Últimas indefectivações

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Jonas

"O tribunal da Relação do Porto proibiu a divulgação electrónica do universo Benfica. Direi que foi feita justiça.

1. Esta vigésima quarta jornada da Liga NOS disputa-se, uma vez mais, de sexta e segunda. Com a consciência que com a importante presença do Sporting na Liga Europa continuaremos a ter, em regra, jogos à segunda feita ao longo do mês de Março. Que, aliás, arranca já na próxima sexta feita com um determinante derby no Dragão. Futebol Clube do Porto e Sporting medirão, uma vez mais, forças. Haverá perdas de pontos. Mas, antes, um e outro terão de ultrapassar, respectivamente, Portimonense (hoje) e Moreirense (amanhã). O Benfica ganhou, ontem, em Paços de Ferreira. Jogo bem complicado. Renhido. Mas Jonas mostrou, uma vez mais, que é um avançado do outro mundo. Classe pura. Faro único de golo. Excelência. E a unidade da equipa sente-se. É um colectivo vibrante. Que contagia as bancadas. Como aqueles em tons de vermelho que encheram a Mata Real. A forma como todos saltaram, liderados por Luisão, do banco de suplentes para a alegria do relvado, faz-nos acreditar no penta. Jiménez e Seferovic mostraram, uma vez mais, que são úteis. Muito úteis. E, perdoem-me a insistência, Rafa mostra-se, jogo a jogo, a Fernando Santos. Mas de Paços fica mais um jogo com a marca de Jonas. Quase apetece citar Ésquilo - na Grécia antiga - que «os malvados que têm sucesso são insuportáveis»!

2. Ver um jogo do Benfica na Casa do Benfica de Londres é um momento singular e um verdadeiro privilégio. Ao vibrar e degustar recordei, neste concreto tempo e nestas específicas circunstâncias, um livro de um dos mais entusiasmantes escritores portugueses do século XX, Aquilino Ribeiro. Esse livro tem um título longo: «Portugueses das sete partidas (Viajantes , aventureiros, troca-tintas)». É o que continuamos a ser mesmo neste período de uma nova emigração. Naquela casa vibra-se com o Benfica, multiplicam-se os abraços no instante do golo, questiona-se o VAR e, no meio, da Sagres e dos nossos gastronómicos sabores, a alma enche-se de paixão e de fervor, de nostalgia e também de lembranças. Esta emigração, jovem e competente, é a imagem concreta do Portugal europeu e, neste, há qualificação reconhecida, generosidade percebida e disponibilidade permanente. Estes viajantes, diferentes, sentem Portugal e percebem que Mourinho e Cristiano Ronaldo, António Damásio e José Saramago ajudaram e ajudam a evidenciar um outro Portugal. Que os títulos no futebol europeu potenciam e as novas almas do fado ou da música - como Salvador Sobral - multiplicam. Vibram com Portugal e vibram com o clube do seu coração. E nesta pausa de Londres, para além do Fernando e da Carla, do Francisco e do João, partilhei muitos momentos com o Mário e a Irene Vieira. Momentos que não esqueço e instantes que decerto se vão repetir. Cá e lá com a partilha, amiga e serena, do Paulo e da Cristina. Com a certeza que teremos de ir a Manchester ver um jogo do United e de regressar, com a alma imensa que nos acaricia e impulsiona, a esta Casa do Benfica de Londres. Espaço que acolhe todos e que, na sua diversidade, nos faz regressar, ao longo dos largos minutos de um jogo, às místicas de que também o nosso Aquilino Ribeiro nos dá nota naquele livro que merece uma leitura atenta e cuidada. E a fotografia nesta página é, tão só, a recordação de um instante. Uma memória de largos minutos. Já que a memória é o essencial. Da vida. Desta vida! Com a consciência desde Cícero (século II A.C.) que «onde se está bem, aí é a pátria»! É mesmo!

