Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Para não esquecer...

O que fica do Mundial...

Terminou o Mundial... para a história ficará a vitória dos Alemães, e a vergonha Brasileira, o resto só os 'especialistas' recordarão!!!
Ao contrário da generalidade das crónicas não creio que este tenha sido um Mundial especialmente bem jogado. Houve golos, é verdade; houve algumas surpresas, é verdade; mas o facto dos guarda-redes terem sido os principais protagonistas em vários jogos, só reforça a minha ideia: defendeu-se muito mal...!!! Muito por culpa do défice físico de várias selecções... o relativo sucesso da Argentina acaba por ser a excepção que confirma a regra: a selecção que resolveu jogar num 'catenacio', acabou por chegar à final, mesmo jogando relativamente 'pouco'!!!
A Alemanha mereceu o título, foi de longe o colectivo mais forte, e mais equilibrado (defesa/ataque), mesmo sem jogadores foras-de-série (Litbarski, Hassler, Matthaus, Beckenbauer...), foram os melhores. O facto da selecção ser construída em cima de dois clubes: Bayern e Borrusia... Com vários jogadores, que se conhecem das selecções jovens Alemãs, criou nesta equipa rotinas, que mais nenhuma tem... Também sou daqueles que pensa existir claramente nesta selecção mérito do Guardiola, e por tudo aquilo que mudou no estilo de jogo do Bayern (mesmo sem ter ganho a Champions)!!! Juntando a isto, o facto do Campeonato Alemão ter ficado decidido muito cedo (em Março!!!) e nenhuma das equipas Alemãs ter chegado às Finais da UEFA, acabou por proporcionar uma melhor preparação física... Em circunstâncias normais a disciplina, e capacidade física germânica já faz a diferença, neste Campeonato do Mundo - na minha opinião - nivelado por baixo, acabou por ser decisivo. E nem o 'anti-jogo' do Sabella o conseguiu parar...!!!

Nos últimos dias em Portugal tem sido uma correria, para ver quem pisa mais no Scolari !!! Não perdoam o homem não lhes ter feito os favores, quando por cá andou... Os problemas da selecção Brasileira vão muito para além do Felipão... Se pensarem que deixando tudo na mesma, mas somente mudando de treinador, tudo se resolve, então o Brasil vai continuar longe dos títulos Mundiais... O Scolari tacticamente nunca foi um 'génio', é essencialmente um motivador, tal como outros treinadores bem do agrado da crítica, mas desta vez isso não foi suficiente... e até acabou por funcionar ao contrário: houve claramente um excesso de ansiedade na equipa...
Outro mártir em Portugal neste momento, é o David Luiz...!!! O David é um grande jogador, mas no jogo com Alemanha, tentou ser Central, Trinco, Organizador de Jogo, Extremo, e Ponta-de-lança tudo ao mesmo tempo...!!! Enquadrado noutra equipa, com outro ambiente, e com outro treinador, o David vai continuar a ser um dos melhores... este tipo de caça às bruxas é desprezível, mas há quem goste... normalmente têm memória curta. Ao mesmo tempo que tentam diminuir o David, nem uma palavra sobre as 'estrondosas' exibições do Hulk...
Em sentido contrário o Sabella fica na história como um treinador que levou a Argentina à Final do Mundial, e teve 'azar' ao perder no prolongamento!!! A forma como não conseguiu retirar produção ofensiva de uma equipa repleta de opções, a forma como teimosamente não colocou o Enzo na seu lugar... a forma como inclusive deixou de fora por opção várias jogadores que podiam dar outra produção ofensiva à equipa, ninguém se vai lembrar... Nem dos muitos minutos onde a Argentina jogou com 4 defesas, sendo que os 2 laterais raramente passavam do meio-campo, e ainda com 2 Trincos fixos (e às vezes com 3 !!!)... Imagine-se o Bento ou o Scolari a fazerem algo parecido!!!

