Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Finalmente... Campeões da Europa!

Salzburgo 0 - 6 Benfica


E à quarta foi de vez, após três finais perdidas, uma vitória de goleada, para não deixar dúvidas a ninguém! Não foi uma vitória a jogar no erro, à espera da pontinha de sorte, foi uma vitória absoluta, arrasadora, sem piedade, para um adversário, lutador, taticamente certinho, mas muito longe da nossa qualidade...

A nossa equipa técnica preparou muito bem o jogo. A principal arma do Salzburgo é a pressão alta, e o Benfica estava preparado! A forma como procurámos sempre a 'zona morta' da pressão do adversário, para 'meter' o passe; a forma como os jogadores fora da zona de pressão, procuravam sempre dar linhas de passe aos nossos jogadores que tentavam escapar à pressão (normalmente os defesas), foi eximia...

O André não tremeu na baliza, bem pelo contrário, e não permitimos muitas bolas 'cruzadas' na pequena área (o elo mais fraco, do nosso goleiro...); o Tomé recuperado de lesão esteve impecável defensivamente... quem diria que o ex-extremo, se evidenciasse pelas suas qualidades defensivas! Centrais impecáveis, pelo ar, pela relva, nas coberturas, e na construção... e se o Tomás já era esperado, o Tó Silva o mais novo, parecia um veterano; saiu a rifa ao Rafa, o costa-marfinense, era grande, e veloz, mas o nosso pequenino ganhou quase todas as bolas! O Zan falhou alguns passes, a pressão do Salzburgo foi grande, mas foi fundamental nas coberturas e no jogo aéreo defensivo... A dupla Neto, Ndour, na minha opinião foi a chave do nosso domínio, a confiança que ambos tem com a bola nos pés, mesmo quando são pressionados, faz toda a diferença... A rodagem da II Liga foi fundamental! Nas Alas, já o Diego esteve quase a 'perder' a cabeça, por causa dos Amarelos, mas acabou por perceber que o passe, às vezes, é a melhor arma...!!! O Pedro Santos, conseguiu-me irritar, naquele lance antes dos intervalo, onde, com 3 opções para uma quase segura assistência para golo, decidiu rematar... mal! Mas, deve ter ouvido algumas 'instruções' ao intervalo, e na 2.ª parte, não falhou uma 'assistência'!!! Três golos, muitas faltas sofridas, algumas tabelas mortais, e um hat-trick para a história... grande Henrique, parecia quase 'batota', jogar com o goleador madeirense!!!
Para completar o ramalhete, todos os jogadores saídos do banco, entraram em ritmo 'rolo compressor', mesmo com o resultado 'feito', ninguém relaxou!!!

Uma nota ainda para o João Neves, que merecia ter jogado esta Final 4! Fundamental nos Quartos, na Dinamarca, e um dos melhores jogadores desta geração! Em relação ao Samu, a expulsão da Meia-Final foi totalmente injusta, imagino o sofrimento que passou no jogo da Juventus... Pessoalmente, apesar de reconhecer qualidades no André Gomes, o Samu tem que ser aposta na equipa principal... e se o Ody sair na próxima época, o Samu é claramente a opção mais óbvia!

A consistência com que o Benfica tem chegado aos momentos decisivos desta competição, provam a qualidade do trabalho feito no Seixal. Mas infelizmente, até na formação existem critérios diferentes: veja-se a forma como alguns jogadores, campeões hoje, têm tido poucas internacionalizações nas diversas camadas de formação da FPF! O Henrique, até o Tomás... já para não falar do 'comentador' da BTV neste jogo, o Tiago Gouveia!!!

Agora, em Agosto vamos ter a oportunidade de vencer a primeira Intercontinental do escalão, no Uruguai, contra o Peñarol! Recriando a nossa primeira Intercontinental!!!
Mas suspeito, que alguns jogadores podem já não fazer parte do plantel nessa altura! A situação do Martim Neto, na minha opinião, a partir do momento que o empresário encravou a renovação, já não devia estar a jogar! Eu sei que ele é um jogador fundamental, mas agora, será quase impossível renovar... ainda por cima com um empresário que não passa de um testa de ferro do Corrupto-mor!!!

Directo: Youth League...

Roger, PSV se trazes o Madueke e o Sangaré | SL Benfica


"Achas Que o Madueke e o Sangaré Seriam Uma Mais Valia Para As Águias?

Roger Schmidt parece estar a caminho do Sport Lisboa e Benfica e espera-se revolução no plantel. A chegada de um treinador com reputação de aposta sólida nos jovens formandos dos clubes que representa substancia a crença de que parte considerável do plantel encarnado da temporada vindoura será composto por jovens do Benfica Campus.
Ainda assim, é natural que o técnico alemão queira armar o seu grupo de trabalho de futebolistas com quem já trabalhou e que são do seu agrado. Nesse contexto, algumas figuras da equipa do PSV têm vindo à baila, com particular destaque e insistência para Noni Madueke e Ibrahim Sangaré.
Schmidt parece gostar deles e parece considerar que dariam muito jeito às águias, rumorando-se que quer trazê-los na bagagem que se prepara para trazer para a capital portuguesa.
O primeiro é um extremo direito de pé canhoto, de finta desconcertante e com uma grande capacidade de desequilíbrio no um para uma, além de ter uma capacidade de decisão no último terço (enfoque nos cruzamentos, último passe e remate à boca da área após puxar para dentro) assinalável para um jovem de 20 anos.
É internacional pelas camadas jovens de Inglaterra e dividiu a sua formação por Crystal Palace FC, Tottenham FC e PSV. Leva três golos e duas assistências em 15 jogos na presente temporada e colocou em sentido a equipa do SL Benfica logo nos primórdios da época, nos embates luso-neerlandeses de qualificação para a Liga dos Campeões.
É um jogador com características distintas de Rafa, Everton, Diogo Gonçalves e Gil Dias, mas talvez não seja tão diferente assim de Úmaro Embaló, por exemplo.
Seria um excelente acréscimo ao plantel, mas seria talvez redundante dispensar o valor elevado que será necessário para contratar um futebolista avaliado em 18 milhões de euros tendo ao dispor, de forma gratuita, o “85” do SL Benfica B. Com Sangaré, o figurino é diferente.
O costa-marfinense é um médio-defensivo com uma enorme capacidade de “destruir” jogo, com uma leitura do próprio posicionamento de excelência e com uma interpretação do jogo em fase defensiva muito boa. As 17 internacionalizações A atestam a qualidade deste jogador de 24 anos e 1,91m, que tem sido peça preponderante na materialização tática das ideias de Roger Schmidt no PSV.
Não tem os pés de Weigl, mas tem uma imponência física e uma capacidade de desarme e de antecipação que o SL Benfica não encontra em nenhum jogador ligado a si contratualmente, com a eventual exceção de Florentino.
O ideal seria mesmo ter Sangaré e Florentino como as duas principais opções para médio-defensivo no duplo pivô do 4-2-3-1 do timoneiro alemão, mas os 16 milhões de euros de valor de mercado do “6” do PSV aliados à época que está a fazer (com três golos e uma assistência em 24 partidas e muita qualidade espelhada em campo) levam a crer que será muito difícil que o costa-marfinense aterre em Lisboa.
Uma coisa é (quase) certa: Roger Schmidt vai procurar insistir junto de Rui Costa para que lhe dê pelo menos um dos seus prediletos da equipa de Eindhoven."