3. A situação de Rúben Semedo é bem complexa. Desde a passada quinta feita que está, em Espanha, em prisão preventiva. E o seu clube, o Villareal, anunciou a suspensão do salário do jovem e promissor jogador português e, logo, a suspensão do inerente contrato de trabalho desportivo. Permitem-me duas notas acerca deste caso. A primeira para evidenciar que, neste mundo de chorudos negócios e interessantes remunerações, parece não haver cautelas proactivas - ou, se quisermos, mecanismos preventivos - e só, surgem, em razão de dolorosas medidas de privação de liberdade, mecanismos reactivos. Aqui, tão só, de relevante acompanhamento pessoal e de necessária solidariedade. Onde se evidencia, aqui, a solidariedade dos dois Sindicatos de Jogadores e, em particular, do português. A segunda nota para constatar que a intermediação contemporânea não pode ser entendida, tão só, como uma mera realidade económica - financeira. A intermediação deve assumir uma responsabilidade social e, logo, com efectivos mecanismos de acompanhamento. E estes são mais importantes quer em razão da especificidade de cada jogador - já que cada um de nós é um ser que não se repete - quer em razão do local de trabalho e da imamente inserção pessoal e profissional. Há clubes que acompanham o dia a dia dos seus jogadores - por vezes com exageros... - e há outros, porventura a grande maioria, que apenas se preocupam com o que se passa no âmbito do seu complexo desportivo ou do seu concreto espaço de exercício do contrato desportivo celebrado... Conheço uma situação de um grande jogador que só se salvou em razão de uma solidariedade bem efectiva. Já que a detenção estava ao virar da esquina... E era mesmo ao virar da esquina! E assim é bem diferente a solidão da companhia. É bem diferente a fatalidade da solidariedade ao Rúben Semedo tem de ultrapassar as palavras ou escritos de circunstância. Determina, na medida do possível, visitas à prisão, palavras de conforto, sinais de encorajamento. É que os «ausentes nunca têm razão»!

4. Permitam uma nota acerca de patrocínios. A Liga espanhola de futebol - La Liga - depois de ténis com Rafael Nadal, da patinagem no gelo e do badminton, chegou à Fórmula 1. Patrocina a Renault e, entre eles, o Carlos Sainz. E, assim, o logótipo da Liga estará nos dois bólides e, também, nos fatos dos dois pilotos da equipa. É um casamento global. Com a velocidade da Fórmula 1 e a visibilidade global de Real de Madrid e Barcelona!

5. O tribunal da Relação do Porto proibiu a divulgação electrónica do universo Benfica. Direi que foi feita justiça. E construída uma tese jurisprudencial acerca da correspondência privada. Direi que foi tardia a proibição. Já foram divulgados muitos. E mencionados muitos cidadãos. Muitos mesmos. Recordo, tão só, e por ora, o nosso Padre António Vieira: «A justiça está entre a piedade e a crueldade: o justo propende para a parte do piedoso; o justiceiro para a de cruel»!

6. Na quarta feira teremos a outra meia-final da Taça de Portugal. Aves e Caldas procuram, numa luta decerto renhida, a presença na final do futebol de todos. E no Estádio de todos. O Estádio Nacional!"

Fernando Seara, in A Bola

A nova Convenção (já rectificada)

"A Convenção sobre uma Abordagem Integrada da Segurança, Protecção e Serviços por Ocasião de Jogos de Futebol e Outras Manifestações Desportivas foi finalmente aprovada e ratificada em Portugal na passada semana. Esta Convenção cria muitas obrigações para as Partes signatárias, das quais destacamos as seguintes:
As Partes deverão tomar as providências necessárias para aplicar as disposições da Convenção aos jogos de futebol ou torneios em que intervenham clubes desportivos profissionais e selecções nacionais incluindo jogos de futebol amadores; Assegurarão que o quadro jurídico, regulamentar ou administrativo clarifica as responsabilidades das entidades e que essas tarefas sejam complementares, coerentes com uma abordagem integrada e entendidos por todos, ao nível estratégico e operacional; Encorajarão as entidades a assegurar que os estádios proporcionem um ambiente inclusivo e acolhedor para todos, incluindo crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência; Assegurarão que os dispositivos operacionais montados nos estádios estejam completos e incorporem procedimentos em matérias que possam ter impacto na gestão de multidões e nos riscos conexos para a segurança e protecção, em particular a utilização de pirotecnia, qualquer comportamento violento ou proibido e qualquer comportamento racista ou discriminatório; Encorajarão as suas entidades a dar destaque à necessidade de jogadores, treinadores ou outros agentes agirem de acordo com os princípios chave do desporto, tais como tolerância, respeito e competição leal, e reconhecerem que agir de forma violenta, racista ou de outro modo provocador pode ter um impacto negativo no comportamento dos espectadores."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Segunda parte à Benfica

"Paços personalizado criou dificuldades a um Benfica que arriscou tudo para ser feliz.

