Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Terça-feira europeia



"Quatro palcos europeus, a mesma ambição: lutar por vitórias e honrar a camisola e o emblema do Benfica. Este é o tema da News Benfica.

1
No dia do 19.º aniversário do Estádio da Luz, confronto europeu com a Juventus (20h00) e a possibilidade de apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Roger Schmidt resumiu a abordagem benfiquista ao jogo: "Vamos tentar vencer, jogar bom futebol e vamos dar tudo."
O nosso treinador lembra que, "em Turim, o desafio foi difícil, sobretudo no início, mas depois entrámos no nosso ritmo e fizemos um bom jogo", e perspetiva a partida desta noite: "É outro jogo. A Juventus é uma grande equipa, com jogadores extraordinários e um treinador experiente. Temos de estar no nosso melhor nível para passar para a fase a eliminar, porque eles também querem passar. O grupo é difícil, dissemos isso à partida, e não caímos no erro de subestimar ninguém."
O apoio dos Benfiquistas é importante para a equipa: "Temos de acreditar em nós, ser corajosos e usar a vantagem de jogar em casa. Os nossos adeptos vão apoiar-nos, como sempre, e queremos deixá-los felizes." Uma ideia também vincada por Odysseas: "Jogamos em casa, é sempre uma grande atmosfera e estou contente por jogar com o Estádio da Luz cheio. Os adeptos são o 12.º jogador em campo."
Veja as conferências de imprensa de Roger Schmidt e Odysseas no Site Oficial.

2
A anteceder a partida com a Juventus há Liga de Campeões de basquetebol na Luz. A bola ao ar é às 17h30 e o adversário é o Baxi Manresa, de Espanha, colíder do grupo e finalista da edição da prova na temporada passada.
Norberto Alves elogia o adversário e realça a ambição da equipa em alcançar mais uma vitória: "Será um jogo que vai obrigar-nos a jogar ao nosso melhor nível, mas acreditamos que podemos vencer. É importante ter o pavilhão cheio, penso que os rapazes merecem. Ser do Benfica também é sonhar, sonhamos em ganhar e vamos fazer tudo para o conseguir."

3
A defesa do título da EHF European League de andebol começa hoje. A nossa equipa desloca-se à Eslováquia para defrontar o Tatran Presov (19h45) num embate englobado na primeira jornada da fase de grupos.
Chema Rodríguez considera o jogo "muito complicado", até pelo desgaste provocado pela recente participação na IHF Super Globo: "Devido às viagens, não teremos tempo para treinar ou descansar. Será o quinto jogo em sete dias, há que tentar recuperar os jogadores e dar tudo."

4
Os Sub-19 de futebol querem disputar as rondas a eliminar da UEFA Youth League e para tal é determinante vencer a Juventus no Benfica Campus (15h00). O treinador Luís Araújo assegura que a equipa só pensa em vencer: "Estamos confiantes, sabemos que temos de jogar para ganhar e temos de nos superiorizar ao adversário. Estamos focados nisso."

5
Marque já na agenda para amanhã: a 2.ª mão da ronda 3 de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões de voleibol joga-se na Luz (20h00). No primeiro jogo a nossa equipa venceu o Levoranta Sastamala por 1-3. Nota ainda para o início, também quarta-feira (15h00), na Roménia, da Ronda Principal da UEFA Champions League de futsal, a qual dá acesso à Ronda de Elite. Os adversários são Haladás, Uragan e United Galati."

Meio caminho andado


"1. O presidente da Federação Portuguesa de Judo parece não estar no seu juízo perfeito. 'A guerra é com a Telma, e não me demito'. Telma Monteiro, 'a Telma', é só a figura maior de todos os tempos do judo português, e o presidente da FPJ declarou-lhe guerra nos jornais. Como é possível? Será que gosta de aparecer?

2. 'O Benfica é um clube enorme. Fiquei surpreendido com a dimensão do Benfica. O estádio está sempre a ferver com 65 mil adeptos'. São palavras de Julien Draxler. Diz que o Benfica é um enorme, e tem tazão.

3. Diz também o jogador alemão que o estádio está sempre cheio de adeptos fervorosos. È verdade tem estado ao rubro a Luz. Que se mantenha vibrante este pacto entre os adeptos e a equipa de futebol ou entre a equipa de futebol e os adeptos. Uma união assim é meio caminho andado.

4. O Benfica segue em frente na Taça de Portugal depois de 120 minutos de jogo nas Caldas da Rainha contra um adversário de um escalão inferior que só foi inferior ao Benfica naqueles momentos precisos da decisão de tiros de penálti. Foi pouco para o Benfica e foi muito para o Caldas.

5. No calendário da Taça segue-se agora uma visita ao Estoril que vai exigir ao Benfica muito Benfica. Roger Schmidt mostrou-se impressionado com os números nada lisonjeiros que o Benfica apresenta nos últimos 25 anos da competição. Apenas três troféus conquistados. Como foi possível? A verdade é que foi. Contra todas as superioridades e inferioridades tem o Benfica de se concentrar de vez na Taça de Portugal. O foco é meio caminho andado. Queremos muito o 28.º.