Vencer


"O destaque desta edição da News Benfica é, naturalmente, a quarta presença na final da UEFA Youth League, em Nyon, com o pontapé de saída agendado para as 17h00 de Portugal continental. A palavra de ordem é vencer! E a vencer foi como iniciámos a final do Campeonato de voleibol.

1
No dia em que se assinalam 48 anos da Revolução dos Cravos e liberdade e se celebram 12 anos da conquista da UEFA Futsal Cup, o Benfica marca presença na final da UEFA Youth League pela quarta vez em oito edições completas da prova, um atestado da competência, ao longo dos anos, do trabalho desenvolvido no Benfica Campus, sob o lema "Formar a ganhar". E só ganhar interessa hoje, frente ao Salzburgo. Conquistar a UEFA Youth League é o objetivo!
Para o treinador Luís Castro, "é mais um grande jogo diante de uma grande equipa, como tem acontecido". "Têm sido sempre finais. Sabemos os pontos fortes e fracos deles, os jogadores também os sabem. Agora é procurar vencer", vincou.
O defesa António Silva foi o porta-voz do plantel: "Estamos ansiosos para que a final comece. É uma final muito importante para o Benfica, que tem estado presente nestas finais. Vamos cumprir o plano de jogo traçado que implementámos no treino."

2
À semelhança da meia-final, em que derrotámos a Juventus, prevê-se uma enorme afluência de Benfiquistas a Nyon.
Luís Castro lembra: "Sempre que vimos à Suíça temos um apoio enorme." E considera que os adeptos "foram muito importantes e apoiaram muito na meia-final". Para a final, pede: "Apoiem mais, deem um extra, porque nós também vamos dar um extra." E António Silva também conta com a ajuda dos Benfiquistas no estádio: "Temos a certeza de que vamos estar em maioria, que vamos jogar em casa e esperamos vencer com o apoio dos adeptos."
A final tem transmissão em direto pela BTV e Site Oficial do Benfica.

3
Não se poderia pedir mais à nossa equipa de voleibol no primeiro jogo da final do Campeonato. A vitória categórica, por 0-3, no Pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, confirmou as expetativas mais otimistas, mas foi apenas o primeiro passo de uma caminhada difícil. O técnico Marcel Matz frisou que ainda há muito por disputar: "Foi uma vitória importante, mas temos de trabalhar para conseguir as duas que faltam para sermos campeões." O segundo jogo é na Luz, a 30 de abril, às 19h00.
Uma palavra ainda para a excelente prestação benfiquista na Taça de Portugal de regatas em linha. Os nossos canoístas conquistaram quinze medalhas, incluindo sete de ouro.

4
O Sport Lisboa e Benfica protestou o jogo de andebol frente ao Sporting, realizado no Pavilhão João Rocha e que terminou com um empate a 32 golos. Leia o comunicado aqui.

5
E não se esqueça, amanhã, a partir das 19h45, temos jogo de andebol, na Luz, com o Gorenje Velenje, da Eslovénia, referente à primeira mão dos quartos de final da EHF European League. Vamos apoiar a nossa equipa!"

RB Salzburg x SL Benfica | 5 pontos de comparação entre 2017 e 2022


"É certo que já vimos este filme em algum lado. Volvidos cinco anos, os adeptos benfiquistas esperam que, desta vez, o desfecho seja diferente ao de 2017, onde as águias perderam por 2-1, frente aos austríacos. Para este ano, grandes expectativas na turma encarnada para trazer finalmente a vitória na Youth League, mas com um osso duro de roer pela frente.
Na formação do RB Salzburg há dois jogadores que se destacam, tanto pelo individual, mas também pelo seu entrosamento. Simic e Kameri são dois perigos constantes na frente austríaca, e destaque também para Diakité, um jogador com um papel muito importante na mobilidade da equipa de Salzburg.
O SL Benfica vai encontrar pela frente um adversário que vai tentar ter um jogo muito físico, um futebol mais direto e apostar na capacidade de Simic para segurar a bola na frente. Um estilo que poderá trazer até alguma dificuldade extra aos pupilos de Luís Martins pela mossa do jogo com a Juventus FC – encarnados jogaram mais de 45 minutos em desvantagem numérica.
No SL Benfica, a chegada de Henrique Araújo será um aditivo importante, que contará com duas das figuras desta equipa, Pedro Santos e Diego Moreira. Na defesa, vai ser muito importante ter Tomás Araújo e António Silva em sintonia, para parar a ofensiva austríaca.
Se esta partida pode significar uma vingança encarnada, cinco anos depois, que tal viajar nesta máquina do tempo do futebol e ver por onde andam alguns dos jogadores da final da Youth League de 2017.

