Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Eliminação...

Braga 2 - 1 Benfica


Até a estava de uma exibição pior, mas a derrota nunca sabe bem... Só mesmo num Tugão miserável, este jogo não foi cancelado! Temos uma equipa do Benfica com 8 jogadores positivos com Cosvid-19; praticamente toda a equipa técnica; tivemos outro jogador em isolamento; muito provavelmente a equipa não terá feito um treino de conjunto no relvado após o último jogo na Sexta; e os jogadores que estão de fora, incluem todos os Laterais!!! Depois de jogos cancelados porque o vento era demasiado forte, outros com gelo no relvado, outros com 7 jogadores positivos com o Covid, quando chega a vez do Benfica, é sempre para jogar!!!

Tudo isto após mais um jogo contra os Corruptos! Após a final da Taça da Liga em Dezembro, tivemos para a altura o maior surto de Covid no plantel do Benfica! O 'resultado' desse contágio, foram os 2 pontos nos Açores! Agora, novo jogo contra os Corruptos, novo recorde de casos de Covid no plantel... Jogámos contra um adversário directo, que utilizou jogadores positivos (conscientemente...), que tem andado a manipular as análises desde o início da época... E que premeditadamente contagiou o plantel do Benfica, com consequências objectivas: para já a eliminação na Taça da Liga e vamos ver o que vai acontecer nos próximos 3 jogos oficiais, com o Nacional para a Liga, com a B Sad para a Taça de Portugal e com o Sporting novamente para a Liga (sim, os jogadores muito provavelmente já terá recuperados do Covid, mas depois de 10 dias sem treinar, estarão completamente fora de ritmo...).

Em relação ao jogo jogado, voltámos a não conseguir traduzir em golos, o trabalho que fizemos em campo! O jogo foi pobre, principalmente nos processos ofensivos, as duas equipas jogaram abaixo do que podem, mas fomos os únicos que tentámos pegar no jogo... Isto num relvado, onde é muito difícil efectuar trocas de bola, e até as recepções são complicadas!!! O que fica para a história são os resultados, a única estatística que interessa são os golos, mas em todas as outras 'ganhámos'!!!

Sofremos dois golos a papel químico, na sequência de 'ressacas' de bolas paradas, sendo que no 1.º golo existe um fora-de-jogo que ficou por assinalar. O jogador em fora-de-jogo não toca na bola, mas 'faz-se' à bola, está na zona onde a bola caí após o cruzamento e condiciona a acção do guarda-redes que com dois jogadores na mesma zona, fica sem saber nem que seja por milésimos de segundo qual deles deverá acompanhar!!! O silêncio do VAR neste tipo de casos é ridículo...

O Braga tentou sempre o contra-ataque, e a pressão alta... Por acaso, ontem na outra meia-final, as duas equipas apostaram tudo na pressão alta, porque 'não sabem mais', e porque perceberam que o relvado não dava para grandes habilidades...

Não houve grandes destaques individuais, mas uma nota para o sacrifício do Cervi... que vem de uma paragem por Covid! Esta nova posição do Weigl, mais perto dos Centrais, dá mais segurança na retaguarda, mas retirar-nos um jogador do 'meio-campo', e com a dupla Haris/Darwin em campo, ficamos com buraco muito grande atrás dos avançados!

A maior surpresa da noite foi mesmo o penalty marcado a favor do Benfica! Uma raridade... Mas para provar que a generosidade não é demais, que tal aquele maravilhoso 'corte' dum contra-ataque potencialmente perigoso já nos descontos, para marcar um fodra-de-jogo a favor do Benfica, que não interessou para nada!!! O Verdíssimo alguém de corrupto, é mesmo muito mau....

Em condições normais, não jogar a Final até poderia dar mais tempo para preparar o próximo jogo, mas o calendário marca o Benfica-Nacional já para o Domingo, portanto não vamos recuperar nenhum dos jogadores contaminados, será com estes jogadores que vamos jogar no Domingo... Não podemos voltar a perder pontos no meio do surto Covid, estamos em desvantagem no campeonato e a margem de erro não existe!!!

Vitória...

Benfica 5 - 1 Braga

Jogo controlado neste carrocel de resultados na nossa equipa...

