Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Serão só trolls?! Não, existe uma clara estratégia, premeditada, de coação sobre todos os agentes relevantes...



Ou fazes já um comunicado e processas tudo e todos ou então temos que concluir que temos um hooligan na presidência. Como é que ficamos?
Publicado por Sporting de Verdade em Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2016


Juro, não sabia de nada... nem acredito, as pessoas acusadas neste video, são todas de boas famílias, parecer ser tão gentis e caridosos... Mais uma cabala montada pelos Benfiquistas, que até já escolhem Lagartos anti-Benfiquistas, como o Octávio Lopes, para transmitir a mensagem!!!
(para não ficar dúvidas, este último paragrafo foi feito com um elevado sentido de ironia!!!)

Já agora, um dos tais trauliteiros é vogal do Conselho Directivo Leonino: Bruno Mascarenhas Garcia!

Vamos lá falar claro!!!

"Depois dos talhos, das ameaças à família, das vandalizações de viaturas, passamos à fase seguinte da 'escalada de terror'.

As ameaças a quem supostamente beneficia o Benfica
1. Nos últimos dias, voltámos ao tempo da coação física e da ameaça... que bem sabemos ter estado (pelo menos) latente no período em que vigorou o Sistema que haveria de ser muito abalado (mas ainda não erradicado) com o processo Apito Dourado.
As mesmas pessoas que intimidaram João Capela, na Madeira, terão sido as mesmas que visitaram o café do pai de Jorge Ferreira, e as mesmas que escoltavam o presidente do FC Porto nas deslocações a Tribunal durante o processo Apito Dourado?
As visitas a cafés e restaurantes de familiares, neste caso o pai de um árbitro que na cabeça de alguns, terá favorecido o Benfica, começa a ser a fruta da época! Depois dos talhos, das ameaças à família, das vandalizações de viaturas, passamos à fase seguinte da escalada de terror: visitas a estabelecimentos de familiares, com publicação de fotografias a atestarem o feito para... memória futura. Níveis de intimidação nunca atingidos, nem de perto nem de longe, durante as cerca de 20 épocas do Apito Dourado, em que tudo servia para prejudicar o Benfica.
A par desta tradicional queda para resolver as coisas fisicamente, surgiu um novo sportinguismo, assente numa interpretação radical, fundamentalista e revisionista da história do Sporting, que tem vindo a incitar ao uso de métodos extremistas, com a lamentável cumplicidade de alguma comunicação social. Apenas para se perceber a diferença, compare-se as supostas razões desta visita a Fafe, com os 2 penalties que Jorge de Sousa não apitou, há umas semanas, na Choupana, em que um dos penalties teve o tamanho dos Clérigos, dos Aliados, da Praça dos Leões e da Boavista (incluído o eléctrico para a Foz passando pelo Castelo do Queijo até ao passeio Alegre com uma selfie com o Homem do Leme).
E o que vai fazer o Governo, muito especialmente o MAI, para acabar com isto? Porque este é um problema político, como sempre o defendi, e não, como acham os pobres de espírito... um problema do futebol!
Até porque - convém não esquecer - um desses últimos actos foi conduzido e assumido por membros de uma claque legalizada... e até agora nem uma palavra de condenação por parte do Clube da Claque... que os deve considerar como práticas normais!

Reaparecimento do anátema da premeditação nas nomeações e arbitragens
2. Quem esteja atento ao fenómeno futebolístico nacional perceberá que os intervenientes afectos ao Sporting têm vindo a reintroduzir um discurso com referências a realidades que - sejamos honestos - a geração de Pedro Proença, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Artur Soares Dias, Olegário Benquerença, Pedro Henriques, etc, tinha afastado do futebol português.
Voltou a ser usual, na boca desses senhores (que, individualmente e em relação a alguns dos quais, como cidadãos, muito prezo) a crítica a cada nomeação de árbitros, no sentido de condicionar as atuações nos jogos onde participam. E, em alguns casos, têm-no conseguido.
Como têm conseguido voltar a introduzir no léxico da análise, em cada dia seguinte, a defunta ideia da premeditação, quando o seu clube... perde ou empata.
Os mesmos que se apresentam com um silêncio ruidoso, de cada vez que o seu clube é beneficiado... e são tantas essas vezes...
Em jogo, com essa estratégia, seguida de forma pouco original por alguns deles (porque os tijolos não têm ideias, mas apenas se limitam a repetir o eco), a tentativa de gerar a ideia de nova percepção de poder, tão convencidos estão que o único problema que têm é a superioridade do Benfica... só destrutível por esses meios da intriga e da falsidade.