Personalidade e critério
1. Primeiro parte muito boa do P. Ferreira, que com uma estrutura de 4x2x3x1, perante um Benfica em 4x3x3, esteve bem organizado defensivamente e saiu bem nas transições, criando dificuldades ao adversário. Numa dessas transições marcou e ficou mais confortável no jogo. A colocação de dois pivots, Gian e Assis, fez com que o Benfica sentisse dificuldades na zona de criação, sobretudo no corredor central, forçando os encarnados a explorar mais os flancos, onde sobressaíram Rafa e André Almeida. Ainda assim, um Paços com personalidade soube sair bem das situações de pressão.

Encarnados avassaladores
2. A 2.ª parte do Benfica foi avassaladora. Cervi libertou-se em campo e confundiu as marcações, sobretudo do Bruno Santos, que não conseguiu acompanhar o argentino. O Benfica intensificou a pressão e com a entrada de Jiménez passou a jogar em 4x2x4, uma vez que tanto Cervi como Rafa actuaram abertos na frente de ataque. Foi com toda a naturalidade que o Benfica chegou ao empate, perante um Paços que experimentou, nessa fase de domínio do adversário, mais dificuldades em sair para o ataque com o mesmo critério da 1.ª parte.

Seferovic, aposta feliz
3. Rui Vitória arriscou tudo. Compactou a equipa com uma defesa a três e lançou Seferovic para ter mais presença na área. Acabou por ser uma aposta feliz, pois o suíço não demorou a servir Jonas para o 1-2.

Um Jonas de eleição
4. Jonas é, de facto, um jogador de eleição. Meia oportunidade basta para o brasileiro definir bem um lance na área. Vitória justa do Benfica, talvez exagerada nos números tendo em conta as dificuldades que o Paços lhe criou.

Rafa a tempo de brilhar
5. Rafa foi contundente em todo o jogo. É importante um jogador com o seu talento ter uma sequência de boas exibições, porque reforça a sua confiança e os adeptos passam a olhar para ele de modo diferente. Há mais tolerância ao erro. Em Portugal, o Rafa é o jogador em condução com mais velocidade e acredito que vai muito a tempo de assinar uma grande temporada."

Nandinho, in A Bola

O sinal de Luisão

"É dos livros: quando o banco de suplentes ‘dispara’ e entra pelo relvado da forma que ontem se viu em Paços de Ferreira, no momento em que o Benfica consumou a reviravolta, é porque o plantel está ‘à morte’ por um objectivo comum. Corre-se, luta-se, chora-se e grita-se pelo colega. Pelo treinador. Pelo presidente. Pelo adepto. Não há como enganar. Maior significado ainda tem esse comportamento quando no banco dos suplentes está uma figura com o peso simbólico de Luisão, que celebrou o momento com a mesma alegria e intensidade que se festejava nas bancadas da Mata Real.
Luisão não é um qualquer. Entre vários recordes, é o jogador com mais títulos conquistados pelo Benfica (20) e em quase todos a envergar a braçadeira de capitão de equipa. Quando um ‘monstro’ desta dimensão está no banco e é o primeiro a ‘empurrar para cima’, o treinador bem pode dormir descansado: o mais difícil está feito.
Não é preciso ter-se percorrido a ‘estrada’ que Luisão já percorreu para se perceber que este jogo era fundamental. Mesmo os mais jovens jogadores encarnados – com menos experiência nestas andanças – terão entendido a importância desta jornada. Para já, a bola fica do lado de FC Porto e Sporting. Que, entretanto, se defrontam na próxima 6.ª feira. E com este Jonas – e este Luisão! – ainda tudo será possível."