6. Por falar em inferioridades, o presidente do FCP produziu nesta semana mais um pequeno circo de pulgas ideológicas. Sim, as pulgas é que são ideológicas, o circo é apenas pequeno. 'Um dos sinais mais relevantes para confirmar a boa situação em que nos encontrarmos é o ódio que a imprensa de Lisboa continua a dedicar-nos', disse o dirigente que ambiciona unir o país. Sobre o ódio, enfim, nem nos vamos meter nisso. No que respeita à parte da 'boa situação em que nos encontrarmos' não foi claro o presidente do FCP porque ficamos sem saber se se refere a si próprio e à sua boa situação ou se, pelo contrário, se refere à boa situação do clube de que é presidente. Lendo nesta semana o que se leu sobre as declarações do hacker Rui Pinto em tribunal, é legítimo concluir que o presidente do FCP estrava a referir-se a si mesmo e à boa situação em que se encontra.

7. Que Benfica esperamos no Dragão? Unido e focado é meio caminho andado."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Caldas


"O mundo benfiquista ia desabando (momentaneamente) com o que seria uma inaceitável eliminação prematura da Taça de Portugal frente a um clube do terceiro escalão nacional. Seja em que circunstâncias for, tal nunca poderá voltar a acontecer. Já chegou o Gondomar em tempos péssimos para o nosso Benfica, nem sequer comparáveis, para muito pior, aos que vivemos.
Entendo e aceito os elogios à equipa do Caldas, embora sejam repletos de indisfarçável paternalismo. Não há milagres: aquele jogo só foi possível porque, na cabeça de todos, excepto entre o nosso adversário, estava ganho de goleada pelo Benfica antes mesmo de ter começado, não obstante ser sobejamente conhecido que várias das vitórias benfiquistas frente a clubes do terceiro escalão nesta eliminatória em muitas das últimas 10/15 temporadas foram surpreendentemente apertadas.
Não embarco, no entanto, em se apontar o dedo à nossa equipa nem retiro da exibição qualquer ilação sobre o remanescente da temporada. Quem quer que acompanhe o desporto sabe quão comuns são desempenhos destes em jogos com estas características. E nem sequer é preciso estar muito atento, bastando constatar o desfecho desta eliminatória: oito clubes da primeira divisão, incluindo o Sporting, já estão fora da Taça, todos derrotados por clubes bem menores no presente, futebolisticamente falando.
Ainda sobre este jogo e no que respeita ao Benfica, além da passagem difícil e do excelente golo de Musa e do acerto nas grandes penalidades, de nada mais se falou além do lance infeliz de António Silva. A este propósito, há que protestar veementemente em relação à forma indigna como alguns meios de comunicação social trataram o episódio, quase rejubilando com o desacerto ocasional da mais recente extraordinária pérola do Seixal.
Na língua portuguesa há muito que foi cunhada uma expressão que caracteriza na perfeição o que motiva tais atitudes, é a “dor de cotovelo”. Lembro-me bem do que alguns disseram sobre Rúben Dias após uma infelicidade num jogo com o B SAD na Luz e veja-se o que fazem hoje esses críticos mal-intencionados: falam de António Silva enquanto podem, mas calam-se sobre Rúben Dias. Enfim, o esperado.

P.S.: Vamos ganhar no Dragão!"

João Tomaz, in O Benfica

O peso de uma notícia


"Trabalho há mais de 20 anos em jornalismo. Já escrevi sobre a maior parte dos temas e para as várias secções de jornais e revistas em Portugal. Felizmente, nos últimos anos, tenho dedicado o meu espaço profissional ao tema das viagens e do turismo. E ainda bem, porque há áreas para as quais não teria estômago para escrever. Politica seria uma delas, porque implica um relacionamento próximo com algumas pessoas que não admiro; Economia seria outra, porque sei muito pouco sobre o assunto e, sinceramente, não tenho grande interesse no tema; Deporto seria uma possibilidade - e até já o fiz no passado -, mas já não o faço. Prefiro manter bem vivo o amor pelo meu clube nas páginas deste prestigiado jornal, e agradeço-vos.
Apesar de todas estas considerações, não perdi nunca a capacidade de perceber o que é uma boa história, o que é notícia e aquilo que tem relevância informativa. Tenho pena de que em jornais como O Jogo ou o Jornal de Noticias isso se tenha perdido. A forma como (não) está a ser acompanhado o 'Caso dos E-mails' é lamentável e um sinal muito grave daquilo de que já se desconfiava há décadas - não se pode morder a mão do dono. Se houver uns míseros depoimentos que possam pôr em causa o Sport Lisboa e Benfica, muito bem, há notícias e destaques nesses meios de comunicação. Se, como tem sido normal quase todos os dias, o caso importunar a estrutura do FC Porto e seus companheiros de estrada, até se ouvem os grulos numa tarde de verão. Já nem incluo aqui o Porto Canal, de tão óbvia - e já demonstrada em tribunal - a influência da direcção do clube nessa estação de televisão que mais parece um apeadeiro onde se beija a mão do padrinho.
É sinal dos tempos. Hoje, a maioria da comunicação social perdeu a capacidade de informar, tendo alguns meios de transformado em agências de comunicação ao serviço de clientes específicos."

