Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vencer, festejar... e começar a trabalhar para voltar a vencer!!!

Helsínquia: 3º dia positivo


O 5º lugar do Marco Fortes na Final do Peso no Europeu de Atletismo, com 20,24m, deixa algum amargo na boca! O 3º lugar estava ao alcance do nosso atleta (a 12cm), com o pico de forma de quase todos a apontar para os Jogos Olímpicos, o Marco perdeu, provavelmente, uma oportunidade para fazer um resultado histórico!!!
Assim o Marco repetiu o 5º lugar no Mundial do ano passado... agora espero que no próximo mês consiga 'ganhar' 1 metro !!! Se isso acontecer, teremos o Marco na final Olímpica a lutar por uma excelente posição... É óbvio que o meu elevado grau de exigência nesta analise, deve-se aos excelentes resultados que o Marco obteve no último ano... Friamente, admito que um 5º lugar no Lançamento do Peso, num Europeu, é um excelente resultado...

O Marcos Chuva resolveu assustar o 'pessoal', tal como o Marco Fortes na qualificação do Peso, o Marcos Chuva só garantiu a passagem à Final do Salto em Comprimento no 3º e último salto, fazendo a sua melhor marca do ano com 7,96m... provando a sua subida de forma, após uma época condicionada por uma lesão chata... na Final só o Alemão Bayer parece difícil de bater, todos os outros estão a um nível idêntico, portanto está tudo em aberto, um salto nos 8,20m pode dar uma medalha, algo que está ao alcance do Marcos...

Depois da excelente participação do Arnaldo Abrantes nos 100m, esperava marcas melhores do Arnaldo nos 200m. Na primeira ronda o tempo, não foi o melhor (o 2º pior a passar às Meias!!!), e assim nas Meias-Finais o Arnaldo ficou com a pista número 1, algo que normalmente é fatal, e neste Estádio em particular, é ainda pior!!! Com um ângulo da curva diferente do normal, ao sair da pista 1, era impossível melhorar o tempo... O Arnaldo ainda é jovem, já tem muita experiência a este nível, mas ainda tem vários anos de competição pela frente... agora não podemos ignorar que o Arnaldo está a fazer tempos nos 200m muito longe das suas melhores marcas, é preciso encontrar a receita para que o Arnaldo volte a ameaçar os 20 segundos 'baixos'...

No 3º dia, a comitiva Portuguesa conseguiu a 2º medalha, desta vez foi a Patrícia Mamona, no Triplo-Salto, com a Prata e o recorde nacional... Parabéns Patrícia..

Troféus

"Encerrando uma temporada ímpar de êxitos nas modalidades, o Benfica conquistou o título de Campeão Nacional de Futsal. Aliás, enquanto escrevia esta crónica, fiquei a saber pelo site do Benfica que esta época foi a mais vitoriosa de sempre nas modalidades, somando os títulos de Hóquei em Patins, Basquetebol e Futsal aos nacionais masculinos de Atletismo em pista coberta e ao ar livre. E se no Basquetebol o Benfica somou o título de Campeão ao de vencedor do Troféu António Pratas, no Futsal acrescentou ao Campeonato a Taça e a Supertaça, num pleno da modalidade. E no Hóquei em Patins adicionou ao título de Campeão a vitória na Taça Intercontinental.
E mais. No Basquetebol, o Benfica sagrou-se Campeão não apenas em seniores, mas também nas categorias Sub-20, Sub-18 e Sub-16, enquanto no Atletismo as equipas masculinas e femininas juniores conquistaram os respectivos títulos nacionais.
Mas como nem sempre vence o melhor, o Voleibol do Benfica, que conquistara com toda a justiça a Supertaça e a Taça de Portugal, perdeu o campeonato num play-off à melhor de três jogos, depois de ter vencido a Fase Regular com superioridade total. E como um azar nunca vem só, o Hóquei em Patins do Benfica, duas semanas após sagrar-se Campeão, perdeu a Taça de Portugal para o 4.º classificado do Campeonato.
Os nossos adversários mais directos primaram pelo mau perder. Como se não bastassem os actos de violência e de chantagem um e outro - o que come tudo e o que apanha as migalhas - saíram-se com acusações de favorecimento do Benfica pelas arbitragens. O que lhes vale é que em Portugal a falta de vergonha não paga impostos e que a trafulhice raramente dá cadeira."

João Paulo Guerra, in O Benfica

Mais um!...

