Últimas indefectivações

quinta-feira, 17 de março de 2016

Fim-de-semana importante...

Benfica 100 - 54 Illiabum
36-16, 31-9, 17-15, 17-14

Obrigação cumprida... Sábado temos as Meias-finais com o Guimarães...
A ausência do Gentry, poderá ser um factor, em sentido contrário o Radic parece estar a melhorar...

No Domingo, muito provavelmente vamos ter a Final esperada... Depois das derrotas nos últimos 3 clássicos, esta Taça de Portugal, ainda é mais importante...

Já só faltam 8 finais (mas ainda faltam 8 finais)

"Contra o Zenit da Gazprom que muitos consideravam inultrapassável...

Depois de cumprida, com a tranquilidade e o empenho habituais, a nossa obrigação no jogo com o Tondela, passaram a faltar oito finais. Apenas oito finais, mas ainda oito finais. Tão perto, se continuarmos assim, com a humildade e a força de sempre; ou tão longe, se - como outros, antes - nos deslumbrarmos e deixarmos que nos queimem as asas, qual Ícaro a fugir do labirinto do Minotauro, de Creta.

Não à euforia
O próximo jogo será, por certo, o mais difícil da época. Como o próximo, ultrapassado esse, passará a ser o mais difícil e assim sucessivamente até conseguirmos o que todos queremos. Não podemos, por isso, cair em situações de uma euforia desmedida.
Antes, temos de ter os pés bem assentes na terra, ainda que isso possa coexistir com contentamento evidente e exteriorizado pelos resultados que temos vindo a alcançar nas provas que ainda disputamos. Com a certeza de que ainda não ganhámos nada. Ainda!
A nossa luta é semanal, jornada após jornada, com a capacidade de sacrifício e o esforço necessários, sem esquecer - nunca é de mais realçar - a grande humildade que, nos sendo inerente, faz os campeões. Por nós, só queremos ganhar. À Benfica!

Na Liga dos Campeões... mesmo contra a Gazprom
Na Liga dos Campeões, com um discurso realista, conseguimos eliminar o «todo poderoso» e «temível» Zenit da Gazprom.
A mesma Gazprom que outros invocaram como força inultrapassável que «impediu», no princípio da época, a eliminação do CSKA... Nem percebem o ridículo em que caem com a ânsia de justificarem tanto insucesso...
Mas, como dos fracos não reza a História, depois da passagem aos quartos de final, a sorte do sorteio poderá levar-nos a continuar a sonhar. Não sei se, esta época, para chegar a Milão. Mas haveremos de lá chegar... e ganhar! Um sonho que nem é desmedido, nem descabido. Até porque o «sonho comanda a vida».
E neste ou num dos próximos anos, com a tranquilidade de quem foi capaz de fazer esta revolução tranquila, com a capacidade de - herdando-a - a poder continuar, com pequenos ajustamentos, haverá um dia na Liga dos Campeões que, no Benfica, se poderá dizer com razão... quem vier morre! Sem medos e sem entraves, à Benfica!
Porque faltará apenas - e mais do que «cumprir-se Portugal», como diria o poeta - cumprir o sonho europeu...
Deixem-nos sonhar!
Vocês são minhas testemunhas.
Há muito que acredito ser possível ganharmos a Liga dos Campeões. Chamem-me o que quiserem, mas é a minha convicção! E um dia cumprirei, cumpriremos esse sonho.