Ricardo Santos, in O Benfica

Passar no teste para não ir a recurso


"Hoje é um dia marcante na época desportiva do Benfica. Depois de jogos europeus na Dinamarca e na Ucrânia, em Turim e em Paris, nove jornadas da Liga realizadas, nesta sexta-feira o Benfica terá, finalmente, o primeiro teste a sério. Agora é que é! Messi! Neymar! Mbappé, Milik e Vlahovic são bons atacantes, mas a verdade é que nenhum deles fez mais golos ao Glorioso do que Gonçalo Barreiras, médio do Caldas. Portanto, depois de um arranque muito simpático, onde os adversários estiveram sempre aquém do esperado (porque estavam em campo cheios de sono, nunca por mérito do Benfica), a visita ao Dragão será o primeiro verdadeiro obstáculo para Roger Schmidt.
Tal como pedia a universidade, para este teste é importante que a equipa técnica adopte uma estratégia diferente daquela que eu costumava utilizar: não basta estudar na véspera. Até porque não estamos a falar de duelos com o PSG - esses, sim, de preparação muito fácil, onde uma breve leitura dos apontamentos da Catarina antes de entrar para a sala é mais do que suficiente. Preparar uma visita ao lugar que herdou os genes do Estádio das Antas requer a mesma dedicação e empenho que a elaboração de uma tese exige. É preciso saber que há um Abel com mais história no futebol português do que o treinador do Palmeiras, juntar uns tapetes ao cesto dos equipamentos para o caso de os jogadores terem de se vestir no corredor ou juntar um pack de tacos ao cesto das bolas na eventualidade de se trocar o jogo de futebol por um jogo de golfe. Não há dúvida: para ganharmos o clássico, temos de ter a lição bem estudada e, depois, chegar lá e jogar para o 20. Até porque o João Mário está em grande forma."

Pedro Soares, in O Benfica

A (in)sustentável dureza do erro


"É um mal entranhado, encostado, disseminado e, neste novo tempo, infinitamente sangrado pela veracidade das redes socias, mas também pela mediatização das palavras dos sábios, todo-poderoso, de microfone na lapela, os ditos 'especialistas da especialidade' a quem é oferecido espaço de antena para 'picar carne'. No desporto em particular, como na sociedade em geral, a excessiva, desregulada e cada vez mais fácil penalização do erro é um exercício sem boas intenções, que só deprecia, amarrota, envergonha e enxovalha, no cumprimento de uma estratégica que, pelo potencial de reações desencadeáveis, reserva palco inter pares.
O maldizer é um automatismo que acende holofotes, cá outro lá. Em Inglaterra, um dos melhores e mais versáteis futebolistas do mundo na actualidade, João Cancelo esteve envolvido no lance que acabou por conduzir o Liverpool à vitória sobre o 'seu' Manchester City na mais recente jornada da Premier League e viu-se fustigado por críticas que, muito acima de um sempre bem-vindo plano de análise racional, são mais agressões verbais e escritas do que outra coisa.
Olhe-se para a falha ou para o (eventual) erro e, apenas 'porque sim', castiga-se, pune-se, agride-se, subtrai-se o valor, faz-se uma terraplanagem. No futebol, como noutros desportos, em qualquer abordagem, por mais vertiginosa que seja, há o momento de decisão e o da execução, por muito ténue que seja a linha que os separa. Uma decisão acertada pode ser traída por uma execução defeituosa, da mesma forma que uma decisão errada pode ser salva por uma execução perfeita. Entre os melhores é recorrente pensar-se bem, mas, por qualquer motivo ou imprevisto, por vezes comcretizar-se mal. Acontece, faz parte da existência.
Os fortes e indiferentes às demais vergastadas resistem, levantam-se e seguem o seu caminho, os vulneráveis toldam-se e, involuntariamente, instigam as 'estrelas' que substituem alimentado-se do 'está mal' ou do 'é fraco', para logo voltarem à carga com o 'ele não sabe o que faz' ou 'ele não serve para este nível'. Mas regra geral, esse cáusticos de juízos previsíveis estão invariavelmente disponíveis para um posterior 'mortal à retaguarda' sob a forma de retratação pública quando o 'desanexado' flutuar nos píncaros ou tornar à ribalta. Nada de novo para quem, como Cancelo, subiu e sobre a pulso, não é verdade?"

