Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Vermelhão: Demasiada água...

Guimarães 2 - 2 Benfica


Partida disputada em relvado impróprio para se jogar futebol, principalmente na 1.ª parte, nos últimos 20/30 minutos choveu menos, mas com outros intervenientes, o jogo teria sido muito provavelmente interrompido!

Ainda por cima, ambas as equipas jogaram na Quinta. No caso do Benfica, menos de 72 horas de intervalo, entre os dois jogos, com duas viagens longas pelo meio.

A narrativa dos mesmo de sempre, nos próximos dias, vai 'atacar' a escolha do onze do Roger, sem pontas-de-lança, mas muito sinceramente, o problema do Benfica na 1.ª parte não foi a escolha dos jogadores para o 11, foi sim, a opção por tentar jogar como o relvado tivesse seco: com a 1.ª fase de construção, com a troca de bola entre os Centrais: com os passes rasteiros verticais, na zona central, para os nossos jogadores mais adiantados, quase sempre a tentar receber a bola de 'costas para a baliza' e com as habituais 'triangulações' curtas nas Alas, tentando sobrecarregar uma 'zona'!!!

A falta de um plano B, neste caso especifico, a falta de capacidade de perceber que o relvado obrigava a jogar longo, pelo ar, nas Alas, facilitou a vida ao nosso adversário... Um problema 'antigo' no Benfica! Às vezes, deve-se jogar feio... desde que seja eficiente!

E se houve 'erros' no onze, na minha opinião, foram as substituições 'atrasadas': o Carreras e o Neres, tinham que ter entrado ao mesmo tempo do Marcos, e logo a seguir à expulsão do mal disposto adversário!


Nestas condições era óbvio que as 'bolas paradas' iam ser fundamentais, e dos 4 golos, 3 'nasceram' em Cantos (os do Benfica, numa 2.ª 'bola'!). Até porque, também como era esperado, o Godinho permitiu 'tudo' aos defesas do Guimarães, faltas constantes, premeditadas, algumas agressões pelo meio, quase sempre impunes... 'misturadas' com um festival de mergulhos para a piscina, com total complacência do Lagarto apitadeiro!

Num jogo de muita luta e pouco futebol, destaque claro para o Trubin, que fez algumas defesas impossíveis...

Aliás, a arbitragem teve influência direta no resultado: no penalty, existe um braço na bola, claro! As regras são claras, golos ou oportunidades de golo (um penalty é uma oportunidade de golo), após a bola tocar no braço/mão do avançado, são sempre faltas, independentemente serem ou não deliberados. A repetição não deixa dúvidas, inclusive na questão da bola bater 'abaixo, da linha do sovaco...
Mas além deste lance que deu o 1-0, ficou um penalty por marcar sobre o Cabral no início do 2.º tempo, o defesa até toca na bola, após toque do nosso avançado, mas com o bola em zona 'jogável' pelo Cabral, o defesa levanta a perna e derruba o Arthur... jogada muito parecida com a expulsão do Cardoso na Luz, no jogo contra os Corruptos!
O Mangas pisou e calcou o pé do Bah e nem Amarelo levou... Incrível com o Borevkovic não levou Amarelo nos protestos na 1.ª parte!
Além destes lances factuais, o Godinho não conseguiu esconder as suas intenções noutros momentos 'menos importantes':
- reverteu um lançamento lateral do Bah, quando este isolou o Rafa (creio), porque o lançamento foi efectuado 2 metros à frente...
- os 6 minutos de desconto, foram completamente vergonhosos, recordo um Tondela-Sporting(creio...), com este Godinho a apitar para o fim, somente após o seu Clube marcar! Só na vergonhosa simulação do Charles o jogo esteve parado mais de 3 minutos... nos últimos 30 minutos, nem 15 minutos se jogou!!!
- e não contente, com os 6 minutos, nos descontos ainda parou dois ataques perigosos do Benfica: primeiro não deu a Lei da Vantagem, e depois inventou uma falta do Otamendi, quando o Neres ficava isolado na Ala...
Já agora, no possível 2.º Amarelo ao Tino, depois de tudo o que ele permitiu ao Guimarães, era demasiado vergonhoso!
O silêncio do Benfica nestas ocasiões é absolutamente inexplicável...


