Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de julho de 2022

A ajudar quem mais precisa


"Nesta edição da News Benfica fazemos um balanço intercalar da atividade da Fundação Benfica em 2022.

1
Este ano será o maior de sempre em número de beneficiários da Fundação Benfica. No primeiro semestre de 2022, as pessoas ajudadas ultrapassam já as 57 600, uma quantidade próxima do máximo de 64 728 registado em 2019.
Os beneficiários em Portugal totalizam 27 634, os restantes distribuem-se pela Ucrânia e pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

2
A atividade da Fundação Benfica incide em três grandes áreas: Projetos Educativos; Desporto Inclusivo; Benfica Faz Bem. O conflito no leste europeu motivou ainda a campanha "Juntos pela Ucrânia", com enorme adesão e contributo.

3
No que respeita aos Projetos Educativos, são cinco as iniciativas. A "Para ti se não faltares" tem cinco projetos ativos e dois a ativar, havendo presentemente 335 beneficiários. A "Community Champions League" auxilia 144 pessoas. A "Hat-trick: Treinar, Jogar e Vencer" intervém junto de 62 jovens. A "KidFun – Educação para valores" envolve 157 escolas em 50 municípios e é dirigida a 21 184 crianças. E a "Show Racism the Red Card" incidiu sobre 4148 alunos de 46 escolas em 9 municípios.

4
No Desporto Inclusivo, houve um total 1185 beneficiários no primeiro semestre do ano. No "Walking Football" foram 1060, enquanto no Desporto Adaptado foram 100 e no "Welcome Through Football" 25.

5
No âmbito do "Benfica Faz Bem", além das crianças que viram realizados os seus sonhos de conhecer e conviver com elementos do plantel da nossa equipa de futebol, realizaram-se ações no Dia Mundial da Criança e na Semana da Criança no Hospital de Santa Maria. Assinalam-se também as múltiplas ações e convites (visitas ao estádio e jogos) e a doação de bens ao AMINGA, um projeto solidário empreendido pelo casal João "Betinho" Gomes e Sofia Ramalho, respetivamente basquetebolista e ex-basquetebolista do Sport Lisboa e Benfica, e as irmãs de Betinho, Fauzinda e Elizabete, também desportistas, ligadas ao voleibol e andebol.

6
Foi extraordinária a mobilização em torno da campanha "Juntos pela Ucrânia", que contou com 120 pontos de recolha nacional (75 Casas do Benfica; 20 Escolas de Futebol Benfica; 5 Lojas Oficiais e 20 IPSS) e dezenas de voluntários, resultando na doação de cerca de 125 toneladas de alimentos e bens de primeira necessidade ao povo ucraniano, estimando-se em cerca de trinta mil os beneficiários.
Verificou-se ainda o acolhimento de ucranianos das Escolas de Futebol Benfica localizadas em Kharkiv e Kiev, apoiando-se dez famílias provenientes destas cidades e a inserção de jovens em treinos das Escolas de Futebol Benfica e nas piscinas do Complexo Desportivo do Estádio da Luz, além de 17 adultos beneficiários de um Curso Certificado de Língua Portuguesa totalmente gratuito.
A Fundação Benfica e todos os que participam nas diversas iniciativas merecem o nosso enorme apreço e gratidão. Muito obrigado!"

Manto...

Vamos a votos!!!


"Esperem só até o Sporting barafustar por o Benfica estar a tomar a Ponte 25 de Abril só para si.
Não espero outra coisa que não um estudo rigoroso sobre o assunto e uma proposta de descida de divisão do Benfica para ir a votos junto da FPF."

Manto Sagrado 2022/23

Treino...

Caímos de pé


"Em circunstâncias adversas, não fomos felizes no jogo decisivo do Campeonato de hóquei em patins. Fica a notória evolução da equipa ao longo da temporada e a forte convicção de que seremos melhores na próxima. Este é o tema em destaque na News Benfica.

1
O resultado da negra do Campeonato de hóquei em patins não foi o desejado (derrota por 3-2), mas é da mais elementar justiça enaltecer a galhardia da nossa equipa que, desfalcada de duas das peças mais importantes e em casa do adversário, lutou pelo título até ao soar da buzina final.