1. E os treinadores?
Marco Rose – Os dois treinadores da final têm tido caminhos bem dispares. João Tralhão, treinador dos encarnados em 2017, está sem clube depois da aventura na UD Vilafranquense. O técnico esteve como adjunto na AS Mónaco, depois de ter treinado os escalões de formação do SL Benfica.
O destaque vai para o técnico que levou o Salzburg à final da Youth League em 2017. Marco Rose é o timoneiro do BVB Dortmund, e apesar de alguma contestação, continua a ser um técnico que, com os seus 45 anos, ainda tem muito espaço para crescer em grandes clubes europeus.
O treinador alemão esteve na equipa principal do RB Salzburg, depois saiu para o Borussia Mönchengladbach e. V., antes de chegar aos Die Borussen.

2. Os que ainda cá estão
Quatro jogadores – Da final contra o RB Salzburg ainda quatro continuam estadia no Seixal. O primeiro, Fábio Duarte. Foi o guardião da derradeira partida, e, com 23 anos, leva uma partida na formação B do SL Benfica.
Kalaica. O croata estreou-se na equipa principal em 2016/2017, e está, atualmente, a jogar nos “bês” e nos sub-23. Prometeu e não está a cumprir as expectativas, e tem quatro jogos oficias, esta temporada.
Outro defesa que ainda está no SL Benfica é Pedro Álvaro. O defesa central tem feito a corrente época na equipa B dos encarnados. Esta temporada leva 23 jogos, mas tem perdido espaço para chegar à formação principal.
Por fim, Diogo Gonçalves que jogou a titular a final da Youth League em 2017 é o único que tem feito carreira na equipa A, apesar de ter estado “fora algum” tempo. O extremo renovou, inclusive, o contrato até 2025.

3. A Desilusão
Zé Gomes – Bem, aquela que era a maior promessa da altura, para alguns, tem tido uma carreira a cair vertiginosamente. Zé Gomes que tinha feito, inclusive, seis partidas na equipa principal em 2016/2017, está agora na Série C Italiana.
Após passagem por Portimão, uma ida à Polónia e à Bulgária, a antiga promessa do Seixal tenta reencontrar-se com aquilo que prometeu. Esta é, sem sombra de dúvida, a desilusão em termos individuais dessa final.

4. Geração com frutos
Seis Jogadores – Destaques da formação do SL Benfica de 2017, Rúben Dias e João Félix. Os dois nomes maiores, atualmente, daquela equipa encarnada. Além destes dois, destacar ainda Jota, que parece estar a encarreirar em terras escocesas.
Dois médios que estiveram nessa final, que deixaram muitas expetativas, mas parecem agora estar a arrefecer um bocadinho são bem em conhecidos dos portugueses: Gedson Fernandes e Florentino. Ambos jogaram a titulares em 2017.
Por fim, um nome que pode soar estranho a alguns benfiquistas, mas que tem feito boas épocas na Bélgica. Aurélio Buta, a jogar, agora no Royal Antwerp FC, poderá ser um nome que vamos ouvir mais vezes nos próximos tempos.

5. Cinco destaques de 2017
RB Salzburg – Foi uma boa fornada austríaca, onde podemos destacar o percurso de cinco jogadores. Como cabecilha, Haidara. Já na altura muito elogiado, é um jogador de encher o olho. Na época a seguir à final saiu para o RB Leipzig, onde vai sendo presença habitual na equipa alemã.
Patson Daka. Começou a final no banco, de onde saltou e fez a igualdade aos 70 minutos. Com 23 anos saiu esta época para o Leicester City FC, onde leva 35 jogos, dez golos e quatro assistências. Berisha no Fenerbahçe SK vai fazendo uma época interessante e é um jogador a manter debaixo de olho, atualmente com 23 anos.
Hannes Wolf depois de uma aventura na Alemanha, em Leipzig e Mönchengladbach, está agora no Swansea AFC. Por fim, Júlio é uma pedra assente na defesa da ACF Fiorentina."

O Benfica Somos Nós #57 - Famalicão...

Bigodes: Famalicão...

Surpresa? Para quem?!


"Até num desporto sem árbitros conseguem ser batoteiros e vencer com regras diferentes dos outros. A vergonha do Desporto em Portugal. Um clube que pratica o crime em todas as modalidades, sempre com o objectivo de ganhar a todo o custo. E toda a gente o sabe.
40 Anos Disto!
Até quando, Exmo. Secretário de Estado do Desporto? Aproveitamos a data de hoje para implorar por um 25 de Abril no Desporto em Portugal que afaste definitivamente este clube criminoso de todas as competições em todas as modalidades. São um clube que não resiste a aldrabar e viciar todos os seus resultados, têm direito a regras diferentes de todos os outros. Alguém nos explica porquê?"

Intimidações...


"O Sport Lisboa e Benfica protestou o jogo de andebol frente ao Sporting Clube de Portugal, realizado ontem, no Pavilhão João Rocha.
De acordo com o artigo n.º 66 (protesto dos jogos), os clubes podem impugnar a validade de uma partida com base nas condições irregulares da área de competição.
As imagens televisivas, como podem confirmar, demonstram de forma cabal que o Sporting obteve a vantagem de 31-30 quando os seguranças estavam em pleno recinto de jogo a tentar recolocar a rede que tinha sido puxada pelos adeptos que estavam atrás da baliza.
Sporting de Lisboa e FC Porto cada vez mais parecidos: falidos, arruaceiros e trafulhas.
🚨PARTILHEM, BENFIQUISTAS!"


PS: Além da questão dos ARD, e a falta não assinalada no ataque do Benfica, que dá o contra-ataque?!
Este protesto até pode dar em nada, mas é um aviso para aquilo que se espera venha a acontecer nos diversos play-off's que se avizinham!!! Tem sido recorrente, neste pavilhão, comportamentos animalescos, que passam sempre entre os pingos da chuva, das autoridades disciplinares...

Agressões!