Ataque final ao CA e ao CD da FPF
3. Nestas preocupações - a dois, pois então, que, na verdade, nunca deixaram de estar unidos contra o Benfica, tão grande é a inveja - têm uma data em que perceberão, de forma clara, onde poderão atacar. Só depois das eleições da FIFA, a 26 de Fevereiro, com as necessárias implicações na UEFA, poderão saber quem e onde pode ser alvo de destruição maciça.
Só depois da decisão de Fernando Gomes é que elegerão os instrumentos e os executores dessa política de ocupação de espaço vital (não vos faz lembrar nada?), para conseguirem eleger quem querem para o Conselho de Arbitragem e para o Conselho de Disciplina da FPF.
O Porto e Sporting não convivem - bem com a estrutura existente escolhida por Fernando Gomes. Desde sempre, ambos os clubes, dão-se mal com a verdade, com a isenção e com a competência. Sempre preferiram os Paus Mandados!
E são Paus Mandados que ambos clubes desejam introduzir nos vários órgãos do futebol português, numa espécie de Oh tempo volta para trás...
Essa é a única razão porque atacam os actuais presidentes da FPF, Conselho de Arbitragem e Conselho de Disciplina.
Apesar de nenhum destes presidentes ser do... Benfica!
Eles não suportam tanta imparcialidade e tanta independência...
Querem uma "Arbitragem dominada" e uma "Disciplina" colaboracionista!

Vítor Pereira... o homem a abater!
4. É isso o que vai estar em jogo até ao dia das eleições na FPF. Vão ser usados todos os argumentos e expedientes para colocar a cereja em cima do bolo de toda esta estratégia: afastar Vítor Pereira do Conselho de Arbitragem!
Porque, para eles, sabemos hoje, tudo o que de mal acontece no futebol português é culpa de Vítor Pereira. Como antes - lembram-se??? - era de Ricardo Costa, ao tempo presidente da Comissão de Disciplina da Liga.
O tal que condenou indevidamente Hulk, no caso do túnel... o Hulk, que, mesmo inocente, acabaria condenado na justiça cível pelos mesmos factos que o Porto não o queria ver condenado na justiça desportiva.
Todas as manobras e críticas visam afastar Vítor Pereira. Tenho a perceção que mesmo dentro da própria arbitragem há gente capaz de marcar golos na própria baliza para chegar ao poder. Desde José Gomes da APAF, Marco Ferreira ex-árbitro e grande amigo dos jornais espanhóis, Luís Guilherme ex-presidente do CA, Paulo Costa, ex-árbitro, actual vice da secção Não Profissional (que não vai tentar ser presidente enquanto seu irmão estiver no activo), Carlos Carvalho ex-presidente do CA da AF Porto, etc, etc, etc... 
Uniram-se para tentar tramar Vítor Pereira... e neste jogo valem golos marcados com a mão ou penalties inventados! Todos sabemos o que esta gente tem em comum! Por isso, eu não acredito que Homens como Duarte Gomes, Olegário Benquerença ou Pedro Henriques se juntem a eles, mas tentar seduzi-los, lá isso vão. Eles precisam de gente que lhes dê credibilidade e lhes traga competência! Ou porque será que não aparecem como alternativas a Vítor Pereira, nomes como Pedro Henriques, Olegário Benquerença ou Duarte Gomes?
Pensem... porque dá que pensar.

O que fará Fernando Gomes?
5. Não será estranho, a título de declaração de interesses, que considero excelente a prestação de Fernando Gomes como Presidente da FPF. Mas o que fará o líder do futebol português com tanta pressão mediática? Cederá? Resistirá aos interesses particulares?
Vítor Pereira, numa entrevista recente, declarou - numa afirmação de valores que são os que perfilho, mas que não são muito comuns no futebol- que só se candidataria na lista de Fernando Gomes. Será por isso importante saber o que pensa Fernando Gomes sobre o nome que quer para a Arbitragem e para a Disciplina. Por conhecer a verdade e por saber os valores que defende Fernando Gomes, estou certo que nunca deixará cair um dos seus homens de confiança desde a Liga e agora na FPF. Aliás, Fernando Gomes sabe bem que o valor da imparcialidade, lhe custou alguns ataques ferozes vindos donde menos se esperava (ou talvez não!), que entretanto abrandaram, provavelmente porque os seus autores, apesar de não pensarem de forma diferente, apenas mudaram intencionalmente de estratégia. Ou, melhor, as estratégias concertadas... com, pelo menos, o mesmo objectivo de quem também pensa os Dragões diário. Exemplo dessa gigantesca orquestração é a acusação de que Jorge Ferreira, árbitro do Paços de Ferreira-Benfica, do último sábado, era sócio da Casa do Benfica de Fafe. Acusação completamente falsa como se percebia desde o início, e agora recusada liminarmente pelo árbitro em causa - lançada em uníssono pelos representantes do Porto nos programas televisivos de análise semanal do estado do futebol.
Todos... sem excepção...