Sobre o grupo de veraneantes portugueses que foram ao Brasil... nem vale a pena perder muito tempo!!! Quem não perceber que além dos erros - e foram muitos: da FPF, e do treinador... -, que o problema da falta de opções é muito mais profundo do que pode parecer, e que ao insistirem na narrativa de que temos o 'melhor do mundo', só prejudica o sucesso da selecção, ao não perceberem isto, só estão a contribuir para o naufrágio total!!!

As arbitragens foram uma miséria, o critério largo que apareceu na 2.ª jornada da fase de grupos foi vergonhoso... só serviu para disfarçar a incompetência reinante!!! Infelizmente a Inglaterra não foi seriamente prejudicada pela arbitragem, sendo assim, não acredito que o International Board altere seja o que for, nos próximos 4 anos!!!
O castigo ao Suarez, é mais um episódio da velha história da FIFA em embirrar com um jogador famoso, mas rebelde, para passar uma imagem de zelo, que a FIFA não tem... Já o fizeram no passado com outros, e estão a 'queimar' o Suarez na fogueira, agora. Com o lobby pró-Barça a funcionar, pode ser que esta fúria justiceira acalme, mas será difícil... Num Campeonato onde tivemos jogadores a lesionar gravemente adversários, como foi o caso do Matuidi, e a não ser castigado, este zelo da FIFA cheira sempre a podre!!!
A escolha dos horários dos jogos (e de alguns locais) com total desrespeito pela defesa dos jogadores, e do jogo, só prova mais uma vez que a FIFA, não defende o Futebol... aliás, a actual FIFA é um dos grandes problemas do Futebol...!!!

A eleição do Messi como o melhor da Copa, é uma vergonha... infelizmente, não me surpreende. Os tais membros da Comissão Técnica da FIFA ( os tais que votaram...), andaram a viajar no Brasil, 'à pala' da FIFA, em grandes Hotéis, com grandes jantaradas, provavelmente com muitas putas, mas esqueceram-se de ver os jogos!!! Tudo normal...!!! Quem viu este Mundial, e não considera o Robben como o melhor jogador da prova, não percebe nada de Futebol...

GUARDA-REDES:
O NEUR terá sido o melhor, mas foram muitos os que se destacaram: Navas (Cr), Ocha (Mex), Howard (Eua), Dominguez (Equ), Bravo (Chi), Cillessen (Hol), Ospina (Col), Begovic (Bih), M'Bolhi (Alg), Courtois (Bel), Romero... Deste lote enorme, alguns deles até podem não ser grandes 'goleiros', mas estiverem em evidência, isso é indesmentível. Avaliar as exibições do Romero, do Navas ou do Ochoa por exemplo e não ter em conta a qualidade nas saídas aos cruzamentos, e a quantidade de bolas que eles agarram (ou largam) é um erro... Outros como o Sirigu, ou o Lloris, ou o Muslera tiveram menos protagonismo, mas foram muito competentes.

DEFESAS-CENTRAIS:
Escolho a dupla Alemã: BOATENG, HUMMELS. Podia escolher o Garay, mas o 'ex-nosso' El Negro acabou por ter o trabalho 'facilitado'!!! A forma como a Argentina defendeu, com 2 laterais que praticamente não subiam, e dois Trincos que filtraram o jogo, deixava poucas bolas para os Centrais resolver... enquanto a Alemanha apostou numa linha defensiva alta (com o Neur como 'libero'!!!), o que torna o trabalho dos Centrais muito mais difícil... Também gostei do Vlaar (Hol), do Kompany (Bel), do Zapata (Col), do Gonzalez (Cr), do Erazo (Equ), do Guaga (Equ), do Shar (Sui), do Manolas (Gre), e do Sokratis (Gre).

