Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Luisão, de novo

"Ânderson Luís da Silva - mais conhecido pelo aumentativo Luisão, não tivesse ele 1.93 de altura - faz 35 anos no próximo sábado. É o jogador do Benfica com mais longa permanência no clube, após a generalizada globalização de transferências no futebol. Ainda me recordo de o ver jogar como debutante encarnado em Setembro de 2003, marcando um golo no que seria, contudo, insuficiente para uma recuperação do Belenenses de 1-3 para 3-3 nos últimos minutos. De Luisão não se pode dizer que «chegou, viu e venceu». Precisou dessa variável, às vezes tão desprezada e traiçoeira, que é o tempo. Hoje é vertiginosa a velocidade com que, num ápice, se transforma um jogador banal num astro e como se reduz a pó uma antes cognominada estrela. Luisão teve que vencer, com profissionalismo, perseverança e determinação, fases de desconfiança da exigente óptica tribunícia encarnada. Passo a passo, soube conquistar a consideração e gratidão dos adeptos e construir uma carreira brilhante, enquanto jogador e na qualidade de capitão de equipa (é na história do SLB o jogador com mais jogos como capitão).
O momento por que passa Luisão, impossibilitado por grave lesão de dar o seu contributo nos relvados, é difícil e ingrato. Mas tem força psicológica e anímica para ultrapassar estes percalços e poder vir ainda a contribuir, nesta temporada, para o seu almejado quinto título de campeão ao serviço do seu único clube fora da sua pátria.
Entre muitos momentos marcantes da sua carreira, elejo o seu golo, em Maio de 2005, que derrotou o SCP e permitiu acabar com um penoso jejum de títulos no campeonato. Benfiquistas sempre gratos, Luisão!"

Bagão Félix, in A Bola

Redirectas XXVI - Retiro Espiritual

Já estou em retiro espiritual. Os motores já começam a aquecer. O coração já aumentou o batimento. É altura de serenar os ânimos e encetar o período de meditação para ficar tudo nos conformes preparadíssimo para enfrentar uma vez mais as fortes emoções que se avizinham. A busca da energia interna. O contacto com o sobre-natural. A catalização das forças positivas. Com um pensamento: a superação e a glória. No horizonte se vislumbram os ecos de um futuro que se vai desenhando à medida das nossas acções. O pensamento é a força maior depois do amor. Amor é o que não falta. O pensamento trabalha-se. Que a força esteja convosco rapazes. Rumo à glória. É só mais um passo mas um grande passo! Todos juntos iremos conseguir! Eu acredito e vocês?

Faltam grandes conquistas

"Ricardinho marcou dois golos fantásticos no Europeu de futsal, o primeiro à Sérvia e o segundo à Espanha, e é muito complicado concluir qual deles foi o melhor. Mas esse reconhecimento e o entusiasmo que dele resulta não devem impedir-nos de constatar que o desempenho da selecção portuguesa nesta fase final, que ainda decorre, soube a pouco. Portugal não conseguiu vencer o seu jogo com a Sérvia, na fase de grupos, e dessa forma também não evitou o confronto com a Espanha nos quartos de final da prova, acabando por dar a oportunidade aos espanhóis de mais uma vez nos lembrarem como formaram uma equipa forte e como são capazes de nos bater sem muita dificuldade. E o que fica para a história são os golos de Ricardinho? Talvez. Mas também ficará na nossa memória que Portugal falhou neste Europeu.
Vejo e revejo os golos marcados por Ricardinho com orgulho patriótico, naturalmente, mas também não me custa admitir que este jogador fabuloso já não é apenas nosso e que os seus golos maravilhosos pertencem igualmente a todos os adeptos, como acontece com os que marca Cristiano Ronaldo nos relvados. Os aplausos que se escutaram num pavilhão lotado da Sérvia foram para Ricardinho e não para Portugal. A forma como temos apostado e evoluído no futsal merece ser elogiada, mas ainda nos falta darmos passos importantes e que também passam por juntar conquistas aos grandes golos de Ricardinho. E esta é uma realidade que podemos transportar para outros cenários. Por exemplo: todos nós, portugueses, nos lembramos do grande Europeu de Futebol que fizemos em 2004, mas o resto do mundo provavelmente lembra-se é que foi a Grécia que o venceu.
Eu vou lembrar-me sempre dos golos de Ricardinho, mas o resto do mundo não se vai lembrar de Portugal."

Nelson Feiteirona, in A Bola

ComPaixão de nós...

