Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de março de 2019

Isto é o Benfica

Abdicar de nada. Nunca!

"Começo a minha aventura no Benfica Independente com uma velha questão. Deve o nosso Glorioso abdicar da Liga Europa? Deverá ser a #Reconquista o principal objectivo? E onde fica a Taça de Portugal?
Não vou conseguir esconder a minha desilusão se abdicarmos de um, ou dois, dos três títulos que estão em disputa, mas também não sou hipócrita: o principal objectivo deve ser o campeonato, sem dúvida. Quero, em primeiro lugar, que o Benfica seja dono e senhor deste jardim. Nesta equação incluo também a Taça, ainda para mais quando estamos tão próximos do Jamor.
Posto isto, uma equipa com a grandeza do Benfica não pode abdicar nunca de ser cada vez maior e melhor, ou seja, deve encarar as competições onde está inserida sempre com o intuito de chegar o mais longe possível. Para que isso possa acontecer, a época deve ser preparada com esse objectivo em mente. Todos concordamos que isso não aconteceu esta temporada. Actualmente temos um plantel curto, cansado e com alguns jogadores no limite. Nesse aspecto, o trabalho que tem sido desenvolvido pela nova equipa técnica, nomeadamente na recuperação física, é de louvar. Se no defeso for construída uma equipa a pensar em todas as competições e se a mentalidade de dirigentes, treinadores e jogadores for a de, jogo a jogo, ganhar, ganhar, ganhar, não vejo por que não possamos ir longe.
Ilustro esta situação com o exemplo do Atl. Madrid, que em 2013/2014 foi campeão e chegou à final, na nossa Luz, da Liga dos Campeões, e por pouco não a ganhou. Os de Simeone tinham uma boa equipa, claro, mas não tinham uma super-equipa. Chegaram longe devido à mentalidade incutida no clube, especialmente pelo timoneiro argentino.
Bem, não me quero perder. Com tudo isto quero dizer que o Benfica deve apostar as fichas no campeonato e na Taça, mas deve deixar algumas (muitas) de parte para a Liga Europa. Engana-se quem pensa que o Frankfurt é um adversário acessível. Preferia ter apanhado o Chelsea ou o Arsenal, mas creio que temos uma excelente hipótese de, mais uma vez, chegarmos longe no torneio, se tivermos a mentalidade certa.
Agora, frente aos alemães, até pode jogar uma equipa menos rodada, mas estou-me bem a lixar para isso. Se os jogadores que entrarem tiverem a atitude certa, a vitória e a passagem são possíveis. Só não podemos entrar em campo como o fizemos em Zagreb. Displicência não se aceita num clube como o Benfica.
Este ano temos outro bom exemplo: o Ajax. São equipas como o Benfica, os holandeses e outras que podem devolver o futebol aos adeptos. Com trabalho e dedicação não é impossível a estas equipas regressarem às conquistas europeias.
Que entremos em campo sempre com vontade de vencer o adversário que está à nossa frente e não o que vem depois."

O antigo Estádio da Luz

"'Vénia ao 3° Anel' é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

Uma despedida. Uma cara. Uma paisagem. Um golo. Um acidente. Há certos flashes que nos ficam guardados na memória. Uma espécie de fotografia cerebral que quando fechamos os olhos conseguimos ir buscar. Por algum motivo tornamos aquele momento em algo intemporal e sabemos que enquanto formos vivos, estará guardado no disco rígido deste órgão complexo que temos dentro do crânio. Um desses momentos que tenho arquivado vem do dia 22 de Março de 2003, quando já a caminho de um túnel de acesso à saída parei, afastei-me da multidão e voltei a olhar para trás. E ali estava ele. Velho, incompleto, desgastado...majestoso, imperial, monumental. O Estádio da Luz. O original. Onde Eusébio se fez lenda. Onde o clube festejou 23 campeonatos e 8 apuramentos para finais Europeias. A visão do 3º Anel ficará para sempre comigo. Uma bancada tão grande e tão alta que parecia que só acabava nas nuvens. Sabia que era a última vez que o estava a ver.
A primeira vez que nele tinha entrado tinha sido uns 15 anos antes. Era um miúdo de 9 anos e, por via da amizade da minha mãe com alguns elementos da equipa técnica de basquetebol do Benfica da altura, dei por mim nos corredores labirínticos (ou pelo menos na altura assim me parecia) daquele gigante de betão. Não disse a ninguém, mas a cada esquina o meu coração hesitava em baquear na expectativa que ali sim, ia conseguir ver o relvado, ia conseguir ver aquela enorme bancada que ocupava quase por completo cada fotografia que via da mesma nos jornais e revistas. Já várias vezes tinha pedido à minha mãe para me trazer a ver um jogo, mas "ainda és muito novo" era a resposta dela. Até que ao fim de um túnel...a luz! A Luz! E foi instantâneo: sem nada dizer, desatei a correr, pouco importado com as palavras da minha mãe a perguntar "o que estás a fazer?". Chegado ao fim do túnel, ali estava ele. Ainda mais incrível do que tinha imaginado. À primeira vista e à última vista tive o mesmo sentido de esmagamento.
Não vivi o seu auge, não estive nos míticos jogos com o Steaua e o Marselha, ou até com o Brasil para a final do Campeonato do Mundo sub-20, onde o meu tio me conta que viu esses jogos nas escadas, apesar de ter entrado várias horas antes do apito inicial e com a sensação em vários momentos que nem sequer tinha os pés no chão, tal o aglomerar de gente. O mais aproximado que senti a isso foi naquele jogo com o Parma em que a Luz inteira cantou os parabéns a Rui Costa. Não estariam 120.000, mas não andaria longe disso.
Mas não era só a imponência. Era a História. Era andar nas imediações do estádio e ver os inúmeros relvados e campos de ténis construídos por Fernando Martins. Era entrar na antiga "sala dos sócios" e ver afixados quadros da equipa do Benfica Campeã Nacional 1963/64 ou coisa do género. Era no meio de todo aquele fumo de tabaco, ver os sócios a debater o clube enquanto alguém ganhava mais um jogo de bisca. Eu miúdo olhava para aquelas caras envelhecidas e só pensava "uau, este senhor deve ter visto o Eusébio a jogar! Deve ter visto o Benfica Campeão Europeu!".
Mesmo nos tristes tempos do "Vietname" (expressão perfeita que Pedro Ribeiro, actual director da Rádio Comercial, criou para designar a bomba atómica que aconteceu ao Benfica entre 1994 e 2004) era arrepiante entrar na Luz. Já toda vermelha, com as cadeiras a substituírem o antigo cimento ou nalguns casos a "almofadinha" que funcionários do clube sempre vendiam, e lá em baixo a Fafá de Belém a cantar o "Vermelho, vermelhão". E depois o rival entrar em campo sob imensa assobiadela. Seguido do Benfica. Aquelas camisolas vermelhas, herdeiros de Eusébio, Coluna e Chalana a correrem em direcção ao terceiro anel, para fazer a vénia. "Repara que eles primeiro fazem para nós, o povo, e só depois se viram para o lado do Presidente. Porque o Benfica somos nós." contava-me o meu tio.
Gosto muito da nova Luz. Já lá celebrei 6 Campeonatos e festejei golos e jogos inesquecíveis. A rotina pré-jogo nas imediações do estádio, com companheiros de bancada nas roullotes do Alto dos Moinhos é das coisas que mais prezo enquanto adepto de futebol. Entrar e sair sem confusões, com todo o conforto é uma maravilha. É um estádio grande, bonito e que me entrou no coração. Mas não é a antiga Luz. Nem pouco mais ou menos. E cada vez que olho para o Camp Nou, Bernabéu ou Anfield penso...o que fomos nós fazer? Recordo as palavras de Fernando Martins em 2002 a pedir a intervenção do governo para que proibisse a demolição da Luz: "é como Roma demolir o seu Coliseu!", dizia o antigo Presidente. Que desde que soube que os sócios tinham aprovado a mudança de estádio nunca mais voltou a passar na 2ª Circular, até ao fim dos seus dias, tal o desgosto.
Não chego a tanto. Mas a Luz, aquela Luz...ficará sempre no meu coração. Felizmente tenho o flash. Fecho os olhos e ali está ele. Velho. Incompleto. Desgastado. Majestoso. Imperial. Monumental."

O Brinco do Baptista #1

O prazer do golo

"Abdicamos da experiência da vida pela ilusão da Verdade. E, ao fazê-lo, abdicamos dos poucos momentos em que regressávamos à inocência da infância. O prazer de gritar golo e não ficar à espera do VAR.

