Últimas indefectivações

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Benfiquismo (CCLVI)

1997/98
Recordam-se?!

Vermelhão: Passo de gigante...

Dinamo Kiev 0 - 2 Benfica


Como se costuma dizer sem espinhas...! Chegámos ao 0-2, com confiança, e tranquilidade... só depois, quando quisemos defender a vantagem, é que permitimos perigo junto da nossa baliza!!! Tudo isto, ainda sem os ex-lesionados, que como eu esperava não foram opção de início...

Não precisei de muitos minutos para passar de pessimista para optimista!!! E não foi o penalty do Salvio, foi a solidariedade na pressão constante que fizemos, foi as 'dobras' defensivas constantes, notava-se que os jogadores do Benfica, estavam motivados e com as ideias no 'sítio' certo!!!
Uma nota para a capacidade goleadora do Cervi... que não jogando sempre bem, tem marcado muitos golos, para um 'não-ponta-de-lança'!!! Além disso, o Ederson voltou a ser decisivo na parte final... se o Dínamo tivesse marcado o 1-2, iríamos ter uns últimos minutos muito perigosos...!!! O Pizzi novamente no 'meio', voltou a não comprometer... apesar de não ser claramente a sua posição! Outra confirmação de boa forma foi o Nelsinho... tem sido visível nos últimos jogos!
A única nota negativa da noite, foi mesmo a vitória do Besiktas em Nápoles!!!! Eu sei que existem teorias em sentido contrário, mas eu preferia um empate ou a vitória do Nápoles!!! Sendo assim, o jogo de Istambul será uma autêntica Final... mesmo vencendo o Dínamo na Luz (recordo que o Dínamo tem feito melhores jogos fora de casa... é preciso ter cuidado), perdendo em Istambul, ficamos fora da Champions!!!

À bomba !!!

Benfica 77 - 74 Alba Fehervar
13-23, 21-11, 14-21, 20-13, 9-6

Independentemente de todos os altos e baixos deste jogo, aquilo que ficou foi a nossa capacidade de luta, e o Triplo do Andrade no último segundo do prolongamento que nos deu a vitória... que bomba!!! Ainda por cima, quando alguns segundos antes os Húngaros tinham feito um 'parecido' mas ainda de mais longe!!!!!!! Diga-se que a  gestão dos últimos segundos, foi um 'desastre', para as duas equipas... acabou por sair o 'brinde' ao Benfica!!!

Vi um Benfica, com os habituais problemas ofensivos, com pouco 'colectivo', e com bastantes problemas a defender próximo do cesto... mas nunca desistimos!!!

Já agora, o Raivio e o Hollis são mesmo reforços... já o Carlos Morais, nestes jogos de grau de dificuldade mais elevado, tem desiludido!

Vitória na Maia

Águas Santas 19 - 22 Benfica
(8-11)

Vitória num pavilhão tradicionalmente difícil (sendo que o Águas Santas este ano, parece estar mais fraco), apesar dos 5 Livres de 7 metros desperdiçados!!!!
Estes jogos, no 'meio' dos jogos Europeus, são sempre mais complicados... e pelas 7 e exclusões para cada lado (e pelos poucos golos) deve ter havido muito contacto físico!!!

Derrota no Algarve

Portimonense 3 - 0 Benfica B


O Portimonense é a melhor equipa da II Liga, a derrota era esperada... e estar a perder por 0-2 aos 12 minutos, não ajudou!!!
Espero uma reacção já na próxima jornada...

Este ano, a qualificação vai ser difícil...

Dínamo Kiev 2 - 1 Benfica


Perdemos este jogo, quando apresentámos este 11: com o Gedson novamente a defesa-direito, e com o Dju no banco (o único avançado disponível)!!!
É verdade que estamos a jogar com uma equipa muito nova... (e hoje notou-se a diferença física em campo...), é verdade que a equipa continua a denotar falta de 'automatismos' ofensivos... mas com o Gedson no meio, e com um avançado de raiz tudo teria sido diferente...
Mesmo assim, se aquela bola no poste do Mangas tivesse entrado, se calhar até tínhamos chegado ao empate!!!

Fejsa favor

"Há um jogador no Benfica que, espero, continue lá por uns bons anos mais. Refiro-me ao sérvio Ljubomir Fejsa. É um bom futebolista, como médio defensivo, trabalha muitos nos jogos, um excelente profissional. Considero-o mesmo imprescindível para equilibrar o meio-campo, numa equipa que passa a maioria do tempo no ataque.
Muito afectado por lesões prolongadas, tem sido decisivo neste início de época, sobretudo tendo em atenção a onda de paragens de outros jogadores nucleares do SLB.
Mas, para além das suas qualidades, Fejsa (que se lê como Feiza e não Fejza ou Fezja...) transporta o talismã de ser sucessivamente ganhador. Na época transacta, foi campeão pela nona vez consecutiva: começou em Belgrado, como tricampeão pelo Partizan, continuou em Atenas, como tricampeão pelo Olympiakos (embora na época 2013/14 com um só jogo porque foi, entretanto, transferido para o Benfica) e, desde aí também, em Portugal e pelo Benfica, celebrou até agora três títulos nacionais. Não sei se será caso único no mundo do futebol conquistar 9 títulos nacionais consecutivos, mas é muito provável que seja.
Por isto, tenho uma fezada no Fejsa, na sua metódica caminhada de vencedor de campeonatos nacionais: tri + tri + tri só pode dar em tetra. O sérvio é um amuleto: onde ele joga, o clube é campeão. Por isso, quero que seja jogador do Benfica ainda por alguns anos e, se e quando sair, vá para o estrangeiro. Este talismã não é negociável no mercado nacional.
Em resumo, o meu desejo é que, em Maio de 2017, faça Fejsa o favor de conquistar o seu décimo título de campeão nacional. Pelo Benfica."

Bagão Félix, in A Bola