Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Bancadolândia


"Piso 0 do Estádio da Luz, setor 5, fila X, lugares 3 e 4 ocupados. Bola a rolar no relvado, milhares (milhões) de sentimentos e emoções projetados no retângulo jogavam-se os primeiros minutos de uma 'final' de apuramento para o Mundial 2022. Portugal ainda era o todo-poderoso no acerto de contas com a Sérvia o desenlace arreliador, para os lusitanos, seria materializado uns bons quilómetros de ação e uns quantos cruzamentos e remates depois.
A meu lado, com pelos mal semeados cobertos por uma máscara que as normas da DGS impõem, um adolescente aprendiz de central, curioso e inquisidor, arquitetou e sonorizou a interrogação: 'Pai, porquê é que o Rúben Dias está sempre a arregaçar os calções?' Expliquei-lhe, especulando em cima da minha leitura daquele gesto repetido vezes sem conta, que seria parcela de uma estratégia do atleta, para garantir que está sempre ligado à corrente, pronto para qualquer momento ou intervenção no jogo.
O apetite para a prática do futebol despertou-lhe 'tarde', à entrada para os 14 anos (porque jogar à bola, que já o fazia há anos, é uma coisa muito diferente...), mas a absorção de ideias conceitos, fundamentos e técnicas revela-se um processo interessante, para ele, sim, mas também, ou sobretudo, para quem, do mesmo sangue, guarda lugar entre os contempladores. Ao vivo e a cores, ele viu Rúben com outros olhos, captou detalhes e depois, no seu mundo, quis ser Rúben (no que conseguiu registar e executar), mormente na comunicação e na orientação da linha defensiva. Um bom exemplo, e foi copiar e colar à medida do seu contexto e das aptidões. Este é o futebol que (nos) cativa, encanta, vale o bilhete e merece louvor.
'Cultura desportiva', podemos ufunar-nos. Ou não, quando, depois, descemos a outras camadas da realidade e constatamos que a mensagem do(s) emissor(es) nas bancadas envergonha e nada educa, repetidamente, os homens de amanhã em campo, na tribuna e na vida. Por muito que se leia, por mais perguntas que se façam no papel de jornalista, por mais reportagens que se vejam ou produzam sobre fanatismos e derivados, nada suplanta o resultado da percepção de pai ou encarregado de educação preocupado com 'a' formação. Respeito e desportivismo: deveria ser copiar e colar, assim tão fácil como 'imitar' Rúben."

João Sanches, in O Benfica

Terrorismo mediático


"Coincidência ou não, desde que ocorreram alterações na estrutura directiva do grupo Cofina, este encetou uma verdadeira cruzada antibenfiquista, atacando o nosso clube por todas as vias.
Primeiro foi Otamendi. De acordo com os órgãos de comunicação daquele grupo, o central, é um dos capitães de equipa ameaçara sair do Benfica por não gostar da abordagem verbal de Jorge Jesus. Seria a primeira vez que um jogador profissional rescindia unilateralmente um contrato de trabalho por causa do... tom de voz do técnico durante os treinos.
Seguiu-se o próprio Jesus. Segundo o mesmo grupo, o nosso treinador estaria insatisfeito por não lhe ter sido ainda renovado o contrato, quando estamos com menos de um terço da época cumprido. Aliás, o Benfica já teria até reservado Pepa como substituto. Diga-se que o técnico vimaranense tem o seu valor, mas está em 7.º lugar no campeonato e acaba de ser eliminado da Taça de Portugal pelo Moreirense.
A pérola veio a seguir. A FPF estaria descontente com Rafa, devido à falta de compromisso com a selecção, e à sua personalidade complicada (??). Ou seja, um profissional de 28 anos, com uma carreira exemplar, ausente do jogo com a Sérvia por lesão, mesmo na enfermaria viu serem-lhe atribuídas responsabilidades pelo desaire da equipa lusa.
As mentiras têm caído por si próprias como um castelo de cartas. Mas é preciso percebermos que não vão ficar por aqui.
Quando se ganha, a caravana passa, e os cães ficam a ladrar sozinhos. No momento da derrota será preciso que todos nos mantenhamos fortes, unidos e serenos, sabendo resistir a quem pretende destruir-nos."