DEFESA-DIREITO
Isto parece a selecção alemã, mas aqui volto a escolher um germânico: o LAHN. Começou como Trinco mas depois voltou à sua posição natural. A verdade é que este Mundial confirmou alguma crise nas laterais, já que foram muitas as selecções que acabaram por adaptar Centrais às faixas laterais... Pessoalmente, e tendo em conta o equilíbrio entre saber atacar, e saber defender, o Lahn foi o melhor. Como tivemos várias selecções a optar por jogar com 3 centrais, pode não ser justo avaliar os melhores laterais do Mundial, mas também gostei do Damian (Ita), do Isla (Chi), do Zuniga (Col), do Aurier (Civ), do Torosidis (Gre), do Uchida (Jap), e do Johnson (Eua).

DEFESA-ESQUERDO
Neste lado ainda foram menos os laterais-esquerdos de raiz a destacarem-se!!! Para mim o melhor foi o HOLEBAS (Gre) (só neste Mundial descobri que se escreve com H !!!!), o Blind (Hol) esteve bem, mas é uma adaptação. A escolha é tão difícil, que tenho que destacar o Rojo (Arg) (!!!), ainda o Armero (Col), o Evra (Fra), o Nagatomo (Jap), e o Layun (Mex),

MEIO-CAMPO
Aqui a escolha é difícil, mas opto pelo MASCHERANO e o KROOS (apesar do jogo da Final menos conseguido!!!). Tanto o Schweinsteiger como o Khedira podiam ser os escolhidos mas só há lugar para dois!!! Destaco também o Witsel (Bel), o Fellaini (Bel). O Besic (Bih) foi uma das surpresas do Mundial... E também Noboa (Equ), o Henderson (Ing), o Pogba (Fra), o Matuidi (Fra), o Vasquez (Mex), o Herrera (Mex), o Beckerman (Eua), Bradley (Eua), o Rios (Uru), o Inler (Sui), o Pjanic (Bih), o Modric (Cro) e ainda o Classie (Hol), que nos últimos dois jogos entrou bem na Holanda.

ALAS
A partir daqui nota-se uma escassez de soluções!!! Cada vez temos menos jogadores dribladores... Os desequilibradores parece que estão proibidos de jogar!!! Pessoalmente, só 3 jogadores merecem uma referência especial nestas posições: Robben (Hol), Di Maria (Arg) e Cuadrado (Col)...!!! Para a equipa ideal escolho os dois primeiros, ROBBEN e DI MARIA, porque o Colombiano perdeu algum gás com o decorrer da competição... O Angel teve azar com a lesão, senão podia ter lutado pelo 'titulo' de melhor do Mundial com o Robben. Vou encaixar o Neymar aqui: foi o melhor Brasileiro (também não era difícil), decidiu sozinho alguns jogos (por exemplo o jogo com os Camarões), mas também podia ter feito mais... Uma palavra ainda para o De Bruyne (Bel) que jogou um pouco mais recuado, mas esteve bem (melhor que o Hazard por exemplo!!!) Ainda o Mertens (Bel), o Aranguiz (Chi) - jogador que não é bem ala, mas... -, o Gervinho (Civ), o Perisic (Cro) - uma das surpresas... -, o Campbell (Cr), e o Sterling (Ing).

10
Já praticamente não existem verdadeiros '10', mas... O melhor acabou por ser o JAMES RODRIGUEZ, acabou por aproveitar um bom momento da equipa, e com os melhores pontas-de-lança Colombianos no banco (Jackson e Bacca... além do ausente Falcao!!! O Teo Gutierrez não me convenceu...), acabou por ser James o 'goleador'!!! Agora, apesar de ter sido o melhor marcador da Copa, e de ter jogado bem, também considero algo exagerado alguns dos elogios... no passado tivemos goleadores em Mundiais, que pouco fizeram nos Clubes!!! E como disse na introdução, defendeu-se mal neste Mundial... Estou na expectativa para verificar se o James vai ser capaz de reproduzir tudo isto na Europa...!!! Os valores de transferência que se falam são completamente absurdos!!! (para 'alargar' a categoria vou colocar aqui alguns 2.ºs pontas-de-lança...) Destaco ainda: o Alexis (Chi), o Sneijder (Hol), o Sturridge (Ing), o Ozil (Ale) - que é obrigado a jogar noutras posições... -, o Gotze (Ale) - pelo golo na Final -, o Honda (Jap), e o Shaqiri (Sui) que é um jogador que por acaso não gosto muito, mas... O Messi, marcou alguns golos decisivos, mas fez um Mundial fraco, sim, fraco...!!! Teve uma equipa, montada com um sistema super-defensivo que o levou até à Final, que ele não mereceu...