Agora, vamos ter dois jogos na Luz, antes da deslocação ao antro da Corrupção, com a Liga Europa pelo meio! É tempo de integrar o Carreras no onze titular, dar minutos ao Neres, e completar a 'pré-época' do Marcos e do Rollheiser...
Ontem, em mais um exercício de hipocrisia do falso sonso do Amorim, falou-se do possível adiamento do jogo da 1.ª mão da Meia-final da Taça de Portugal. Para que fica claro: quem não quer adiar o jogo é o Sporting, para condicionar a deslocação do Benfica aos Corruptos, quem quiser dar a entender o contrário é desonesto!

Campeões Nacionais de Atletismo em Pisca Coberta...


Campeões em masculinos e femininos, consolidando o nosso domínio...
Num campeonato, com algumas boas marcas, destacando-se o Recorde Nacional Absoluto do Salta a Vara, pelo Pedro Buaró, com 5,82m!!!

Femininos:
60 metros - Fatoumata Diallo: 3.º lugar (7,59 s)
60 metros barreiras - Catarina Queirós: 3.º lugar (8,37 s)
400 metros - Fatoumata Diallo: 2.º lugar (53,63 s)
800 metros - Claudia Bobocea: 2.º lugar (2:06.26 s)
1500 metros - Claudia Bobocea: 1.º lugar (4:15.26 s)
3000 metros - Dulce Félix: 4.º lugar (9:56.68 s)
3000 metros marcha - Vitória Oliveira: 1.º lugar (12:26.13 s)
Salto em comprimento - Agate Sousa: 1.º lugar (6,36 m)
Triplo salto - Agate Sousa: 1.º lugar (13,82 m)
Salto em altura - Ana Leite: 2.º lugar (1,71 m)
Salto com vara - Joana Barreto: 1.º lugar (3,75 m)
Lançamento do peso - Eliana Bandeira: 1.º lugar (17,92 m)
4x400 metros - SL Benfica: 2.º lugar (3:44.50 s)

Masculinos:
60 metros - Reynier Mena: 2.º lugar (6,66 s)
60 metros barreiras - Roger Iribarne: 1.º lugar (7,65 s)
400 metros - Ricardo Santos: 2.º lugar (47,52 s)
800 metros - Isaac Nader: 2.º lugar (1:53.02 s)
1500 metros - Isaac Nader: 1.º lugar (3:58.58 s)
3000 metros - Etson Barros: 1.º lugar (8:25.45 s)
5000 metros marcha - Rui Coelho: 2.º lugar (21:04.13 s)
Salto em comprimento - Gerson Baldé: 1.º lugar (8,06 m)
Triplo salto - Roger Iribarne: 2.º lugar (15,57 m)
Salto em altura - Gerson Baldé: 2.º lugar (2,07 m)
Salto com vara - Pedro Buaró: 1.º lugar (5,82 m)
Lançamento do peso - Francisco Belo: 1.º lugar (19,89 m)
4x400 metros - SL Benfica: 2.º lugar (3:13.29 s)

PS: Destaque também para o título coletivo na Marcha feminina, na Estrada (15 Km), em Olhão, com o pódio a ser todo encarnado: Vitória Oliveira em 1.º, Inês Mendes em 2.ª, e Bruna Marques no 3.º lugar!
Nos masculinos, o Rui Coelho, ficou em 2.º!

O 'velhinho' ainda decide!!!

Benfica 6 - 1 Sporting

Goleada, em mais uma partida, onde a Lagartada demonstrou toda a sua falta de vergonha no focinho! Até o Alejandro, parece que anda a ser 'contaminado' por tanta falta de caráter dos seus jogadores!

A época regular está perdida, mas pelo menos vitórias como estas, dão confiança para o play-off...

Vitoriosos...

