Últimas indefectivações

domingo, 23 de março de 2014

Sem vacilar... cada vez mais perto!!!

Benfica 3 - 0 Académica

Esperava mais dificuldades, mas com o Lima a recuperar o instinto matador, a Briosa acabou por ser uma presa fácil. A estratégia da Académica era encostar a linha de meio-campo, à linha defensiva, para não deixar o Benfica jogar entre-linhas... e durante algum tempo até dificultaram os passes dos nossos Centrais para os nossos Avançados pelo meio, mas equipa soube encontrar soluções, dando a volta pelos flancos, ou fazer recuperações altas, como aconteceu no 1.º golo!!! Mas colocar a linha de meio-campo tão perto da linha defensiva, tem várias desvantagens, uma delas é quando a Académica queria sair para o ataque, tinha a a maior parte dos seus jogadores, muito recuados... facilitando a nossa recuperação...
No 2.º golo além do cruzamento do Markovic, aconselho o visionamento de toda a jogada, desde da área do Benfica, com a Académica a pressionar e o Benfica, a sair a jogar pelo relva... Eu às vezes também me irrito, quando a equipa arrisca passes em zonas recuadas, mas hoje resultou em cheio!!!
Marcámos 3 golos, ainda tivemos mais duas bolas nos ferros (além da do 1.º golo), e mais uma mão cheia de oportunidades, a Académica teve uma cabeçada e um livre directo, e ambos saíram ao lado... Em mais um jogo que começou com a luz do Sol, com uma casa muito composta, tivemos mais um grande dia de Benfiquismo, com a crença do título a crescer todos os dias!!!
Apesar dos golos do Lima, das assistências do Rodrigo, do grande passe do Marko, da extraordinária capacidade do Fejsa em recuperar bolas, e deixá-las jogáveis... além da exibição praticamente perfeita do Luisão e do Garay, do constante apoio ofensivo do Sílvio e do Siqueira, da liderança em campo do Enzo, apesar de tudo isso, ninguém merece ser o MVP. O colectivo, foi o Melhor Jogador em Campo!!! O único que provavelmente não merece o meu elogio, é o Oblak... porque mais uma vez, não foi mais do que um espectador privilegiado!!!
Mas não nos podemos esquecer que esta vitória, começou a ser 'trabalhada' na Quinta-feira com o Tottenham, quando 7 dos titulares de hoje, não foram titulares na Liga Europa. Só Oblak, Luisão, Garay e Siqueira repetiram a titularidade... Esta observação é importante, porque para a semana, se quisermos vencer em Braga, temos que gerir muito bem o jogo da Taça de Portugal no Dragay...
No rescaldo do jogo com o Tottenham pedi descanso para o Siqueira, o Jesus não me fez o favor, mas poupou o Maxi, o que me leva a especular que na Quarta-feira vai jogar o Maxi, e o Sílvio vai para esquerda para dar descanso ao Siqueira...; Também arriscava dar titularidade ao Jardel, poupando um dos Centrais...; O Amorim deverá ser opção para a Taça, a minha única dúvida é saber com que vai fazer a dupla do meio: Fejsa o Enzo?! ; Na frente prevejo, uma rotação total, Salvio, Sulejmani, e Cardozo, só tenho dúvidas em qual será o 2.º avançado: o Djuricic não tem aproveitado as oportunidades; o Rodrigo jogou em Londres, e como raramente tem feito 90 minutos terá menos fatigado; ou até o Cavaleiro!!! Esta deverá ser a estratégia, porque ninguém se iluda, o jogo da Pedreira será a última oportunidade do Sistema para abortar o título ao Benfica... prevejo um daqueles Internacionais bem conhecidos para dirigir o jogo: Sousa, Xistra, Proença, Soares Dias, Benquerença...!!! Escolham um?!!! Em caso de vitória, com 7 pontos de vantagem, e 5 jogos para acabar, bastará vencer os 3 na Luz... Repito: Braga será decisivo. 
Matematicamente faltam 4 vitórias, nos 6 jogos que ainda faltam para ser jogados, se o Sporting empatar um jogo, 3 vitórias chegam, mas como nós sabemos basta um desaire do Benfica, para pôr tudo em causa... está quase, mas ainda não está!!!

Vitória, com Weaver 'on fire'!!!

CAB Madeira 84 - 91 Benfica
11-27, 23-21, 27-18, 23-25

O destaque desta vitória, têm que ser os 29 pontos do Weaver!!! Até hoje, tinha 101 pontos no Campeonato, portanto dá para perceber o espanto!!!
Voltámos a entrar muito bem, parece que esta é uma nova especialidade desta equipa: entradas fortes; mas depois, lentamente permitimos a perigosa aproximação do adversário. Hoje, com um horrível 3.º período foi isso que aconteceu... Felizmente a equipa reagiu e vencemos, num dos Pavilhões com um grau de dificuldade mais elevado. Juntamente com o Guimarães, o CAB é uma das fortes possibilidades para se juntar a nós na Final do Play-off.

Ainda vamos a tempo, mas...

Benfica 39 - 26 Sp. Horta

Apesar da vantagem larga, o jogo só ficou 'decidido' na 2.ª parte. Chegámos a ter um vantagem de 6 golos, mas ao intervalo, vencíamos só por 19-15. No arranque do 2.º tempo, os Açorianos reduziram para 2 golos, mas a partir do 20-18 o jogo foi todo nosso!!!
Só não percebi aquela 'indignação' do banco do Sporting na Horta, exigindo uma expulsão ao Chernov, quando nada de extraordinário aconteceu, numa altura que a partida já estava decidida!!!
Apesar das recentes derrotas, neste momento ainda dependemos só de nós para sermos Campeões, para a semana temos derby - este ano ainda não conseguimos ganhar aos Lagartos!!! -, portanto só um resultado interessa...

Vitória, que sabe a pouco!!!

Castêlo da Maia 0 - 3 Benfica
21-25, 11-25, 21-25

Para ser sincero, depois da derrota de ontem já estava à espera de uma vitória fácil hoje!!! Como se costuma dizer, a 'pastilha' acabou!!! Só tenho pena que o Benfica não tenha feito tudo, o que estava ao nosso alcance, ontem... Assim, pelo menos, mantemos a diferença pontual para a Fonte do Bastardo, que nos dá alguma margem de manobra até ao final da 2.ª fase...

Desperdiço mortal !!!

União da Madeira 2 - 1 Benfica B

Não é fácil comentar um jogo, onde falhámos várias oportunidades 'certas' de golo, houve momentos de massacre mesmo, mas depois cometemos erros infantis na defesa...
Se os jogadores estão mesmo com vontade de ser Campeões da II Liga, independentemente dos bons momentos que tivemos, este resultado não pode ser aceite com naturalidade...