Últimas indefectivações

sábado, 1 de setembro de 2012

À coca

"Não se deixam enganar. Eles andam por aí, à coca, preparando o salto assassino, o estrago brutal, a vingança sobre aqueles que os denunciam e apontam na rua. Talvez surjam, para começar, mansos como cordeiros, mas por debaixo da lã abrem-se bocas ávidas escorrendo a baba famélica dos lobos. Não acreditem nesta sua súbita bondade. Esta canalha não tem sentimentos que vão além do prato da sopa. Vendem-se por um tacho de lentilhas. E são submissos, servis, reverenciosos a D. Madaleno que os recebe em casa de pires de café na mão e envelope de dinheiro na outra. Os homenzinhos de cócoras terão tempo para lançar o seu veneno, ainda que agora se mantenham inertes, esperando a sua hora maldita. Num mundo de anões, eles são os mais pequenos dos anões; num universo corrupto, eles são o elo mais fraco, a corda mais fina e desfiada, o fio mais puído e quebradiço. Lembrem-se: eles não têm vontade própria. Obedecem. Quanto menos se conta, atacam.
E destroem sem contemplações, porque esa é a sua missão. Basta um estalar de dedos do Gaseificado, o verdugo. É ele que lhes dobra a espinha, a sinistra figura perante a qual vergam a cerviz, deploráveis e obsequiantes. E os homenzinhos de cócoras rebolam-se de felicidade como cãezinhos rafeiros à espera que lhes faça festas na barriga. Cuidado! Muito cuidado! É preciso estar atento, dia a dia, semana a semana. Uma simples palavra do Madaleno transformará os cordeiros em feras enraivecidas. É assim que eles são e serão sempre.
Fiquem atentos! Com o açaimo nas mãos..."

Afonso de Melo, in O Benfica

PS1: Com toda esta histeria interna, poucos se indignaram com a nomeação de Bruno Esteves para o jogo de amanhã... O ano passado nos dois jogos do Benfica com o Paços teve duas arbitragens horrendas. Mesmo assim vencemos os respectivos jogos, mas teve que ser com esforço redobrado!!! Por pura coincidência nos dois jogos que apitou dos Corruptos, beneficiou os Corruptos: em Aveiro com o Feirense na 1ª volta, perdoando um penalty descarado contra os Corruptos, e quando já estava tudo praticamente decidido no Campeonato, ainda deu uma ajudinha no jogo do Beira-Mar no Dragay!!! Outro daqueles com um futuro promissor...!!!

PS2: Também parece que ninguém reparou, que um dos principais responsáveis pela eliminação do Benfica, o ano passado, na Champions, foi o árbitro da Supertaça Europeia!!! Skomina já tinha tido sido premiado no Europeu, agora foi no Monaco, e assim se fazem grandes carreiras internacionais...

PS3: Villas-Reles, hoje, voltou a empatar. Ainda não venceu uma partida oficial. Porque será?!!! 

Mais uma exibição muito agradável...


U.Madeira 0-1 Benfica B por jimbrasalonso
U.Madeira 0-2 Benfica B por jimbrasalonso


U. Madeira 0 - 2 Benfica

Mais uma vitória, num campo difícil, sem relva em várias zonas - que com as actuais bolas de 'praia', com que se joga futebol, aumenta em muito a dificuldade... -, e ainda por cima, numa tarde muito ventosa... E foi contra o vento, na 2ª parte, que conseguimos marcar os golos - e que grandes golos...!!!
Com a entrada do Pimenta - após a lesão do Luciano na Figueira, que estava a jogar muito bem... -, a equipa parece mais equilibrada. Também é verdade que em cada jornada a equipa vai-se tornando mais experiente, e os erros infantis, já são menos...
O fecho do mercado de transferências, foi provavelmente uma boa notícia para alguns jogadores desta equipa!!! O André Almeida - grande golo -, e o Carole podem ser chamados a qualquer momento... Sobre o Cancelo, continuo a dizer: tem que melhorar muito na fase defensiva... infelizmente as boas exibições do Cavaleiro e do Rosa dificilmente vão dar uma chamada à 1ª equipa, já que estão 'tapados' pelo número exagerado de extremos no plantel principal!!!