Depois da vitória que conduziu a selecção do Uruguai aos quartos de final do Campeonato do Mundo, Edinson Cavani deu a conhecer uma carta que tinha escrito ao pequeno Cavani de nove anos. É um exercício que quase todos acabamos por fazer, consciente ou inconscientemente, quando tecemos as nossas narrativas pessoais, num diálogo constante entre aquilo que fomos, o que julgamos ser e a angústia do que seremos.
Revisitar os nossos sonhos de infância é entender melhor as pequenas decisões que dão forma às nossas vidas, e também as grandes decisões que dão forma às nossas vidas. Não repete continuamente Ricardo Araújo Pereira que faz o que faz porque passou a infância à procura do sorriso da avó? Não o repete ele tantas vezes que ficamos na dúvida se se justifica ou se se tenta convencer? Não está, afinal, tudo lá atrás, quer porque nos limitamos a prosseguir o que fomos, quer porque procuramos nesse revisitar as lógicas do que nos tornamos?
O exercício de Cavani é, de tão infantil, um excesso de verdade: «Como criança, vives a vida com uma intensidade e uma paixão que é impossível como adulto. Nós tentamos agarrar-nos a esse sentimento à medida que ficamos mais velhos, mas escapa-nos por entre os dedos. Há demasiadas responsabilidades. Demasiada pressão. Demasiada vida vivida no interior.» (Vídeo aqui.)
Perder a infância é perder a inocência do acesso imediato ao mundo-real; é interpor continuamente camadas. Interpomos emoções, juízos morais, razões, os nossos medos, as nossas obsessões, os livros que lemos e as palavras que acumulamos. Torna-se cada vez mais difícil sentir intensamente, e somos remetidos para o interior da nossa mente como se vivêssemos presos num aparelho de televisão. Tornamo-nos incapazes de ouvir os pássaros (que ainda resistem) ou de reparar na lua, a não ser que nos digam que estamos perante um acontecimento astronómico raro. E vamos apagando as estrelas com as luzes da cidade e cortando as árvores que estragam os nossos passeios e colocando cimento naquilo que era terra e erva e animais. Vamos perdendo aos poucos a capacidade de sentir.
A vivência parece, assim, menos pura porque menos imediata. E talvez por isso recordemos com nostalgia os pequenos prazeres da infância. A água gelada do mar no corpo e o gosto do gelado na praia e o prazer dos pés sujos de terra. Sentimo-nos adultos quando a experiência de andar à chuva se torna inaceitável. Crescemos e interpomos distâncias. E por isso precisamos continuamente de experiências novas. Que, por sua vez, nunca estão ao nível das expectativas. Os locais que visitamos nunca são tão bonitos como nas fotografias que vimos nas redes sociais; e embora sintamos uma pequena satisfação por acrescentar mais um país à lista dos visitados, passamos a maioria do tempo de olhos no smart-phone em contacto com o ponto de partida. Precisamos, a cada momento, de uma dose adicional mais forte, que se vai acrescentando às camadas acumuladas do nosso distanciamento. 
Dir-me-ão que esta é a condição humana. Ou, pelo menos, a condição do homem moderno. Mas podemos aventar a hipótese de que teríamos vidas melhores se conseguíssemos diminuir essas camadas?
Como Conan Osiris nota, o busílis é que adoramos bolos e telemóveis e não conseguimos evitar as linhas de zeros e uns que vão apertando o cerco à nossa volta. É difícil resistir ao charme hipnótico do progresso. Afinal, quem não quer ser smart e ter a mais recente tecnologia? O preço a pagar de ficarmos dependentes da sua validação parece irrelevante. Mesmo que os pequenos acontecimentos da nossa vida só existam se forem publicados nas redes sociais, as viagens só assumam contornos reais se partilharmos fotografias, as relações amorosas só resultem online. A nossa memória torna-se dispensável (temos GPS) e a nossa capacidade de juízo é irrelevante se existem sítios que nos dizem que restaurante escolher.
Yuval Noah Harari fala-nos do homem que se quer deus. Não é nada de novo, dizem-me alguns. Foi sempre esse o fardo da humanidade – o querer deixar de o ser. E se assim é, talvez estejamos no caminho certo: não consiste a condição divina na elevação da experiência mundana?
Mas concentremo-nos. Este é um texto sobre futebol e sobre o prazer do golo. Fizemos uma deriva tecnológica como se não pudéssemos escapar dela, como se não conseguíssemos evitar falar da sua validação. Como se. É que já não gritamos golo. Ou gritamos, mas com menos intensidade. Sentimos cada vez menos. É que damos por nós presos à ilusão de que a tecnologia permite um acesso privilegiado à Verdade-com-letra-maiúscula. Abdicamos da experiência da vida pela ilusão da Verdade. E ao fazê-lo, abdicamos dos poucos momentos em que regressávamos à inocência da infância. O prazer de gritar golo e não ficar à espera que o VAR valide."

"O desespero do FC Porto é a chegada de Rui Pinto a Portugal"

"Em entrevista ao SAPO Desporto, César Boaventura garantiu que não tem nada contra o FC Porto, mas que o futebol português precisa de uma limpeza, nomeadamente no sector da arbitragem.

O empresário de jogadores de futebol, César Boaventura, considerou esta quinta-feira ao SAPO Desporto que as recentes notícias de alegados aliciamentos de jogadores a envolver o seu nome têm relação directa com uma estratégia de comunicação do FC Porto para desviar as atenções da chegada de Rui Pinto a Portugal.
Recorde-se que o alegado 'hacker' implicado no roubo de correspondência privada de várias instituições desportivas, nomeadamente Sporting e Benfica, foi extraditado da Hungria para Portugal na sequência de um mandado de prisão internacional na sequência de uma queixa da empresa Doyen e do clube de Alvalade por roubo e divulgação de correspondência privada.
Em entrevista ao SAPO Desporto, César Boaventura garantiu que não tem nada contra o FC Porto, mas que não pode ficar parado quando o director de comunicação dos 'dragões' está sistematicamente a denegrir a sua imagem profissional.
"Eu não tenho nada contra o FC Porto, absolutamente nada. O que eu não posso admitir é que um indivíduo como o Francisco J. Marques ande há dois anos e meio a tentar 'colar-me' em coisas que são do pior porque me 'cola' ao presidente do Benfica. O presidente do Benfica tem uma ligação comigo como tem com os outros agentes [desportivos]", começou por dizer César Boaventura ao SAPO Desporto.
"O desespero do FC Porto é a chegada do Rui Pinto a Portugal e por isso neste momento estão a atacar toda a gente. Tem dúvidas que o Rui Pinto está envolvido no roubo e divulgação dos e-mails do Benfica? Há muitas provas que ligam o FC Porto ao caso dos e-mails e a esta comunicação de destruição", afirmou o conhecido empresário de jogadores, apontando o dedo à comunicação do FC Porto e do Sporting, num passado recente, para o actual clima no futebol português.
"O único cancro que o futebol português tem para este clima de violência chama-se departamento de comunicação da coligação. Qual coligação? A coligação Sporting-FC Porto, que é mais do que evidente", atirou César Boaventura.
Nas últimas semanas, o nome de César Boaventura tem sido associado a casos de alegados aliciamentos de jogadores de futebol para perder frente ao Benfica. Questionado sobre o impacto que este tipo de notícias tem tido na sua vida profissional, César Boaventura garante que continua a trabalhar normalmente e que as denúncias que tem feito nos últimos anos lhe têm dado razão.
"No meu trabalho, no dia a dia, não me sinto prejudicado, mas que alguns jogadores podem vir a afastarem-se de mim, podem. Eu não sinto que o meu nome esteja a ser 'manchado', eu sinto, sim, que eles [Sporting e FC Porto] estão a tentar manchá-lo, mas não conseguiram ainda. E cada vez mais as pessoas estão a dar-me razão", frisou César Boaventura.
Na última edição do semanário Expresso, o referido jornal tinha como chamada de primeira página: "Guarda-redes revela como foi aliciado para perder com o Benfica". A notícia implicava directamente César Boaventura, mas ao contrário do que o título indicava, Cássio nunca falou com nenhum jornalista do Expresso, situação que Boaventura considera grave.
"O comentário que lhe posso dar é que o Cássio em momento algum falou sobre corrupção, em momento algum deu qualquer entrevista e [os jornalistas do Expresso] baseiam-se em fontes de uma chamada telefónica que a Polícia Judiciária tem de 2017, que eles 'acham' que sou eu. O que não é verdade porque nunca na minha vida de 39 anos fiz uma chamada ao Cássio ou tenho o número dele", atirou César Boaventura, para revelar uma troca de impressões com um dos jornalistas que assinou a peça.
"O Pedro Candeias antes de publicar o artigo sobre o Cássio mandou-me uma mensagem a dizer: 'tenho mais um jogador que diz que o tentaste corromper'. Eu perguntei-lhe, quem? Ao que ele me responde: 'o Cássio'. Então eu disse-lhe que o Cássio ia ter de pagar por aquilo que disse. Ontem, eu fui ao advogado para processar o Lionn e o Cássio, e liguei ao [Pedro] Candeias a avisá-lo que o ia indicar como testemunha por causa dessas alegadas declarações, ao que ele me responde: 'Não, o Cássio não me deu declarações nenhumas. Isso são fontes que nós temos, o Cássio nunca me disse nada.' Então disse-lhe que o ia processar a ele [Pedro Candeias] e chamei-lhe vigarista", revelou César Boaventura.
"Para mim a demissão [do director do Expresso] tem a ver com a notícia falsa sobre o Cássio em relação a mim. Tenho quase a certeza, então não bate nada certo, conversas telefónicas de 2017 quando ele [Cássio] foi alegadamente corrompido em 2016", sentenciou Boaventura sobre o assunto. 
Questionado sobre a revelação que fez no Facebook [que João Capela ia apitar o FC Porto-Marítimo] sobre o árbitro que acabaria por ser nomeado para o jogo entre FC Porto e Marítimo, e que acabaria por levar Fontelas Gomes à Polícia Judiciária para prestar declarações, César Boaventura elogiou a iniciativa do presidente do Conselho de Arbitragem, mas não deixou de implicar Fontelas Gomes ao actual panorama da arbitragem em Portugal.
"Quando há um jogo entre FC Porto e Marítimo. E depois tens um jogo entre Moreirense e Benfica e trocam o árbitro desse jogo pelo árbitro do Desportivo das Aves-Desportivo Chaves? [Nuno Almeida por Artur Soares Dias] Porque eu o denunciei? O senhor Fontelas Gomes que faça a mala e se ponha a andar, que deixe o futebol em paz", começou por dizer César Boaventura.
"A culpa disto tudo é do presidente da arbitragem, que agora está a tentar desculpar-se. Acho que finalmente, o Fontelas Gomes tomou uma atitude correta para desmascarar o que se passa na arbitragem. Agora, só espero é que a Polícia Judiciária dê andamento a isso e espero que ele [Fontelas Gomes] não tenha pedido à Polícia Judiciária para que não se investigue", sentenciou o empresário de jogadores."

Para cima deles...!!!

"Faço saber que deu hoje entrada no DIAP Lisboa, queixa contra todos os que me difamaram, e são vários (incluindo alguns canais televisivos), ainda e também uma queixa na ERC sobre o jornal expresso e o pseudo jornalista Pedro Candeias. Deste momento em diante remeto-me ao silêncio em tudo que a isto diz respeito!"

Nomeações antecipadas...!!!

