Últimas indefectivações

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

2019, um ano mau para a arbitragem

"O ano de 2019 não foi bom para a arbitragem portuguesa e os dirigentes do sector devem ser os primeiros e reconhecê-lo. Não obstante a ajuda significativa da introdução das linhas de fora de jogo, a eficácia do VAR continua muito longe do que devia ser, com as culpas a caírem por inteiro em quem manuseia a tecnologia: neste caso, dá Deus nozes a quem não tem dentes...
Há casos (e não vou referir nenhum em particular para não introduzir as lentes desfocadas da clubite na questão...) em que não havendo nenhuma boa explicação para a conduta do VAR, a única solução passará por afastar quem se mostra tão incapaz de desempenhar a função. E essa coragem, ainda não deu à costa no Conselho de Arbitragem. Poder-se-á pensar que uma sanção tão radical não será justa nem adequada, mas quando se constata que, em muitos jogos da Liga portuguesa, o profissional mais bem pago dentro das quatro linhas é o árbitro, a exigência tem de estar presente.
Enquanto as discussões sobre arbitragem estiverem focadas em cada árvore (erro) e não na floresta (causa), dificilmente se progredirá. O debate, por fazer no espaço público, deverá abordar temas como a carreira específica de VAR, e quem a ela deverá poder candidatar-se; a forma de recrutamento, para evitar a quantidade exorbitante de árbitros de aviário, sem nenhum sensibilidade para o jogo, que não percebem; e a transparência, que está em falta, nomeadamente quanto às classificações dos árbitros.
Há, pois, muito por fazer por um sector que às vezes dá a ideia de que, à boa maneira dos lusitanos, não se ajuda nem se deixa ajudar..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Reflectir no 'break'

"Observar a analisar um jogo de futebol, como uma partida doutra modalidade colectiva, tem especificidades muito próprias. Quando, por exemplo, se pretende comprar a abordagem no futebol, no futsal ou no futebol de praia, parte-se de uma premissa errada. Todos são futebol. Contudo, a especialização obriga a métodos de preparação diferenciados, como para voleibol, basquetebol, andebol, râguebi, etc... Digo isto porque a tendência para uniformizar análises não é, a meu ver, o caminho para a melhoria da qualidade do jogo e até para a informação que chega aos adeptos. Este é um objectivo comum, ajudar a que as equipas tenham mais e melhor informação, mas também com a qualidade necessária para poderem evoluir.
As ferramentas têm surgido a um nível vertiginoso, as opções são tantas, e tão variadas, que muitos esquecem o mais importante, e fundamental, a natureza humana do jogo. São homens e mulheres, rapazes e raparigas, que jogam, que correm e rematam. O jogo nunca deixará de ser assim. Temos de aproveitar as novas ferramentas para melhorar a nossa prestação, mas nunca permitirmos que a decisão deixe de ser nossa.
Também fora das quatro linhas esta questão se levanta. A oferta é cada vez maior, as solicitações não findam. Mas o jogo tem de ser para o público. Nós jogamos para as pessoas. Para todos. Os que têm mais recursos e os que vivem no limiar da pobreza. Jogamos para mulheres, homens e crianças. Temos de ser um exemplo fora de dentro de campo.
Nesta época natalícia de break nas competições, podemos reflectir sobre todos os comportamentos neste fenómeno social, o de maior dimensão global, que é o futebol.
A análise não deve ser feita só ao jogo, à nossa equipa e ao adversário, mas também ao que se passa em redor. Este é um trabalho interessante para podermos perceber como chegámos aqui, e decisivo para alterarmos um caminho que queremos competitivo, mas leal, solidário e cada vez de maior qualidade."

José Couceiro, in A Bola

Benfica desmente interesse em Tapsoba

"O Sport Lisboa e Benfica desmente oficialmente as notícias publicadas recentemente e que dão nota de que o Clube acompanha com muito interesse o defesa do Vitória Sport Clube, Tapsoba.
As notícias são totalmente falsas e não têm qualquer fundamento. Não tem igualmente fundamento o interesse do Sport Lisboa e Benfica em qualquer outro jogador da Liga NOS."

Económico - Rescaldo Internacional...