Benfica 3 - 0 Vitória
30-28, 25-23, 25-21

Nova vitória, no dia seguinte, ao derby decidido em 5 Set's, 3 pontos, em mais um jogo mais difícil, do que seria de esperar...

Em frente...

Benfica 4 - 0 Valadares


Uma expulsão cedo, acabou por facilitar a nossa vitória... mesmo assim, acabámos por 'adormecer' demasiado, tendo o 2-0 durado demasiado tempo! Só na parte final, consolidámos a goleada...

Estamos nas Meias-finais da Taça de Portugal, onde vamos encontrar o Sporting, numa eliminatória que será disputada a duas mãos! Estou curioso para perceber o que vão fazer com o calendário... e se a presença do Benfica nos Quartos-de-final da Champions, será usado, para tentar equilibrar aquilo que é naturalmente, bastante desequilibrado!

Em busca da oitava


"Nesta edição da BNews, o destaque recai no embate, em Guimarães, hoje às 20h30, e nos triunfos obtidos ontem em basquetebol e voleibol frente a FC Porto e Sporting, respetivamente.

1. Jogar bem e ganhar
Para Roger Schmidt, a abordagem à visita ao Vitória SC é clara: "Olhamos para um grande jogo da Liga e daremos o nosso melhor para vencê-lo." E acrescenta: "Atravessamos um momento muito bom e apontamos a um bom jogo da nossa parte. Sabemos que temos de jogar bom futebol, trabalhar bastante e lutar para alcançar os três pontos."

2. Entrevista a Rui Costa
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, esclarece a atuação do Clube na mais recente janela de transferências.

3. Triunfo no clássico com homenagem merecida
Tomás Barroso, antigo capitão de equipa, foi homenageado durante o intervalo da partida ganha pelo Benfica, por 84-78, ante o FC Porto.
Norberto Alves elogia a entrada da equipa benfiquista em jogo e o papel dos adeptos nos momentos mais difíceis: "Entrámos bem, com a atitude certa. Os adeptos mantiveram-nos no jogo. Veio das bancadas a energia que nós precisávamos para continuar a lutar e a ganhar. Estamos todos agradecidos."

4. Vitória no dérbi
O Benfica ganhou ao Sporting, por 3-2, em voleibol, depois de se ver em desvantagem de dois sets. Para Marcel Matz, o apoio vindo das bancadas foi determinante: "Os adeptos empurram os jogadores quando as coisas não saem tão bem. Foi positivo, espero que continue assim."

5. Outros resultados
A equipa B empatou 1-1 com o Leixões. Os Sub-15 ganharam, por 2-0, ao Tondela. Em andebol, vitória, por 42-32, ante a AA Avanca. Quanto às equipas femininas, o andebol ficou-se pelo empate, a 32, com o CJ Almeida Garrett; em futsal, 1-5 na visita ao Futsal Feijó; e, em voleibol, derrota, por 0-3, com o PV2014 | Colégio Efanor.

6. Jogos do dia
Além do já mencionado embate de futebol em Guimarães, o Benfica disputa os quartos de final da Taça de Portugal de futebol no feminino com o Valadares Gaia (Benfica Campus, 15h00). À mesma hora, na Luz, confronto com o Vitória SC em voleibol. Há dérbi de hóquei em patins com o Sporting, na Luz, às 17h00. Em andebol, no feminino, receção ao Colégio de Gaia às 19h00. E a equipa feminina de voleibol recebe o Leixões às 13h00.

7. Protagonista
Andreia Faria, da equipa feminina de futebol, é a entrevistada da semana, para ver, na íntegra, na BTV ou ler no jornal O Benfica.

8. Marie Alidou em destaque
O golo apontado pela jogadora canadiana do Benfica foi eleito como o melhor da fase de grupos da Liga dos Campeões.

9. Trio campeão
Arthur, Diego Nunes e Rocha ajudaram o Brasil a conquistar a Copa América de futsal.

10. Campeonato Nacional de atletismo em pista coberta
Ao fim do primeiro dia de competição, o Benfica lidera nos masculinos e nos femininos. João Pedro Buaró estabeleceu o novo recorde nacional de salto à vara, uma marca que dá qualificação direta para os próximos Jogos Olímpicos.