João Sanches, in O Benfica

Superação


"Sempre que nos deslocamos ao Estádio do Dragão, temos desde logo uma certeza: vamos encontrar uma equipa extremamente agressiva (por vezes mesmo violenta), muito pressionante e motivada para ganhar aquele que é, para eles, o pai de todos os jogos.
Nem sempre conseguimos lidar com toda aquela agressividade. Demasiadas vezes o nosso futebol aveludado esbarrou num grupo de halterofilistas de faca nos dentes, disposto a tudo para nos esmagar. E nos duelos individuais, na componente física do jogo, acabámos por ficar por baixo. No resultado também: apenas 4 vitórias em 45 anos atestam essa negra realidade.
Acredito que um jogo rápido, de primeiro toque e variações de flanco, seja o ideal para defrontar equipas furiosamente pressionantes, como costuma ser o FC Porto, sobretudo em sua casa. Se chegam com dois e três jogadores em cima do homem da bola, libertam necessariamente espaços noutras zonas do campo. De fora tudo parece linear. Lá dentro é bem mais difícil.
Acredito que Roger Schmidt e os jogadores estejam preparados para aquilo que vão encontrar. E espero que a terceira equipa não seja protagonista, como também tem acontecido frequentemente em clássicos com o FC Porto. Sendo uma evidência o que referi nos dois primeiros parágrafos deste texto, não deixa de ser revelador que, nos mesmos 45 anos, naquele recinto, tenhamos visto 17 cartões vermelhos para apenas 8 do nosso adversário. Algo que não bate certo.
Já sabemos, pois, com o que contar. Isso obriga-nos a uma prova de superação para voltar de lá com os 3 pontos. Confio nessa superação. Confio na vitória e nos 3 pontos."

Luís Fialho, in O Benfica

Pensar e agir em conjunto


"É cada vez mais importante refletir e partilhar aquilo que fazemos com os nossos parceiros e mesmo com especialistas externos que sempre trazem novas visões e pontos de vista, enriquecendo a qualidade do que fazemos e queremos fazer.
Isto é assim em todas as áreas de actividade, mas é particularmente importante na inovação social, em que testamos permanentemente os limites do conhecimento em ciências sociais com um único e importante objetivo: garantir que temos a capacidade de mitigar e corrigir disfunções sociais através de uma ferramenta comunicacional participativa e mobilizadora tão especial como o futebol, mas ao mesmo tempo tão desafiante.
As aplicações do futebol social são imensas e multiplicam-se pelo mundo. É hoje consensual que o desporto no seu todo e o futebol em particular constituem importantes instrumentos de regulação e transformação social, que não têm o reconhecimento nem o aproveitamento devido. No entanto, no futebol reside muita esperança e expectativa de que possa ser um viveiro permanente de soluções para a transformação e inclusão social num mundo cada vez mais complexo e necessitado. Por isso agradecemos aos nossos parceiros e aos nossos amigos universitários neerlandeses que vieram até à nossa casa para refletir connosco. Estou verto de que das suas análises faremos também, matéria-prima para o nosso trabalho."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"5
Foi a 5ª vez que o Benfica disputou um desempate por pontapés da marca de grande penalidade na Taça de Portugal. Antes do Caldas (5-3), os adversários foram Sporting (7-6), Nacional (5-3), Penafiel (5-3) e Leixões (4-5);

8
Na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, a primeira em que participam os clubes primodivisionários, foram afastados 8 clubes da divisão cimeira, apesar destes não se defrontarem ainda entre si (Boavista; Chaves; Marítimo; Paços de Ferreira; Portimonense; Rio Ave; Santa Clara; Sporting). Nos 32 em prova há 10 da Liga 1, 8 da Liga 2, 6 da Liga 3 e 8 do Campeonato de Portugal. Segue-se a deslocação ao Estoril;

29
Com a estreia em competições oficiais de Helton Leite e João Victor, sobe para 29 o total de futebolistas utilizados por Roger Schmidt na presente temporada. Apenas Enzo e Florentino participaram em todos os 18 “jogos oficiais”; seguem-se Grimaldo, João Mário e Odysseas, em 17. Odysseas é o recordista em tempo de utilização (1651 minutos – inclui tempos adicionais), seguido por Enzo (1614), Grimaldo (1609), Otamendi (1550) e João Mário (1539), o quinteto com mais de 1500 minutos em competições oficiais em 2022/23. Diogo Gonçalves é aquele que Schmidt fez entrar em campo mais vezes a partir do banco de suplentes (11) e Musa o que mais minutos jogou na condição de suplente utilizado (363). Gonçalo Ramos é o melhor marcador (10) e João Mário quem fez mais assistências para golo (7);

50
Florentino chegou aos 50 jogos em competições oficiais pela equipa de honra do Benfica;

403
O número de praticantes de ginástica e artes marciais no Sport Lisboa e Benfica já supera, em 2022/23, as 4 centenas, cerca de 30% acima da época passada (pós pandemia) nesta fase."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1. União e ambição. O Benfica joga nesta noite mais um teste àquilo que tem sido um excelente início de época. Começou com o apuramento para a Champions, estende-se agora à discussão pelo 1.º lugar de um grupo em que todos colocavam Juventus e PSG como favoritos - e o Benfica de fora e sem hipóteses -, e sedimenta-se num arranque de campeonato que teve apenas um empate em Guimarães como desvio a sucessivas vitórias.

2. Em todas as partidas, a par da ambição, a equipa tem sempre mostrado identidade e carácter, qualidade e uma permanente convicção de quem sabe bem o que quer. Seguramente, assim será nesta noite em mais uma busca pela vitória. Sem casos, com elevação. À Benfica!

