Últimas indefectivações

sábado, 4 de dezembro de 2021

Vermelhão: Péssimo...

Benfica 1 - 3 Sporting


Entrámos pessimamente no jogo, e ainda por cima o adversário marcou... Logo, um adversário, que só sabe jogar em contra-ataque! Pecado capital... Ainda por cima, com um Benfica totalmente 'mal-adaptado' contra um esquema de bloco baixo, com linhas próximas, com o Darwin sozinho no meio... e uma linha defensiva lenta! Um Benfica diga-se, que nunca se dá bem, contra equipas em bloco baixo...!!!

O Veríssimo é o nosso defesa mais rápido, a opção do Almeidinhos, para jogos como o do Camp Nou, onde os defesas do Benfica 'cobrem' uma área relativamente pequena, até pode resultar, agora em jogos destes com a defesa do Benfica a jogar com 40 metros 'livres' nas costas, nunca poderá dar bom resultado!

Até ao intervalo equilibrámos, sem nunca criar muito perigo, com o Sporting sempre perigoso no contra... Mas a entrada do 2.º tempo, foi muito boa, mereciamos ter empatado, com alguma eficácia, até poderíamos ter dado a volta ao marcador! Mas na primeira oportunidade do 2.º tempo, após um falhanço nosso, sofremos o 2.º golo e a equipa reagiu mal, muito mal... com o 3.º golo pouco depois!!! E jogo 'acabou'!!!

Jogo com uma dinâmica, totalmente oposta àquilo que o Benfica desejaria antes do jogo começar, e com total incapacidade de alterar as coisas durante o jogo!!! Numa partida onde a estatística até indica alguma superioridade teórica do Benfica, com duas bolas nos ferros pelo meio, mas no jogo jogado, foi tudo ao contrário...

Como não podia deixar de ser o trio Soares Dias / Hugo Macron / Ricardo Santos, deixou 'marcas' neste jogo: penalty descarado sobre o Rafa não assinalado, que daria o 1-1... inacreditável a inação do VAR! Expulsão perdoada ao Saraiba na entrada a 'matar' sobre o Almeida... o apitadeiro deu Amarelo, mas o VAR devia ter retificado para Vermelho, ainda na 1.ª parte!
Já para não falar da quantidade absurda que o Soares Dias se deixou 'enganar' pelas simulações Lagartas!

Agora, temos que olhar em frente,  próximo é o decisivo jogo para a Champions com o Dínamo de Kiev, e apesar de ser uma competição diferente, suspeito que o Dínamo vem à Luz, jogar de forma parecida, no contra-ataque, e isso deixa-me preocupado...
No campeonato, falta muito, 4 pontos não são decisivos, mas deixa-nos sem margem de erro, até porque os nossos rivais diretos, quando jogam 'mal', tem sempre os apitos a ajudar!


Vitória no Restelo...

Belenenses 28 - 40 Benfica
(15-20)

Segunda vitória tranquila, consecutivamente, dá a entender mesmo que o mau momento passou...
Mas a confirmação será mesmo na Europa, com o Nantes em França na Terça...

Vergonha


"Nunca a Liga, deveria ter permitido que a B Sad - Benfica tivesse sido disputado quando uma das equipas nem sequer tinha 11 jogadores para apresentar em campo.
Claro que há que aferir se o B Sad procedeu em conformidade a vários níveis, desde a implementação dos protocolos de segurança à indicação correcta dos jogadores indisponíveis, passando pela fiabilidade das informações prestadas à DGS, além da veracidade dos casos de lesão ocorridos durante o jogo.
Porém, não obstante os regulamentos, quer aqueles referentes à realização do jogo, quer os que se relacionaram com a calendarização do campeonato, obrigarem, não havendo um pedido formal de adiamento (que ninguém entende) por parte do B Sad, a que o jogo tivesse de ser disputado conforme agendado, a Liga deveria ter tomado a iniciativa de proceder unilateralmente ao adiamento do jogo para uma data possível aos dois clubes. É o que teria acontecido caso houvesse uma liderança forte na Liga.
Assim, foram vários os lesados. Acima de todos, os adeptos, nomeadamente aqueles que, para marcarem presença num jogo, disputado numa noite fria, pagaram, e não foi pouco, pelo bilhete. Também os atletas de ambas as equipas, sujeitos a tão degradante espectáculo. O próprio Benfica que se viu envolvido inadvertidamente e sem qualquer responsabilidade num episódio tão lamentável com repercussões internacionais. E, por fim, o futebol português no seu todo, mais terceiro-mundista que outra coisa qualquer na forma como foi visto, aqui e lá fora, após este acontecimento inaudito e desgraçado.
E já ninguém liga ao que o secretário do Desporto tem a dizer sobre este e outros assuntos. Regista-se somente o que lhe aprovou dizer, defendendo implicitamente que, em nome do exemplo devido às crianças, o Benfica deveria ter começado com nove jogadores, acontece muito a quem não sabe o que diz.