Domingo... todos ao Bessa
No campeonato nacional, cuja conquista é, naturalmente, um objectivo definido todas as épocas, após a mais recente vitória frente ao Tondela - a tal 9.ª final - concentremo-nos, agora, na final que se segue... a oitava, frente ao Boavista.
Eu sei que, no Benfica, essa aposta no título nacional não pode significar alguma eventual abdicação de outra competição - como só os treinadores menos ambiciosos, diria, e menos crentes nas competências que dizem ter, o assumem... e, mais grave ainda, o fazem - mas esse é, claramente, o nosso primeiro objectivo (apesar de não ser o único, como o é para outros).
Por isso, máximo respeito e total empenho no jogo do Bessa. Contra um Boavista que, não obstante as dificuldades desportivas, sobretudo, que tem atravessado ao longo desta época, luta pela manutenção (merecida, pelo seu estatuto e pela sua história).
Não será um jogo certamente fácil, mas a determinação, a raça e o querer que esta equipa do Benfica, goste-se ou não, tem demonstrado, ao longo do campeonato, bem como a cada vez maior consistência do seu jogo, e da assimilação das ideias de Rui Vitória, ajudar-nos-ão a ultrapassar mais uma final. Perante um Boavista lutador, num terreno reconhecidamente difícil, mas que, também ele, será alvo de mais uma onda vermelha, ou de mais uma demonstração do inesgotável apoio de que a equipa tem tido. De facto, «inigualável massa associativa», como diria o inesquecível Bélla Guttmann, que não me canso de citar.
Seja onde for!
Com a certeza de que domingo o Porto será novamente pintado de vermelho! Relembrando também, um pouco, a última jornada do campeonato de 2004/05, em que fomos campeões, num idêntico Boavista-Benfica, em pleno Bessa (onde estive, claro, nas bancadas, fazendo parte, como tantas outras vezes, dessa onda vermelha), onze anos após a anterior conquista do título nacional, perante a nossa gente. Dessa época resta-nos apenas, no plantel, o capitão Luisão, e uma grande lição de união. Regressamos agora ao Bessa, não na última jornada, mas numa igualmente importante batalha.
Sem que nos deixemos afectar por algumas manobras dilatórias ou por mesquinhas (mas sucessivas) campanhas, que não passam de tentativas de desestabilização.
Porque, de facto, o que não nos mata torna-nos mais fortes e juntos ultrapassaremos essas manobras de diversão, em que os meios justificam os fins, numa inversão da lógica maquiavélica (os «homens» bem lêem, mas não percebem...)

Os cães ladram... e a caravana passa
Estou certo, por isso, que domingo, no Bessa, assistiremos a mais uma exibição exemplar, com mérito, dignidade, respeito pelo adversário e, acima de tudo, muita competência. Estou ainda certo de que longe vão os tempos em que as rectas finais do campeonato significavam alguma instabilidade nos resultados e que se traduziam em constantes ai Jesus.
Não ligando a campanhas inventadas, de um nível tão baixo, tão baixo, que só são comparáveis ao nível de quem as imagina e lhes dá corpo.
Contra o desespero, a falta de nível e a calúnia, responderemos com a superioridade moral de nunca termos sido protagonistas de Apitos Dourados, nem termos dirigentes com pistolas em cima da mesa em reuniões do clube.
Por isso somos diferentes!
A tudo isso, acresce - hoje - o facto de termos a vantagem de estarmos mais unidos do que nunca, numa sintoma perfeita entre jogadores e treinador.
Como eu já tinha saudades disso! Porque, isso sim, é o Benfica!
E a esse propósito, uma palavra de grande apreço para o treinador Rui Vitória que, sendo gente de bem e com muita preparação, mesmo para além do futebol («quem só sabe de futebol, não percebe nada de futebol», não é professor Manuel Sérgio?), tem um discurso à Benfica, protegendo, de forma exemplar, os seus jogadores.
Uma vitória no domingo - bem como uma vitória final - será tanto do treinador como dos jogadores, como ainda dos dirigentes e de todos e de cada um de nós sócios, adeptos e simpatizantes.
Como sempre foi suposto!
Ninguém para este Benfica, pelo que, com a união e o espírito de sacrifício exigíveis, seremos novamente felizes no Bessa, rumo ao tricampeonato! Porque, todos queremos dar voz e ver concretizado o cântico... Benfica, dá-me o 35!
Vamos a isso?"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Golos precisam-se!