Perseverança e união


"As circunstâncias poderão não ser as ideais, mas a vontade férrea de dar uma boa resposta permanece inabalada, num espírito de grupo à altura das incidências adversas.
Hoje à noite, em Leiria, frente a um adversário, o Braga, que luta igualmente pela vitória na Taça da Liga e cuja competência é inegável, a nossa equipa apresentar-se-á na meia-final, por certo, com a crença e a ambição indispensáveis a quem assume, sem reservas, apesar de todas as contrariedades, o objetivo de triunfar na prova.
O Sport Lisboa e Benfica tem pergaminhos a defender na competição. É o clube mais titulado, com sete troféus conquistados em treze edições. Pela frente terá o detentor do título e atual quarto classificado da Liga NOS, o que por si só é garantia de forte oposição às nossas pretensões. O vencedor da contenda disputará a final com o Sporting, que ontem venceu, por 2-1, o FC Porto na outra meia-final.
Ontem, o ciclo noticioso em torno do futebol português foi dominado pelo anúncio da deteção de 17 casos positivos de Covid no futebol benfiquista, entre os quais cinco jogadores (nota: hoje foram anunciados mais dois casos).
Conhecidos os resultados da última bateria de testes (mais de sete mil testes SARS-CoV-2 a todos os elementos da estrutura profissional do futebol desde o início da época), e em nome da transparência e da defesa da saúde pública, o Sport Lisboa e Benfica entendeu que deveria comunicar a situação à Direção-Geral da Saúde e à Liga Portugal e aguardar pelo parecer destas entidades quanto à comparência na partida desta noite.
Conforme comunicado posteriormente pelo Clube, as autoridades competentes não fizeram qualquer recomendação contrária às regras até agora vigentes nas competições nacionais, havendo, por conseguinte, autorização para que o Benfica dispute a partida, respeitando-se, evidentemente, as regras protocoladas.
Será, portanto, e independentemente dos constrangimentos, com enorme querer que encaramos o jogo de logo à noite. Garantir a passagem à final é, para já, o objetivo. Só depois, se ultrapassado o Braga, pensaremos na final.
À nossa equipa dizemos que sejam, mais uma vez, um exemplo de benfiquismo e que voltem a lutar bravamente pela vitória para honra e glória do nosso amado Clube.
De Todos Um, o Benfica!"

Força Benfica...

COVID-19: dois casos no Futebol Profissional


"O Sport Lisboa e Benfica informa que foram detetados dois casos positivos nos mais recentes testes de diagnóstico COVID-19 realizados aos jogadores do Futebol Profissional.
O defesa-central Otamendi e o defesa-esquerdo Nuno Tavares testaram positivo ao novo coronavírus nesta quarta-feira."


PS: São 8 jogadores positivos com Covid-19, mais um em isolamento profilático! Já para não falar de toda a equipa técnica, com excepção do treinador principal! A realização do jogo desta noite é uma vergonhosa... Esta época já tivemos jogos adiados, por causa do vento(!!!), do gelo (!!!) e por números inferiores de casos positivos de Covid-19... mas com o Benfica, nem o Terramoto 1755 iria impedir o Benfica de ir a jogo(s)!!! E a Taça da Liga, apesar de tudo é uma competição de 'menor' importância, o jogo do Nacional e com a B-Sad para a Taça de Portugal são 'decisivos' para o sucesso ou insucesso desta temporada!!! E até lá vamos ver se não teremos mais casos positivos...

Benfica Podcast #394 - COVID Stricken

Parece que, ao fim de setecentos jogos, o Benfica lá se cansou de ser atropelado pelo Porto - e Jesus saiu da toca


"Foi uma mudança de mentalidades e de costumes demasiado brusca para ser assimilada em tempo útil. Sérgio Conceição sentiu-se tão perdido como um cavaleiro medieval que aterrasse num clube de strip-tease. Há poucas semanas, em conferência de imprensa, o treinador do Porto até se tinha dado ao luxo de tratar Jorge Jesus com uma condescendência inaudita. Não só relatou um telefonema privado como contou ao mundo que, nessa conversa, tinha dito ao rival que não gostava de o ver tão macambúzio, que o queria “mais vivo”