"Ontem, os jogadores da União Juventude Alverca decidiram ir ver o dérbi em andebol. O que aconteceu depois deveria encher de vergonha todos os agentes do desporto português.
Estes jovens foram enchidos de porrada por adeptos do Sporting apenas porque alguns deles eram adeptos benfiquistas! É um nojo o que se anda a passar em Portugal! Será que não há ninguém que ponha mão nisto? Tudo isto é absolutamente lamentável.
O desporto português está no fosso!"

Bar SportTV - Sara Ferreira, Ana Catarina e Inês Fernandes

Primeiro passo...

Sporting 0 - 3 Benfica
21-25, 22-25, 15-25

Japa(11), Wolhfi(10), Rapha(9), França(9), Gaspar(8), Westermann(3), Violas(2), Nikula(1), Lopes,  Nathan, Zelão, Puron; Casas, Bernardo

Não vi a Meia-final do Sporting com a Fonte, mas fiquei muito surpreendido com o resultado! E o jogo de hoje, 'provou' a minha convicção: a Fonte do Bastardo seria um adversário mais difícil!!!

Mesmo assim, estava com algum receio deste jogo, devido ao longo período de paragem que o Benfica foi obrigado, depois de eliminar o Esmoriz! Foram cerca de 20 dias, à espera da outra Meia-final... mas mais uma vez, esta equipa, demonstrou que aqui, não existe facilitismos!

Não querendo ser demasiado confiante, tenho quase a certeza, que vamos vencer esta Final, em 3 jogos!!!

Impossível não ver...!!!


"Depois de espalhar magia na Luz, nada como ir ao Seixal fazer o mesmo.
Manuel Oliveira continua em excelente forma e continuará a merecer a confiança do #PortoaoColo na próxima época."

Mais uma encomenda!

Benfica 1 - 2 Ac. Viseu


Muitas ausências, entre castigos, lesões e principalmente vários jogadores na Suíça, onde amanhã vamos disputar a Final da UEFA Youth League!
Algumas estreias, e uma equipa com várias adaptações, com o Tiago Gouveia a fazer de ponta-de-lança...
Sofremos dois golos em ataques rápidos, numa partida, onde tentámos controlar a bola, mas foi complicado suster o adversário, principalmente no meio-campo, devido às diferenças físicas! Mesmo assim, acabámos o jogo em 'cima' do adversário, e até mereciamos um resultado melhor...

Como não podia deixar de ser, o jogo voltou a ser marcado, por erros de arbitragem absurdos: o penalty não assinalado sobre o Tiago Gouveia, com um pisão, que se viu da Lua, é mais um exemplo, da intencionalidade em prejudicar o Benfica, mesmo quando é a 'feijões'! Hoje, levámos com o homem do 'camarote' Manuel Oliveira... E na 1.ª parte, houve outro lance com o Gouveia que também me pareceu penalty...

Juvenis - 3.ª jornada - Fase Final

Sporting 3 - 1 Benfica
Ussumane


Mantenho a minha opinião: temos bons valores individuais, mas colectivamente não temos 'equipa'!

Antevisão Final Youth League

Muhammed Damar, o futuro maestro do SL Benfica?


"Seria Muhammed Damar Uma Boa Adição Ao SL Benfica?

É Muhammed Damar a próxima joia a seguir com atenção – primeiro, porque está no radar da águia, segundo, por se tratar previsivelmente duma das sensações alemãs da próxima década.
Nascido em meados de Abril de 2004, completou agora 18 anos. Turco mas nascido já em território germânico como tantos outros, Muhammed cresceu muito nas categorias de base do Eintracht. Literalmente, até aos 185 centímetros, e mil vezes isso em talento, que se traduz em qualidade técnica muito acima da média e uns pés dignos de Tuncay ou Hakan Yakin.
É na mesma posição que dá aulas de bom futebol, ali entre o oito e o ponta-de-lança – umas vezes é terceiro médio, outras descai para uma das alas, outras é o tal dez que por hoje foi transformado no famoso nove e meio.
Tem contrato até 2023, o que obriga a clubes como os encarnados e Ajax, outro dos mais interessados, a ter que analisar contas antes de avançar para a contratação. Não será fácil. Pelo contexto onde se insere o Frankfurt, supõe-se que o Bayern ou o Dortmund tenham já o prodígio debaixo de olho há muito tempo.
Qualquer investida de portugueses ou neerlandeses seria sempre difícil de concretizar em transferência, ainda para mais num clube com tradição de aposta nas fornadas da casa como o Eintracht. Tem a palavra Oliver Glasner, o técnico principal que tem feito furor com a abordagem super positiva da sua equipa em campo, como ficou bem patente na eliminatória com o Barcelona.
Com vários exemplos de introduções no futebol sénior aquando da passagem pelo Woflsburgo, Glasner não mantém a mesma tendência em Frankfurt. A aposta na juventude tem sido escassa – esta temporada conseguiu ir ambientando o guarda-redes Ramaj, Schröde, Schäfer ou Antonio Foti, que subiram em 2021 à equipa principal, mas que ainda não conseguiram conquistar tempo regular de jogo.
O departamento de scouting acaba por ter mais peso no planeamento do plantel – seria esta a janela circunstancial de oportunidade que permitiria levar Damar, que leva cinco golos e sete assistências pelos sub19 e justifica outro tratamento, a pensar em mudar de ares.
Interessa é perceber sobretudo o que pretende o SL Benfica. Olhando para o talento de Damar, que é evidente, importa olhar ao que já se tem no Seixal e analisar o futuro, sob o imperativo que não é possível agregar todos os talentos do mundo. Alguns terão de ficar para trás. Há no Seixal alguém na mesma linha de Damar?
Com o recente sucesso dos sub19 na Youth League, fica difícil achar que não. Aliás, começando pela equipa B, onde já despontam Tiago Gouveia, Úmaro Embaló ou Diego Moreira, nota-se já qualidade no último terço para grandes voos.
Depois surgem João Resende, Pedro Santos, Hugo Félix ou Franculino Djú, os próximos a tirar teimas na Liga SABSEG e a demonstrar, ou não, se há qualidade que justifique um possível desinteresse em Damar.
Mas se quisermos ser coerentes, teremos então que comparar o jovem turco com os da mesma geração – 2004. Além dos supracitados Diego Moreira, Hugo Félix ou Franculino Djú, surge o nome de Cher Ndour, outro prospect no qual os encarnados têm apostado fortemente.
Cumpriu até agora na Segunda Liga 24 jogos (1591 minutos!), sendo mais novo que Damar três meses – é de Julho. Descoberto nos escalões da Atalanta, chegou ao Seixal rotulado de segundo-avançado, mas tem-se transformado aos poucos num médio todo-o-terreno, tendo aptidão para qualquer posição do eixo central para lá da intermediária.
Seria mais um concorrente de Muhammed Damar caso este chegasse à Luz e fosse introduzido nas equipas secundárias dos encarnados. Valerá, então, a pena reunir esforços para assegurar os seus serviços?"