"Fatigante! o meio-ambiente no futebol português, agravando-se nesta temporada em que há soma de enormes turbulências: o Sporting decidiu ser campeão...; o Benfica não admite ficar atrás do treinador que não quis e, estupefacto, viu entrar no ancestral rival...; e o FC Porto não pode perder três campeonatos consecutivos...
Óptimo a luta pelo título poder ser a mais titânica dos últimos anos. Péssimo valer quase tudo para lá chegar. Exemplo de topo: intensa pressão sobre os árbitros sempre houve; mas, nesta época em que o trio de gigantes aposta tudo ou nada, como há muito não acontecia a três, tal pressão tornou-se intensíssima, pura e simplesmente...terrível!
Verdade: demasiadas arbitragens têm sido más.Tinha de piorar numa temporada em que saíram 5 árbitros internacionais. Porém, ao diabo a cegueira de esses erros serem sempre contra nós, nunca reconhecendo os nossos benefícios... e os erros que prejudicaram outros. Agravadíssima cegueira porque deliberadas campanhas! Escaldantes!
Guarda-redes dá frango; outro jogador falha marcação de penalty; treinador engana-se na táctica ou nas substituições. Mas grosseiros são os erros dos árbitros, minuciosa e exaustivamente apurados na tv. Benfica ataca-os quando não ganha; FC Porto já vai buscar parentesco de árbitro; e acabo de ouvir personalidades sportinguistas em fúria porque Bruno Paixão voltará a dirigir jogo do Sporting, 4 anos depois...
Já muito mais que fatigante, este meio ambiente; exasperante, porque louco, perigosíssimo! Cega paixão? Não pode valer tudo! Tenham comPaixão por quem adora futebol e já não tem pachorra para aturar tudo isto... que está a ficar infernal!"

Santos Neves, in A Bola

PS: Analise semi-verdadeira, ou semi-mentirosa, como quiserem: bem no diagnóstico, eu também tenho cada vez menos de vontade de seguir o Tugão...; omisso quanto às causas... usando o velho truque de meter todos no mesmo saco, quando é evidente a todos, que actualmente o grande provocador é o Palhaço-mor Lagarto! Mentiroso, quando diz que o Benfica ataca os árbitros quando perde, pois a única reacção negativa (oficial) do Benfica, contra os árbitros, foi na vitória sobre o Rio Ave na Luz.

Umberto Eco e o nosso futebol

"Umberto Eco não é particular amigo da Internet. Ou, pelo menos, da forma como as redes sociais e caixas de comentários em jornais online moldam a comunicação nos dias de hoje. Di-lo com a frontalidade de quem sabe que aos 84 anos poderá não ter muitas mais oportunidades para fazê-lo: «O drama da Internet é que promoveu o idiota da aldeia a detentor da verdade.» Ou, por outras palavras, também dele: «Normalmente, os imbecis eram imediatamente calados, mas agora têm o mesmo direito à palavra que um Prémio Nobel.»
Li isto há meses e não consegui partilhar da ideia implícita de que estaríamos melhor se os idiotas da aldeia ou os imbecis fossem calados: num mundo perfeito os idiotas e os imbecis debitavam idiotices e imbecilidades e em uníssono os restantes lhes demonstrariam a dimensão da asneira, a ponto de os levar a repensar ou, na menos má das hipóteses, a deixar de dizê-la, nem que por mero pudor.
Ontem, Fábio Sturgeon - o tal do caso com Renato Sanches, no jogo entre Belenenses e Benfica - veio dizer publicamente que o adversário não o agrediu, que fez falta talvez a justificar cartão amarelo, mas não vermelho; que o lance não deu origem directa ao segundo golo do Benfica porque o Belenenses ainda recuperou a bola e perdeu-a depois. Está bom de ver que logo a Internet se encheu de comentários como «ele já deve ter contrato com o Benfica para a próxima época»; «desculpas, as imagens falam outra coisa. Depois do jogo quem sabe esse não teve direito a voucher...» e ainda «qual o valor porque se vendeu? O Benfica tem tudo controlado».
Estranho mundo este em que uma imensa maioria que gosta de futebol e que o vê com os olhos da razão se cala e permite que os idiotas da aldeia e os imbecis façam tanto barulho que cheguem a parecer donos da verdade."

Nuno Perestrelo, in A Bola

PS: Extraordinário como se escreve uma crónica destas, cheia de razão, com total clarividência e depois omite-se (por falta coragem, só pode...!!!) o principal instigador de tal acefalia!!! Esta auto-censura (perigosa), permite esconder da crónica, que o tal Idiota da Aldeia, o verdadeiro Imbecil neste caso, é o Presidente eleito, do Sporting Clube de Portugal...
Este medo disfarçado, do politicamente correcto, irrita-me profundamente.

Benfiquismo (X)

Em dia de aniversário (57), é um privilégio recordar o Pequeno Genial, o Asterix: Fernando Chalana...

Até os comemos !!!



PS: Finalmente, um promo da RTP sem desrespeitar o SL Benfica!!! É assim tão difícil?!

Catedral com sotaque II !!!