PONTAS-DE-LANÇA
O melhor acabou por seu um adaptado o MULLER, que pode jogar em várias posições, mas é a marcar golos que se destaca. Não gosto de várias atitudes do Muller, mas reconheço-lhe valor, e num Mundial onde os avançados estiveram longe do golo, este Alemão latino nos protestos, acabou por ser o melhor!!! A grande surpresa pessoal deste Mundial, acabou por ser o Ener Valência que confesso desconhecia!!! Já tinha lido o nome dele na imprensa, mas nunca o tinha visto jogar... grande jogador. O Dzeko (Bih), e o Mandzukic (Cro), tiveram pouco 'jogo' para se mostrarem... O Origi (Bel) acabou por ser uma das grandes surpresas deste Mundial... o veterano Cahil (Aus) marcou um dos golos da Copa, o Benzema (Fra) foi o melhor Francês, o Van Persie começou muito bem, mas foi perdendo embalagem, gostei do Emenike (Nig), o Cavani (Uru) sacrificou-se em prol da equipa mas ficou longe do golo, e o Suarez (Uru) acabou por ser decisivo no jogo com os Ingleses, mas depois...

Resumindo, aqui fica o meu 11 do Mundial;
Neur; Lahn, Boateng, Hummels, Holebas; Macherano, Kroos; Di Maria, Robben, James; Muller.

Tiago 'Gigante' Machado...

Hoje, foi um dia de enorme sofrimento, para um dos nossos. Este Benfiquista - dos pés à cabeça -, depois de ontem ter subido surpreendentemente ao 3.º lugar no Tour de France - após uma fuga -, na sua estreia do Tour, caiu hoje violentamente no alcatrão de França. Ainda não tínhamos chegado a meio da etapa - uma das mais duras da edição deste ano do Tour -, numa recta (!!!) caiu... através do TV foi visível as dores do Tiago, já a tentar recuperar... Logo a seguir, o grande favorito à vitória final, Alberto Contador, também caiu, e a atenção da realização da televisão ficou centrada no Espanhol. Pouco depois foi anunciado no rádio Tour o abandono do Tiago!!! Alguns minutos depois, a organização rectificou (!!!), afinal do Tiago tinha voltado para cima da bicicleta... quem conhece o Tiago, ou pelo menos acompanha a carreira do Tiago, sabe que só uma situação extremamente grave, poderia levar o Tiago à desistência!!! Enquanto a etapa decorreu pouco mais de soube...
Numa etapa com muita montanha, e muita chuva, quando poucos acreditavam, lá apareceu o Tiago junto da linha de meta!!! Fora do tempo limite, mas a cortar a meta!!! A primeira informação foi que o Tiago tinha sido desclassificado por ter chegado fora do controle... Mas felizmente, a organização Francesa teve a sensibilidade suficiente para perceber o que se tinha passado, e rectificou a decisão... e assim o Tiago Machado está autorizado a continuar em prova!!!
Amanhã é dia de descanso, espero que o Tiago aproveite para recuperar... com tantas feridas no corpo, não será fácil adormecer esta noite... Com a força que todos reconhecem ao Tiago, e se as feridas sararem, tenho a certeza que ainda vamos ver o Tiago em fuga, à procura de uma vitória de etapa!!!
Força Tiago...

