Últimas indefectivações

quarta-feira, 24 de março de 2021

Treino...

Mais treino, mais qualidade


""Tendo mais tempo de treino, temos mais possibilidades de chegar ao jogo e jogar melhor", afirmou Jorge Jesus na conferência de imprensa após o triunfo indiscutível em Braga, apontando este facto como um dos principais fatores do percurso ascendente da equipa verificado ao longo do último mês. 
Com a reintegração progressiva dos jogadores afetados pela Covid, bem como pelo alívio, indesejado, no calendário competitivo, aumentaram o tempo e a qualidade do treino, permitindo trabalhar mais o coletivo e possibilitando o incremento dos índices competitivos a nível individual, beneficiando, com isso, novamente o coletivo, seja pelo maior leque de jogadores aptos a dar a resposta exigida, seja pelo somatório dos desempenhos individuais.
Os resultados e as exibições ao longo do último mês refletem o contexto menos adverso à equipa. Foram cinco triunfos em cinco partidas sem qualquer golo sofrido. O jogo em Braga, pela dificuldade que a qualidade do adversário representava e pela importância face à classificação, demonstra cabalmente que a equipa regressou ao nível apresentado no início da temporada, em que vencera nas primeiras cinco jornadas.
Acresce a versatilidade tática, também uma consequência do treino, mantendo-se a segurança defensiva e a capacidade ofensiva durante este ciclo de jogos. Conforme Jorge Jesus tem vincado nas conferências de imprensa, a equipa utiliza vários sistemas ao longo dos 90 minutos.
A força do coletivo faz-se, naturalmente, também dos desempenhos individuais. Têm sido vários os jogadores em destaque neste período, reforçando a ideia de que a resolução dos problemas que afetaram o plantel seria determinante para a obtenção de melhores resultados, os quais, por seu turno, contribuem para a subida dos índices de confiança.
A paragem das competições devido aos compromissos internacionais das seleções chega, assim, num bom momento da equipa, levando-nos a pensar que talvez fosse preferível que ocorresse noutra altura. Rafa, Vertonghen, Seferovic, Odysseas, Taarabt e Gonçalo Ramos foram os eleitos, um lote que cresceria certamente caso não tivesse ocorrido a suspensão das partidas da CONMEBOL (América do Sul) calendarizadas para os próximos dias.
O objetivo de chegar à terceira posição o mais rápido possível foi conseguido no passado domingo. Agora a equipa está focada em alcançar o segundo posto e só depois avaliar o que mais poderá conquistar no remanescente da temporada.
De Todos Um, o Benfica!"

SL Benfica | O possível regresso do reforço mais importante


"O plano de desconfinamento proposto pelo Governo prevê o regresso do público aos estádios de futebol no início de maio, apesar da diminuição de lotação. Para os amantes do desporto rei, esta foi uma das melhores notícias dos últimos tempos, e para os benfiquistas não foi exceção. É caso para dizer que os adeptos sentem falta de ir ao estádio apoiar o clube que amam, e também é notório que o SL Benfica precisa deles.
A 29 de outubro de 2020, o Estádio da Luz foi palco de um dos jogos-teste com público. O SL Benfica recebeu e venceu por 3-0 o R Standard Liège, com dois golos de Pizzi e um de Waldschmidt, na segunda jornada da fase de grupos da UEFA Europa League. Este jogo foi um excelente exemplo da falta que os adeptos sentiam de ir ao estádio. Ainda que tenham sido apenas 4875, cerca de 7% da lotação do Estádio da Luz, o comportamento dos que estiveram presentes foi exímio e digno de ser repetido.
Há uns tempos atrás diria que a equipa precisava de motivação ou até mesmo de levar um “abanão”, devido às más prestações que vinha a ter dentro das quatro linhas e não havia ninguém melhor para conseguir esse feito do que os adeptos encarnados. Com o que se tem visto nos últimos jogos, essa má fase parece ter terminado (ou pelo menos atenuado). Neste momento, a presença de público era uma ajuda muito importante para a equipa encarnada.
Os jogadores querem vencer os jogos que faltam até ao final da Primeira Liga e a presença dos benfiquistas era, sem dúvida, o maior e o melhor reforço para satisfazer essa ambição. Muitas das vezes são eles que ajudam a resolver jogos mais complicados. Uma pequena motivação vinda da bancada pode alterar o desempenho dos jogadores e, consequentemente, o rumo do jogo.



Já passaram quase cinco anos, mas o golo decisivo de Raúl Jiménez, frente ao Rio Ave FC, a 24 de abril de 2016, continua bem presente na memória de todos os benfiquistas. O mexicano marcou aos 73 minutos e os adeptos encarnados proporcionaram um autêntico espetáculo nas bancadas do Estádio dos Arcos. Esta é só mais uma prova de que os adeptos são algo insubstituível num jogo de futebol.
Pensar na hipótese de que muitos dos jogadores, que estão a vestir o “Manto Sagrado” esta época, podem nunca chegar a conhecer a verdadeira paixão dos adeptos benfiquistas é algo doloroso. Como disse uma vez Javier Saviola, “essa paixão é genuína e inexplicável e sente-se dentro de campo“. Por muito que os adeptos apoiem os jogadores fora das quatro linhas, é no estádio que se vive realmente o que o antigo jogador confessou.
Futebol não é futebol sem adeptos. Resta agora esperar que o público regresse aos estádios, para se comprovar que não há melhor reforço do que a presença dos aficionados do clube nas bancadas."