PS: Os Juniores estão a ter um início de época muito bom - ao contrário do que aconteceu o ano passado. Ainda por cima estão a jogar vários jogadores de 1º ano. Vários Juniores de 2º ano estão a jogar na equipa B. Mesmo assim o plantel é vasto, são vários os jogadores de qualidade, que nem sequer têm lugar no banco!!! Hoje, vencemos por 6-0 o União de Coimbra. Tenho visto os resumos dos jogos fora, vi o primeiro jogo em casa, e agora vi alguns minutos do jogo de hoje. Existem vários jogadores que merecem uma palavrinha: o Derlis está em fase de adaptação, tem alguns vícios difícil de deixar, mas é jogador; mas o grande destaque a marcar e a dar a marcar é o Bernardo Silva. Evoluí bastante esta época, neste tipo de jogadores franzinos, existe sempre a dúvida na componente física, mas este jogador tem tudo para ser um grande jogador de futebol...!!!

O tempo da quarta cadeira

"Os três grandes já estão na frente, disse Jorge Sequeira, um licenciado, especialista reconhecido da formação para a competição. Jorge Sequeira é adepto do Sporting (de Braga) e foi nessa qualidade que disse, na TVI, a frase que irritou o representante do Sporting (de Lisboa) no programa “Prolongamento”, um dos muitos talk-shows que animam os serões ao fim de cada jornada. A fórmula desses entretenimentos é velha e simples. Um moderador imparcial e três figuras públicas, cada uma defendendo o seu clube com a maior dose de parcialidade disponível no mercado.
Há uma razão para estas discussões se cingirem exclusivamente aos representantes dos clubes a quem se convencionou chamar grandes: os três emblemas juntos reúnem um vastíssimo número de adeptos e garantem a esses programas um nível de audiências satisfatório. E como os preços da publicidade em televisão se medem pelas audiências e como os programas em causa são de baixo orçamento, porque o elenco ainda assim é curto, a receita está aprovadíssima.
Saliente-se, portanto, a ousadia da TVI ao convidar um adepto do Braga, o único emblema que nos últimos anos têm lutado com o FC Porto e o Benfica, intrometendo-se na questão do título com um descaramento que é de saudar. O Braga tem vindo, certamente, a ganhar muitos adeptos com as suas proezas. Mas não tem um número de adeptos suficiente para convencer as televisões de que um adepto seu em estúdio é encaixe certo. Por isso mesmo surpreendeu e bem a TVI ao apresentar Jorge Sequeira na qualidade de adepto do Braga, com direito ao seu emblema em fundo.
Era engraçado que fosse para manter esta ideia dos quatro representantes, dava um retrato mais fidedigno da realidade competitiva do futebol português. Julgo, no entanto, que esta solução colhe mais votos a favor entre benfiquistas e portistas do que entre os sportinguistas que, ao verem chegar o Braga à mesa, podem sentir o estatuto histórico ameaçado. Jorge Sequeira, que sabe destas coisas todas, entrou a matar e foi direito ao assunto: os três grandes já estão na frente, disse excluindo o Sporting do grupo sem parcimónia. Se isto continuar assim quem gostar deste género de programas vai ter muito com que se entreter.

ERRAR É HUMANO
Dois árbitros dormiram em paz
Só há uma maneira de os árbitros serem ilibados de culpa nas derrotas das nossas equipas. É quando as nossas equipas jogam tão mal, tão mal que se chega ao ponto de os maus da fita passarem a ser os nossos jogadores ou os nossos treinadores em vez de serem os árbitros, como é mais tradicional. Deve ser um grande alívio para os árbitros quando uma coisa destas sucede e, para descanso deles, a verdade é que estas coisas sucedem mesmo.
Neste último fim-de-semana sucedeu, por exemplo, ao Real Madrid e ao Sporting. Jogaram mal, perderam e não há "hincha" do Madrid nem adepto do Sporting que percam tempo a dizer ou a convencerem-se de que a culpa foi do árbitro. Curiosamente, José Mourinho e Sá Pinto, com estilos diferentes, reagiram de maneira próxima aos respectivos infortúnios. Mourinho disse que os seus jogadores tinham feito uma partida "inaceitável" e nem quis ouvir falar de uma eventual mão de um jogador do Getafe no lance do terceiro golo. Sá Pinto nem falou do árbitro e mandou os seus jogadores cumprimentar as claques no fim do jogo para delas ouvirem a opinião sobre o seu trabalho. E ouviram mesmo. Puderam assim dormir em paz o senhor Marco Ferreira e o señor Pérez Lasa, os juízes inocentados dos jogos com o Rio Ave e com o Getafe.