3. Grande destaque neste jornal O Benfica para a judoca Bárbara Timo. È a Protagonista desta semana, poucos dias depois de ter conquistado a medalha de bronze nos Mundiais de judo. Uma vénia merecida para ela e para uma modalidade onde o Sport Lisboa e Benfica tanto tem dado a Portugal. Mesmo se o presidente da Federação - em quem já nem as autoridades governamentais nem o Comité Olímpico acreditam - teime em desconsiderar o Benfica, Telma Monteiro e os demais atletas que tanto têm feito e elevado o judo português."

Pedro Pinto, in O Benfica

Parabéns...


1968: Benfica - Juventus


A Verdade do Tadeia #678 - As decisões na Champions

Saber ganhar

Estupidez!


"E, no entanto, manda jornalistas, cartilheiros e vassalos das redes sociais não se calarem com idiotices e propagarem a narrativa de que perderam por causa do árbitro, quando, na realidade, roubaram um golo ao Benfica e ficou uma expulsão por dar a Otávio.
FC Porto é isto. Um verdadeiro cancro do desporto português.
#oportofazmalaofutebol"

Segunda Bola...


Lixívia 10


Tabela Anti-Lixívia
Benfica...........28 (0) = 28
Sporting.........19 (0) = 19
Corruptos.......22 (+4) = 18

A arbitragem do árbitro de campo João Pinheiro, foi melhor do que estamos habituados, no antro dos Corruptos, mas esteve longe de ser 'boa'!!! Mesmo assim, depois de todas as ameaças, antes, durante e depois do jogo, merece os Parabéns, por aparentemente ter tentado fazer um trabalho isento!
O mesmo cumprimento, posso fazer ao Godinho, porque no AVAR não inventou um 'frame' que invalidasse o golo limpo do Rafa! Até pode parecer que só fez o seu dever, mas como nós sabemos, raramente isso acontece, por cá... principalmente quando os Corruptos estão envolvidos!!!

- Principal erro, a Não Expulsão do Porto do Otário, por agressão ao Gonçalo... Inacreditável a não acção do VAR Tiago Moedinhas Martins!!!
- No auto-golo do Carmo, com as imagens escondidas, ficará sempre a dúvida...
- Onde errou recorrentemente, foi na total impunidade das simulações Corruptas! Existem indicações claras para punir os simuladores, dentro e fora da área, o João Pinheiro não teve coragem...
- Tal como não teve coragem, de agir disciplinarmente quando foi ofendido na 'cara' pelos jogadores adversários: Carmo e Pepe à cabeça, mas também o Otário e até o Taremi no final do jogo!!!
- Fábio Cardoso, foi outro que devia ter levado pelo menos 2 Amarelos: a joelhada ao Gonçalo passou em claro...

- Resistiu, pelo menos durante alguns minutos, ao 2.º Amarelo ao Bah! O jovem dinamarquês nada fez para levar um 2.º Amarelo, mas a pressão foi muita!!!
- Absurdo os Amarelos ao Aursnes e ao Neres!

- O Fiscal-de-linha que incialmente anulou o golo do Rafa, tudo fez para a 'sua' equipa ganhar!!! Quando no início do 2.º tempo, assinalou um fora-de-jogo ao Benfica, sem esperar pelo fim da jogada (João Pinheiro permitiu a jogada seguir até ao fim, só assinalando o fora-de-jogo no final), ficando parado, com a bandeirola no ar, enquanto o Benfica perseguia o ataque, foi o suficiente para ficar apresentado...
O lance que o Porto Otário 'corta' a bola para fora com o braço, e ele assinalada, lançamento lateral para os Corruptos, ficará para a história, como o cumulo da falta de vergonha!!!

Uma nota ainda para a disparatada conferência de imprensa do Canino treinador dos Corruptos:
Então eles jogaram 'limpo'!!!
Fiquei curioso... onde terá aquela cabecinha, ido buscar a expressão 'tentámos ganhar limpo'!!!
Será que os dois controlos anti-doping's durante a semana, atrapalharam as doses da Amarelinha, e eles não conseguiram dar a 'injecção' de confiança aos jogadores, que costumam dar, em situações idênticas?!!!!
- Será que ele estava a insinuar que o Benfica terá 'comprado' o árbitro?!!!
- Será que ele estava a 'confessar' que desta vez, não conseguiram intimidar, condicionar ou 'comparar' a equipa de arbitragem, como costumam fazer?!!!

Uma equipa que nunca joga 'limpo', ao nível das arbitragens, e ao nível da total falta de respeito pelos adversários, com simulações constantes, provocações e 'porrada' da canela ao pescoço, em todos os jogos... e até se orgulha desse tipo de 'filosofia', vir agora, chorar que jogaram 'limpo', é uma das coisas mais ridículas, que saíram da boca do sonso do Cãoceição, que eu me lembro!!!