Novamente: para que serve o VAR?


"A News Benfica de hoje é dedicada ao jogo com o Famalicão, no qual, mais uma vez, ficou evidente que a arbitragem portuguesa, nomeadamente no que respeita ao recurso à videoarbitragem, tem muito a melhorar. E fazemos também um breve resumo da restante atividade benfiquista.

1
Na opinião de Nélson Veríssimo, "foi um jogo em que fomos superiores em tudo, menos na concretização das oportunidades que tivemos perto da baliza adversária". O nosso treinador salientou também: "A equipa não começou o jogo como queríamos, teve dificuldades no processo ofensivo e não jogou com a velocidade que devia, mas foi crescendo com o jogo. As oportunidades foram surgindo com naturalidade."

2
E Veríssimo abordou mais uma decisão de arbitragem prejudicial ao Benfica num lance capital do jogo: "É inequívoco que o lance na área do Famalicão é grande penalidade passível de ser assinalada. O árbitro, em qualquer situação, devia tirar a sua impressão. Não o fez porque, do outro lado, alguém lhe disse que não era. Ficou um penálti por marcar."

3
É tempo de uma reflexão profunda sobre o VAR, tantos têm sido os erros e as omissões em prejuízo do Benfica.
A longa lista de incongruências inclui Estoril fora, Moreirense, Gil Vicente e Vizela em casa. Agora, Famalicão. Importa somar ainda o primeiro golo do FC Porto, em que há mão no decurso do lance, numa altura em que o jogo se encontrava empatado a zero e, dessa forma, com clara influência no resultado final. Importa ainda relembrar as duas expulsões perdoadas ao Sporting a semana passada. Demasiados erros e demasiados pontos em causa, com um padrão firme: prejuízo para o Benfica.

4
É, insistimos, tempo para uma reflexão profunda e abrangente sobre o papel do VAR e do quão importante é evoluir para uma maior justeza das suas decisões. É imperioso que o VAR não se cristalize como mais um instrumento de subjetividade e potencial manipulação no futebol português. É tempo, por isso, de encararmos a nova época com dois pressupostos fundamentais: um VAR auditado externamente para que não subsistam quaisquer suspeitas sobre a colocação das linhas de fora de jogo; a transcrição pública dos áudios entre árbitro e VAR, em nome da transparência, da credibilidade e coerência das decisões. Em defesa do futebol português.

5
Ontem houve várias equipas do Benfica em ação. Destacamos o triunfo da nossa equipa feminina de futebol (2-0 ao Clube Albergaria) que proporcionou seis pontos de vantagem na liderança do Campeonato, com quatro jornadas por disputar. A equipa feminina de basquetebol garantiu o apuramento para a final dos play-offs, onde encontrará o União Sportiva, uma reedição da temporada passada. No andebol, empatámos a 32 na visita ao Sporting. Em futsal, 2-3 na deslocação ao Nun'Álvares. No basquetebol, com a liderança assegurada na segunda fase, perdemos, por 65-60, no Porto. No hóquei, vitória por 5-4 ao Paço de Arcos. E no futsal e hóquei (femininos) vencemos o Quinta dos Lombos e o CACO, respetivamente.
Hoje começa a final do Campeonato de voleibol. O primeiro jogo entre Benfica e Sporting é no Pavilhão João Rocha, às 18h00. Três horas depois, mas no feminino, jogo 2 de definição dos 3.º e 4.º classificados entre Benfica e Sporting, também no reduto leonino. Daqui a pouco há jogo da equipa B de futebol com o Académico de Viseu (15h30, Benfica Campus).

6
Amanhã disputa-se a final da UEFA Youth League, às 17h00, entre Benfica e Salzburgo. À quarta é de vez, é o que todos acreditamos. O jogo terá transmissão em direto pela BTV e Site Oficial do Benfica..."

Cores das camisolas!!!


"É disto que falamos. Desta filha da p***** de contradições, de parcialidade, de opiniões transversalmente opostas em lances iguais.
O que muda? A cor da camisola.
Jornada 1: Sporting - Vizela: Bola ressalta na mão do jogador do Vizela. Penálti assinalado. Decisão correta do árbitro segundo os analistas.
Jornada 27: V. Guimarães - Sporting: Bola ressalta na mão do jogador do Vitória. Penálti assinalado. Decisão correta do árbitro segundo os analistas.
Jornada 29: Tondela - Sporting: Bola ressalta na mão do jogador do Tondela. Penálti assinalado. Decisão correta do árbitro segundo os analistas.
Jornada 31: Benfica - Famalicão: Bola ressalta na mão do jogador do Famalicão: Não há penálti nenhum. Decisão correta do árbitro segundo os analistas.
Esta gente não tem vergonha nenhuma. A comunicação social e os canais televisivos estão repletos de animais sem escrúpulos pagos a peso de ouro para rasgar o Benfica de uma ponta a outra. Sim, animais. Animais mandatados com um guião bem delineado.
Aqui não temos nem nunca tivemos medo de chamar os bois pelos nomes. Isto não é gente, são animais que contribuíram para a podridão que é o futebol português, como é o caso de Marco Ferreira ou Jorge Coroado. Estes deveriam ter vergonha pelos dentes que ainda têm na boca, mas sentem-se num pedestal pela proteção que auferem.
Esta época ficará para sempre manchada por tudo isto. É surreal o que se passa em Portugal. É inenarrável a quantidade de baldes de merda que atiram à cara de todos os benfiquistas, para deleite e regabofe total destes corruptos todos.
Esta liga da farsa não merece o Sport Lisboa e Benfica."