"Depois de verificar as tantas notícias que andam a circular sobre o post do Árbitro Porto vs Marítimo, e tendo em conta que foi denunciado 24h antes do jogo, sou a esclarecer o seguinte:
- Em momento algum conheci ou tenho relacionamento com quem quer que seja do CA
- Em momento algum a mim pessoalmente me preocupou o Árbitro que vai seja para o jogo que for
- Em momento algum eu procurei saber quem são os nomeados e ou para onde
- Estou disponível para dizer em sede própria da forma que chegou até mim tal informação
Mas de tudo isto eu retiro uma reflexão que me faz pensar muito sobre a questão, uma delas é qual o motivo de um Árbitro ter estado no jogo Benfica vs Belenenses e quatro dias depois já estava noutro jogo com um adversário de luta directa com o Benfica? É uma prática comum na arbitragem as nomeações serem desta forma? Podem dar-me um exemplo?
Mas no meio de tudo isto importa culpar o César Boaventura por fazer tal divulgação? Se duvida existia tal foi ultrapassado com a publicação, a mesma só demonstra que não pactuo com irregularidades.
Pergunto ao Presidente do CA, se não será uma prática corrente antes até mesmo 48h andarem em fóruns e blogs os árbitros que vão para alguns jogos e toda a gente assobia para o lado fazendo de conta que não se passa nada?
Fez falta alguém ganhar coragem para que sejam desmascarados estes podres que pairam sobre o futebol Português?
E, não existem árbitros coagidos por determinados grupos antes de jogos? Depois de saberem as nomeações?
O presidente do CA deveria vir a público agradecer quem luta ao lado dele pela transparência ou será que não tem interesse?
Estou disponível para entregar as autoridades as fontes e até mesmo provar mais casos do passado recente.
Não devia o CA ser investigado pelas autoridades após este episódio? Ou até mesmo estes senhores se demitirem?
Não o farei publicamente para proteger quem de direito, mas contem comigo.
Bem haja a honestidade senhores do CA."

"O seu dever de rigor de informação" !!!! Palhaçada...!!!


Os desportos de natureza e de aventura

"A noção de desporto de natureza engloba um conjunto de lazeres, tendo por quadro o meio natural, universo que classificamos de plena natureza. Na linguagem corrente encontramos os termos utilizados de forma indiferenciada: “actividades físicas de plena natureza”, “actividade de plena natureza”, “turismo desportivo de plena natureza”. Em Portugal, e de acordo com a legislação em vigor, enquadram-se no âmbito do desporto de natureza todas as actividades desportivas que sejam praticadas em contacto directo com a natureza de forma não nociva.
Os desportos de natureza comportam, por essência, uma parte de descoberta e uma parte de incerteza, que não são regidas por regras arbitrárias (autonomia dos praticantes e liberdade de prática). Entre outras, a segurança das actividades depende da formação ou autoformação dos praticantes e a sua faculdade de apreender o risco para melhor se protegerem. Falar de segurança em plena natureza pode parecer atípico com a noção do desporto de natureza. Os territórios de exercício são as montanhas (com a prática do montanhismo ou alpinismo), o mar ou, mais recentemente, o meio urbano ou periurbano.
Segundo Constantino (2006, p. 43), “a água, a terra e o ar transformaram-se num grande ginásio. No mais amplo, belo e perfeito espaço desportivo, local para o namoro e o casamento, entre o corpo e o espírito, entre a razão e o prazer, entre o risco e a aventura”. Mais adianta que “a natureza passa a ter um novo protagonismo, um novo estatuto: o de ser parceira indispensável para algumas modalidades do desporto, exigindo a preservação como condição necessária à sua viabilização”.
Sem sermos exaustivos, citemos alguns exemplos de desportos de natureza mais remarcáveis: pedestrianismo, montanhismo, orientação, escalada, rapel, espeleologia, balonismo, parapente, asa delta sem motor, bicicleta todo o terreno (BTT), hipismo, canoagem, remo, vela, surf, windsurf, mergulho, rafting, hidrospeed, ski.
Como conclui Augustin (2003), a multiplicação de actividades ludo-desportivas, correspondem à necessidade de expressão e da singularidade dos indivíduos. A questão dos desportos motorizados coloca várias questões, nomeadamente sobre o plano legislativo, no quadro dos desportos de natureza e ao nível da participação do turismo desportivo de natureza no âmbito do desenvolvimento sustentável do território.
Em resumo, a noção de desporto de natureza não é igual para todos, flutua nas instâncias de decisão e nas relações de força entre os praticantes. Por outro lado, a inovação, com a criação de novas modalidades alimentam a confusão dos espíritos.
Qual o papel das federações e associações desportivas? O Estado delegou uma grande parte do seu poder nas federações e associações, pedindo-lhes para organizar as competições inerentes às modalidades desportivas. O sistema desportivo caracteriza-se, assim, pela existência de federações autónomas, umas relativamente às outras. Cada vez que surge uma prática desportiva nova, ela procura se instaurar em federação independente. São as federações que assumem o desenvolvimento do movimento desportivo, estabelecendo as regras e a organização da competição, propondo uma hierarquia nacional, regional e local.
A volta do modelo desportivo puro, dominado pelas organizações dos clubes e pela competição, existe um outro modelo centrado nos desportos de lazer, que afirmam a sua vitalidade, estando afastadas das estruturas de enquadramento tradicionais. Elas organizam-se à volta dos parques, das plantas, da água, dos espaços verdes. Para compreender a evolução recente dos desportos de natureza, é preciso lembrar que estas foram criadas por iniciativa de indivíduos apaixonados pelas modalidades. A originalidade dos desportos de natureza é a de se praticar numa infinidade de locais, adaptados pela vontade dos praticantes."

Benfiquismo (MCXXVI)

Algures nos anos 20 !!!

Lanças... Critérios!

Report TV... no feminino !!!

Sabe quem é? Caiu, partiu a perna... - Luís Filipe Vieira

"Primeiro jogo que viu na Luz acabou em drama, à pendura no eléctrico; O destino ao lado de vice-campeão olímpico

1. O pai era pedreiro, a mãe trabalhava numa fábrica de confecções. Viviam numa casa de lusalite no Bairro das Furnas, por trás do Jardim Zoológico. Jogando pela rua com bolas feitas de restos de jornais e papéis - ainda se aventurou à equipa de futebol do bairro: Os Leões das Furnas, porém não foi grande o seu sucesso por lá.
2. Não tanto pelas orelhas grandes mas mais pelas suas reguilices e irrequietudes - o pai desatou a chamar-lhe Ventoinha. Aos domingos sobretudo, saltava o muro do Zoo para ir, sorrateiro, recolher moedas que o elefante rejeitava. Aos 12 anos entrou na Luz pela primeira vez para ver jogo do Benfica com o FC Porto. De súbito, a felicidade transformou-se em drama: regressando do estádio pendurado no eléctrico, caiu e partiu uma perna.
3. Pelos 17 anos, espírito de aventura levou-o a zarpar das Furnas. Com Silvério, um dos amigos, procurou arranjar emprego num hotel em Coimbra, não conseguiu. Largaram ambos, então, para Viseu - para casa de colega de Silvério. Como Fernando e Benvinda, os pais, dele nada sabiam, lançaram-se, em pânico à sua busca, chegaram a meter anúncio com foto num jornal procurando-o - e acabou por ser a GNR a ir buscá-lo a Viseu.
4. Ao chegar a hora da tropa, andou por Beja e Torres Novas. Mobilizaram-no para Moçambique. Estava na Beira quando, algures por 1970, por graves problemas de estômago, o mandaram de regresso a Lisboa.
5. Ao segundo ano de liceu no Pedro de Santarém, largara a escola. Em resposta a um anúncio, conseguiu emprego no escritório da Morgado & Fernando, loja de pneus em Campo de Ourique que pertencia já a atirador de renome: Armando Marques - o Armando Marques que, no tiro dos Jogos Olímpicos de Montreal haveria de ganhar, tal como Carlos Lopes nos 10 000 metros, a medalha de prata. Do escritório saltou, num ápice, para o balcão, revelando jeito impressionante para vendedor (e não só...)
6. Não tardou que lhe fosse dada a gestão comercial da firma - e a dado instante fez a Armando Marques uma proposta: que além do ordenado recebesse comissão na venda das jantes de liga leve que conseguisse fazer. Foi tal o sucesso que, o dinheiro que assim juntou, lhe deu para comprar o primeiro automóvel: um Morris GT 1275. Impressionado com os seus dotes para o negócio, apareceu-lhe a Justino Gomes Bessa (para além de venda de pneus combustíveis) a desafiá-lo para gerente, oferecendo-lhe de ordenado o que muitos jogadores na I Divisão não recebiam.
7. Antes dos 30 anos, de sociedade com Eduardo Carvalho, lançou a Auto-Pneus da Póvoa e foi criando império nos pneus. (Contou-o numa entrevista à Sábado «Kadhafi dos Pneus foi alcunha que me foi posta por Gomes de Lourosa, empresário do Norte, muito brincalhão. Quando comecei era impensável alguém de Lisboa ir vender ao Porto. Nós íamos. E quando os nossos concorrentes tentavam vender qualquer coisa diziam-lhe que já nos tinham comprado. Éramos uns terroristas. E começaram a chamar-me Kadhafi. É alcunha carinhosa, não, não levo a mal».
8. Já na década de 80, trocou os pneus pela construção civil e o sector imobiliário - e a sua fortuna não mais parou de crescer. Por meados de 1991 lançou-se no futebol como presidente do Alverca, levando-o da II Divisão B à I. Nesse tempo, um dos seus grandes amigos era Pinto da Costa (por isso se diz que sócio do FC Porto se fez...) Sócio do Benfica era - e Manuel Vilarinho (a quem expressara apoio na luta com Vale Azevedo) chamou-o a seu assessor na SAD do Benfica, abrindo-lhe a porta à imortalidade.
9. A 3 de Novembro de 2003, tornou-se o 33.ª presidente do Benfica. Bento Mântua (o dramaturgo que Cosme Damião lá pusera por não querer que o cargo fosse seu...) estivera na presidência durante 9 anos, 3 meses e 1 dia - e foi ele que lhe bateu esse recorde. Pelo caminho, desentendeu-se (ou pior...) com Pinto da Costa, ganhou muito mais do que seis campeonatos (alguns deles sem poder ver, por determinação médica jogos nas bancadas, deixando-se ficar, assim, fechado no balneário sem sequer ouvir relato...), fez muito mais do que o novo estádio - e por isso há benfiquistas que o consideram o Maior Presidente da sua história..."