Apoiar projectos e competências (e não pessoas)
6. Ao contrário do que maldosamente tentam passar, o Benfica nunca apoiou a pessoa A ou B. No Benfica, desde há muito, apoiam-se projectos e luta-se por ideias.
Somos apoiantes incondicionais da seriedade - mesmo sabendo que os homens erram, já agora, como se tem visto, a esmagadora maioria das vezes, contra nós - mas sem premeditação ou em função de actos de corrupção.
Há gente que ainda não percebeu que o tempo dos quinhentinhos, dos chitos ou dos campeonatos decididos à mesa da União Nacional, já passou, há muito.
Tenham juízo...
Haja bom senso!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Bonitos

"Foi uma semana horrível. Ou quase. Por causa de erros de arbitragem, claro. Mas sobretudo pelos erros nas reacções aos erros de arbitragem. Porque reagir desta forma desembestada, pressionando, intimidando e apontando à corrupção serve mais para meter pressão na panela do que para libertá-la. Mas todos os anos. por esta altura. é assim.
As arbitragens em causa - o penálti em Paços de Ferreira, no Dragão, no dérbi do Minho - produziram decisões polémicas que tiveram influência nos resultados finais e, portanto,. na tabela da pontuação. É para isso que existem avaliações e punições. Em espaço próprio. Mas se o exercício de crítica colectivo degenera em ameaça e intimidação, então já não é de futebol que estamos a falar, mas da forma como se pode ganhar e perder pela pressão externa.
Esta fealdade recomenda que, ao invés, se olhe para o que é bom no futebol. Que se exaltem as coisas bonitas do futebol numa semana de coisas feias. Como o golo incrível do Cristiano Ronaldo à Roma. Como o espectáculo e calor do próprio dérbi do Minho, que apesar do caso do jogo cavalgou um emotivo e raro 3-3. Como a prestação de Iuri Medeiros e o que Moreirense faz em trinta minutos. Como o incrível Barcelona da Champions e um incrível golo de Messi em contra-ataque (numa equipa que teve 70% de posse de bola). Como a força da Juventus contra o Bayern, que lhe permitiu empatar um jogo que perdia por dois golos.
Hoje, é dia de Liga Europa. Que FC Porto e Sporting acabem a noite melhor que começaram o dia. E que se juntem com vitórias às coisas boas da semana - as coisas boas do futebol."


PS: Eu sei que o Pedro Guerreiro meteu o penalty do Jonas (que existiu) no mesmo saco que os penalty's do Mini e do Josué (que não existiram), mas a mensagem principal da crónica, é justa...

Ele conferencia, nós conferenciamos

"As conferências de imprensa no futebol são definitivamente uma maçada. Para quem as faz, creio, mas sobremaneira para quem faz o zapping pelos canais televisivos por cabo. Já nem me refiro às que são efectuadas após os jogos, pois que estas ainda podem ter algum conteúdo. Refiro-me às agora compulsivas conversas antes dos encontros.
Ali, nada se diz, mas tudo se pergunta. De um lado, o treinador ou jogador com o cacharolete de lugares-comuns perante a desnecessidade do momento. 'Vamos pensar jogo a jogo', 'estamos preparados para ganhar', 'estamos concentrados nesta partida', 'temos um adversário pela frente', 'não tememos o ambiente', 'só vale três pontos', 'as estatísticas não jogam', 'já esquecemos o desaire de há dias', 'se o jogador A joga? Logo verão na convocatória', etc, etc.
Há, todavia, um ponto que é recorrente. Qualquer treinador fala quase sempre mais do 'adversário temível'(mesmo que seja um clube pelintra...) do que da sua equipa, como que, receosamente, antecipando um resultado indesejado. Mas claro tudo se pergunta. Aproveita-se o tema da convocação mediática para questionar sobre um não tema. Transferências, arbitragens de outros jogos, declarações de terceiros, fait-divers, rumores, etc. Responde-se com o óbvio silêncio ou cai-se na armadilha de retorquir para gáudio especulativo dos media.
No fim de tudo, fica o nada. O vazio, o entretenimento oco. As televisões por cabo generalistas competem no igual, não no diferente. E acham que ganham com isso. Eu, que gosto de futebol, anseio por um canalzinho que não transmita durante longos minutos as tais conversas de treta."

Bagão Félix, in A Bola

Benfiquismo (XXV)

Último jogo na antiga Catedral: Cai um Templo, mas a Fé continua...!!!

Redirectas XXXIX - Parabéns Miúdos

Mais uma vez os míudos estão apurados para os quartos de final da Youth League. Segue-se o Real Madrid. Os nossos parabéns a todos quantos estão na base de mais esta vitória. É importante para a afirmação internacional do Glorioso enquanto escola de talentos. Não é fácil chegar tantas vezes seguidas aos quartos de final da competição mais importante de clubes no escalão sub-19 e isso deve ser sublinhado e valorizado.
O Benfica mais uma vez está entre os maiores emblemas europeus. De registar e de nunca nos cansarmos de repetir. É o reflexo do trabalho. E sinal de que o mesmo está a ser bem feito. Que venha o Real Madrid. Jogar fora é sempre complicado. Vamos acreditar. Já os eliminámos uma vez. Quem sabe não o fazemos de novo?