Rui Vitória e a arte de acreditar

"A equipa do Benfica deu ontem sinais de que respeita o escudo de campeão nacional que ostenta e é digna do estatuto de tetracampeã que faz com que esteja na demanda do Graal que é o penta. Este estado de alma não tem a ver com jogar bem ou jornal mal, mas alimenta-se do inconformismo e da ambição, condições elementares em qualquer projecto ganhador. Ontem, o início de partida da equipa de Rui Vitória foi acanhado, tristonho, insuficiente. Mas, das fraquezas o Benfica fez forças e, acima de tudo, os seus jogadores tiveram a grandeza de tomar o destino nas próprias mãos. Há um elemento no futebol que transcende a soma das valências individuais: trata-se da equipa, do espírito de conjunto, do primado do colectivo, algo intangível e ao mesmo tempo omnipresente nos casos de sucesso, uma fé de grupo que move montanhas.
Rui Vitória não é um treinador isento de defeitos, por vezes falha nas escolhas, encolhe-se na táctica e assume, volta e meia, um discurso cinzento. Mas, numa coisa há que fazer-lhe justiça: consegue fazer com que os seus jogadores sejam unidos e coesos, é capaz de apostar nuns quantos (Jardel e Zivkovic, por exemplo), sem perder outros (que é como quem diz, Luisão ou Jiménez), e dessa forma constrói uma solidariedade ganhadora.
O campeonato, apesar dos pontos de vantagem do FC Porto, continua em aberto. Os dragões têm sido os mais afirmativos ao longo da época, os leões, mergulhados num processo autofágico complicado, têm em Jesus o salvador, e as águias, apesar dos altos e baixos, voam com a convicção de que o penta é possível. Em resumo, no topo, assistimos a um sprint emocionante..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Liberdade e responsabilidade

"Mais do que proibições infantis, discursos sensacionalistas ou incentivos a boicotes, esta deve ser uma altura para uma reflexão séria entre jornalistas desportivos e dirigentes de clubes. Todos fazem parte de indústria de milhões, que tão bem representa o país fora de portas, e insiste em diminuir-se e atacar-se internamente.
Jornalistas e dirigentes não têm de andar de braço dado (nem devem, perante a liberdade e distanciamento que se exige ao jornalismo), mas precisam de perceber que não são - nem têm de ser - inimigos.
O boicote pedido por Bruno de Carvalho na última AG leonina peca pela generalização. No seu entender, em relação ao Sporting e a ele próprio, nenhum órgão independente faz um tratamento sério e isento. Atenção: este pedido, por mais desajustado que possa parecer, está longe de ser uma invenção de Bruno de Carvalho. Basta olhar para a história do futebol português nos últimos 30 anos (para não ir mais longe) e ver outros discursos presidencialistas muito semelhantes no conteúdo. 
Bruno de Carvalho, porém, terá razão numa parte: algum jornalismo desportivo que se faz hoje em Portugal é afectado por uma crescente falta de rigor e isenção. Da mesma forma, tal como ele fez, há uma vontade constante dos dirigentes - especialmente dos principais clubes - em controlarem a comunicação social como fazem com os jornais e televisões das suas instituições. Nenhum dos dois caminhos é bom. Porque uns não vivem sem os outros. Não podem é continuar a viver assim."

"Os Sócios sempre foram e são o pilar do Benfica"

"Nas instituições como na vida das pessoas, aprende-se com o tempo a saber dar valor ao que verdadeiramente importa. É certo que no Sport Lisboa e Benfica, desde o início, com Cosme Damião e com os restantes fundadores, quase sempre soubemos a diferença entre o que é importante e o que é acessório. Talvez seja por isso que, enquanto outros se distraem com muitas coisas, nós fazemos o trabalho de casa, para continuarmos a ganhar, a ser referência e os maiores em Portugal.
Comemoramos 114 anos de vida. Uma vida intensa, plena de exemplos de grande Benfiquismo, de grandes vitórias e de momentos inspiradores que enriquecem a nossa história e ajudam a construir um futuro mais sustentável, mais sólido e mais forte. Como sempre, o que verdadeiramente importa é o Benfica e os Benfiquistas. É por isso que aqui estamos, para prestar a devida homenagem às mulheres e aos homens que são o pilar maior do Sport Lisboa e Benfica, os nossos sócios. Saúdo os sócios aqui presentes, que vão receber hoje diferentes distinções, símbolos de um longo amor e compromisso com o nosso Clube.
Como em qualquer instituição, os dirigentes passam, mas os seus associados permanecem, como devem permanecer os resultados e as grandes obras concretizadas. Da nossa parte, um desejo comum: acreditamos, apoiamos, mas queremos sempre mais e melhor, queremos sempre entrar em campo ou em competição para ganhar, com uma atitude que honre a memória de quem nestes anos serviu o Benfica, sempre com um espírito de elevado compromisso.
No Benfica, nós não precisamos de rebaixar os outros para sermos melhores. Não precisamos de andar a espreitar pelas fechaduras das portas dos outros – porque temos trabalho que nos enche de orgulho. Nós somos Benfica, os maiores em Portugal e cada vez mais uma referência global. Não é sorte nem acaso, é tudo uma questão de muito trabalho e das escolhas certas. Escolhas certas quando apostamos na Formação, na valorização do património material e imaterial do Clube, e quando continuamos a afirmar o Benfica como uma marca presente em cada vez mais locais do país e do mundo. Escolhas certas quando contamos com uma enorme equipa de profissionais, de atletas, de treinadores, de dirigentes e de parceiros que convergem na criação das melhores condições para que o Benfica faça aquilo que todos desejamos: ganhar.
Por isso, enquanto uns falam ou tentam distrair, nós voltamos a estar na rota para ganhar. E quero aqui reafirmar o nosso compromisso, a nossa ambição e a nossa determinação em conquistar o Penta e em voltar a ganhar noutras modalidades. Mas sempre com os pés bem assentes na terra, garantindo que não abdicaremos de consolidar a sustentabilidade do Clube.
Com o vosso exemplo de amor ao Benfica, de permanente compromisso com o Clube e de apoio em todos os momentos, estaremos mais bem preparados para o presente e para o futuro. Nesta casa, os sócios sempre foram e são o pilar do Sport Lisboa e Benfica. O Benfica conta convosco. Todos juntos, rumo ao Penta! Parabéns aos homenageados."