SL Benfica: O Momento de 2019

"Estádio do Dragão, 2 de Março de 2019. O Benfica visitava o líder, FC Porto, sabendo que um triunfo faria com que os encarnados se isolassem na frente do campeonato – com dois pontos de diferença -, após já terem estado a sete pontos de distância do mesmo.
As “águias” estavam num momento de forma impressionante, ao somar oito vitórias em oito jogos disputados na Primeira Liga, após Bruno Lage assumir o comando técnico da equipa principal.
No entanto, apesar de ter ganho ao Vitória SC em Guimarães, de ter goleado o Sporting CP em Alvalade e de ter aplicado a maior goleada desta década ao CD Nacional – os encarnados ganharam por uns expressivos 10-0 -, o maior teste à resiliência e à qualidade deste Benfica renascido das cinzas – após uma primeira volta paupérrima -, era o jogo no Estádio do Dragão.
De resto, a única equipa com quem Bruno Lage tinha perdido era, precisamente, o FC Porto, que tinha derrotado os encarnados por três bolas a uma, em jogo a contar para as meias finais da Taça da Liga.
O jogo começou mal para a turma da Luz: aos 18 minutos, Adrián Lopez, na recarga de um pontapé de livre, colocou a equipa da casa em vantagem no marcador. A história mais recente não abonava em favor dos encarnados, visto que nunca tinham conseguido uma remontada no reduto dos azuis e brancos. Porém, “este” Benfica demonstrou, em vários momentos da época transacta, que é capaz dos feitos mais inesperados. E assim foi, também, nessa noite fria de Março.
Aos 26 minutos, após uma recuperação de bola no meio campo defensivo do Porto, os homens de Bruno Lage empatam a partida, por intermédio de João Félix. Os encarnados estavam, agora, num momento ascendente na partida, mas não conseguiam materializar as oportunidades criadas. O primeiro tempo chegava ao fim com 1-1 no marcador.
A segunda parte começa logo com o impensável: aos 52 minutos, Rafa Silva remata para o ângulo inferior direito da baliza à guarda de Iker Casillas e confirma a remontada.
Até ao apito final, os encarnados viram-se reduzidos a 10 unidades, após a expulsão de Gabriel, aos 77 minutos, por acumulação de amarelos. Ainda assim, o resultado manteve-se inalterado até ao fim. Os encarnados mostraram um grande espírito de sacrifício em prol do colectivo, demonstrando uma enorme entreajuda de modo a suster o crescente ímpeto ofensivo dos azuis e brancos.
Bruno Lage passara o teste mais difícil da época e era agora líder isolado da Primeira Liga. A “águia” voava, agora, rumo à Reconquista e, exceptuando um pequeno deslize na jornada seguinte – Benfica empatou a duas bolas com o Belenenses SAD -, manteve a senda de vitórias até ao final do campeonato."

As Águias #50 - Natal...

Benfiquismo (MCCCXCV)

Marchar, Marchar...!!!

Letters to Santa

"With a golden decade coming to a close, I wanted to look back on the decades that were for me as a Benfiquista. I’ve been around for about 4 decades, experienced every high and low possible supporting this club. I was 8 years old at the end of 1989, somewhat a believer in Santa but my Benfiquismo was starting to shift into second gear. What if my 8 year old self wrote a letter to Santa at end of each decade - 1989, 1999, 2009, and 2019 - about Benfica? What would it sound like? What would I be wishing for the next decade to come? Undoubtedly, each one would probably be very different so here’s four distinct letters from decades that would shape this club for better and for worse.

*** The 80s: The Renaissance before the Storm***
December 1989
Dear Santa, 
I am an 8 year old boy from Canada and crazy about Benfica. This past decade has been awesome! 5 out of 10 national titles and 14 domestic titles out of 30 which is a fan’s dream come true! In Europe, we featured in a Cup Winners Cup semi final, a UEFA Cup final appearance against Anderlecht (which we narrowly lost over two legs), and a European Cup final against PSV in 1988, only to lose on 6-5 penalties. We truly are one of the biggest and best clubs in Europe! And we’ve got a stadium unlike others, the biggest in Europe with room for over 110,000 Benfiquistas after we expanded it in 1985! Red Star Belgrade, Liverpool, Anderlecht, Steaua Bucuresti, Sampdoria, and Roma all came to know first hand what the Inferno da Luz was all about. To watch great players like Nene, Sheu, Chalana, Diamantino and the greatest keeper of them all Bento, what more could a little boy ask? We were even a magnet for top foreign talent like Mozer, Ricardo Gomes, Aldair, Valdo, and Mats Magnusson! In the 90s, I want Benfica to win it all, conquer Europe with the best players around! 