11. Em destaque
Alguns dos conteúdos em destaque, nesta semana, nas várias plataformas de comunicação do Sport Lisboa e Benfica."

O dono disto tudo?

Jaime Cancella de Abreu, in O Jogo

De quem Rui Costa não falou


"Para lá do que explicou, Rui Costa merece referência pelos nomes que evitou

Empenhado em manter a promessa de maior transparência, lançada em campanha eleitoral para marcar a diferença relativamente ao período em que seguia a liderança de Luís Filipe Vieira, Rui Costa voltou à BTV para explicar a janela de transferências do Benfica. Seria mais desafiante trocar as notas introdutórias do canal do clube e enfrentar perguntas, num contexto verdadeiramente jornalístico - que o presidente encarnado já mostrou ser capaz de enfrentar -, por exemplo para explicar melhor a aposta em David Jurásek, um perfil tão diferente de um caso de sucesso como Grimaldo, mas não deixa de ficar um relatório audiovisual para que os sócios e adeptos entendam o racional de cada ajuste do mercado de inverno.
Relativamente às entradas de janeiro, Rui Costa não tem dúvidas do talento recrutado, e o crédito de nomes como Marcos Leonardo, Álvaro Carreras, Benjamín Rollheiser e Gianluca Prestianni justifica essa confiança no futuro, tanto quanto possível dentro da imprevisibilidade do potencial. O Benfica vai tirando proveito da capacidade de investimento e do talento para gerar mais-valias, claramente acima dos rivais, mas também de uma postura negocial que já tem arrancado elogios lá fora, e que sustentou um agradecimento público do presidente encarnado a Rui Pedro Braz e a Lourenço Coelho, enquanto destacava a boa relação com o despromovido Santos ou os méritos de jogar na antecipação para garantir duas das maiores promessas argentinas. O potencial dos quatro reforços não estava disponível no Seixal, e isso legitima a opção, ainda que também possa representar uma quebra de produção na fábrica encarnada.
Firme parece manter-se a aposta na juventude, com Rui Costa a destacar os 14 jogadores da equipa com idade até aos 24 anos, mas consciente da importância de equilibrar o plantel com a experiência de jogadores como Otamendi, João Mário, Rafa ou Di María, sabendo, ainda para mais, que estes dois últimos parecem estar de saída. Também isso abordou o presidente do Benfica, que usou elogios para deixar a porta aberta, mas o maior mérito até estará naquilo de que não teve de falar. Nas contratações que não precisou justificar. Como agora lembrou o próprio Rui Costa, o Benfica tinha 63 ativos quando Roger Schmidt entrou ao serviço, na (pré-)época 2022/23.
«Isto com os emprestados, sem jogadores da equipa B. Neste momento temos 31. Destes, 24 são do plantel, sete estão emprestados», detalhou. Uma estratégia bem distinta do presidente anterior, que não se importava de ter uma espécie de plantel-sombra a rodar, e que até chegou a assumir que encarava algumas contratações «puramente para ganhar dinheiro». Uma visão dispendiosa, sobretudo quando a contabilidade inclui salários e comissões, e que deixa claro quando o sucesso desportivo é entendido como um caminho para o resultado financeiro, e não o propósito maior de uma sociedade desportiva."

Chorões!


"🎵 𝐸 𝑛𝑖𝑛𝑔𝑢𝑒́𝑚 𝑐𝑎𝑙𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑐ℎ𝑜𝑟𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎,
𝐶ℎ𝑜𝑟𝑎 𝑜 𝐶𝑎𝑡𝑎̃𝑜,
𝑐ℎ𝑜𝑟𝑎 𝑎 𝑀𝑎𝑐𝑎𝑐𝑎 e
𝐶ℎ𝑜𝑟𝑎 𝑜 𝑀𝑎𝑑𝑢𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎! 🎶"

Terceiro Anel: Café #22 - Tiago Lopes...

Terceiro Anel: Diário...

Atypical: Drechsel...

Rtp, excerto...