Empate no Caixa...

Benfica B 1 - 1 Cova da Piedade


Depois de duas goleadas, o empate até parece um mal menor... mas, merecíamos mais!
O Félix está a fazer muita falta, temos bola, mas a qualidade de decisão nos últimos 15 metros, sem o Félix baixou muito...
Apesar de não ter marcado, destaco hoje o Zé Gomes: pressionou, recuou, construí jogadas de ataque... mas acabou quase sempre por ser mal servido no último passe, principalmente pelo Heri!!!

Benfiquismo (DCCLIX)

1994

Cadomblé do Vata

"1. Mais 3 pontos conquistados graças ao Pistolas... e eu continuo sem perceber como é que a NRA ainda não patrocina o SLB à força toda.
2. É provável que na redacção do O Jogo se esteja neste momento a erigir um monumento ao Marcador Desconhecido... pelo menos será a ele que irão atribuir os dois primeiros golos do SLB, porque o "Jonas só regressa em Março".
3. Rafa jogou, fez jogar e marcou... a PJ já abriu inquérito para apurar se houve facilitismo da parte da equipa pacense.
4. É sempre um mimo rever Ruben Micael... e comprovar que o proclamado "Zidane da Madeira", nunca foi mais do que o "Rui Baião de Câmara de Lobos".
5. Estava a ser um dia bestial para a economia portuguesa... depois o Jonas bisou e a indústria da produção de faixas de campeão nortenha foi obrigada a enviar milhares de trabalhadores para o desemprego."

André Almeida recebeu um beijo capaz de mudar mentalidades em relação aos beijos entre homens (...)

"Bruno Varela
Uma exibição evocativa daquele emoji ilustrativo de fezes seguido do tipo de ombros encolhidos e braços abertos como quem diz “queriam o quê?”. Habituem-se, amigos.

André Almeida
noites em que a sua mediania justifica superlativos. Hoje não foi uma dessas, mas é importante falar do que fez sem bola, nomeadamente no lance do segundo golo, em que representou na perfeição o papel do adepto invasor de campo ao correr direito a Jonas para dele receber um beijo capaz de mudar mentalidades em relação aos beijos entre homens. Pouco depois vimo-lo a ser escoltado até ao seu lugar cativo no coração dos benfiquistas.

Rúben Dias
O Benfica tem finalmente o imbecil de que todas as defesas necessitam se querem conquistar títulos. Rúben Dias podia ter afrouxado depois da nesga dada ao adversário no golo do Paços, mas fez o exactamente o oposto. Empurrou, esbofeteou, irritou quase tanto quanto Rúben Micael, cometeu mais um ou outro erro, desarmou, afastou, carregou, empurrou a sua equipa para a vitória e celebrou sem rodeios, como fazem os imbecis que toda a gente adora odiar.