Normalização!


"É uma das áreas estratégicas do sistema. Depois dos roubos, os profissionais da caneta, entram em cena para enganar a opinião pública e/ou normalizar os erros graves em prejuízo do SLB.
O único critério é a cartilha de propaganda que visa subscrever os anos 90 no século XXI."

Confesso: cada vez tenho menos vontade de ver futebol português


"Há anos que percebi que estamos no país errado para gostar tanto disto. A corrupção instalada é de tal ordem que já não vai lá com pressão. Isto só lá vai com a contratação de investigadores privados, arranjando provas do que estes sujeitos andam a fazer, com exposição pública constante, com denúncias anónimas e buscas, umas atrás das outras, com intensivo desgaste mediático. No fundo, fazer-lhes o que nos tentaram fazer a nós. E tenho a certeza de que se fizéssemos 1/10 do esforço que eles fizeram para tentar encontrar corrupção desportiva, encontrávamos um imenso mar de escândalos.
Muito antes do Apito Dourado explodir, todos os que acompanhavam o futebol português tinham a certeza absoluta de que este era uma farsa. Era claro como a água. Neste momento a situação é igual. Todos aqueles que forem minimamente sérios percebem que o FC Porto (e, há duas épocas, também um pouco o Sporting) controla tudo e todos e joga com regras desiguais. Se a Polícia Judiciária quisesse realmente fazer o seu trabalho, era impossível não encontrar corrupção a rodos nestes últimos anos - no mínimo ao nível do Apito Dourado. Infelizmente, isto já vai muito para além do presidente A ou B e do Benfica fazer mais ou menos pressão. Era bom que não fosse, mas vai.
Já não há diplomacia que salve um estado de coisas destes. Isto só mesmo com um departamento montado única e exclusivamente para destruir o “Sistema” é que pode começar a ir ao sítio. Um departamento cujo propósito fosse fazer o trabalho que o Ministério Público e a Polícia Judiciária não estão interessados em fazer em relação à corrupção desportiva - clara e evidente - instalada neste país."

Resposta: Para roubar, ainda mais...!!!


"Mais uma escandalosa decisão do VAR na Luz. Pelo menos 12 pontos sonegado esta temporada.
Afinal, para que serve o VAR? Prejudicar o Benfica?"

Para os meninos do “Joguem à bola” e do “Não falem dos árbitros”



"O que estes meninos têm que entender é que ninguém se desculpa pelo facto de não jogarmos nada ou de sermos fracos, seja isso culpa do Zé, do Chico ou de quem quer que seja.
Contudo, os erros de arbitragem não são desculpas, porque não são erros. São premeditados. E este campeonato foi todo ele um roubo a céu aberto que fizeram ao Benfica. Semana após semana, desde a 1ª jornada, o Benfica foi propositadamente afastado da luta pelo 1º lugar.
Os adeptos do Benfica têm de saber de uma vez por todas fazer a destrinça e unirem-se pela defesa de um bem comum - O SPORT LISBOA E BENFICA - e contra um inimigo que nos quer destruir.
Ninguém está a falar da equipa, do treinador, da direção ou da estrutura. Estamos a afirmar que somos sistematicamente prejudicados, semana após semana, e toda a gente assobia para o lado, com os “benfiqueiros“ na linha da frente a acharem tudo isto "normal" porque o facto de jogarmos pouco aparentemente passou a permitir que os árbitros nos roubem escandalosamente.
Com adeptos destes para que é que precisamos de adversários? Ganhem VERGONHA e defendam o Benfica!
O Benfica somos nós!"


Nós avisámos


"Existem ordens CLARAS para prejudicar o Benfica. Desengane-se quem acha que são erros. NÃO SÃO. O VAR existe para ROUBAR o Benfica. Foi isto a época TODA. Ponto!
#ligadafarsa"

Profecias!


"Bastou o Benfica aproximar-se do Sporting que o Conselho de Arbitragem colocou os cordelinhos a mexer. António Nobre, o árbitro de hoje, foi o árbitro que deu ordem de expulsão a Rui Pedro Braz no dérbi da semana passada. Luís Ferreira, que será o VAR, colocou a BTV em tribunal.
Mais um jogo em que o Benfica terá de jogar contra 2 equipas."