Luís Fialho, in O Benfica

Agasalho


"O frio instala-se progressivamente ao correr das estações e adensa-se no inverno caindo sobre as nossas casas e convidando ao recato da família e ao calor reconfortante do lar. É assim, felizmente, para a maior parte de nós, às vezes até com lareiras crepitantes a animar serões alegres. Pensa-se em Natal, antecipam-se gerações, vive-se com intensidade uma das quadras mais bonitas do ano.
Mas este conforto que contrapomos ao frio contrasta e muito com a vida dos que não têm um abrigo ou qualquer espaço debaixo de telha a que possam chamar lar. Muito menos família a quem se chegar e saborear os momentos e as iguarias da quadra festiva que se aproxima. Na verdade, é bem dura a realidade das pessoas em situação de sem-abrigo, porque não têm outro remédio senão recolher-se o mais que possam em abrigos precários, tolhidos pelo frio e pela insegurança, marcados muitas vezes pela depressão e por uma solidão tão profunda, que a própria esperança se apaga dia após dia, noite fria após noite fria.
Mas não estão esquecidos, e sabem bem disso, porque há instituições e pessoas que voluntariamente dedicam os seus esforços altruístas e o seu carinho a melhorar a condição destas pessoas sob todos os seus dramáticos aspectos. A Comunidade Vida e Paz é uma dessas organizações fantásticas da solidariedade humana que estão em cada rua, em cada beco, a estender mãos, sorrisos e comida a quem deles tanto precisa. E levam na bagagem palavras de esperança e agasalhos que confortam o corpo, mas também a alma. Eles merecem todo o nosso apoio e por isso mesmo contam o podem contar sempre com a Fundação Benfica!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"5
Everton lidera o ranking das assistências para golo na presente temporada, seguido por Pizzi, Rafa e Weigl, com 4. Ao fim de um terço da segunda temporada no Benfica, é o 13.º com mais assistências nas últimas 10 temporadas (desde 2012/13), com 15;

6
Sócios integrantes na Comissão de Estatutos, representando sensibilidades diferentes no Clube. A Direcção do Sport Lisboa e Benfica está de parabéns por esta iniciativa e pela forma como a tem conduzindo;

9
Rafa voltou à frente da 'corrida' dos goleadores benfiquistas na presente temporada. Leva 9, igualando já o seu 3.º melhor desempenho (2020/21) neste capítulo numa época desde que chegou ao Benfica. Totaliza 55 'golos oficiais' de águia ao peito, a marca atingida por Jesus Crespo, o 41.º no ranking;

70
Seferovic chegou aos 70 golos 'oficiais' (1 de penálti) pelo Benfica. E o 34.º a fazê-lo, o último havia sido Pizzi, que totaliza 93, no jogo com o Shakhtar (3-3), em 2020, para a Liga Europa. Seferovic igualou os 70 de Lima (14 de penálti), com mais 30 jogos, mas consegui-o ao fim de 10486 minutos de utilização, enquanto o brasileiro precisou de 11128 minutos (inclui tempos adicionais);

293
André Almeida passou a ser, a par de Cardozo, o 31.º com mais 'jogos oficiais' pela equipa de honra do Benfica;

400
Jorge Jesus completou, com o Paços de Ferreira, 400 jogos 'oficiais' na liderança do banco benfiquista: 277 vitórias, 62 empates e 61 derrotas. Os 69,25% de vitórias são superados por 11 treinadores, o mais recente, Fernando Cabrita (61 jogos), que comandou a equipa, pela última vez, em 1973/74. Entre os treinadores com mais de 75 jogos, apenas Hagan (77,78%), Riera (75,51%), Biri (70,66%) e Guttmann (69,75%) alcançaram melhor percentagem de triunfos."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - É um orgulho ver o Benfica no estrangeiro: milhares de benfiquistas em Camp Nou, incansáveis à chuva a puxar pela equipa, a cantar e a acreditarem até ao fim. Uma imensa saudação à equipa no final. Uma expressão de benfiquismo que já durante a tarde tinha colorido Barcelona e nos enche de vaidade, tamanha a dedicação e amor ao Clube;

2 - O Benfica sai de Camp Nou de cabeça erguida e a mirar os oitavos de final. Equipa organizada, com personalidade e que teve as melhores oportunidades de golo da partida com Yaremchuk e Seferovic. Agora, é vencer o Dínamo de Kiev e esperar que o Bayern seja igual si próprio. Uma última palavra para Otamendi: foi gigante em todas as acções e um exemplo de liderança dentro e fora do campo. Prémio do melhor jogador inteiramente merecido;

3 - Neste jornal O Benfica, destaque ainda para a conversa com o protagonista da semana. Zelão é muito mais do que um excelente jogador na quadra, parte importante nos títulos que o voleibol do Sport Lisboa e Benfica tem somado nos últimos anos. Respira benfiquismo e personifica os valores da raça, do querer e da ambição que tanto apreciamos em quem veste o manto sagrado."

Pedro Pinto, in O Benfica

Modalidades #62 - Semanada...