P.S.: Aparentemente, o jogador do Sporting Palhinha não poderá jogar hoje à noite. Caso se verifique, é a prova definitiva de que o corpo é quem manda. Um problema muscular impede-o de fazer aquilo de que gosta, coisa que, na temporada passada, nem a acumulação de cinco amarelos conseguiu, apesar das regras."

João Tomaz, in O Benfica

Costas largas


"Nos últimos dias ficámos a saber que a palhaçada que aconteceu no Estádio Nacional no passado sábado foi culpa do Sport Lisboa e Benfica. Tudo. O facto de a B Sad entrar em campo com 9 jogadores, horas depois de ter comunicado que havia mais de 30 profissionais inscritos, não interessa para nada. Não terem pedido o adiamento, também não. O alegado silêncio do delegado da Liga, idem. A falta de atitude da direcção da Liga de Clubes e da própria Federação, aspas. E as sucessivas declarações contraditórias do presidente da B Sad também são culpa do Benfica.
De todos os lados choveram criticas à postura do maior clube português, até de próprios benfiquistas vieram reparos. Inventou-se um pouco de tudo: que a equipa deveria ter entrado também com 9, que se deveria ter recusado a jogar, que devia ter pedido adiamento por solidariedade com o plantel da equipa com a pior média de ocupação do estádio da liga portuguesa. Disseram até que era uma questão de honra. Curiosamente, alguns apelos ao respeito vieram de quem, provavelmente, nem deve saber o que tal significa. Se, para os adeptos, cheira tudo a uma imensa jogada de bastidores? Cheira. E muito.
Encontrar um parágrafo na lei que, alegadamente permite a repetição de um jogo que seja interrompida por falta de jogadores é simples. Entrar em campo com menos dois e perder e sétimo elemento, por lesão, nos primeiros segundos da segunda parte, também foi fácil.
Sim, foi uma vergonha. Para os adeptos (que contribuíram para um bom pecúlio na bilhética) e para os jogadores e as equipas técnicas que estiveram em campo fica o abraço de solidariedade.
Para quem provocou toda a situação, quem sabe para esconder outros assuntos importantes da agenda noticiosa, fica uma esperança: a de que a justiça faça o seu trabalho. E para o Sport Lisboa e Benfica, fica uma constatação: temos as costas muito largas."

Ricardo Santos, in O Benfica

Ah, que saudades: a culpa é do Benfica!


"Vamos ver se eu percebi bem. O Belenenses - ou as pessoas que lhe roubaram o ser (ninguém percebe muito bem quem é quem) - tinha quase todo o plantel infectado com covid-19 e manteve a DGS e a Liga a par da situação para, em conjunto, determinarem qual o procedimento correto a seguir no sentido de tomarem alguma decisão sensata e equilibrada sem prejuízo de nenhum envolvido no jogo em questão. No próprio dia, Rui Pedro Soares veio a público anunciar que em nenhum momento solicitou o adiamento do jogo - apesar de, pelo que se viu, não estarem reunidas as condições para que o mesmo se realizasse. No final de 47 minutos de circo, o mesmo presidente veio novamente a público, desta vez para se revoltar contra o mundo pelo facto de o jogo não ter sido adiado. Lá pelo meio do discurso, ainda deu conta de que, afinal, tinha entrado em contacto com o Benfica para que o jogo fosse adiado. Quando? no dia anterior? Não. Na manhã do jogo? Também não. Uma hora antes de o jogo de iniciar, com adeptos sentados na bancada, outros à porta do estádio, outros ainda a estacionar e os jogadores no balneário a vestirem o equipamento? Exactamente! E, depois de toda esta confusão, a revolta da generalidade dos adeptos é contra o Benfica? Não fico surpreendido.
O presidente da S Sad, cujo único título conquistado ao longo dos últimos 15 anos foi um Dragão de Ouro entregue pelas mãos de Pinto da Costa, saiu de campo a chorar ao intervalo, e aí tenho de ser solidário: ver um clube histórico como o Belenenses longe do Restelo, uma Liga impávida, sem cara e serena perante um episódio vergonhoso, e inúmeras pessoas muito zangadas com o comportamento do Benfica, de facto, dá vontade de chorar."