"A regra de, em caso de empate numa eliminatória, os golos marcados em terreno alheio valerem a dobrar parece-me cada vez mais obsoleta e até contraproducente.
Reconheço que, ao longo dos seus 40 anos de vigência. cumpriu o seu objectivo até determinada altura, sobretudo no tempo em que jogar fora era, a priori, uma desvantagem logística, psicológica e contextual que tolhia e inibia as equipas de uma maneira evidente. Este critério do desempate veio até a proporcionar jogos mais equilibrados e com equipas visitantes mais afoitas na busca do desejado golo. Mas também é verdade a outra face: as equipas caseiras passaram a ter mil cuidados para não sofrer um traiçoeiro golo do adversário. Daí a abundância dos 0-0 ou 1-0.
Diz-se que o golo é o sal do futebol. Mas também é o açúcar ou a pimenta, conforme os gostos. Por isso, sejam quais forem as tácticas e filosofias do futebol, sempre é melhor um 4-3 do que 1-0. Um 2-2 do que um 0-0. São resultado semelhantes, mas 7 golos é melhor do que 1, e 4 bem melhor do que 0.
É confrangedor ver um jogo de uma primeira mão com o resultado dito como satisfatório de 0-0 (satisfatório para quem jogou em casa porque não sofreu golos e satisfatório para quem jogou fora porque não perdeu...). Vi num relatório da UEFA que, na Champions de 2012, houve 21 eliminatórias decididas pela regra dos golos fora! Hoje as condições são diferentes: as viagens mais rápidas e cómodas, relvados similares, jogadores menos condicionados pelo ambiente, maior profissionalização, etc. Em meu entender já não se justifica esta regra (e muito menos em competições domésticas)."

Bagão Félix, in A Bola

Benfiquismo (XLVI)

1931 - José Maria Nicolau venceu individualmente,
e o Benfica foi o vencedor colectivamente,
na 2.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta

Já que está na moda as camisolas 'vintage', que tal esta...
mesmo a preto e branco, é linda!!!

Extraordinário...!!!

Verona 2 - 3 Benfica
25-18, 24-26, 16-25, 25-21, 12-15


Vitória inacreditável!!! O ano passado eliminámos um Ravena, que na altura estava 'a meio' da Liga Italiana, e usámos um pouco do factor surpresa! Este ano, tenho a certeza que o Verona não estava à espera de facilidades, além disso estamos a falar de uma equipa que terminou a fase regular da Liga Italiana (uma das melhores do Mundo, a par da Russa...), no 4.º lugar, estando agora no Play-off a lutar por um lugar na Final... Se ainda não estão impressionados, revelo que o orçamento deste Verona ronda os 8 milhões de euros!!! Isto comparando com o Futebol, é como um Atlético de Madrid, defrontar um Bate Borisov...!!!

E só não foi 'melhor', porque nos dois Set's que perdemos, entrámos muito mal no Set... Foi pena, não termos fechado o jogo no 4.º Set (seria 1-3), mudava muito cenário da 2.ª mão! Mas a entrada suicida no Set, foi fatal... ainda recuperámos, mas faltou a ponta final...
Que dizer da exibição do Zelão?!!! A pontuar o no Bloco?!!! Ainda no Domingo, elogiei o nosso Central, parece que ele 'gostou'!!! Espectáculo... Acredito, que os Italianos analisaram as estatísticas do Benfica, e verificaram que o Gaspar era a nossa principal arma, assim se explica a falta de eficácia do Capitão hoje. O Bloco é uma das grandes armas do Verona, aqueles Centrais são altos e móveis, o Gaspar foi claramente 'marcado'!!! Mas assim, acabou por dar mais liberdade aos restantes...
Outro jogador importante foi o Roberto, que saltou do banco, para um excelente exibição... com 4 ases!!!
Creio que também já é altura de fazer uma referência ao Renan. O regresso do Renan foi visto com alguma desconfiança. Tanto o Vinhedo como o Perini deixaram muitas saudades. E as recordações da primeira passagem do Renan, não eram totalmente positivas... Hoje, contra o adversário mais difícil esta temporada, voltou a estar muito bem...
Domingo, na Luz, vamos ter um grande jogo. Apesar da vitória épica, nada está resolvido, nem a negra, está garantida!!! Mas acredito, que anulando as 'brancas' no início dos Set's, que podemos regressar à Final...