António Simões, in A Bola

O dilema Samaris

"O movimento #renovasamaris tem crescido nas últimas semanas e são já muitos os benfiquistas que exigem a renovação do jogador, convencidos pela sua forma recente e inquestionável influência no crescimento da equipa. Mas antes de dar a minha opinião sobre o assunto, convido-vos a analisar os números do grego desde que chegou ao Benfica para termos um contexto histórico da situação. 
Samaris chegou ao Benfica em 2014/2015, no último dia do mercado, oriundo do Olympiakos por cerca de €10M. Dado o valor do investimento e estarmos a falar de um internacional grego, a expectativa é que se tornasse rapidamente titular indiscutível no meio-campo benfiquista que se encontrava órfão de um líder desde a saída de Matic para o Chelsea, 6 meses antes, e da lesão grave de Fejsa na temporada anterior.
Mas a verdade é que o então #7 demorou a justificar o investimento e foi sempre um backup de Fejsa sempre que este se encontrava apto... isto até à entrada em cena de Bruno Lage. 
Vamos a números:

Histórico jogos
2018/19 - 17/2
2017/18 - 25/1
2016/17 - 32/0
2015/16 - 41/2
2014/15 - 37/0
Total - 152/5
Média - 30,4 jogos/ época (até ao momento)

Títulos pelo Benfica
3 Campeonatos
1 Taça de Portugal
2 Taças da Liga
1 Supertaça
Total - 7

Os números mostram-nos que Samaris foi sempre um elemento válido do plantel sem nunca chegar a ser indiscutível, especialmente a partir do momento em que Fejsa estabilizou do ponto de vista físico.
O resultado da votação acima exposta seria certamente muito diferente se tivesse sido feita há 6 meses atrás porque a última temporada, indiscutivelmente a pior do grego na Luz, foi marcada por inúmeros problemas disciplinares dentro do campo. De qualquer modo, a realidade actual é completamente diferente e o agora número #22 assumiu-se como titular no meio-campo fazendo uma dupla muito interessante com o Gabriel. No entanto, é preciso recordar que esta ascensão à titularidade teve como origem mais uma lesão do Fejsa, o que não retira mérito ao trabalho do Samaris, mas deixa a duvida se estaríamos neste momento a ter este debate se o sérvio não se tivesse magoado.

Samaris renova, sim ou não?
Quem costuma ouvir o podcast Benfica FM sabe que sempre fui grande apreciador do jogador e por isso naturalmente a resposta será "SIM". Mas é um sim com algumas condicionantes, nomeadamente:
▶ Não deverá ser feita a qualquer custo e sob ameaça de assinar por um rival.
▶ Deverá ser feita uma análise à situação do Fejsa e do Samaris devido à ascensão de Florentino. Na minha opinião, apenas um destes deveria continuar no Benfica sendo que a minha preferência recai para o grego por ser mais novo, menos propenso a lesões, ser um jogador mais completo e um verdadeiro líder no balneário.
▶ No máximo por mais 3 anos.
E vocês, acham que o Samaris deve renovar? Deixem a vossa opinião nos comentários."

'Armando'

"1. Chama-se Armando, nome de guerra Lewis Hamilton, é um pombo-correio belga e foi leiloado por 1,25 milhões de euros. Nunca mais digo que o mercado do futebol está louco.
2. O Benfica vai pagar 23 mil euros por um tweet (daqueles do costume, ultimamente em versão fonte oficial ou newsletter). Um cidadão com o salário mínimo precisa de três anos para ganhar isso.
3. O Sporting quer cerveja com álcool no estádio para aumentar as receitas ou para os adeptos beberem até esquecerem o futebol da equipa?
4. Tirar Bruno Fernandes ao Sporting daria mais nas vistas do que tirar a Torre Eiffel a Paris. Sobretudo quando Luíz Phellype não se parece nada com Bas Dost se parece em demasia com Luíz Phellype.
5. O eurodeputado Manuel dos Santos chamou «aldrabão», «complexado», «grunho» e «desprezível» a Sérgio Conceição. Pelo menos não lhe chamou eurodeputado.
6. Não sei se César Boaventura aliciou ou não Lionn, Cássio e Marcelo, sei é que o Benfica tem de ter mais cuidado com as companhias. Às vezes resultam em desventuras.
7. Faz bem o presidente do Sporting em estar atento a esse caso. Tal como ao CashBall, naturalmente.
8. A violência no desporto é um problema de todos. Verdade. Inclusive de Miguel Albuquerque, agora vítima, que esteve um ano suspenso por agredir um jogador de futsal no Benfica.
9. A exibição de João Capela no Dragão serve para nos lembrar que o VAR é um ferramenta de auxílio à arbitragem e não um babysitter tecnológico para árbitros sem jeito.
10. Comparando as características (e não a qualidade), Rúben Dias é Mozer e Ferro é Ricardo Gomes.
11. Dispenso a moda dos festejos testiculares (já foi expulso em júnior do Hajduk Split por celebrar golo assim); Prefiro a festa sóbria do Armando após cada jornada. Mesmo tendo sido comprado para fins reprodutivos."

Gonçalo Guimarães, in A Bola

Meu irmão sueco

"O nosso antigo médio Jonas Thern faz hoje 52 anos. Gostaria por isso, de partilhar convosco algumas memórias do tempo, em que o sueco esteve em Lisboa.
No verão de 1989, começo um estágio na Câmara de Comércio Luso-Alemã em Lisboa e mudo por um maravilhoso ano, da Alemanha para Portugal. De facto, neste paraíso plantado à beira-mar, o sol brilha mais horas do que noutras paragens, as praias são inigualáveis, os comes e bebes deliciosos e - não menos importante - as Portuguesas são mais que charmosas. Tudo isto atraí e não apenas a mim. 
Jonas Thern, um jovem sueco, chega também neste verão à capital portuguesa. O médio defensivo de 22 anos do Malmö FF, assina um contrato com o Benfica, onde será treinado nas próximas três temporadas pelo seu compatriota Sven-Göran Eriksson. Até 1992, Jonas Thern veste o Manto Sagrado numa centena de jogos oficiais e marca dez golos. No onze do Glorioso, o internacional sueco torna-se rapidamente um valor seguro. Em 1990, joga com o Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus e vence no seguinte ano o Campeonato português.
Embora o sueco seja dois anos mais novo que eu, somos ambos loiros e com 1,82 metros de altura, temos exactamente a mesma estatura. Também as feições são bastante parecidas. Por esse motivo, sou confundido com alguma regularidade com o Jonas Thern, durante o meu ano em Lisboa.
Aos fins-de-semana, quando vou com amigos às discotecas na Avenida 24 de Julho, por certo, que um ao outro Benfiquista, frequentador do Kremlin ou do Plateau, se deverá perguntar, se realmente é necessário e oportuno, arriscar um pezinho de dança à noite, antes de um jogo. Mas felizmente, os portugueses são pessoas muito discretas. Ninguém fica chateado comigo, e apenas numa ocasião me pedem um autógrafo.
No entanto, e mesmo sem saber até hoje do perigo que correu, o sueco tem que estar muito agradecido, por nessa altura, os telemóveis ainda não existirem e nem sequer estarem providos de poderosas câmaras. Seguramente, que as fotos das minhas excursões nocturnas, fariam as delícias dos tablóides da capital.
A minha suposta fama, me irá trazer alguns benefícios, nomeadamente num concerto do Rui Veloso no Campo Pequeno. Enquanto espero com minha futura mulher pacientemente pela abertura das portas de entrada, um policia „reconhece-me" e abre-nos o caminho através da multidão. Com um olhar cúmplice, o senhor policia dá-me umas palmadinhas no ombro, e entramos no recinto como primeiros, podendo assim procurar com calma um lugar agradável para sentar. Claro que, o homem tão atencioso só podia ser mesmo um Benfiquista.
Depois de três anos de sucesso no Benfica, o meu alter ego assina pelo Napoli, onde joga até 1994. Seguindo-se a AS Roma, onde Jonas Thern está nas fileiras durante três temporadas, antes de terminar a sua carreira em 1999 no Glasgow Rangers, depois de uma lesão. Entretanto, trabalha como professor na Suécia.
Muitos parabéns, Campeão!"

Porto ao Colo da Liga

"O meu amigo João Cabral (obrigado João) enviou-me este documento imperdível que - na minha opinião - deve ser partilhado por todos os benfiquistas. Na gaveta é que não pode ficar. Desconheço quem é o autor, a quem agradeço todo o trabalho de pesquisa, e só por isso não deixo aqui os créditos devidos.
«Chegou a hora de organizar e denunciar tudo o que de mal tem sido feito ao Benfica em 2018/2019. 
Então aqui vai:
Liga #BlueVelvet, Campeonato do #portoaocolo, liga da #VARgonha, chamem-lhe o que quiserem. 
Para verem que não nos escapa nada, esta é a cronologia de uma época sem precedentes ou a fazer lembrar os tempos dourados.
Tudo o que abaixo se escreve está sustentado com links, aqui não se inventa nada

06/07/2018 - Sorteio do campeonato
Após o sorteio efectuado dos jogos do campeonato, calhou um Benfica-Sporting intercalado com as 2 mãos do Playoff da Champions League que poderia ser a eliminatória mais importante da época para o Benfica por poder originar uma receita de 43 Milhões de euros caso fosse apurado.
Azar dizem alguns.
Afinal a menina do sorteio enganou-se e o sorteio teve de ser repetido.
Consequência …
No novo sorteio em dezenas de milhar de combinações possíveis, imagine-se … Benfica – Sporting outra vez na mesma jornada na mesma data, no mesmo intervalo entre os jogos importantes para o Benfica de apuramento para a fase de grupos da Champions
Passou de azar a coincidência estranhamente macabra e surrealista.
Ao contrário de anos anteriores, no sorteio do Campeonato, foram retiradas as condicionantes aos sorteios que favoreciam a equipa que jogava a pré eliminatória da Champions.
Por "coincidência" este ano era o Benfica o beneficiado com essas condicionantes caso fossem aplicadas, após vários anos em que o Sporting e Porto beneficiaram dos mesmos.
Neste mesmo sorteio, foi retirada a condicionante dos jogos em casa e fora nos clássicos alternados na mesma volta. Consequência ...
O Benfica na 2ª volta tem de jogar com o Sporting e Porto fora de casa, o Porto joga os 2 jogos em casa. Mais uma vez “azar” no sorteio.
Fonte ; https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/detalhe/sorteio-da-liga-em-direto 

04/08/2018 - Supertaça
Porto – D.Aves: Sérgio Conceição é expulso por dizer ao árbitro “Vocês têm de ter os colhões no sítio caralho, isto não é nada”. Resultado : zero jogos de castigo e uma multa simbólica de 536 € .
No ano anterior Rui Vitória foi punido com 3 jogos de suspensão por lesão da honra e reputação por ter dito : “ Parabéns já conseguistes o que querias, isto é uma vergonha”
Fonte : https://www.jn.pt/desporto/interior/reveladas-as-palavras-que-sergio-conceicao-disse-ao-arbitro-da-supertaca-9700951.html

21/08/2018 - Transferências Porto/Portimonense
a) Depois das transferências estranhas entre o Portimonenses e Porto em que por exemplo o Porto pagou 2,8 milhões ao Portimonense pelo Danilo que era do Marítimo, sem que tenha passado sequer pelo aeroporto do Algarve https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/fc-porto-comprou-danilo-ao-portimonense-por-28-milhoes-de-euros , eis que os andrades devolvem a custo zero dois jogadores (Paulinho e Ewerton) que lhes havia custado imagine-se 10 milhões !, negocio da China (ou não) encapotado para os algarvios que têm como intermediário o empresário Teodoro Fonseca que é sócio maioritário do Portimonense e accionista da SAD do Porto. https://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/mp-recebe-denuncia-anonima-que-envolve-fc-porto-e-portimonense
b) O Porto até à data não comunicou nada à CMVM e a CMVM nada perguntou ao Porto, o que não deixa de ser estranho se compararmos com o zelo que a CMVM tem com o Benfica.
c) O Benfica entretanto fez uma denuncia às autoridades competentes sobre o assunto, já que ninguém teve interesse em investigar. Resultado : Não interessa investigar.