"1. Cada semana é um grande título. Depois do Basquetebol, do Atletismo e do Hóquei em Patins, agora foi a vez do Futsal festejar mais um título nacional, o sexto em dez anos! Foi uma grande finalíssima no nosso Pavilhão, com muita emoção, muito sofrimento, mais um prolongamento mas, no final, uma vitória saborosíssima. O nosso Futsal já havia ganho a Supertaça e a Taça de Portugal, mas este é o título principal, o que verdadeiramente conta.
Quando se trabalha bem e se investe nas modalidades, os resultados acabam por surgir. No ano passado, perdemos por muito pouco uma série delas e ganhámos o Atletismo... que não se esperava. Este ano, começamos por perder de forma inacreditável o campeonato que parecia mais acessível - o de Voleibol (precisa de ir à bruxa...) - e, depois, enquanto o atletismo ganhou com mais facilidade que a esperada, os triunfos no Basquetebol (5.º jogo no Porto), no Hóquei (5-5 com o FC Porto e triunfo em Almeirim que nunca mais se consumava) e no Futsal (grandes penalidades no 4.º jogo e prolongamento no 5.º, com o Sporting) foram sofridos até ao último segundo. Mas assim, até souberam melhor!

2. Excelente reportagem da Benfica TV no festivo final do Campeonato de Futsal. Eu, se estivesse do outro lado, sentiria uma grande inveja. E imagino o que sentirão responsáveis e praticantes das várias modalidades ao verem a Benfica TV sempre presente a acompanhar as nossas equipas e a entrevistar os nossos atletas...

3. O nosso Hóquei não conseguiu a 'dobradinha'. Paciência. Ganhámos o principal. Só não gostei é do equipamento alternativo, para mais uma final. Benfica é vermelho e branco!
No fim-de-semana, também tivemos os Juniores do Atletismo campeões masculinos (3.º ano consecutivo e sete nos últimos nove) e femininos (4.º ano de seguida). É o início do caminho para o pleno nos títulos dos escalões jovens.

4. Está a perder qualidades. Nitidamente. Algo de estranho se passa. O presidente do FC Porto esteve na apresentação de um livro sobre o seu clube e não falou sobre o Benfica. Surpreendente!...

5. A terminar: parabéns Selecção!
Confesso: não acreditava nesta equipa. Felizmente, enganei-me. Qualquer que tenha sido o resultado com a Espanha (escrevo antes) a equipa (e Paulo Bento - que diferença para o seleccionador anterior...) está de parabéns."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Campeão voltou

"Com a conquista do título de futsal, o Benfica consegue nas suas modalidades aquela que é a melhor época desportiva dos últimos 20 anos. Basquetebol e hóquei em patins, conquistados ao FC Porto, e atletismo e futsal, ganhos em luta com o Sporting, fizeram um ano muito bom para o Benfica.
O amargo de boca - causado pelo Voleibol... perdido no último set, do último jogo, pela diferença mínima - foi compensado pela vitória de todos os campeonatos que se seguiram. Mesmo no voleibol,  a derrota ingrata vinha no seguimento da conquista de Supertaça e Taça de Portugal, o que ameniza a frustração da secção.
O ADN de vitórias, de que se fala tanto no Benfica, tem que ser uma realidade. Pavilhões ao rubro puderam este ano cantar «o campeão voltou». Para quem, como eu, se bate pela tradição ecléctica e vencedora do Benfica, este foi um ano de excelência. O que falta? Falta ganhar tudo o que ainda não se ganhou, nas modalidades e no futebol.
No Benfica não há lugar para o contentamento duradouro com as conquistas, mas deve haver a preocupação permanente com as derrotas. Só assim estaremos mais perto de ganhar sempre ou quase sempre, de ganhar tudo ou quase tudo. Segunda-feira regressa o futebol ao trabalho e espero que Jorge Jesus concorde comigo nesta ambição total e permanente de vitória.
Acabou um Europeu com uma prestação muito boa da nossa Selecção. Parabéns a Paulo Bento e todos os seus jogadores. Até na derrota tiveram classe, facto que nem sempre aconteceu na história recente das nossas derrotas. Saber perder também honra um país aos olhos do mundo. Portugal deve ter orgulho em ter sido das quatro melhores selecções da Europa.
Alguém deve ter dito ao Bruno Alves que aquela trave era do Benfica, durante toda a carreira do central que o vi acertar assim em tudo o que era benfiquista."

Sílvio Cervan, in A Bola