Em Alvalixo, tivemos um penalty ridículo assinalado a favor dos Lagartos, e perto do final, um penalty não assinalado contra o Sporting!!!
Curiosamente, o último lance até é parecido com a jogada do Tino em Guimarães que deu muita polémica! Tal como afirmei na altura, até posso compreender a não marcação, já que o defesa tem a perna na relva, antes do avançado dar o último passo... mas o contacto existe!
Com um 3-1 final, estes erros nos penalty's poderiam dar um 2-2, mas ainda na 1.ª parte, o Godwin poderia ter visto o Vermelho direto: também não é uma situação clara, o nigeriano é agarrado, e quando tenta libertar-se, atinge de raspão o adversário... O árbitro deu Amarelo, aos dois, mas o Vermelho ao Godwin não era escândalo!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Arouca(c), V(4-0), Mota(V. Santos, Licínio), Prejudicados, (5-0), Sem influência
2.ª-Casa Pia(f), V(0-1), Martins(Nobre, P. Ribeiro), Prejudicados, Sem influência
3.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-2), Soares Dias(Malheiro, Coimbra), Prejudicados, Sem influência
4-ª-Boavista(f), V(0-3), Pinheiro(L. Ferreira, J. Silva), Prejudicados, Sem influência
5.ª-Vizela(c), V(2-1), Veríssimo(Nobre, N. Pereira), Prejudicados, (3-1), Sem influência
6.ª-Famalicão(f), V(0-1), Almeida(Melo, B. Costa), Prejudicados, (0-2), Sem influência
7.ª-Marítimo(c), V(5-0), Nobre(V. Santos, Mesquita), Nada a assinalar
8.ª-Guimarães(f), E(0-0), Rui Costa(L. Ferreira, S. Jesus), Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
9.ª-Rio Ave(c), V(4-2), M. Oliveira(Rui Oliveira, L. Costa), Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), V(0-1), Pinheiro(Martins, Godinho), Prejudicados, Sem influência

Sporting
1.ª-Braga(f), E(3-3), Veríssimo(Martins, H. Ribeiro), Nada a assinalar
2.ª-Rio Ave(c), V(3-0), Mota(Narciso, P. Brás), Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(f), D(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Prejudicados, Impossível contabilizar
4.ª-Chaves(c), D(0-2), Narciso(V. Santos, D. Silva), Beneficiados, Sem influência
5.ª-Estoril(f), V(0-2), M. Oliveira(Pinheiro, L. Maia), Nada a assinalar
6.ª-Portimonense(c), V(4-0), C. Pereira(V. Ferreira, Cunha), Nada a assinalar
7.ª-Boavista(f), D(2-1), Pinheiro(Melo, B. Costa), Nada a assinalar
8.ª-Gil Vicente(c), V(3-1), Martins(Godinho, R. Teixeira), Nada a assinalar
9.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Soares Dias(Malheiro, Cidade), Nada a assinalar
10.ª-Casa Pia(c), V(3-1), Malheiro(C. Pereira, A. Costa), Prejudicados, Beneficiados, (2-2), Impossível contabilizar

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(5-1), Malheiro(Esteves, R. Cidade), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2.ª-Vizela(f), V(0-1), Veríssimo(Correia, I. Pereira), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
3.ª-Sporting(c), V(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
4.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Martins(Rui Costa, C. Martins), Beneficiados, Sem influência
5.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Pinheiro(Melo, Manso), Nada a assinalar
6.ª-Chaves(c), V(3-0), Nobre(Narciso, V. Marques), Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Estoril(f), E(1-1), Godinho(Soares Dias, Licínio), Beneficiados, (3-1), (+1 ponto)
8.ª-Braga(c), V(4-1), Soares Dias(Hugo, B. Jesus), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
9.ª-Portimonense(f), V(0-2), Mota(Martins, A. Campos), Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), D(0-1), Pinheiro(Martins, Godinho), Beneficiados, Sem influência

Anexos (II):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica

Sporting

Corruptos
Veríssimo - +3
Correia - +3
Godinho - +1
Soares Dias - +1

Anexos(III):
Árbitros:
Benfica
Pinheiro - 2
Mota - 1
Martins - 1
Soares Dias - 1
Veríssimo - 1
Almeida - 1
Nobre - 1
Rui Costa - 1
M. Oliveira - 1

Sporting
Veríssimo - 1
Mota - 1
Almeida - 1
Narciso - 1
M. Oliveira - 1
C. Pereira - 1
Pinheiro - 1
Martins - 1
Soares Dias - 1
Malheiro - 1

Corruptos
Pinheiro - 2
Malheiro - 1
Veríssimo - 1
Almeida - 1
Martins - 1
Nobre - 1
Godinho - 1
Soares Dias - 1
Mota - 1

VAR's:
Benfica
Nobre - 2
V. Santos - 2
L. Ferreira - 2
Malheiro - 1
Melo - 1
Rui Oliveira - 1
Martins - 1

Sporting
Martins - 1
Narciso - 1
Hugo - 1
V. Santos - 1
Pinheiro - 1
V. Ferreira - 1
Melo - 1
Godinho - 1
Malheiro - 1
C. Pereira - 1