11 e 12/08/2018 - Jornada 1
Moreirense -1- Sporting - 3
Sporting vence com um golo em fora de jogo quando o resultado estava em 1-1.
Fonte: https://www.facebook.com/126822611154909/photos/a.141313899705780/449341378903029/?type=3&theater Toda a imprensa falada e escrita abafou o lance, inclusive a Sporttv que transmitiu o jogo em directo, esquivou-se de dar a repetição, já para não falar do VAR.
O árbitro foi Tiago Martins (Lisboa)

Porto - 5 - Chaves - 0
Brahimi aperta o pescoço a um jogador do Chaves. Por lance idêntico o Conselho de Disciplina deu 3 jogos de castigo a Samaris no ano anterior, o jogador do Porto levou apenas uma multa :
Fonte : https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/745495,
isto apesar das recomendações
O árbitro foi Nuno Almeida (Algarve)

18 e 19/08/2018 - Jornada 2
Belenenses - 2 – Porto - 3
a) Lembrar que o Belenenses foi comprado por uma entidade que tomou conta da SAD do clube, cujo Presidente foi um destacado andrade já distinguido com o Dragão de Ouro : https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/dragao-de-ouro-apontado-a-presidencia-da-liga , já esta época o clube incompatibilizou-se com a SAD passando a ter uma nova equipa nos distritais, obrigando o Belenenses SAD (que joga na 1ª liga) deste presidente andrade a jogar no Jamor.
b) Durante o jogo quase ao intervalo, o Porto faz o 0-2 e o “dedicado” Presidente do Belenenses SAD, Rui Pedro Soares festeja desta maneira o golo da equipa adversária : http://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/rui-pedro-soares-e-pinto-da-costa-animados-apos-segundo-golo-do-fc-porto?ref=HP_2BucketDestaquesPrincipais
c) Já nos descontos e depois do Belenenses ter empatado, o arbitro marca um penalti a favor do Porto no mínimo duvidoso por mão na bola que dá a vitória aos andrades. https://www.abola.pt/nnh/Noticias/Ver/745896
d) 1 ou 2 dias depois da amena cavaqueira presidencial, avançou-se com a transferência do defesa esquerdo Zakarya para o Porto, que viria a ser abortada pelo jogador ter falhado nos testes médicos. . https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/belenenses/noticias/interior/zakarya-titular-no-belenenses-antes-de-rumar-ao-fc-porto-9768284.html
O árbitro foi Carlos Xistra (Castelo Branco), o VAR foi João Capela (Lisboa)

Sporting - 2 – Vitória de Setúbal - 1
a) Com o jogo a acabar o árbitro Manuel Oliveira (Porto) não vê um penalti que poderia dar o empate ao Setubal
https://abload.de/img/hjogees.gif

25/08/2018 - Jornada 3
Porto - 2 – Guimarães - 3
Avaria nas comunicações durante 30 minutos do VAR cuja entidade responsável (Altice) é o patrocinador das camisolas do FCP.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/falha-do-var-cria-revolta-nos-conquistadores
Durante esse período de avaria:
a) Penalti por assinalar ao Guimarães : https://www.vsports.pt/vod/44923/m/449571/vsports/6398ce4a857afe22d3cf659accd7c294
b) Golo em fora de jogo considerado correcto ao Porto https://www.vsports.pt/vod/44920/m/449571/vsports/9ef8dbf38e16db9444590b5163cdb6ea )
O VAR estava avariado não tendo os lances sido analisados. O Porto com estes lances fica a ganhar 2-0, vindo no entanto a perder 2-3 após recuperação do Guimarães na 2ª Parte
O árbitro foi Fábio Veríssimo (Leiria)

Benfica - 1 - Sporting - 1
a) Depois de um jogo escandaloso em que o arbitro Luis Godinho (Évora) apitou apitou o Benfica B contra o Arouca, eis que surgiu o prémio, na semana seguinte foi nomeado para o Benfica - Sporting 
b) Critérios disciplinar vergonhoso na amostragem de cartões a favor do Sporting
c) Ainda faltavam 15 segundos para terminar os descontos na 1ª parte e já o árbitro tinha dado o jogo por terminado quando o Benfica desenvolvia um contra-ataque perigoso
d) Falha de comunicações fez o árbitro estar 6 minutos parado na 2ª parte. No fim, o mesmo deu apenas os mesmos 6 minutos de descontos não considerando para o efeito as restantes paragens com lesões sistemáticas dos jogadores do Sporting, demoras nas reposições de bola e substituições.
e) Penalti por assinalar sobre o João Félix já em tempo de descontos que poderia dar a vitória ao Benfica
f) Resumo : https://www.facebook.com/hugogil08/videos/2122358308013040/

27/08/2018 - Benfica SAD constituída arguida no processo E-Toupeira
Em vésperas de jogo com o Paok na Champions que poderia levar o Benfica a ter um encaixe financeiro de 43 Milhões de Euros, a PGR avança, em período de férias judiciais com a constituição de arguido por parte da Benfica SAD.
O timing e as circunstâncias em que a informação foi divulgada (pela CMTV), deixa antever que um dos objectivos é o de desestabilizar o clube num período crucial da época.
Os termos da acusação também têm várias incongruências e o Benfica já reagiu em comunicado: 
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/08/27/clube-benfica-nota-a-comunicacao-social

31/08/2018 - Benfica SAD punido pelo IPDJ com um jogo de castigo à porta fechada
O Benfica foi punido pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) com um jogo de castigo à porta fechada por não ter legalizado as claques.
Tudo isto acontece depois dos jogadores do Sporting terem sido agredidos por membros de uma claque legalizada, por os árbitros terem sido ameaçados em pleno treino por membros da claque legalizada do Porto e depois do Pizzi ter sido agredido por adepto legalizado em pleno relvado do estádio do Dragão.
Para além desta decisão sem precedentes no desporto português, é curioso que esta decisão é conhecida após o Governo ter decidido exonerar os actuais membros desta instituição uma vez que vai extingui-la.
É igualmente curioso que o presidente deste instituto é à data Alfredo Baganha, conhecido como ex jogador de Basquetebol do Sporting e membro da comissão de honra de Ricciardi à presidência do Sporting.
https://24.sapo.pt/noticias/nacional/artigo/benfica-punido-com-um-jogo-a-porta-fechada-devido-a-processos-com-adeptos-ipdj_24736276.html

31/08/2018 - O caso Alberto Bueno
Na época passada quando das suspeitas de corrupção do jogo Estoril-Porto, estes viram-se obrigados a dar explicações ao DIAP sobre as saídas de dinheiro.
Uma delas referia-se à rescisão de contrato com Alberto Bueno, onde o Porto justificava assim uma saída de dinheiro de 3,9 milhões de Euros em conjunto com outro jogador referente à desvinculação de ambos.
Qual não é o espanto, no fecho de mercado de 31/08/2018, à última da hora, o Porto inscreve o Alberto Bueno na Liga 2018/19!
Então pagam a rescisão de contrato a um atleta e depois inscrevem-no outra vez na liga ?
É que depois as notícias são de ter existido um empréstimo e não venda.
Então pagaram 3,9 milhões para o jogador ser ... emprestado ?
Será que os 3,9 milhões afinal serviram para outra coisa qualquer?
https://hugogil.pt/no-caso-dos-734-mil-pagos-ao-estoril-antes-da-2a-parte-francisco-j-marques-aldrabou-com-o-caso-bueno/

04/09/2018 - Ministério Público avança com a acusação da Benfica SAD no processo E- Toupeira 
Sem que as partes ainda tenham conhecimento do texto da acusação, o Ministério Publico avançou com a acusação em público à Benfica SAD e a Paulo Gonçalves de entre outros, violação do segredo de justiça e acesso indevido a informação de processos judiciais. 
https://www.abola.pt/Clubes/Noticias/Ver/748361/40/
Benfica reagiu em comunicado
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/09/04/sad-benfica-nota-a-comunicacao-social
Em resumo temos :
· O Benfica vê todos os dias divulgada informação particular na comunicação social de forma indevida · O Benfica toma conhecimento da acusação do Ministério Publico pela comunicação social sem que isso tenha sido considerado violação do segredo de justiça
· O Benfica é acusado de violar o acesso a informação numa plataforma digital para tentar saber porque é que os outros violam a sua própria informação sem serem punidos.
· O Benfica é acusado de corromper pessoas a troco de camisolas e bilhetes para obter essa informação
· O Benfica é acusado de alterar a verdade desportiva por acesso à plataforma digital Citius que nada tem a ver com desporto
· O Citius é uma plataforma digital em que qualquer pessoa apenas precisa de falhar as 3 tentativas de password para aceder com uma nova password sem que lhe peçam a antiga
· Quer a Benfica SAD quer o assessor jurídico Paulo Gonçalves continuam em liberdade sem qualquer medida de coacção decretada pelos tribunais civis que decidem
· Nenhum membro da direcção da Benfica SAD está acusado individualmente
· O Benfica é acusado, não é culpado, porque quem decide são os tribunais
· A actual procuradora da Republica previsivelmente vai abandonar o cargo daqui a 2 meses 