Números que falam por si – Parte 2


"Voltamos a lançar a pergunta: o que faz a diferença quando nem sempre se pode ou se consegue fazer boas exibições? Há números que ajudam a explicar.
Começamos por reiterar a nota publicada em artigo anterior: O Benfica, face às condições que coloca à disposição da equipa, aos objetivos a que se propôs, ao investimento feito e à qualidade do plantel, deve a si próprio um desempenho no Campeonato Nacional consentâneo com os seus pergaminhos.
No entanto, não menos verdadeiro é o óbvio favorecimento ao FC Porto na presente edição da prova mais importante do calendário competitivo português. E há um aspeto sacramental: é quando não se consegue jogar sempre bem que mais se fazem notar as influências externas. O campeonato, sendo uma prova de regularidade, ganha-se aos pontos; as notas artísticas de pouco ou nada valem.
No artigo já citado evidenciou-se o cariz recordista do FC Porto no que respeita aos cartões vermelhos admoestados a adversários entre os cinco primeiros classificados dos campeonatos dos 15 países mais bem classificados no ranking europeu de clubes. Ficou também bem explanada a diferença substancial de minutos efetivos de jogo em superioridade numérica do FC Porto em relação ao Benfica, mais de 8 horas no caso portista, o equivalente a mais de 5 jogos completos. E, sem grande surpresa, passados escassos 3 dias da publicação do artigo, já este estava desatualizado, agravando-se os números em favor de FC Porto.
Os mais incautos poderiam, ao ler esse artigo, argumentar com o acaso estatístico ou uma estranha e inaudita confluência de fatores contributivos para meros dados geralmente reservados aos almanaques, mas quando se os tem em consideração na análise comparativa do desempenho dos clubes portugueses intra e extramuros, torna-se ainda mais evidente que há, sem margem para dúvidas, tratamentos desiguais.
São as duas faces da "moeda" portista emitida em 2021/22: imparável a nível doméstico, confrangedora nas competições europeias. Ora vejamos:
• Ao fim de 30 jornadas do Campeonato, o FC Porto lidera com 82 pontos, fruto de 26 vitórias e 4 empates. Sporting soma 73 pontos, tendo empatado 4 vezes e perdido 3. O Benfica não vai além dos 67 pontos, já com 4 empates e 5 derrotas averbados;
• Na Liga dos Campeões, o Benfica, depois de eliminar, sem qualquer derrota, Spartak Moscovo e PSV, alcançou o 2.º lugar na fase de grupos, na qual, frente a Barcelona e Dínamo Kiev, venceu 2 vezes e empatou outras 2, sem qualquer golo sofrido. Perdeu ambos os jogos com o Bayern Munique. Posteriormente eliminou o Ajax, empatando e ganhando, e saiu da prova nos quartos-de-final ante um dos candidatos à vitória final, o Liverpool, despedindo-se com um empate a 3 golos em Anfield Road;
• O Sporting também conseguiu o apuramento para os oitavos-de-final da principal prova europeia, não obstante as duas goleadas sofridas ante o Ajax, o mesmo que viria a ser eliminado pelo Benfica e não outro;
• O FC Porto quedou-se pelo 3.º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, ultrapassado por Atlético Madrid e Liverpool, frente ao qual perdeu, por 1-5, no Estádio do Dragão. Note-se, o mesmo Liverpool que viria a defrontar o Benfica numa eliminatória em que os ingleses foram mais fortes, mas longe de "triturarem" o Benfica. Seguiu então para a Liga Europa, tendo sido eliminado nos oitavos-de-final pelo Lyon, à data o 10.º classificado do campeonato francês;
• Para que fique mais explícito: o Benfica, em 14 jogos na Liga dos Campeões, perdeu apenas 3 vezes (Bayern 2, Liverpool 1), enquanto o FC Porto, que não perde há quase 60 jogos no Campeonato Nacional, não foi além de 2 vitórias em 10 confrontos europeus, empatando 4 e perdendo outros 4;
• Tendo em conta estes percursos, vale a pena observar o coeficiente europeu dos clubes na presente temporada. O Benfica está em 10.º, o SC Braga e o Sporting ocupam a 20.ª posição, o FC Porto situa-se na 43.ª.
Aprofundemos então um pouco mais a análise, não vão os mais incautos persistir na aleatoriedade dos números e em coincidências de ordem cósmica.
Nos tais 10 jogos em competições europeias disputados pelo FC Porto na presente temporada, ascende a 1 o total de vermelhos admoestados a adversários, e a cerca de 5 os minutos de jogo em superioridade numérica, ligeiramente abaixo, reconheça-se, dos 12 vermelhos recebidos por jogadores adversários em jogos do Campeonato e dos impressionantes 498 minutos efetivos de jogo em superioridade numérica nesta prova.
E, saliente-se, o FC Porto apenas dispôs de 1 grande penalidade nos 10 jogos europeus na sequência da decisão de marcação de uma falta, pretensa ou não, na área contrária sobre Mehdi Taremi, utilizado em 9 dessas partidas, o que não deixa também de ser revelador quando comparado com a prática habitual cá no burgo.
É caso para se dizer "mudam-se os palcos, mudam-se as vontades". A forma de atuar dos árbitros também é capaz de ter alguma influência.
🗞 Jornal O Benfica."

Números que falam por si


"Diz-se que jogar bem é meio caminho para somar vitórias, mas o que faz a diferença quando nem sempre se pode ou se consegue fazer boas exibições? Há números que ajudam a explicar.
Nestas duas páginas apresentam-se alguns deles, sem se pretender escamotear o facto de que o Benfica, na presente edição do Campeonato, deve a si próprio um desempenho consentâneo com a sua grandeza, objetivos e investimento e, paralelamente, sem se perder de vista que as vitórias trazem vitórias e que os campeonatos são provas de regularidade que se conquistam pela acumulação de pontos.
Comecemos pelo número de cartões vermelhos mostrados a jogadores adversários. Feita a análise aos 5 primeiros classificados dos campeonatos dos 15 países com melhor ranking europeu de clubes da UEFA, constatamos, sem qualquer surpresa, que o líder incontestado é o FC Porto.
É certo que um qualquer clube haveria de liderar este ranking, e o FC Porto poderia ser o clube de ocasião no topo desta lista, mas repare-se no seguinte: do conjunto de 75 clubes analisados, apenas 12 beneficiaram de 6 ou mais expulsões de jogadores adversários. O trio dos ocupantes do 2. ° posto viu 8 adversários expulsos. O FC Porto, 11. Onze! Sporting, 6, e Benfica, 4, não chegam, juntos, aos 11 do FC Porto.
Há, neste dado, uma óbvia vantagem para os portistas. Traduzindo estes cartões vermelhos em tempo efetivo de jogo em superioridade numérica (incluindo minutos adicionais), temos 479 minutos para o FC Porto, 178 para o Benfica e 108 para o Sporting. São mais de 8 horas, o equivalente um pouco acima de 5 jogos, para o FC Porto, em superioridade numérica.
Observando os jogos em concreto em que o FC Porto se viu em superioridade numérica, contam-se 9, enquanto o Sporting teve 5, e o Benfica ficou-se pelos 3. Acresce que em mais de metade dessas partidas (5), o FC Porto ainda não se encontrava em vantagem no marcador quando ficou com mais um jogador em campo (2 a perder e 3 empatado).
Também nos cartões amarelos se observa a mesma tendência:
• Adversários do Benfica, 82;
• Adversários do Sporting, 94;
• Adversários do FC Porto, 106.
E há o reverso da medalha: o Benfica esteve em inferioridade numérica 185 minutos, o Sporting, 76, e o FC Porto, apenas 30.
Quando não se joga sempre bem, há decisões que ajudam uns mais do que outros, e isso reflete-se na classificação.
 🗞 Jornal O Benfica."