POSITIVO
Salvio justifica
Não foi consensual entre os benfiquistas a urgência do regresso de Salvio, mais um ala para juntar aos muitos de que a equipa dispõe. Mas o argentino tem justificado e bem a contratação. E com golos.

Peseiro também
Notável proeza do Sporting de Braga de José Peseiro eliminando, em Itália, a Udinese no desempate por grandes penalidades e assegurando a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Pepe ainda mais
Sem Pepe o Real Madrid perdeu em Getafe e a sua defesa foi mais do que vulgar. Com Pepe o Real Madrid ganhou ao Barcelona a Supertaça e o central luso-brasileiro foi o melhor em campo.

PÉROLA
"OS ÁRBITROS TÊM DE SER MAIS CONTEMPLATIVOS COM ALGUMAS SITUAÇÕES DE JOGO", Fernando Oliveira
O presidente do Vitória de Setúbal não gostou de ser goleado pelo Benfica. Para Fernando Oliveira a arbitragem foi o factor decisivo. Jorge Sousa deveria ter-se limitado a contemplar a acção de Amoreirinha sobre Melgarejo. Não tinham dito que este Melgarejo era pau para toda a obra?"

Lima



Só mesmo o clima terrorista/histérico/pré-eleitoral que se vive actualmente no Benfica, poderá explicar a desvalorização - ou mesmo, a crítica... -, ao valor acrescentado desportivo, que o Benfica conseguiu com a contratação de Lima.
Posso até duvidar se um jogador de 29 anos, merecia o esforço financeiro, mas não posso questionar a contratação de um jogador que nas últimas épocas, tem sido um dos melhores marcadores do Campeonato Nacional, e que na época anterior, até acabou 'empatado' com o Cardozo!!!
A falta de velocidade do Cardozo, é normalmente a principal crítica ao Paraguaio, com o Rodrigo e agora com o Lima ficamos com opções suficientes para um tipo de jogo diferente sendo que o Lima por exemplo tem um remate na passada - de longe -, melhor que o Rodrigo... Ainda por cima estamos a falar de um jogador, que regularmente marca golos aos Corruptos, algo que nem sempre é fácil para os avançados do Benfica!!!
Esta época tanto o Cardozo como o Rodrigo vão ainda ter várias chamadas à Selecção - sendo que no caso do Cardozo, isso costuma deixar marcas... -, o Lima ainda tem o facto de não ser internacional a seu favor...!!!
Comparar o Lima, com o Jara, o Mora e o Nelson Oliveira é um outro exercício hipócrita, porque o Lima nas últimas épocas marcou mais golos, que os três juntos!!! O Nélson tem potencial, mas neste momento, não vai marcar tantos golos... O Jara e o Mora se tivessem ficado no Benfica, seriam os 'patinhos feios' da equipa para os adeptos, mas como saíram, são os 'salvadores da pátria'!!! Fenómeno típico do Benfiquismo!!!

A Direcção do Benfica - e os adeptos -, no final da época, tinham a perfeita consciência que seria necessário vender um jogador, por valores altos. O negócio desejado por todos era o do Gaitán. A Direcção preparou-se para isso. E assim reforçou as 'alas' do Benfica. O negócio não se realizou. E o Benfica ficou numa situação fragilizada nestes últimos dias de mercado, a precisar de encaixar dinheiro. Aparentemente a grande dúvida foi entre a venda do Javi ou a venda o Witsel. Os dois tinha sido desportivamente criminoso, assim foi um mal menor... Teria sido preferível comprar antecipadamente alguém, para prevenir as futuras supostas vendas, mas o risco teria sido grande já que se não houvesse vendas, ficaríamos também no 'meio' com jogadores em excesso... Assim, com o plantel principal desequilibrado - é um facto -, o treinador deverá promover os jovens da equipa B, para ir tapando os 'buracos'...
Foi curioso, acompanhar o último dia de transferências, as notícias iam surgiam em catadupa, umas verdadeiras e outras falsas... o mais curioso, é que as supostas decisões da Direcção eram sempre criticadas, conseguindo muitos, em poucos minutos, contradizer-se sem pejo nenhum... por exemplo, a suposta troca de 'emprestímos' entre o Nolito - um jogador que gosto particularmente -, e o Sílvio - que aparentemente nunca esteve na mesa!!! -, tendo em conta o excesso de 'extremos', e a falta de laterais, até tinha sido uma boa maneira de equilibrar o plantel. Mas criticou-se quando a noticia foi dada como certeza absoluta e criticou-se quando foi desmentida!!! É esta a saga dos críticos... que há muito passaram os limites do razoável, com acusações a nível pessoal de muito mau gosto... Eu mantenho a minha opinião: as eleições deveriam ter sido, mais uma vez antecipadas, os comportamentos de quem discorda, dão-me razão, a instabilidade até Outubro será muita, mas se a Direcção tivesse antecipado as eleições, estariam alguns a escrever crónicas a alegar 'golpe de estado'!!! Os que afirmaram, que esta janela de transferências seria usada pela Direcção - para garantir a vitória nas eleições -, contrando jogadores sonantes, garantido sucesso desportivo no imediato, mesmo que o futuro do Benfica ficasse hipotecado financeiramente, agora os mesmos, afirmam que a Direcção só se preocupou com o dinheiro, descurando a vertente desportiva!!! Já não há pachorra...!!!