12/09/2018 - Benfica punido com um jogo de castigo à porta fechada por distúrbios dos adeptos
O Benfica foi punido com um jogo de castigo à porta fechada por distúrbios dos adeptos pelo Conselho de Disciplina.
Alega este órgão que os adeptos lançaram tochas para o relvado durante o Estoril-Benfica da época passada.
Tudo isto se passa depois de um adepto do Porto ter agredido o jogador do Benfica Pizzi em pleno relvado do Estádio do Dragão, e de os adeptos das claques do Sporting terem incendiado as bancadas do Estádio da Luz e lançado igualmente tochas no último dérbi sem que tenham sido punidos com qualquer jogo de castigo.
https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/749311
O Benfica recorreu para o Conselho de Justiça.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/09/11/sad-benfica-nota-a-comunicacao-social-clube-avanca-com-recurso

13/09/2018 - Revelada identidade do hacker dos e-mails do Benfica
Foi revelada a identidade do “hacker” que teve acesso aos e-mails do Benfica.
Trata-se de 10 anos de informação acedida indevidamente do clube por Rui Pinto com residência na Hungria.
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/revista-sabado-revela-a-identidade-do-hacker-de-gaia-que-roubou-os-segredos-do-benfica
Hungria que foi o país visitado por Bruno de Carvalho dias antes da famosa reunião no Hotel Altis entre os directores de comunicação de Porto e Sporting (J.Marques e Saraiva). 
https://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/bruno-de-carvalho-esteve-na-cidade-onde-residia-hacker-dos-mails-do-benfica-ja-a-seguir-no-mercado-na-cmtv
Esta notícia para além de surpreendente é também estranha por vários motivos.
Porquê revelar agora a identidade do informático e não antes ?
Porquê ser o director da revista Sábado, Carlos Rodrigues Lima, anti-benfiquista primário e com um grande ódio ao glorioso, a revelar a identidade do sujeito ? 
https://pbs.twimg.com/media/DOLqLqKWkAEtHWM.png
Estando a revista Sábado na liderança da revelação dos emails do Benfica, o porquê de revelar agora a sua principal fonte na origem ?
Não deixa de ser surreal que quem mais divulgou os e-mails queira agora ficar com os louros de ter denunciado a origem das fontes.
A resposta a estas questões é clara, iniciou-se o processo de branqueamento do Francisco J.Marques e do FC Porto/Sporting para os ilibar neste processo, para acusar este Rui Pinto.
De qualquer das formas, uma coisa é verdade, a provar-se que o e-toupeira teve origem nos e-mails como aliás confirmou o Francisco J. Marques, o Benfica nunca poderá ser acusado, já que as provas não partem de denúncia anónima mas são obtidas de forma ilegal.
Não deixa também de ser curioso que alguma comunicação social o apelide de "hacker do Benfica", como se fosse o Benfica a contrata-lo. Surreal. 

16/09/2018 - Descoberta a ligação do hacker dos e-mails do Benfica com elementos ligados ao Porto 
Apesar de já se saber que Rui Pinto foi o hacker que roubou os e-mails ao Benfica e que FJ Marques e outros elementos ligados à estrutura do Porto os divulgaram exaustivamente, faltava arranjar provas da ligação entre ambos.
Pois bem, não foi preciso esperar muito para que se descobrisse que Rui Pinto foi colega de Universidade de Diogo Faria co-autor do livro “O polvo encarnado” na Faculdade de Letras no curso de História entre 2008 e 2011.
Na prática o que se descobriu é que quem roubou os e-mails foi colega de universidade do mesmo ano do autor do livro de dos e-mails roubados.
Muita coincidência.
https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/hacker-do-benfica-amigo-de-comentador-do-fc-porto 

22/09/2018 - Jornada 5
V. Setúbal - 0 - Porto - 2
O árbitro é Manuel Oliveira (Porto), conhecido pelo seu ódio ao Benfica e pela presença assídua nos camarotes do Estádio do Dragão.
https://hugogil.pt/desde-as-ameacas-ca-nomeia-arbitros-do-porto-arbitro-do-camarote-no-estoril-fc-porto/
Depois de tanta polémica por o Benfica oferecer bilhetes para jogos a um oficial de justiça, eis que o Porto disponibiliza camarotes cativos a árbitros!
O jogo fica marcado por uma falta e expulsão que não foram marcados por derrube do Felipe ao Heriberto quando este seguia isolado para a baliza
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj554rWlKhd6JKTErEjjUwz9GEUvf1uU2gRMeUTXWO4xthXjkqfr_eqT5WVHvi-3kGHiEBJtxMahr2m6cHPPPCl2faW7HS76y_twWlaV78jonYhteQDAoDUvIoW78FViJTlPFwFC0O41P3f/s1600/5J+21m.gif
Foi também mal anulado um golo ao V. Setúbal.
No fim vitória para a equipa do sr. Manuel Oliveira.

27/09/2018 - Jornada 6
Chaves - 2 - Benfica - 2
Arbitro João Capela (Lisboa), expulsa o central do Benfica Conti por uma falta que seria no máximo para amarelo.
Fica também por marcar um penalti por uma falta dentro da área que o arbitro considera fora 
https://i.imgur.com/Xa2Pzxx.png

Porto - 1 - Tondela - 0
Vários lances que passaram em claro de agressão dos jogadores do Porto 
https://abload.de/img/sottifa.gif
https://i.imgur.com/dgAfrfw.gif
https://imgur.com/ORun2Qi.gif
Árbitro : Luís Godinho (Évora)

04/10/2018 - Denuncia anónima acusa Pedro Pinho (empresário) e António Perdigão (ex-arbitro). 
Deu entrada na Procuradoria, uma denúncia anónima de um alegado empregado portista que assiste a várias situações de corrupção, denunciando factos concretos.
Acham que tivemos mais notícias deste caso ? Pois, também não me parece. 
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/detalhe/denuncia-anónima-contra-empresário-e-comentador-de-arbitragem-do-porto-canal?ref=HP_Ultimas

06 e 07/10/2018 - Jornada 7
Benfica - 1 – Porto - 0
Arbitro Fábio Veríssimo (Leiria), expulsa o central do Benfica Lema num lance absolutamente normal em que até há dúvidas se seria mesmo falta, quando o Benfica ganhava por 1-0, sem sequer consultar o VAR para ver que tinha errado.
https://i.imgur.com/pDkdBMu.gif
Apesar de estar em inferioridade numérica, o Benfica acabaria por vencer o jogo. Herrera tem uma entrada de carrinho, quando já tinha amarelo e seria obviamente expulso, nada mostrado. 
https://i.imgflip.com/2jm6ps.gif
Penalti de Maxi sobre Cervi que não foi marcado e que passou despercebido a muita gente 
https://i.imgur.com/f1Phy48.gif

No Braga – Rio Ave, a equipa da casa viu perdoado um penalti já nos descontos que daria a vitória ao visitante e mais tarde a liderança isolada ao Benfica. O árbitro aqui foi Tiago Martins (Lisboa) 

09/10/2018 - Falsas acusações de que o presidente do Benfica seja arguido no processo dos e-mails 
Tal como previsto, após a vitória do Benfica sobre o Porto e sem jogos de campeonato durante 3 semanas, surgem acusações ao Benfica, nomeadamente de que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, mas também Paulo Gonçalves, Pedro Guerra e Adão Mendes seriam arguidos no caso dos e-mails e que teriam sido apreendidos diversos telemóveis e tablets dos mesmos.
A mentira era tal que a Procuradoria Geral da República viu-se obrigada a fazer um comunicado público a desmentir a acusação do Correio da Manhã.
https://www.jn.pt/justica/interior/luis-filipe-vieira-o-arguido-que-afinal-nao-e-9975883.html 

09/10/2018 - Conselho de Disciplina pune Benfica com uma multa de 765,00 € por passar musica de tourada no estádio
O Conselho de Disciplina castigou o Benfica com uma multa de 765,00 € por ter passado uma musica de Passodoble associada a touradas quando os jogadores do Porto saíam do relvado após a derrota na Luz.
Resta saber o que irá fazer em todos os jogos em que o Benfica é insultado constantemente pelos adeptos do Porto e Sporting, ou quando nas Antas passaram o "Chamem a polícia" ou quando em Alvalade passaram o "Bailando"
https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto/liga/benfica-multado-por-passar-musica-da-tourada-no-classico 

13/10/2018 - “Visita” dos Super dragões à loja do Benfica no Mar Shopping em Matosinhos
O Benfica abriu uma nova loja no Mar Shopping em Matosinhos. Trata-se de uma Megastore, ao nível das melhores lojas do clube no país. Pois bem os Super Dragões, habituados a um país diferente a norte, de leis que lhes permitem todo o tipo de intimidação, resolveram fazer uma “visita” à loja com o intuito de intimidar, homens, senhoras e crianças que por lá passavam. Foi necessário chamar as autoridades para acalmar os ânimos.
https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/super-dragoes-concentram-se-a-porta-de-loja-do-benfica-no-mar-shopping

18 /10/2018 - Andreia Couto despedida da Liga Portuguesa de Futebol
Andreia Couto, Secretária da Liga Portuguesa de Futebol foi despedida por alegadamente ter passado informação confidencial dos contratos de trabalho de 2 jogadores do Benfica (Castillo e Ferreyra). 
Corre ainda o rumor de que estaria a ser investigada pela PJ e que seria alvo de uma participação criminal.
De relembrar que estes contratos tinham sido divulgados pelos blogs ligados ao Porto e que Andreia Couto é irmã do antigo jogador do Porto, Fernando Couto. 
https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/andreia-couto-desconhece-participacao-criminal-e-contesta-despedimento-pela-liga
No final, Andreia Couto chega a acordo com a LPF e leva para casa uma indemnização de 100.000,00 €, o que não deixa de ser caricato para quem tinha sido alvo de um processo disciplinar por fuga de informação.
https://observador.pt/2018/10/23/liga-chega-a-acordo-com-andreia-couto-ex-diretora-vai-receber-indemnizacao-de-100-mil-euros/

27 e 28/10/2018 - Jornada 8
Belenenses – 2 – Benfica – 0
Nada a registar para além da perda de 3 pontos quando o Benfica podia chegar isolado ao 1º lugar. Lenços brancos no final do jogo para Rui Vitória e adeptos a irem-se embora ao intervalo.