Corruptos
Hugo - 2
Martins - 2
Esteves - 1
Correia - 1
Rui Costa - 1
Melo - 1
Narciso - 1
Soares Dias - 1

AVAR's:
Benfica
Licínio - 1
P. Ribeiro - 1
J. Silva - 1
Coimbra - 1
N. Pereira - 1
B. Costa - 1
Mesquita - 1
S. Jesus - 1
L. Costa - 1
Godinho - 1

Sporting
H. Ribeiro - 1
P. Brás - 1
Martins - 1
D. Silva - 1
L. Maia - 1
Cunha - 1
B. Costa -1
R. Teixeira - 1
Cidade - 1
A. Costa - 1

Corruptos
Cidade - 1
I. Pereira - 1
Martins - 1
C. Martins - 1
Manso - 1
V. Marques - 1
Licínio - 1
B. Jesus - 1
A. Campos - 1
Godinho - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Pinheiro - 2 + 0 = 2
Martins - 1 + 1 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
Almeida - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1

Sporting
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1

Corruptos
Martins - 1 + 1 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Correia - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Soares Dias - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Nobre - 1 + 2 = 3
Pinheiro - 2 + 0 = 2
V. Santos - 0 + 2 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
Martins - 1 + 1 = 2
Mota - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Rui Oliveira - 0 + 1 = 1

Sporting
Narciso - 1 + 1 = 2
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Martins - 1 + 1 = 2
Malheiro - 1 + 1 = 2
C. Pereira - 1 + 1 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Godinho - 0 + 1 = 1

Corruptos
Martins - 1 + 2 = 3
Pinheiro - 2 + 0 = 2
Soares Dias - 1 + 1 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
Malheiro - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Nobre - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Correia - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Melo - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1

Anexos(IV):
Jornadas anteriores:

Anexos(V):
Épocas anteriores:

Antevisão...

Mister...

Odysseas...

Treino...

Visão S04E12 - FC Porto...

Águia: Antevisão...

Benfica FM #212 - FC Porto...

O Benfica Somos Nós - S02E24

Visão: Bola Pá Bancada #1 - FC Porto...

A Verdade do Tadeia - Mundial no Bar Live #2 - Grupo B

A Verdade do Tadeia - Mundial no Bar #6 - Exotismos

A Verdade do Tadeia #677 - Mais uma prova de força do Benfica

Malvado: FC Porto...

SL Benfica tem matado, mas não tem um “matador”


"O SL Benfica de Roger Schmidt vai de vento em popa e, pelo menos dentro do onze habitualmente titular, parecem escassear lacunas claras na equipa que lidera isolada o campeonato português e que tem já esta terça-feira uma primeira oportunidade para garantir os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. No entanto, haverá sempre arestas por limar e pontos a melhorar. Um deles, parece-me, prende-se com a posição mais adiantada no terreno.
Gonçalo Ramos é, desde o início da temporada, o indiscutível titular na ponta da lança bem afiada por Schmidt. Todavia e pese embora o árduo e importante trabalho do jovem português – sobretudo sem bola, na pressão incansável que exerce sobre a construção oponente, mas também sem bola, pelos movimentos de arrasto e pela forma como desce no terreno para permitir o surgimento dos médios em zona de finalização -, os golos têm escasseado.
A equipa vai somando jogos sem perder e a falta de golos do ponta-de-lança não vai tendo impacto. Mas pode vir a ter. A necessidade de o SL Benfica ter um avançado concretizador – um “matador” – pode revestir-se de maior importância num momento da época em que Rafa ou João Mário, por exemplo, atravessem uma fase de menor produtividade. É aí que poderá vir a residir o primeiro grande problema deste SL Benfica.
Apesar de não rarearem os avançados no plantel encarnado, parece faltar um claro “matador”. Ramos não o tem sido, Rodrigo Pinho ainda não conseguiu mostrar a sua veia goleadora na equipa A com Roger no comando, Henrique Araújo continua a ser “preparado”, segundo o técnico alemão, mas não tem comparecido aos jogos da equipa principal, por opção técnica, e Musa, ainda que tenha mostrado vontade e até apontado golos já nos poucos minutos que teve de águia ao peito, não dá, para já, totais garantias de poder vir a ser o finalizador que poderá faltar às águias ao longo da temporada.
Dependendo do que acontecer até ao final de dezembro, poderá ser justificável os encarnados avançarem por um avançado altamente concretizador em janeiro, sendo sempre inevitável a saída de Rodrigo Pinho. No entanto, esse cenário não é, de momento, o mais plausível. A equipa joga bem, fatura e ainda haverá oportunidades para os avançados que compõem o plantel melhorarem os seus números. Não deixa de ser, ainda assim, o foco de menor fulgor deste SL Benfica: faltam golos aos pontas-de-lança."