Jardel
Bem no capítulo defensivo ao ganhar praticamente todos os lances aéreos que disputou. Mal ao não voltar a marcar. A equipa acabou por se ressentir e teve de redobrar esforços no final. Felizmente não estamos na Champions, senão as consequências poderiam ser bem mais graves.

Grimaldo
Conquistou créditos suficientes ao longo deste campeonato para merecer um desconto. Assim sendo, decidimos atribuir a culpa do primeiro golo a Bruno Varela e Rúben Dias. Feitas as contas, Grimaldo pode ainda oferecer 5 golos até ao final do campeonato sem que a sua titularidade ou o valor do passe saiam beliscados.

Fejsa
Não há nada como um armário para dominar o meio-campo na capital do móvel.

Pizzi
À meia hora de jogo, o meu filho de 3 anos e meio perguntou “pai, quem é aquele gajo que está farto de fazer merda?”. Quem diz a verdade não merece castigo, mas a mãe discorda e por isso o miúdo não chegou a assistir à remontada exibicional de Pizzi já na segunda parte do jogo.

Zivkovic
Depois de alguns jogos em que desafiou a memória de Krovinovic, Zivkovic dedicou a exibição de hoje a todos os cépticos que questionam o seu valor. O exercício foi tortuoso mas pedagógico: a exibição de Zivkovic obrigou-nos a imaginar o que seria do meio-campo benfiquista se Krovinovic mantivesse a titularidade com uma perna engessada e sem o apoio de canadianas. Esperemos que todos tenham percebido a mensagem.

Cervi
As coisas não lhe saíram tão bem como tem sido habitual, muito por culpa das exibições menos conseguidas de Zivkovic e Grimaldo. Pode dizer-se que foi oportuno, já que permitiu a Rafa assumir o protagonismo do jogo. Boa gestão involuntária do plantel por parte de Rui Vitória.

Rafa
Rafa desempenhou durante boa parte do jogo o papel de jogador mais inconformado da equipa, que é como quem diz, o cenário chegou a ser assustador em Paços de Ferreira. A verdade é que, a pouco e pouco, o Benfica foi cimentando o controlo do jogo e os restantes jogadores foram acompanhando a estranha resiliência de um jogador cujas exibições têm alternado entre a apatia e a irritação provocada nos adeptos. Alguns comentadores mais ingénuos dirão que Rafa mereceu marcar o terceiro e último golo do jogo. Não: nós é que merecíamos este golo há muito. Bons olhos te vejam, Rafael. Don’t fuck this up again.

Jonas
Esqueçam o interesse de dos clubes chineses. O empresário de Jonas negociou um contrato por objectivos em que o salário do brasileiro duplica de cada vez que ele decide um jogo a favor do Benfica. É caso para dizer: ainda bem que o Luisão não é avançado, senão já teríamos falido.

Jimenez
Assim que entrou desferiu o primeiro remate enquadrado com a bancada. Jimenez já conhece os benfiquistas e percebeu que naquele momento muitos de nós o insultámos. Talvez por isso tenha a partir desse momento evitado rematar à baliza, tornando-se assim decisivo para chegar a mais uma vitória.

Seferovic
E é por isso que eu sou contra a eutanásia.

Samaris
Infelizmente, não foi a tempo de acertar em cheio no Rúben Micael."

Vermelhão: Contra Putas, tem mais sabor !!!