Porto – 2 – Feirense – 0
O jogo fica marcado pelo 1º golo do Porto marcado pelo Felipe em fora de jogo. O mais caricato é que o arbitro inicialmente anulou e bem o golo por indicação do fiscal de linha,, decisão essa que viria a ser alterada pelo VAR numa imagem que não deixa dúvidas que o defesa do Porto estava em fora de jogo.
https://i.postimg.cc/pV7b5Jjq/20181028-190319.png
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/fc-porto-vence-e-sobe-a-lideranca-da-i-liga 
Arbitro : Rui Oliveira (Porto)

03/11/2018 - Jornada - 9
Marítimo - 0 - Porto - 2
Penalti a favor do Porto, quando é Soares que se deixa cair. Arbitro marca penalti e o VAR confirma. Contudo o penalti viria a ser falhado
https://i.makeagif.com/media/12-03-2018/mr9J34.gif 
https://www.vsports.pt/vod/46574/m/449629/vsports/84a9c55460388280867e620c7a11d4bc
Arbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

10 e 11/11/2018 - Jornada 10
Porto – 1 – Braga – 0
Expulsão perdoada a Soares que depois viria a marcar o golo da vitória 2 minutos depois com o jogo a acabar.
Arbitro : Artur Soares Dias (Porto)

Sporting – 2 – Chaves – 1
Falta no golo do Sporting, Bas Dost empurra o central do Chaves quando sai o cruzamento, tirando-o do lance
https://i.makeagif.com/media/12-06-2018/eOSCxa.gif
Penalti aos 86' com o jogo empatado, pelo artista Tiago Martins, a envergonhar os apitadeiros do tempo do apito dourado numa decisão absolutamente surrealista 
https://media.giphy.com/media/1wpxEWIPXgjl8fH16b/giphy.gif 
Arbitro : Tiago Martins (Lisboa)

01/12/2018 a 03/12/2018 - Jornada 11
Boavista – 0 – Porto – 1
Brahimi com o seu pé esquerdo ceifa o pé direito de Rochinha dentro da área. Nem penalti, nem VAR. Decorria o minuto 76!
https://media.giphy.com/media/l7fCgltjcdBeGJ23P5/giphy.gif
Arbitro : Hugo Miguel (Lisboa)

Rio Ave – 1 – Sporting – 3
Penalti por assinalar a favor do Rio Ave, Mathieu "limpa" primeiro o jogador e apenas depois a bola é desviada (pelo próprio pé do jogador do Rio Ave em queda)
https://abload.de/img/541c62.gif
Arbitro : Carlos Xistra (Castelo Branco)

03/12/2018 - Ministério Publico quer levar a tribunal todos os arguidos do e-toupeira
O Ministério Publico do Porto declara que quer levar a tribunal todos os acusados do e-toupeira, incluindo a SAD do Benfica.
https://www.tsf.pt/desporto/interior/e-toupeira-mp-pede-julgamento-para-todos-os-arguidos-nos-termos-da-acusacao-10271743.html
Tudo isto acontece perante o comando do Valter Alves, Procurador do Ministério Publico e adepto "doente" pelo FC Porto.Deveria um magistrado procurador ser assim tão "independente". Só em Portugal

07/12/2018 a 09/12/2018 - Jornada 12
Setúbal – 0 – Benfica – 1
Zivkovic marca golo de meio campo, mas árbitro marca fora de jogo quando partiu antes de meio campo
Neste mesmo jogo apitado por Carlos Xistra (Castelo Branco), que teve um critério disciplinar vergonhoso, a observadora nomeada pelo Conselho de Arbitragem para avaliar os árbitros e VAR era, imagine-se, a mulher de Fontelas Gomes, o presidente do organismo. Tudo à vontade. Realce ainda para o conhecimento público para o facto de ser uma mulher fanática pelo seu clube .. o FC Porto
Um jogador do Setúbal faz uma falta violentíssima por trás a Zivkovic, o arbitro nem amarelo mostra. 
https://i.imgur.com/A6s9I98.gif

Porto – 4 – Portimonense – 1
Penalti claro de Felipe sobre Nakajima do Portimonense. Mesmo após análise do VAR o penalti não foi considerado.
https://i.imgur.com/Krrubx4.gif 
https://www.vsports.pt/vod/47337/m/449657/vsports/c2000fc1ee846a852ee29d41a25eda2b
Arbitro : Manuel Mota (Braga)

15/12/2018 e 16/12/2018 - Jornada 13
Santa Clara – 1 – Porto – 2
Soares faz falta sobre o adversário. O arbitro não marca e na sequência da jogada marca golo. A jogada foi vista pelo VAR que decidiu manter o golo. 
https://media.giphy.com/media/OQJ07MMiL0paNw2bcC/giphy.gif 
https://media.giphy.com/media/4Nke9Ee3OUAPCmvL5l/giphy.gif
Arbitro : Luís Godinho (Évora)

Sporting – 5 – Nacional – 2
Penalti inventado por Bas Dost que tropeça nele próprio quando o Sporting perdia por 0-2. Nem o VAR alterou a decisão
https://streamable.com/3ajqk
Arbitro : Fábio Veríssimo (Leiria)

18/12/2018 - 8ºs Final da Taça de Portugal
Porto – 4 – Moreirense – 3
Penalti claro contra o Porto quando o resultado se encontrava em 1 - 1
Árbitro : Carlos Xistra (Castelo Branco) 

21/12/2019/8 - Benfica SAD ilibada do processo E-toupeira
Por decisão da juíza de instrução, a Benfica SAD foi ilibada e nem sequer vai a julgamento no processo e-toupeira. É uma das mais duras e humilhantes derrotas do sistema anti-Benfica dos últimos anos comandados na suposta justiça acusatória pelo procurador Valter Alves. 
https://rr.sapo.pt/noticia/135047/e-toupeira-sad-do-benfica-ilibada-paulo-goncalves-vai-a-tribunal-por-corrupcao
Obviamente que os ressabiados acusatórios vão recorrer.

22/12/2018 e 23/12/2018 - Jornada 14
Porto – 2 – Rio Ave – 1
Brahimi faz falta sobre o adversário, não foi marcada falta à entrada da área nem mostrado amarelo. 
https://i.imgur.com/GDqHiuO.gif
Soares faz penalti, o arbitro nada assinala 
https://i.gyazo.com/7af26991a6415865ae934fdd6695b083.gif
Arbitro : Tiago Martins (Lisboa)

02 e 03/01/2019 - Jornada 15
Portimonenses – 2 – Benfica – 0
Expulsão de Jonas em lance fortuito em que tenta chegar à bola e não evita o choque com o adversário 
https://zerozero.vsports.pt/vod/48376/m/449681/zero/79af7112b1e420cf63ce424f46248d8a
Arbitro : Manuel Mota (Braga)

D.Aves – 0 – Porto – 1
Fora de jogo na jogada que antecede o golo do Porto não marcado.
https://i.imgur.com/QDByssX.jpg
Arbitro : João Pinheiro (Braga)

11 e 12/01/2019 - Jornada 17
Santa Clara - 0 - Benfica - 2
Expulsão clara perdoada ao jogador do Santa Clara por cotovelada sobre o Grimaldo. 
https://i.imgur.com/sY07BDT.gif
Arbitro : João Capela (Lisboa)

16/01/2019 - Hacker Rui Pinto detido em Budapeste
O hacker Rui Pinto foi detido em Budapeste depois de um mandato judicial de captura europeu. Vai agora ser ouvido e extraditado para Portugal para ser julgado
https://tribunaexpresso.pt/benfica/2019-01-16-Rui-Pinto-o-alegado-hacker-dos-emails-do-Benfica-foi-detido-pela-PJ-na-Hungria

18 e 19/01/2019 - Jornada 18
Guimarães - 0 - Benfica - 1
Expulsão perdoada a André André por dupla falta para expulsão num espaço de 5 segundos.
Arbitro : Tiago Martins (Lisboa)

Sporting - 2 - Moreirense - 1
Acuña faz penalti claro sobre o jogador do Moreirense não assinalado 
https://i.imgur.com/3DqOLXb.gif
Golo validado ao Sporting de forma incrível. Bruno Fernandes que está do lado de fora do campo, ajeita a bola com o braço para a mesma não sair. O arbitro, com a ajuda do VAR nem assinala bola fora nem o braço de Bruno Fernandes, validando o golo de forma surrealista.
Arbitro : Rui Costa (Porto)

22/01/2019 - Meia final da Taça da Liga
Benfica - 1 - Porto - 3
Falta não assinalada sobre Gabriel no 1º golo do Porto
https://sendvid.com/?src=player_share_title
Falta não assinalada a Marega no 2º golo do Porto
Fora de jogo mal assinalado no lance que daria o 2-2- ao Benfica 
https://pbs.twimg.com/media/DxjBexhW0AAcESM.jpg
Expulsão perdoada a Felipe vale tudo por entrada violenta sobre André Almeida 
https://i.imgur.com/3NyZV2N.gif
Arbitro : Carlos Xistra (Castelo Branco)

26/01/2019 - Final da Taça da Liga
Porto - 1 - Sporting - 1 (1-3 nos penaltis)
Adjunto de Conceição, Diamantino Figueiredo, agride adepto quando foi receber a medalha na tribuna.
https://i.imgflip.com/2s4czf.gif

29/01/2019 - Radio Renascença comenta que já é conhecida a próxima vitima para o jogo do Benfica 
Inacreditável como uma rádio que se diz isenta fazer uma noticia desta insinuando que o Benfica coage os árbitros.
https://hugogil.pt/ja-e-conhecido-o-arbitro-que-a-renascenca-classifica-de-proxima-vitima/ 

29/01/2019 - Jornada 19
Benfica - 5 - Boavista - 1
Penalti não assinalado a favor do Benfica por mão na bola do jogador do Boavista dentro da área. Houve várias jogadas polémicas, o jogo foi demasiado desequilibrado para o arbitro ter influencia no resultado final.
Arbitro : Rui Costa (Porto)

03/02/2019 - Jornada 20
Sporting - 2 - Benfica - 4
Penalti claro sobre Seferovic não assinalado.
https://i.imgur.com/FaNreKY.gif
Penalti não assinalado por derrube de Pizzi
https://i.imgur.com/1S1I735.gif
Arbitro : Artur Soares Dias (Porto)