Pedro Soares, in O Benfica

Bancadolândia


"A noite foi de sono corrido, acossada pelo sobressalto, pelo receio de que o despertador emudecesse ou o corpo se entregasse desalmadamente, às curas paliativas do desgaste. À hora certa, no local exato, a primeira missão dominical estava cumprida. Meia dúzia de metros ao lado, naquele gélido amanhecer que o sol descoberto mitigava, um pequeno grupo de pessoas debatia 'o facto' da noite antecedente - o borrão do Jamor!
Discutia-se, lamentava-se o sucedido no jogo B Sad - Benfica, que terminou ao minuto 48 pelas razões que sabemos, e embrulhavam-se conclusões e acusações. 'O Benfica isto'; 'Os jogadores do Benfica aquilo...' Sentenças intragáveis, mas reveladoras: o falatório inspirava-se no éter, as argumentações eram vazias, desprovidas de nexo, mas aquele 0-7... Bem, aquele desfecho tão pesado, mesmo para quem não assistiu, ou pouco, ou nada, sabia acerca do que se passara, é que não podia ser. Não, meus senhores, isso é um profundo engano. Se há aspecto que se salvou naquele desgraçado serão foi mesmo o profissionalismo da equipa do Benfica!
Comportando-se como se exige num jogo se uma competição profissional, os jogadores benfiquistas não só respeitaram quem pagou bilhete - para estar no Estádio Nacional, no sofá de casa ou na cadeira do café... - como honraram e valorizaram o esforço dos adversários. Apontar às bandeirolas de canto, isso, sim, seria indigno e vexatório!
O 'protesto' esteve lá (o resultado desnivelado é ou não é assunto?), fez-se com brio e racionalidade, como golos que deveriam ser transportados para o aldo correto da análise e do debate da trapalhada que, do lado organizativo, quem tinha obrigação moral e poder regulamentar não foi capaz de evitar. Tantos não viram, não veem ou não quererem ver nem saber. Surpreendente? Zero! Nesta terra de juízos no coldre, o disparo arbitrário continua a ser fácil, sem se olhar a causas nem consequências.
Do leque de declarações assertivas e pertinentes que devem ser retidas no pós-Jamor, esta, proferida pelo presidente Rui Costa, é uma delas: 'Devemos estar todos envergonhados pelo que se passou, mas em nenhuma circunstância o Benfica é responsável por aquilo que aconteceu. Não nos agradou de maneira nenhuma ter de ir para campo nestas condições, não beneficia o futebol português, mas não passem esse ónus para o Benfica'."

João Sanches, in O Benfica

Vitórias e pouco mais


"No momento em que escrevo, desconheço os resultados das nossas equipas de andebol, voleibol e futsal, nos seus compromissos internacionais desta semana.
Até agora, nas várias modalidades, nas competições europeias em que o Benfica participa, conseguimos um impressionante registo de 33 vitórias. Sim, leu bem, 33 vitórias internacionais, só na presente temporada.
Comecemos pelo futebol, que participa em três frentes. Na Liga dos Campeões, incluindo as pré-eliminatórias, a equipa principal do Benfica ganhou 4 jogos (2 ao Spartak, 1 ao PSV, 1 ao Barcelona), enquanto na Youth League os nossos jovens venceram outros tantos (duplo sucesso perante Bayern e Barcelona). Por seu lado, a equipa feminina, não ficando atrás, entre qualificaarção e fase de grupos, triunfou igualmente em 4 partidas (Kiryat, Racing, Twente e Hacken). Ou seja, no futebol temos, globalmente, 12 vitórias.
Avencemos para as restantes modalidades. No basquetebol ganhámos os 2 jogos da pré-eliminatória, e conseguimos mais 5 vitórias no grupo da Europe Cup, garantido a passagem à fase seguinte. Na Liga Europeia de andebol obtivemos 3 vitórias nas pré-eliminatórias, e até agora (pelo menos) mais 3 no grupo. No futsal vencemos os 3 jogos da 1.ª fase, disputando-se a ronda de elite nesta semana na Luz. Por fim, no voleibol, com 5 triunfos, alcançamos mais um histórico apuramento para a fase de grupos da Champions League - que começou na quarta-feira. Nas modalidades de pavilhão lográmos, pois, um total de 21 vitórias, faltando entrar em campo futsal e hóquei femininos.
Suponho que já seja recorde. E está para continuar."