PS: Já que estou no tema, uma palavra para o Rui Costa: o Rui não nasceu Benfiquista (ao contrário do Tiago), mas representou o Benfica. E assim obrigou-me a acompanhar mais de perto a sua carreira.
O Rui hoje, perdeu algum tempo no final, tal como acredito que vai voltar a perder noutras etapas que terminem a subir, principalmente com montanhas de 1.ª categoria, ou categoria Especial. O Rui é um bom trepador, na baixa e média montanha, mas na alta (altíssima) montanha não consegue acompanhar os melhores (neste momento da sua carreira). Eu compreendo que o sonho do Rui, como ciclista, seja lutar por um lugar na Geral do Tour de France, mas muito sinceramente, analisando friamente as suas características, o Rui é um corredor de 'fugas'... é a sua principal especialidade. O ano passado venceu duas etapas, nessa forma. Nas três corridas de 3 semanas, creio que é um erro o Rui apontar para a Geral. Com a idade pode ser que o Rui fique melhor nas grandes montanhas, mas não creio... O Rui ainda é relativamente novo, terá muitos anos de ciclismo pela frente, aceito que neste momento esteja a testar os seus limites na luta pela Geral, mas mais tarde ou mais cedo, o próprio Rui vai ter que fazer uma auto-avaliação, e redefinir os seus objectivos... só terá a ganhar.
Neste Tour, se o Rui limitar as perdas, pode ser que no último contra-relógio consiga ultrapassar alguns dos trepadores (principalmente os Franceses)... Se nenhum acidente acontecer até final, o Top-10 estará garantido, e com um grande contra-relógio, o Top-5 é possível... mas acho que é um desperdício o Rui andar-se a poupar para a Geral, quando podia estar a repetir o festival que o ano passado deu nas Fugas...!!!
Força Rui...

Sueca & Futsal !!!

Este ano, além do Campeonato de Sueca, tivemos também um Campeonato de Futsal entre as Casas do Benfica... mais um grande dia de Benfiquismo passado na Catedral...!!!

Ouro & Bronze (vezes três) !!!

Grande dia para a Canoagem Portuguesa, com 6 medalhas nos Campeonatos Europeus, disputados em Brandeburgo na Alemanha, com 6 medalhas no total.
A medalha de Ouro da dupla João Ribeiro/Emanuel Silva no K2 500m, foi o ponto alto... Muitos parabéns para o nosso João Ribeiro, confirmando mais uma vez estar à altura...
Mas a Teresa Portela também esteve em grande nos Campeonatos com duas medalhas de Bronze, no K1 200m, e no K1 500m... confirmando que a aposta no K1 é justa...
Depois de tanta polémica com a Teresa Portela e o Fernando Pimenta o ano passado, porque ambos queriam apostar no K1, parece que até tinham razão!!!
Mas ainda tivemos mais uma medalha de Bronze, novamente o João Ribeiro, desta vez no K4 1000m (com Fernando Pimenta, Emanuel Silva, e David Fernandes)...
A Joana Vasconcelos não conseguiu chegar às medalhas, mas esteve em duas Finais: 9.º lugar no K4 500m (com Beatriz Gomes, Francisca Laia, e a Helena Rodrigues) a  e 8.º lugar no K2 200m (com a Beatriz Gomes). Com as medalhas nas outras embarcações, estes parecem resultados fracos, mas não são...
Peca por tardio, mas parece que finalmente Portugal está a afirmar-se no quadro das medalhas nos grandes Campeonatos de Canoagem, o potencial é enorme, e só a também enorme desorganização que existiu na modalidade durante vários anos, fez com que este tipo de resultados fosse raro...

Aqui fica o Bronze dos rapazes no K4 1000m:

PS: Parabéns também para o Hélder Silva (C1 200m) e para o Fernando Pimenta (K1 5000m) que também conseguiram medalhas de Bronze.