Guimarães - 0 Porto - 0
Já com cartão amarelo, Oliver corta a bola com o braço e o arbitro diz que foi com o peito. 
https://i.imgur.com/0wp2c9Y.gif
Arbitro : Rui Costa (Porto)

08 a 10/02/2019 - Jornada 21
Moreirense - 1 - Porto 1
Penalti não assinalado a favor do Moreirense. O arbitro nem consultou o VAR Com o resultado em 0-0 o arbitro transformou um período de descontos de 4 minutos em 9
Arbitro : Jorge Sousa (Porto)

Feirense - 1 -Sporting - 3
Inacreditável o golo anulado ao Feirense. O árbitro considerou falta sobre o Guarda redes. 
https://i.imgur.com/CVjNbRD.gif 
https://www.vsports.pt/vod/49848/m/449734/vsports/4466caa6b44f55397805422f05c150ea
Árbitro : Manuel Mota (Braga)

13/02/2019 - Pinto da Costa e Luís Gonçalves no balneário do árbitro
No final do jogo de Moreira de Cónegos, os dirigentes portistas foram ao balneário dos árbitros, perante a complacência dos delegados ao jogo. Começava-se aqui a adivinhar que Jorge Sousa (Porto), seria o arbitro do clássico Porto-Benfica

16 a 18/02/2019 - Jornada 22
Porto - 2 - Setúbal - 0
Penalti a favor do Setúbal não assinalado quando o resultado estava em 1-0 
https://i.imgur.com/H6Ej4ww.gif
Num lance em que o Soares tem uma entrada de carrinho, no chão pontapeia o pescoço do adversário e ainda agarra a bola com a mão. O que faz o arbitro ? Transforma um óbvio penalti em 2 cartões amarelos.
https://i.imgur.com/8Ca4ZE9.gif
Num lance em que não é claro se há toque dentro da área ao Eder Bessa do Setúbal, o jogador cai e levanta-se logo de seguida no encalce da bola. O árbitro considera que houve simulação e expulsa o jogador do Setúbal.
https://i.imgur.com/P95mMzl.gif
Arbitro : Nuno Almeida (Algarve)

18/02/2019 - Aníbal Pinto acusa Benfica de "correr muito"
Num dos habituais programas de televisão, Aníbal Pinto acusa o Benfica de correr muito, deixando no ar a possibilidade de andarem a jogar dopados. Tudo isto no livre arbítrio e com o único objectivo de desestabilizar.
De relembrar que Aníbal Pinto foi advogado em vários processos do hacker Rui Pinto.
O Benfica vai obviamente avançar com um processo crime contra Aníbal Pinto. 
https://bancada.pt/futebol/portugal/benfica-anuncia-processo-crime-a-anibal-pinto

19/02/2019 - Alberto Bueno sofreu bulling
Não é fixação por este jogador mas voltemos ao tema. Alberto Bueno, o atleta que saiu mas não saiu, a troco de alguns milhões de salários incluídos no "Estoril gate" afinal sofreu de bullling quando esteve no dragão. Tudo normal portanto.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/alberto-bueno-no-fc-porto-fui-alvo-de-bullying-diariamente

19/02/2019 - FIFA multa Porto por falsas declarações
A FIFA multou o Porto em 44.000 € por ter prestado falsas declarações no Transfer Matching System (a plataforma da FIFA através da qual são comunicadas todas as transferências de jogadores).
No fundo mentiu e enganou as instituições. Nada de novo portanto. 
https://maisfutebol.iol.pt/liga/tms/fc-porto-castigado-pela-fifa-por-influencia-dos-fundos

20/02/2019 - Marega "trata-se" na China e no Dubai em tempo record
Depois de sofrer uma lesão muscular, Marega desloca-se ao Dubai e à China para fazer um "tratamento" em tempo record, ficando curado em poucas semanas pelo "doutor Milagres".
O Dubai é conhecido por ser especialista em tratamentos em tempo record em situações de infiltrações.
https://www.jn.pt/desporto/interior/marega-fez-tratamento-a-lesao-no-dubai-e-na-china--10601457.html

22 a 25/02/2019 - Jornada 23
Benfica - 4 - Chaves - 0
Penalti sobre Pizzi não assinalado. Mesmo visualizando as imagens no VAR, o arbitro mandou seguir 
https://i.imgur.com/50SahGl.gif 
https://www.vsports.pt/vod/50305/m/449754/vsports/fc9e0d7984fda3146d41ffb8e31e3d77?fbclid=IwAR1heefQCuGIbh73zsoNffTO-mklyAMR_Duo0imImr_lK5hBvpIWEJZQYX0
Arbitro : Manuel Mota (Braga)

Tondela - 0 - Porto - 3
Se dúvidas existissem, aqui está a confirmação, Ricardo Costa, antigo central do Porto faz 2 "assistências" para golos do Porto. No fim foi confraternizar com os antigos adeptos. 
https://hugogil.pt/jornais-dizem-que-ricardo-costa-teve-uma-noite-para-esquecer/

26/02/2019 - Meias finais da Taça de Portugal
Porto - 3 - Braga - 0
Fabiano Atropela dentro da grande área o jogador do Braga, penalti não assinalado 
https://i.imgur.com/aPrmJwu.gif
Jogada quase igual na área contrário, penalti assinalado por falta de Marafona sobre Herrera 
https://i.imgur.com/mmjE80w.gif
Arbitro : João Pinheiro (Braga)

02 e 03/03/2019 - Jornada - 24
Porto - 1 - Benfica - 2
Golo do Porto em fora de jogo, Adrien Lopes marca o livre, na recarga a bola toca em Marega e Pepe baixa-se por onde a bola passa e posição irregular. 
https://www.vsports.pt/vod/50441/m/449767/vsports/924b18842d8baad2101ac38c76730aa4 
https://i.imgur.com/OhgLplC.jpg
Gabriel é expulso. Numa decisão inédita, o arbitro decide mostrar 2 amarelos e consequente vermelho ... no mesmo lance ao jogador do Benfica.
https://i.imgur.com/38Woc9k.gif
Arbitro : Jorge Sousa (Porto)

Sporting - 3 - Portimonense - 1
Penalti sobre um jogador do Portimonense não assinalado
https://i.imgur.com/nVQaucV.gif
Penalti de Mathieu sobre Paulinho não assinalado
https://i.imgur.com/TF8yLt5.gif
Arbitro : João Capela (Lisboa)

05/03/2018 - O hacker Rui Pinto vai ser extraditado
Após ter sido localizado pela Interpol e ficando a aguardar em prisão domiciliária, Rui Pinto vai ser extraditado para Portugal por decisão do tribunal húngaro. O Advogado apresentou recurso 
https://www.dn.pt/pais/interior/rui-pinto-vai-ser-extraditado-para-portugal-10646023.html 

06/03/2018 - Liga dos Campeões
Porto - 3 - Roma - 1 (após prolongamento)
O Porto é apurado para os 4º final da champions após ter marcado um golo em fora de jogo e ver-lhe perdoado um penalti. Impressa internacional faz eco da noticia
https://ionline.sapo.pt/649152

09 a 11/03/2019 - Jornada 25
Boavista - 1 - Sporting - 2
Penalti por assinalar por derrube do jogador do Boavista dentro da área 
https://i.imgur.com/gOLO8BT.gif
Penalti a favor do Sporting por uma pretensa falta no mínimo duvidosa- 
https://i.imgur.com/4ci8rcG.gif
Arbitro : João Pinheiro (Braga)

Feirense - 1 - Porto - 2
Golo do Porto obtido de forma irregular, com Filipe a dominar a bola com o braço antes do golo 
Agressão de Alex Telles sem que nada lhe aconteça
https://i.imgur.com/Y2pht64.gif
Arbitro : Artur Soares Dias (Porto)

Benfica - 2 - Belenenses - 2
Duplo lance para penalti por 2 mãos na bola num espaço de 5 segundos não assinaladas 
https://www.vsports.pt/vod/50787/m/449776/vsports/ca36b7db0d92f99abea8712217ed1771
Mão de Licá na área. Mais um penalti que fica por marcar 
https://www.vsports.pt/vod/50804/m/449776/vsports/f4b1e572284b2f12ade2ce9ec1e34f39 
Arbitro : João Capela (Lisboa) 

14/03/2019 - Recurso da extradição do Hacker Rui Pinto foi recusada
Tendo sido recusado o recurso do advogado de defesa do hacker Rui Pinto, este vai mesmo ser extraditado para Portugal e ser julgado por processos relacionados com a Doyen e o Sporting. 
https://sol.sapo.pt/artigo/649946/rui-pinto-vai-ser-extraditado-para-portugal

14/03/2019 - Deputada europeia Ana Gomes defende hacker Rui Pinto
A deputada europeia do PS, Ana Gomes, vem a público defender o presumível criminoso e hacker Rui Pinto. Eleita e paga pelo povo para o defender, a politica vem a publico defender actos criminosos de bandidos e ladrões.
https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/eurodeputada-ana-gomes-defende-protecao-a-denunciantes-como-rui-pinto

14/03/2018 - Lionn acusa em tribunal César Boaventura de corrupção
Cesar Boaventura foi acusado em tribunal por Lionn, jogador do Rio Ave de querer paga-lhe antes do jogo com o Benfica. a Ele e a outros jogadores.
Recorde-se que Lionn até estava lesionado, que outro dos alegados aliciados até já nem jogava no Rio Ave (jogava em Espanha), outros 2 estavam castigados e outro até já tinha um acordo para ir para o Sporting (Marcelo)
Bastante útil portanto aliciar toda esta gente antes do jogo com o Benfica ... 
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/benfica-demarca-se-das-acusacoes-de-aliciamento-de-lionn

16/03/2019 - Foram tornadas publicas fotos do arbitro Artur Soares Dias com adeptos conhecidos do Porto.
No dia anterior a apitar um jogo do Benfica, o arbitro Artur Soares Dias foi visto na inauguração de uma pastelaria em amena cavaqueira com conhecidos adeptos do Porto e ferrenhos comentadores de programas de televisão.

15 a 17/03/2019 - Jornada 26
Porto - 3 - Marítimo - 0
Expulsão de Lucas Africo aos 8 minutos num lance em que Marega não ficava isolado 
https://www.vsports.pt/vod/50901/m/449779/vsports/408664962bd36549b76b1be5cac9e01e
Arbitro : João Capela (Lisboa) Continua..."