Parece que, ao fim de setecentos jogos, o Benfica lá se cansou de ser atropelado pelo Porto. Custou mas foi. É que uma vez, pronto, acontece. Uma pessoa distrai-se. Duas, ainda vá que não vá. Três, mau, já começa a ser chato. Quatro, tu queres ver que isto é de propósito? À quinta seria caso para supor algum tipo de parafilia, um masoquismo futebolístico. Mas a equipa reagiu, arregaçou as mangas e, por incrível que pareça, fez faltas.
Gosto do futebol com nota artística, do jogo bonito, dos jogadores que parecem jogar com botas de veludo, de belas triangulações. Tenho um fraquinho por uma boa transição ofensiva. Confesso. Pronto. Mas do que eu tinha saudades era dos jogadores do Benfica a fazerem faltas. As faltas faziam-me muita falta e eu nem sabia. A exibição foi boa, o resultado foi assim-assim, mas as faltas, meus amigos, as faltas foram qualquer coisa. Quase trinta. Quando vi as estatísticas chorei. Uma emoção inexplicável. Isso mesmo. De ver e chorar por mais: só mais um chega-pra-lá, vá lá, só mais uma faltinha, nem que fosse cirúrgica ou daquelas pornográficas em que o comentador, ferido no seu desportivismo, garante que “o jogador não teve qualquer intenção de jogar a bola.”
Quer dizer, os jogadores não foram para a degola, tranquilamente conduzidos para o matadouro. Foram lá disputar o jogo. A dada altura fiquei com a impressão, talvez errada, de que queriam ganhar. Não fui só eu a ficar surpreendido. Viu-se que os jogadores e o treinador do Porto não estavam preparados para uma coisa assim. De certa forma, percebo. Já não estavam habituados. Oscilaram entre a perplexidade e a indignação: “mas então o Weigl também corre? Então agora vale tudo, é isso? Só falta o Pizzi andar metido em confusões!”
Foi uma mudança de mentalidades e de costumes demasiado brusca para ser assimilada em tempo útil. Sérgio Conceição sentiu-se tão perdido como um cavaleiro medieval que aterrasse num clube de strip-tease. Há poucas semanas, em conferência de imprensa, o treinador do Porto até se tinha dado ao luxo de tratar Jorge Jesus com uma condescendência inaudita. Não só relatou um telefonema privado como contou ao mundo que, nessa conversa, tinha dito ao rival que não gostava de o ver tão macambúzio, que o queria “mais vivo.”
Honestamente, não sei que tipo de relação os dois têm. Se não são amigos, aquilo foi um golpe magnífico. Se são amigos, foi uma tremenda sacanice. Como diria o meu primo caluanda: “o mais velho está a ser abandalhado.” Abandalhado, humilhado, desconsiderado, desrespeitado. E, aparentemente, imperturbável. Só ele saberá o que sentiu. Porém, cá para fora, a imagem que passou foi a de um homem que já nem reage às provocações. Até à passada sexta-feira. Alguém disse que Jesus tinha saído da toca, aludindo às palavras do próprio Jesus para Rui Vitória: “queria fazê-lo sair da toca.”
Só que Conceição estava à espera que, da toca, saltasse um coelhinho inofensivo e apareceu-lhe o Jesus de antigamente. O bate-boca no fim do jogo não foi apenas um fait-divers, antes a conclusão natural do jogo, ou seja, a sua continuação por outros meios. E a demonstração de que Jesus sentiu as palavras que o antigo pupilo lhe tinha dirigido tempos antes. O que, para os benfiquistas, é bom sinal. Quase tão bom como ver o número de faltas.

PS: acabei a crónica da semana passada a dizer que o Sporting, depois do triunfo no lodaçal da Choupana, mostrara ser uma equipa para todas as estações. Depois disso, a equipa de Rúben Amorim perdeu um jogo e empatou outro. Seria presunçoso da minha parte afirmar que as duas coisas estão ligadas, mas, por via das dúvidas, estou a pensar seriamente em elogiar o Sporting todas as semanas."

Fever Pitch - João, Miguel & Pedro... Trio!

Fever Pitch - João & João... Espanha!

Vitória nas Caldas...

Sp. Caldas 1 - 3 Benfica
19-25, 25-21, 24-26, 19-25


Quase um mês sem competir, retirou ritmo à equipa, e transformou este jogo um pouco mais complicado, daquilo que seria normalmente...