Haris Seferovic | O renascer da Fénix da Luz


"Haris Seferovic vive, por estes dias, tempos de felicidade, ou, pelo menos, tem alcançado tudo aquilo que um avançado deseja: marcar golos, e muitos. Nos últimos quatro jogos pelo SL Benfica marcou seis golos e fez ainda uma assistência.
O momento de forma do suíço tem sido uma grande vantagem para os encarnados que, com a vitória frente ao SC Braga, ascenderam à terceira posição, lugar da Primeira Liga que garante acesso às eliminatórias da Liga dos Campeões na próxima temporada. Seferovic anotou um golo e uma assistência nesta partida, tendo sido um dos melhores em campo.
O crescimento de Seferovic tem relação direta com o crescimento do jogo e, consequentemente, com a melhoria dos resultados do SL Benfica. Um dos grandes problemas do internacional helvético é a sua a dificuldade em ter boas exibições consistentemente, mas verdade seja dita, quando o avançado engrena, torna-se um jogador com bastante qualidade.
Não há uma fórmula mágica ou uma explicação científica, mas a verdade é que Seferovic é um daqueles casos que renasce das cinzas quando menos se espera. Tomando a temporada passada como exemplo, Seferovic marcou nove golos em 45 jogos. Pois bem, esta temporada já leva o dobro dos golos e disputou menos oito partidas. De destacar que esta temporada Haris saiu, por muitas vezes, do banco de suplentes e isso não afetou os seus números.
A carreira de Seferovic na Luz tem tido altos e baixos e esta temporada está a assemelhar-se com a temporada 2018/19, época em que Seferovic foi o melhor marcador da Primeira Liga com 23 golos. A dez jornadas do fim, o “canivete suíço” apresenta 14 golos quando ainda faltam disputar dez jogos, estando apenas a um golo do topo da lista de melhores marcadores liderado por Pedro Gonçalves, do Sporting CP.
Como uma fénix, Seferovic renasce das cinzas e faz notar a sua presença quando mais é preciso, quase como um “semideus”. Um comum mortal com a divindade de colocar o esférico no fundo das redes adversárias. Não é sobredotado tecnicamente, não tem um remate incrível, não é um finalizador nato, mas é o suficiente para resolver quando é preciso.
Um avançado vive para marcar golos e quando isso não acontece, acaba por desmoralizar e as suas exibições tendem a piorar. Com uma relação amor/ódio com os adeptos encarnados, Seferovic é, por agora, um dos jogadores mais estimados pelos benfiquistas. Talvez o facto de ser pai o tenha moralizado, talvez o treinador esteja a conseguir extrair o melhor do jogador, talvez nada disto esteja relacionado com o desempenho do ponta de lança helvético, mas uma coisa é certa: o SL Benfica precisa mais disto.
Esta está a ser uma época desastrosa para as “águias”: a Primeira Liga está praticamente inalcançável, perderam a Supertaça, ficaram-se pelas “meias” da Taça da Liga, não conseguiram o acesso à Liga dos Campeões, caíram nos 16 avos de final da Liga Europa e, neste momento, resta apenas a final da Taça de Portugal, que é o único troféu com que os adeptos podem sonhar. Isto tudo numa temporada em que tanto se investiu.
Assim, faltam dez finais na Primeira Liga e o SL Benfica depende apenas de si para alcançar a segunda posição, onde se encontra o FC Porto e para levar de vencido o SC Braga na Taça de Portugal. Para isto, a equipa encarnada tem de continuar a subir de rendimento e continuar a vencer. Claro que só se vence com golos e para isso conta-se com Seferovic para continuar a fazer balançar as redes das equipas adversárias."

Nas asas de Kika!


"Na passada quarta feira, dia 17 de Março de 2021 disputou-se a 2ª edição da Taça da Liga Feminina entre SL Benfica e Sporting CP. Esperava-se um início equilibrado até que, Filipa Patão, decidiu escolher Francisca Nazareth para jogar na posição 10, com liberdade total em movimentos ofensivo, receber entre linhas, rodar, driblar, criar… decidir! Kika, na decisão! E bastou… Bastou essa peça para mudar tudo! Na jornada anterior, para o campeonato, perderam com o SCP e o nível do jogo apresentado foi fraco. Apresentaram-se com dificuldades na criação, muitos passes falhados, e acima de tudo pouca ligação entre a linha mais ofensiva com as restantes.
Kika veio fazer essa ligação, aliás, veio fazer tudo. Nos primeiros 15 minutos, as movimentações de Kika destruíram a organização defensiva do SCP. Tatiana Pinto, Andreia Jacinto e Fátima Pinto não conseguiram por uma vez impedir que a bola entrasse em Kika, e como tal, foi o desastre total. Cada vez que Kika recebeu a bola entre linhas criou uma situação de perigo, sendo ela em passes, tabelas ou dribles. As suas decisões deram ao Benfica uma vantagem de 2 golos muito cedo e permitiu-lhes uma tranquilidade muito diferente no jogo, restaurou-lhes a confiança perdida no jogo anterior e no fim, deu lhes a vitória. Os pormenores de Kika são deliciosos e este talento nato não se encontra muitas vezes. É de acompanhar de perto, bem perto, esta que é a maior promessa portuguesa Promessa que começou já a dar os seus primeiro passinhoss. Onde irá parar?"

Modalidades #39: Semanada...

O Cantinho Benfiquista #42 - Braga em inglês!

105x68...

A Chama Imensa...

Fever Pitch - João, Miguel & Pedro... Trio!

Fever Pitch - João & João... Espanha!