Até sempre... Javi



Já estou com saudades!!! O tempo dos jogadores fazerem toda a sua carreira no mesmo Clube, já lá vai... Hoje, um Clube com a dimensão financeira do Benfica na Europa, só em casos especiais pode aspirar a ter jogadores de altíssimo nível durante muito tempo, assim, o critério para eleger os jogadores 'imortais' mudou... a imediata empatia com os adeptos, passou a ser fundamental, e se a a qualidade futebolística for indiscutível, juntamente com uma entrega ao jogo total, então temos fenómenos de popularidade como David Luíz... e Javi Garcia.
Chegou ao Benfica um desconhecido - para muitos -, mas em três épocas, passou a ser uma das figuras mais importantes da histórica recente do Benfica.
Curiosamente os mesmos que então acusaram a Direcção de gastar dinheiro em negócios - no mínimo -, obscuros com o Real Madrid - em jogadores de duvidosa qualidade -, sempre com as insinuações de comissões, são os mesmos que hoje criticam a venda do Javi, usando os mesmos termos!!! Decidam-se...
O Benfica vendeu abaixo da cláusula de rescisão - algo que acontece a maioria das vezes, com todos os clubes -, o Javi e o empresário - que sempre teve um comportamento público exemplar -, obviamente pressionaram o Benfica para vender, o próprio City já percebeu que oferecendo ordenados altos aos jogadores, não precisa de fazer ofertas 'malucas' aos clubes... O Benfica, com a necessidade de fazer um encaixe financeiro, cedeu. O timming foi mau, mas o valor é muito bom, tirando alguns casos completamente absurdos, 23 milhões - é curiosa como as vendas do Benfica são sempre apresentadas pelo valor mais baixo possível, e as dos outros até incluem os ordenados que se deixam de pagar!!! -, por um trinco, é um super-valor... Alguém tem que pagar as contas!!!
O Javi leva ainda uma 'medalha' difícil de obter: durante o tempo que vestiu de Águia ao peito foi um dos jogadores mais cobardemente atacado pela manada Corrupta e afins... agora que vai jogar futebol num país civilizado, provavelmente vai ser julgado, exclusivamente pelo seu trabalho...!!!

O substituto do Javi será o Matic - algo que começou a ser preparado no final da época passada -, uma infeliz lesão no primeiro jogo da pré-época impediu o Matic de confirmar a evolução clara que se notou no final da época anterior... a este nível acho que ficamos bem servidos, o problema será outro: quem será o substituto do Matic?!!! Qual será o jogador, que poderá reforçar o meio-campo defensivo, num plano B de contenção?!!! Com a dupla Matic/Witsel a titular, com o Carlos Martins e o Aimar como opções para um plano B mais ofensivo, não temos no plantel ninguém para fazer o mesmo, numa estratégia defensiva. E se a nível nacional isso irá acontecer poucas vezes, na Europa poderá ser fundamental... O Witsel em caso de lesão ou castigo do Matic, será o primeiro substituo natural, mas isso obriga o Benfica a um esquema muito ofensivo... assim o normal seria a promoção de jogadores da equipa B - algo que todos 'exigem'!!! -, neste caso o André Almeida, o Luciano Teixeira ou o Leandro Pimenta. Não sei se o Jesus vai ter estas preocupações, mas pelo menos na Champions seria importante ter uma destas opções no banco. Existe ainda uma variável interessante: o jogo do Campeonato com os Corruptos na 1ª volta será disputado no fim-de-semana do 13 de Janeiro de 2013, numa altura onde o mercado estará novamente aberto... até lá a nível interno o jogo teoricamente mais complicado será com os Lagartos!!!

Toda a sorte do Mundo para ti Javi...