Paços de Ferreira 1 - 3 Benfica


Está cada vez mais difícil falar de futebol... o Tugão Dourado está de volta com toda a força!!! Talvez ainda pior... São Malas atrás de Malas, para ganhar, para perder... para jogadores, para árbitros e afins... jornaleiros... vendem a dignidade por uns tostões e depois não 'gostam' quando são enrabados!!!
Hoje, o Verdíssimo foi com a encomenda completa para Paços, bem resguardado pelo Esteves em Oeiras... Os jogadores do Paços, receberam a promessa de riqueza instantânea - em dose dupla, muito provavelmente -, o treinador Lagarto do Paços também não se importou com o ambiente! Em Setúbal, a semana passada, após serem derrotados, o treinador, lá avisou que ia ganhar ao Benfica...!!! Profecias!!!
Se alguém tiver dúvidas daquilo que eu estou a afirmar, basta comparar a atitude dos jogadores do Estoril na Quarta-feira passada, e atitude dos jogadores do Paços!!!
O Benfica 'joga' num Campeonato totalmente diferente das outras equipas!!!
Hoje, se houve um erro na preparação deste jogo, foi exactamente na forma como os jogadores do Benfica, 'não entraram' na partida, com os níveis de 'alerta' no máximo!!! Todos os jogos do Benfica até ao final da época vão ser assim... principalmente, os jogos fora-de-casa (Feira, Estoril, Setúbal...)! Vão meter todas as 'fichas' nestes jogos... E não é só afastar o Benfica do Penta, é afastar o Benfica da Champions... É necessário mentalizar toda a gente, que esta época, está 'tudo' em jogo, desde do 1.º minuto, até ao fim de cada partida!, até à última jornada!!
Em relação ao jogo jogado, mais uma borrada do Grimaldo a condicionar toda a partida: o Grimaldo tem estado bem ofensivamente, mas não é a primeira vez que tenta fintar em zona proibida, e perde a bola... desta vez, não tivemos a 'sorte' das outras, e os adversários marcaram...!!! E se eles já vinham com a 'mala' encomendada, a ganhar, ficaram ainda mais 'inspirados'!!!
Só a partir dos 35 minutos, conseguimos 'acampar' no meio-campo adversário, a equipa ficou intranquila, e a pressão do adversário (carregada de 'amarelinha' e não estou a falar da cor das camisolas!!!), não nos deixava jogar...
Agora, a partir daqui, foi uma questão de 'eficácia' sendo que na 1.ª parte o Jonas falhou alguns golos, que normalmente não falha...
Pressionámos, atacamos, rematámos (temos que ser mais espontâneos), sofremos várias faltas para cartão não sancionadas, sofremos vários penalty's não assinalados (pelo menos 3 !!!!)...
E quando o anti-jogo (aliado ao VAR...) ia perdendo tempo, os nossos nervos aumentavam, lá apareceu o inevitável Jonas que depois de falhar alguns marcou nos momentos decisivos!!!
Rafa foi esta noite, claramente o MVP... o melhor jogo, desde que chegou ao Benfica, tenho poucas dúvidas...!!! Espero que seja para continuar, e hoje, em teoria, não seria o adversário ideal...
Falarei mais em pormenor na Lixívia da tentativa de roubo do Verdíssimo, mas como é que é possível não mostrar Amarelo quando um jogador corta uma bola com o braço de propósito; como é que é possível não ter visto 3 penalty's, o derrube do Rafa aos 59' é inacreditável (o Esteves devia ter ido cagar!!!); a falta sobre o Fejsa não marcada, como é que possível; os Amarelos absurdos ao Pizzi e ao Zivko ao mesmo tempo que ia perdoando tudo aos jogadores da casa...
Já nem vale a pena falar da falta de vergonha... isto é muito mais grave!
Mais uma jornada onde fizemos o nosso dever... Amanhã estou curioso para verificar a 'atitude' do Portimonense com os Corruptos! Em Portimão, além do 'dono' ser um parceiro dos Corruptos, temos um plantel que tem uma quantidade inacreditável de jogadores com passagem pelos Corruptos (formação e equipa B)... E tenho quase a certeza que o apitadeito será a AF do Porto!!!

Vitória na Maia

ISMAI 23 - 30 Benfica
(14-15)

Vitória contra um adversário que tradicionalmente nos dá muito trabalho...

PS: Vencemos hoje de manhã, o título colectivo no Campeonato Nacional do Corta-Mato Curto, masculino. A versão Longa será mais competitiva, mas é sempre agradável ganhar...

Bem jogado...

Benfica 3 - 0 Fonte do Bastardo
25-23, 25-22, 25-14

Boa vitória, os dois primeiros Set's foram equilibrados, mas na ponta final não demos hipóteses, no 3.º Set os Açorianos 'desistiram' e nós não perdoámos!!!
Talvez o jogo onde os jogadores que 'saltaram' do banco entraram melhor...!!!

Empate, que sabe a pouco...

Benfica 2 - 2 Sporting

Foi pena, a ganhar 2-0, a falhar penalty's, não aproveitar vantagens numéricas, com várias bolas nos postes...
Sabendo que o jogo não iria 'contar' para o Campeonato, queria-se uma vitória para dar 'vantagem' moral, mas creio que ficou provado que a 'potencial' final do Campeonato, será disputada de igual para igual!!!