***The 90s: Vietnam***
December 1999
Dear Santa,
I am an 8 year old boy from Canada, crazy about Benfica but saddened by what I see. My dad told me about the years O Glorioso conquered Europe, a club feared by the rest of Europe right up to the 80s. The decade started off great. We went all the way to the European Cup final, only losing to a legendary AC Milan in the final by the smallest of margins. In the league, the 90s started off ok, with 2 titles by 1994, with that famous 6-3 win at the Alvalade. We also had some great players too with Rui Costa, Michel Preud’Homme and o Menino de Ouro Joao Vieira Pinto! But something wasn’t right and it started with o 'Verão Quente' in 1993 and exploded soon after. This team is now a shell of what it was. Porto has won the last 5 championship and we’re a laughing stock of Europe. Just last month, we suffered a humiliating 7-0 lost to Celta de Vigo! 7-0!! The biggest clubs of Europe use to fear us, now we’re losing to the likes of Vigo, Bastia, and HJK Helsinki! Why Santa?? And where Rui Costa? Joao Vale e Azevedo promised him in the last election yet nothing. This club is going broke Santa, we can’t even pay our bills! In the new millennium, I want to win again! I want a new president! I want to play best of Europe, to recruit the top players, to feel the Inferno of the Luz again!

***The 2000s: Light at the End of the Tunnel***
December 2009
Dear Santa,
I am an 8 year old boy from Canada and obsessed with Benfica! Let me cut to the chase. One title this decade isn’t enough. I WANT MORE. I feel like things are turning around but I’m just not seeing the results. Ok we got rid of that criminal Joao Vale e Azevedo. We have a new immaculate stadium that hosted the Euro 2004 final. Rui Costa finally came back to the club and he brought along some friends – Pablo Aimar, Cardozo, Simão Sabrosa, Di Maria, David Luiz and Fabrizio Miccoli just to name a few! As noite Europeias that I heard so much about are slowing coming back. Epic matches against Inter Milan (San Siro classic), Manchester United (Beto!!!), Liverpool (Miccoli!!!!), Barcelona (Ronaldinho in Ricardo Rocha’s pocket), PSG (Simao show) and this decade tells me this club is ready to wake up from its hibernation. BUT I WANT RESULTS! We need to win titles! I felt like Trappatoni finally woke up a sleeping giant and made us believe in ourselves but we’ve slipped back again to our old habits. Porto’s won the last 4 titles and we don’t want to see another Porto penta. This new coach Jorge Jesus feels like the right man for the job. Please let him deliver a title this year and many more titles over the next 10 years!

***The 2010s: On the Wings of an Eagle***
December 2019
Dear Santa,
I am an 8 year old boy from Canada and the biggest Benfica fan ever! This decade has been awesome! I don’t know what other Benfiquistas are talking about. Haven’t we always been this successful, this dominant? We’re the biggest club in Portugal, we sell players to the biggest clubs in Europe, producing record profits. Joao Felix, Ederson, Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Raul Jimenez, Witsel, Goncalo Guedes, Rodrigo, Fabio Coentrao and Di Maria were all sold this decade for over €30 million or more! That’s €400 million in revenue from 11 players! We won 18 trophies this decade with the tetra the crown jewel of them all! We even featured in 2 European Finals again for the first time since the 1980s. Things are fantastic! Sure we’ve had some stumbles along the way, our Champions League performances have been less than spectacular for example, and we blew our chances for an historic Penta by underestimating our rivals and not recruiting better players, but things could be worse – like in the 90s! Next decade, I want us to continue our dominant run in Portugal, recruit some experience players, and finally challenge for Champions League supremacy!"