2
No início da época eram esperadas dificuldades em função do novo grupo de trabalho orientado por um técnico estreante no Clube. Neste contexto, há que realçar a evidente subida de rendimento da equipa com o decurso das competições, chegando à final do Campeonato e lutando pelo triunfo até ao fim, além de jovens valores cuja enorme progressão é óbvia e entusiasmante para épocas vindouras. O futuro é de conquistas, não duvidamos.

3
O treinador Nuno Resende confidenciou, após o jogo, que "acreditávamos bastante que podíamos conquistar o título no Porto, pelo que fizemos e crescemos ao longo da época". O técnico lembrou que o Benfica é "um clube vencedor" e que "não há vitórias morais", mas que os jogadores são merecedores de apreço: "A atitude e o que fizemos durante os 50 minutos foi muito positivo."
Salientamos ainda o desportivismo da nossa equipa que permaneceu em campo após o jogo e durante a cerimónia de entrega do troféu de campeão ao FC Porto, à semelhança do que a equipa de basquetebol do FC Porto fizera, há umas semanas no mesmo pavilhão, quando o Benfica se sagrou Campeão Nacional. É assim que deve ser!

4
O Sport Lisboa e Benfica congratula-se pelo respeito pelo historial de títulos no futebol português. É assunto encerrado e que, agora, de uma vez por todas, se deixe de pavonear revisionismos, sob pena de se continuar a desrespeitar a história e as competições.

5
Os primeiros quinze minutos do treino desta manhã da nossa equipa de futebol foram abertos à comunicação social, com direito a transmissão em direto da BTV. Reveja aqui. Lembramos que no domingo, às 17h00, há treino aberto no Estádio da Luz."

Fura Redes: Ramos...

Ugurcan Çakir | Muralha turca a caminho da Luz?


"Achas O Turco Superior A Vlachodimos?

É opinião (quase) unânime que não é por causa da baliza que o SL Benfica tem dificuldades em ganhar jogos e conquistar títulos. Aliás, Vlachodimos é responsável por ter salvo o clube encarnado em vários jogos com as suas defesas milagrosas.
Ainda assim, e depois da saída de Svilar, o terceiro guarda-redes, é necessária a contratação de mais um guardião. Tendo o SL Benfica fechado há dias João Félix, guardião de 19 anos proveniente da Académica de Coimbra, é quase certo que irá atuar no lugar deixado vago pelo belga nos B do clube da Luz. Fica por isso uma vaga por preencher no plantel de Schmidt.
Talvez por isso, ou talvez pela falta de confiança em Helton Leite ou mesmo em Odysseas, surgiu o nome de Ugurcan Çakir. 26 anos, titular do campeão Trabzonspor e da seleção turca, é um guarda-redes completo e seguro.
À semelhança de Sadiq, ponta-de-lança do Almería, Çakir é cobiçado por outros clubes europeus. Os 82% de rácio em defesas/remate, atestam a qualidade do turco que mede 1,91 cm.
Vlachodimos partilha curiosamente das mesmas medidas, não sendo por isso este o fator que diferencia ambos. Mas sendo Çakir o guarda-redes da liga turca que sofre menos golos por jogo, consegue aliar uma grande segurança aérea, aqui sim um dado que Odysseas nem sempre tem cumprido.
E pelos vídeos que tive a oportunidade de ver, percebi que é muito seguro nos cruzamentos laterais e nas bolas paradas, momentos chave no jogo e onde o SL Benfica tem pecado ultimamente.
Outro fator que parece estar do lado de Çakir, em comparação com o atual titular da baliza encarnada, são as bolas longas. Tendo Ederson como referência mundial, Çakir é dos guarda-redes com maior taxa de sucesso em colocações de bola longa, e este é também um momento do jogo em que o Benfica falha muitas vezes.
Na minha opinião, e salvaguardando também uma possível saída do grego, que já demonstrou no passado vontade de sair do clube, Çakir seria uma boa contratação para titular. O valor de mercado de 18 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt, pode muito bem ser negociado, com a inclusão de jogadores dispensados por Schmidt."

Ignorâncias!


"O Jornal Record, da Cofina, de Álvaro Sobrinho, do Sporting, diz que a Federação Portuguesa de Futebol "ignorou 4 anos de estudos sobre a história dos campeonatos”.
Ignorou ou percebeu que bastava um dia para desmentir a parvoíce e esclarecer o assunto?
Se o objetivo é tornarem-se no jornal oficial do Sporting, assumam-se de vez."