Luís Fialho, in O Benfica

Natal inteligente


"Talvez nunca como hoje se imponha na nossa vida colectiva a capacidade de dar e de pensar nos outros como se fôssemos nós. Bastou um micróbio para abalar as fundações do nosso edifício de ciência e progresso, relembrando-nos a  condição animal que nos é intrínseca e trazendo às nossas reflexões e perenidade e fragilidade da vida. Para mais, atacou-nos no que nos é mais caro e que é mesmo, ao mesmo tempo, um dos principais factores do nosso sucesso enquanto espécie: a vida social. Dependemos uns dos outros para sobreviver, e se alguém porventura duvidasse disso, tem-no agora claro como água. E hoje, logo hoje, mandam-nos cumprir o afastamento social.
Que não se tenham dúvidas, o distanciamento social é mesmo eficaz e é para cumprir porque o constante jogo da evolução das espécies é um jogo mortal e tem tanto de belo como de cruel, isto é ainda mais duro no Natal, em que o há apelo à reunião familiar e à reafirmação cíclica dos nossos laços sociais, cumprindo uma tradição linda e secular. Por isso temos de reinventar manifestações de afeto e trocas de presentes, reaproximando-nos como nunca antes e estreitando os laços que dão sentido à nossa existência. Temos de inovar com inteligência e frieza de espírito. Temos de continuar o jogo, com tática e com estratégia, com esperança e resiliência, sem nunca deitar a toalha ao chão.
Tal como no Benfica, juntos vamos vencer convocando o melhor de todos e cada um. Vai ficar tudo bem!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
Fernando Pimenta terminou o ano como líder mundial do ranking de canoagem em K1 1000 e em 2.º em K1 5000;

5
Telma Monteiro venceu o Grand Slam de Abu Dabi e ascendeu à 5.ª posição do ranking mundial de judo;

9
Número de jogadores com que a B-Sad entrou em campo frente ao Benfica, com o jogo a terminar pouco passava dos 47 minutos por número insuficiente de jogadores do B Sad (3 'lesionados'). Não se entende como o B Sad não fez qualquer pedido formal de adiamento do jogo, nem a inflexibilidade, face aos regulamentos, a inacção da Liga para impedir que o jogo fosse iniciado. Naquela que é, seguramente, um dos episódios mais tristes da história do futebol português, para mais com repercussão internacional nefasta para a imagem de uma liga que se propôs recentemente a centralizar a negociação dos direitos televisivos, o nome do Benfica vê-se envolvido inadvertidamente e sem qualquer responsabilidade no caso;

23
Voltámos a ser campeões nacionais de corta-mato, um título que já fugia desde 2015. A nível individual, venceu o nosso atleta Samuel Barata;

31
Seferovic é o 31.º mais goleador pelo Benfica em competições oficiais. Totaliza 72, os mesmos conseguidos por Simões. No campeonato leva 56, é o 24.º com mais golos de águia ao peito na prova;

42
Grimaldo passou a ser o 3.º com mais assistências para golo em competições oficiais nas últimas 10 épocas (desde 2012/13), um ranking liderado por Pizzi (94) e Gaitán(58);

600
Jorge Jesus completou, com o B Sad, 600 jogos no campeonato. Orientou o Benfica em 230 partidas, com 172 vitórias (74,8%), 35 empates (15,2%) e 23 derrotas (10%). Com Jorge Jesus, o Benfica marcou, no campeonato 529 golos (2,3 por jogo) e sofreu 166 (0,72 por jogo)."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - Dérbi é sempre um dérbi seja em que circunstância for. Mas, como diz Everton, desta vez voltamos a ter público. E não há como o carinho e o apoio dos nossos adeptos para tornar o Benfica ainda maior. Hoje, há só um objectivo em uníssimo entre a equipa e uma massa associativa singular: vencer o Sporting e dar mais um passo para recuperar a liderança que merecemos. Em declarações exclusivas ao jornal O Benfica, Everton sintetizou a ambição: 'Vamos fazer tudo para dar uma alegria à nossa torcida'.

2 - Nesta edição, destaque especial para mais um título no corta-mato, o vigésimo terceiro da história do Clube, e uma entrevista com Adriana Lage, a merecida protagonista desta semana, para quem o Benfica é um desafio permanente de ambição e vontade de vencer. Para ler com orgulho benfiquista.

3 - Foi uma página triste aquela que se viveu no Jamor. Por muito que muitos queiram arrastar o nome do Benfica para um lamaçal que não merecemos, fica uma certeza: o Benfica foi vítima, muito mais do que actor, em toda esta situação. Que se apurem responsabilidades para que o futebol português não volte a ter de passar por uma situação que a todos envergonha."

Pedro Pinto, in O Benfica

B vs. A !!!


"É depois deste jogo vergonhoso que se vai finalmente colocar em causa a verdade desportiva de um campeonato onde competem estas duas equipas que estão a participar nesta farsa de Portimão? Ou vão ser precisos mais 30 autogolos do Portimonense e 254 vitórias seguidas do Calor da Noite?"