Campeões Nacionais sub-23

Mais um fim-de-semana de absoluto domínio da nossa secção de Atletismo, desta vez, no Campeonato Nacional de sub-23 ao Ar Livre, em Masculinos e em Femininos, realizado em Braga no Estádio 1.º de Maio.
Não foi uma prova perfeita, tivemos algumas desqualificações, desistências e não participámos em algumas provas (além de alguns atletas terem 'faltado' a esta prova... por exemplo a Teresa Carvalho), mesmo assim os rapazes acabaram com uma vantagem gigantesca, e as meninas tiveram um 1.º dia que acabou quase tudo empatado, mas no 2.º dia não deram hipóteses...

Masculinos:
1.º - Benfica - 177 pontos
2.ª - Sporitng - 76 pontos

100m - 1.º - André Costa - 10,48s
110m barreiras - 1.º - André Costa - 14,54s
200m - Dst - João Djibo - DST
400m - 3.º - Ricardo Pereira - 48,77s
400m barreiras - 2.º - André de Sá - 54,53s
800m - 6.º - Pedro Santos - 1.54,49min
1500m - 3.º - João Cruz - 3.57,05min
3000m Obstáculos - 1.º - Miguel Borges - 9.14,92min
5000m - 1.º - Rui Pinto - 14.21,32min
10Km Marcha - 5.º - Pedro Santos - 49.04,77min
4x100m - Dsq. - Tiago Santos, André Luz, João Gonçalves, Brandon Silvestre - DSQ
4x400m - 3.º - André de Sá, Pedro Santos, Fernando Anselmo, José Tavares - 3.22,75min
Comprimento - 4.º - Tiago Pereira - 7,13m
Triplo - 1.º - Tiago Pereira - 15,37m
Altura - 1.º - Paulo Conceição - 2,14m
Vara - 1.º - Ícaro Miranda - 4,80m
Peso - 1.º - Tsanko Arnaudov - 17,82m
Dardo - 1.º - Tiago Aperta - 66,06m
Disco - 1.º - Tsanko Arnaudov - 46,32m
Martelo - Não participámos

Femininos:
1.º - Benfica - 145 pontos
2.º - Sporting - 109 pontos

100m - 4.ª - Adriana Alves - 12,26s
100m barreiras - 4.ª - Rafaela Vitorino - 15,19s
200m - 4.ª - Cátia Santos - 25,18s
400m - 5.ª - Neuza Reis - 57,49s
400m barreiras - 2.ª - Neuza Reis - 64,36s
800m - 1.ª - Marta Pen - 2.06,89min
1500m - 1.ª - Marta Pen - 4.19,37min
3000m - 1.ª - Susana Godinho - 9.45,56min
3000m Obstáculos - 3.ª - Jessica Matos - 10.51,80min
10Km Marcha - Não participámos
4x100m - 2.ª - Adriana Alves, Cátia Santos, Sandra Moreira, Milclenia Francisco - 48,65s
4x400m - 1.ª - Rafaela Vitorino, Milclenia Francisco, Cátia Santos, Marta Pen - 4.07,18min
Comprimento - 4.ª - Khrystyna Resler - 5,30m
Triplo - 6.ª - Sandra Moreira - 11,19m
Altura - 6.ª - Nádia Sena - 1,57m
Vara - 1.ª - Filipa Choon - 3,45m
Peso - Não participámos
Dardo - 2.ª - Lara Clochet - 39,12m
Disco - 4.ª - Jorgina da Costa - 37,02m
Martelo - 1.ª - Jorgina da Costa - 55,98m

PS: Em Ávila, Espanha, vários atletas do Benfica participaram num Meeting, com o destaque a ir todinho para o Diogo Ferreira, que conseguiu bater o seu recorde pessoal na Vara com 5,65m... Grande salto, ainda tentou o recorde nacional, mas não deu... fica para a próxima.