Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Números que falam por si


"Diz-se que jogar bem é meio caminho para somar vitórias, mas o que faz a diferença quando nem sempre se pode ou se consegue fazer boas exibições? Há números que ajudam a explicar.
Nestas duas páginas apresentam-se alguns deles, sem se pretender escamotear o facto de que o Benfica, na presente edição do Campeonato, deve a si próprio um desempenho consentâneo com a sua grandeza, objetivos e investimento e, paralelamente, sem se perder de vista que as vitórias trazem vitórias e que os campeonatos são provas de regularidade que se conquistam pela acumulação de pontos.
Comecemos pelo número de cartões vermelhos mostrados a jogadores adversários. Feita a análise aos 5 primeiros classificados dos campeonatos dos 15 países com melhor ranking europeu de clubes da UEFA, constatamos, sem qualquer surpresa, que o líder incontestado é o FC Porto.
É certo que um qualquer clube haveria de liderar este ranking, e o FC Porto poderia ser o clube de ocasião no topo desta lista, mas repare-se no seguinte: do conjunto de 75 clubes analisados, apenas 12 beneficiaram de 6 ou mais expulsões de jogadores adversários. O trio dos ocupantes do 2. ° posto viu 8 adversários expulsos. O FC Porto, 11. Onze! Sporting, 6, e Benfica, 4, não chegam, juntos, aos 11 do FC Porto.
Há, neste dado, uma óbvia vantagem para os portistas. Traduzindo estes cartões vermelhos em tempo efetivo de jogo em superioridade numérica (incluindo minutos adicionais), temos 479 minutos para o FC Porto, 178 para o Benfica e 108 para o Sporting. São mais de 8 horas, o equivalente um pouco acima de 5 jogos, para o FC Porto, em superioridade numérica.
Observando os jogos em concreto em que o FC Porto se viu em superioridade numérica, contam-se 9, enquanto o Sporting teve 5, e o Benfica ficou-se pelos 3. Acresce que em mais de metade dessas partidas (5), o FC Porto ainda não se encontrava em vantagem no marcador quando ficou com mais um jogador em campo (2 a perder e 3 empatado).
Também nos cartões amarelos se observa a mesma tendência:
• Adversários do Benfica, 82;
• Adversários do Sporting, 94;
• Adversários do FC Porto, 106.
E há o reverso da medalha: o Benfica esteve em inferioridade numérica 185 minutos, o Sporting, 76, e o FC Porto, apenas 30.
Quando não se joga sempre bem, há decisões que ajudam uns mais do que outros, e isso reflete-se na classificação.
 🗞 Jornal O Benfica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!