartinhos, já beneficiaram de 6 penalty's!!! Só em duas jornadas não tiveram grandes penalidades a favor, sendo que em dois jogos, que venceram pela margem mínima, tiveram 2 penalty's!!! No jogo com o Sp. da Covilhã apesar de não ter havido penalty's, houve expulsões, tendo terminado a partida, com muita polémica, e com a polícia a separar os intervenientes... curiosamente o Manelão dos Sarilhos, anda sempre metido no meio da confusão!!! Um educador por excelência!!!
Desta vez tenho que admitir que até valeu a pena!!! A expressão do Capelão a fugir de um Arouquense com sangue na guelra, é inolvidável...
Recordo para os mais distraídos que este foi o árbitro do Olhanense-Benfica da época passada, que 'castigou' o Aimar com dois jogos, mentindo no relatório, e que deixou por marcar várias grandes penalidades a favor do Benfica nesse jogo, a maioria por agarrões dentro da área, em situações de bolas paradas - só sobre o Javi foram duas !!! -, temos aqui mais um exemplo da 'evolução', que o outro Corrupto se referiu ontem...!!! Para os mais esquecidos relembro que este Capela, quando ainda apitava jogos de Juniores, ofereceu um título aos Lagartos... num jogo contra o Benfica... chegando a validar um golo, sem a bola passar a linha!!!

II Liga: Arouca 1-2 Sporting B (Resumo) por Ricardo109x