Olheiro BnR | Henrique Pereira


"Henrique Martins Pereira nasceu na cidade de Lisboa no dia 15 de Fevereiro de 2002. E sendo natural da capital, faria todo o seu percurso formativo no Sport Lisboa e Benfica desde os oito anos.
Henrique Pereira percorreu todos os escalões de formação no Benfica, começando pelo futebol de sete. Na época 20/21, sendo júnior de segundo ano, começou a ser aposta regular na equipa de sub-23, realizando 26 jogos e marcando um golo, tendo ainda se estreado pela equipa B nessa mesma temporada, sendo lançado pelo treinador Nelson Veríssimo.
Em 21/22, já como sénior, Henrique Pereira viria a ser aposta mais regular na equipa B, sobretudo na segunda metade da temporada sob o comando técnico de António Oliveira, disputando 22 jogos e marcando três golos na Segunda Liga. Pela equipa de sub-23, realizou 12 jogos e marcou seis golos.
Nesta temporada, Henrique Pereira tem sido um dos jogadores em maior destaque na formação secundária encarnada sob as ordens de Luís Castro, tendo já três golos e três assistências em dez jogos. Participou também no jogo da Taça Intercontinental de sub-20 contra o CA Peñarol em que o Benfica venceria por 1-0.
Henrique Pereira sagrou-se campeão nacional de iniciados na temporada 2016/2017 e campeão nacional de juvenis na temporada 2018/2019. É também internacional pelas selecções jovens, tendo participado no Campeonato da Europa de sub-17 em 2018 e 2019.
Henrique Pereira é um extremo destro que pode jogar nos dois flancos, embora actue preferencialmente pelo lado esquerdo. É um jogador com boa capacidade de drible, tirando proveito da mesma para flectir da ala esquerda para espaços interiores. É também um jogador muito rápido, sendo muito forte a atacar a profundidade e a explorar o espaço nas costas da defesa, mas que também demonstra uma boa capacidade para se associar e procurar combinações com os colegas de equipa.
É um extremo que demonstra uma boa atitude e compromisso nas tarefas defensivas, tanto na reacção à perda da bola, como pela sua capacidade para acompanhar o lateral-adversário quando sobe no terreno. É um jogador que apresenta algumas semelhanças a Rafa Silva pela forma como se destaca nos momentos de transição ofensiva, porém, o jovem formado no Benfica apresenta um outro conforto com a bola controlada e que gosta de jogar por fora para partir para o 1 vs 1. É um extremo com armas tanto para jogar por fora como por dentro.
Henrique Pereira tem sido um dos jogadores que tem apresentado desempenhos mais consistentes neste início de época. E tendo em conta as suas características e a falta de profundidade que a equipa tem na sua posição."

Está integrado no espírito!


"Um jogador do FC Porto (que em menos de 6 meses já sabe o que a casa gasta), aos 34 minutos, ameaçou encostar a cabeça no árbitro João Pinheiro.
Otávio, após o golo do SL Benfica , tem uma tentativa de agressão a Gonçalo Ramos, que só não se consumou porque Taremi empurrou o avançado dos encarnados.
Lembramos que Samaris e Adel Taraabt por situações menos claras foram suspensos através de processos sumaríssimo.
Ficamos a aguardar pela atuação do CD da Federação no que se refere as estes casos que foram escamoteados pela comunicação social.
#OPortoFazMalAoFutebolPortuguês"

Amigos como sempre!!!

Um exemplo...

«Com esta categoria não vais longe»


"O clássico com o FC Porto já lá vai. No entanto, quer nas páginas das redes sociais afetas aos portistas, onde ventríloquos aziados continuam a debitar soundbites sobre a atuação do árbitro, quer nos vários meios de comunicação social onde participam, a insistência em falsas e deturpadas análises à arbitragem vão enchendo programas e gastando tinta nos jornais com gritarias, ideias pré concebidas e muita azia à mistura.
Tudo resumido os únicos erros evidentes que conseguimos descortinar - que inclusive os verdadeiros analistas da especialidade confirmam - foram a não expulsão de Otávio por tentativa de agressão a Gonçalo Ramos e o golo que o VAR não ajudou o árbitro do encontro a validar aquando da grande defesa (diga-se de passagem!) de Diogo Costa.
Tudo tem sido dito e escrito para desvalorizar a boa arbitragem de João Pinheiro. Lembrar que este era o árbitro que no famoso FC Porto-Sporting em que Coates fui expulso depois de sofrer uma falta de Taremi e que muita celeuma levantou, a ponto de Frederico Varandas se ter dirigido à sala de imprensa dizer que o árbitro da AF Braga não estava preparado para desafios desta natureza. Nesse jogo o Sporting que vencia por 2-0 , após essa expulsão acabaria por não vencer.
Nesta altura não se ouviu um aí vindo dos azuis e brancos nem dos seus ventríloquos. Agora que já não lhes agradou a atuação dizem coisas tão engraçadas e rebuscadas como:
«Com esta categoria não vais longe» - Rodolfo Reis na "Liga D'Ouro" da CMTV.
Terá sido uma ameaça ao estilo da que fez o Diretor Desportivo do FC Porto (Luís Gonçalves) a Tiago Antunes, 4° árbitro de um jogo dos portistas com o SC Braga? Pelo menos foi o que deu a entender...
É esta gente ligada ao FC Porto que faz mal ao futebol português.
#OFCPortoFazMalAoFutebolPortuguês"