BI: Famalicão...

BnR: Famalicão...

5 minutos à Benfica: Directo - Famalicão

Estranhamente desligados


"O Benfica perdeu mais dois pontos, no Estádio da Luz, com o Famalicão (0-0), que garante assim um valioso empate na luta pela manutenção. Equipa de Nélson Veríssimo dificulta ainda mais a corrida ao segundo lugar

Os 11 remates do Benfica na primeira parte foram quase uma ode à mentira. Tresanda a massacre ou imparável ofensiva, mas não foi bem assim. O ritmo dos primeiros 45 minutos foi baixíssimo, baixo como se as pernas e a mente dos futebolistas, castigadas em Anfield e Alvalade, tivessem implorado por uma descompressão ou o que mais perto está de uma folga.
Com alguma surpresa, Gil Dias e Paulo Bernardo saltaram para a equipa principal de Nélson Veríssimo, que ainda mantinha um pedaço de esperança em alcançar o segundo lugar, até ver seguro pelo Sporting. Diogo Gonçalves e Gil Dias faziam de Everton e Rafa, o que transformou o jogo interior do Benfica quase inviável. As conduções de bola, denunciando a falta de qualidade de jogo, acumularam-se. As más decisões, idem. Os lisboetas teriam sempre muita bola, acertariam muitos passes, mas não faziam mossa na organização defensiva do adversário. Faltava veneno, agressividade a atacar o espaço ou nas combinações, o que melhorou a certa altura da segunda parte.
Do outro lado, o Famalicão de Rui Pedro Silva apresentou-se bem organizado, mas não demasiado recuado nem agressivo sem bola, e tentou alimentar sobretudo Banza (interessante relação com bola, sofreu cinco faltas nos primeiros 35’, segundo a GoalPoint) e Pedro Marques. Alex, Riccieli e Alexandre Penetra repetiram duelos moles com os avançados rivais, à frente da baliza de Luiz Júnior, ganhando muitas bolas aos muito desafinados Darwin Núñez e Gonçalo Ramos, que aprecia as comparações com Thomas Müller. No meio, Pickel e Pêpê, que tentava conter a precipitação alheia, vigiavam Weigl e Paulo Bernardo, que antes do cronómetro mostrar 2’ já tinha rematado (torto, é certo).
O jogo estava tão desinteressante, tão digno de final de época, entre equipas que nada têm a garantir, o que está longe da verdade – Famalicão, que não vencia há seis jornadas, ainda corre pela manutenção e o Benfica pelo segundo lugar –, que entrávamos numa certa distopia ao ver em Gilberto lances neymarescos, com cabritos arrancados da relva ou cuecas no corredor oposto.
Também o ritmo das cantorias no Estádio da Luz era apático, desapaixonado, como se este jogo fosse uma mera formalidade. Antes do intervalo, Gonçalo Ramos, depois de um lance bizarro em que a bola visitou o céu, e Diogo Gonçalves, na ressaca de um canto de Grimaldo, foram os jogadores que estiveram mais perto de marcar.
A toada manteve-se na maioria dos segundos 45 minutos, no jogo amorfo de direção única, quase sem associações felizes e dinâmicas entre colegas e no ralenti. O Famalicão, talvez apercebendo-se da possibilidade de poder fazer uma gracinha na Luz, demonstrou mais alguma genica, ainda que efémera.
E Veríssimo, quem sabe aborrecido com a desconexão da equipa, mudou o corredor direito, aos 57’, sacando do relvado Diogo Gonçalves e Gilberto. Gil Dias passaria a jogar ali, com André Almeida nas costas, enquanto a entrada de Roman Yaremchuk empurrava para a esquerda Darwin, o que normalmente é uma boa notícia para o uruguaio, que começou a complicar mais a vida de Hernán de la Fuente.
O Benfica melhorou, os visitantes encolheram-se ainda mais. Gil Dias ganhou alguma preponderância, obrigou o guarda-redes do Famalicão a uma grande defesa. Grimaldo e Yaremchuk (que quase foi feliz aos 97’), quando ligavam por dentro, melhoravam ligeiramente o funcionamento da equipa. André Almeida cruzou e a bola pareceu desviar-se dos pés dos colegas todos ali quase, quase na pequena área. Paulo Bernardo, corajoso, tentou ser feliz com um pontapé de bicicleta. Luiz Júnior, ao contrário de Vlachodimos (o único calafrio foi uma má entrega do próprio), começou a ter de justificar o lugar que ocupa e acabou por ser decisivo. O menino Paulo Bernardo foi substituído pouco depois por Adel Taarabt, que prometia descobrir outras rotas para o golo. Gil Dias deu lugar a Radonjić, ora perigoso e valente, ora forçando demasiado o drible e caindo no esquecimento.
O ritmo subiu ligeiramente, até porque o horizonte onde moram os 90 minutos sente um desamor terrível a zero-zeros. Também o Famalicão, com um mar verde imenso por explorar, obrigou Nicolás Otamendi a confirmar que é o patrão desta equipa.
Na altura que foi levantada a placa com os sete minutos de compensação, os adeptos acordaram, tentaram lembrar um familiar muito distante do inferno da Luz. Mas já ninguém teria energia, ideias e alma para fazer um golo.
Os jogadores do Benfica, apáticos e ocos no olhar, foram assobiados no final por alguns adeptos e falham assim a hipótese de pressionar o Sporting, na luta pelo segundo lugar. Já o Famalicão, que nunca tinha pontuado na Luz, conquista um valioso ponto para a luta pela fuga à despromoção."