Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Provocação dos inimputáveis...!!!

"Nem o que se passou na Luz na recente eliminatória da Taça de Portugal contra o Braga foi suficiente para Artur Super Dragão não voltar a apitar o Benfica esta temporada.
Mais grave que isso, é Artur Super Dragão apitar duas eliminatórias seguidas da Taça de Portugal de jogos que envolvem o Benfica, numa decisão Inédita do CA de Fontelas que hoje o nomeou para o Benfica-Rio Ave.
Salta à vista a tentativa desesperada do CA de Fontelas de eliminar o Benfica a todo o custo. Não deu na primeira vez, insiste-se novamente!
Isto numa semana também onde Artur Super Dragão ofereceu a vitória ao seu clube de coração em Moreira de Cónegos, em mais uma arbitragem tão vergonhosa como premeditada deste ponta de lança do Calor da Noite de nome ASD (Artur Super Dragão).
Perdeu-se a vergonha e é o verdadeiro vale tudo. Já tivemos mais de longe de até final do campeonato apanharmos em todos os jogos com o Artur Super Dragão, o Jorge Super Dragão Sousa, o Xistra, o Verdíssimo e baralhar e dar de novo. Nos jogos do Calor da Noite já é o que acontece pelo que não é de estranhar que o mesmo venha a acontecer connosco.
Exige-se uma tomada de posição é uma denúncia pública do Presidente do Benfica. As newsletters lançadas pelo clube têm o mesmo efeito de uma bombinha de Carnaval. E estão a ajudar a que se assista e perpetue esta vergonha!"


PS: Pessoalmente, isto não vai lá com palavras, já ultrapassámos à muito o limite do razoável... Isto é um Caso de Polícia... o problema é que a PJ também está condicionada!!!

Liderança mantida...

Aves 1 - 5 Benfica


Goleada fora tem sido coisa rara... Com uma equipa com várias alterações: Juniores no ataque, e um meio-campo 'reforçado' com jogadores que 'baixaram' da B... Penalty 'curioso' defendido pelo Kokubo!!!

Foco na Taça

"Ditou o sorteio que, para os quartos de final da Taça de Portugal, o Benfica receba o Rio Ave, clube com o qual disputámos e vencemos a final da prova em 2014. Os vila-condenses partilham a sexta posição da Liga NOS com o V. Guimarães e são apontados, pela generalidade dos analistas, como uma das equipas que apresentam melhor futebol em Portugal.
Bruno Lage, ontem, na antevisão ao encontro, revelou que partilha dessa opinião e que, por isso, considera que o Benfica deverá repetir a excelente exibição conseguida no jogo do Campeonato, em que vencemos por 2-0, para seguirmos em frente na prova-rainha do futebol português.
O palmarés benfiquista na competição é invejável. Já ganhámos a Taça de Portugal, com a presente denominação, 26 vezes, sendo que disputámos mais dez finais. Considerando a prova também com a denominação anterior – Campeonato de Portugal – são já 29 triunfos. O último foi em 2017, em que batemos, por 2-1, o V. Guimarães no Jamor.
Quem já poderá voltar a contribuir activamente para o sucesso da nossa equipa é Rafa, de regresso aos convocados após paragem por lesão. Saudamos a sua recuperação e fazemos votos para que regresse rapidamente às grandes exibições.
A possibilidade de utilização de Rafa é mais um argumento para irmos todos ao Estádio esta noite. Sabemos que o horário, às 21h15 de um dia de semana, não é o mais apelativo. Mas a nossa equipa merece que a apoiemos e todos seremos poucos para a ajudar a regressar ao Jamor. Relembramos os detentores de Red Pass que, caso não possam ir ao jogo, poderão partilhar o seu lugar.
#PeloBenfica

P.S.: Foi publicada a mais recente edição do relatório Deloitte Money League 2020, que analisa as receitas operacionais (sem transferências de jogadores) dos clubes de futebol em 2018/19. O Benfica volta a marcar presença no top 30, ocupando a 24.ª posição com facturação de 197,6 milhões de euros (subida de seis posições relativamente à época anterior). Ajax e Benfica são os primeiros clubes a constarem no ranking entre os que não pertencem aos cinco maiores campeonatos europeus."

Um homem essencialmente prático

"Lembranças de Sven-Goran Eriksson, o treinador que revolucionou o futebol em Portugal. Do seu descaramento divino e da sua profunda tristeza na Luz e em Gelsenkirchen. Sempre educado, sempre contido, fosse o que fosse que lhe ia por dentro

Recordam-se daquele episódio de Os Mais? Obra-prima de humor e do sarcasmo. O ministro está à conversa com o Carlos e com o Ega e, de repente, sai-se com esta pergunta séria, própria de ministro:
- Ò Carlos, você que é um homem viajado, diga-me: em Inglaterra há romancistas de talento, folhetinistas de pulso?
E o Carlos com um descaramento divino
- Pois fique o senhor ministro sabendo que em Inglaterra não há literatura!
O outro, aprovando tamanha sabedoria:
- Logo vi. Logo vi. Um povo essencialmente prático!
Descaramento divino. Uma vez, o Toni, António Oliveira de Mogofores, meu irmão bairradino, coração do tamanho do mundo, estava a contar-me episódios dos primeiros tempos de Eriksson no Benfica e falou-me do jogo inicial dessa edição da Taça UEFA. O Bétis tinha vindo à Luz, saíra de Lisboa com uma derrota aceitável para as suas pretensões (1-2) e prometia sérios sarilhos para o Benito Villmarín, ali na Avenida de Heliópolis, em Sevilha, no jogo da segunda mão. Não havia motivo para euforias no balneário, no gabinete dos treinadores reinava o silêncio, o Toni resolveu puxar pela língua de Sven-Goran, a quem os jogadores tinham posto a alcunha de Periquito, coisa a que ele não achava grande piada. Perguntou-lhe, portanto, o que tinha achado do jogo. E o sueco, com um descaramento divino, igualzinho ao do Carlos da Maia na taramela com o ministro:
- Pelo que estou a ver, temos tudo para ganhar esta taça.

Tristeza a dobrar
O bom do Toni ficou meio sem jeito. O Benfica não sabia o que era um final europeia desde 1968, já íamos em 1982, nada levava a crer que esse fosse o ano da retoma, ainda por cima depois de um resultado desiludente em casa contra um adversário forte.
Pois o Periquito estava-se um bocado nas tintas para essa idiossincrasia tão lusitana de esperar sempre pelo pior antes de desejar o melhor. Uma espécie de medo de ser feliz, ou coisa que o valha. Quinze dias depois foi a Sevilha ganhar outra vez por 1-2 e iniciou um percurso de luxo que só soube o que era a derrota na primeira mão da final, em Bruxelas, frente ao Anderlecht.
Convenhamos que Eriksson limpou a cabeça do futebol em Portugal. Depois da revolução de mentalidade que impôs no Benfica, ela alargou-se a todo o país, e basta ver os resultados europeus das equipas portuguesas e da selecção nacional nos anos imediatos.
Conheci bem Sven-Goran Eriksson e vivi com ele momentos interessantes. E vi-o perder muito do seu descaramento divino nos corredores do Estádio da Luz e de Gelsenkirchen. A primeira vez em 2004, depois do fantástico Portugal - Inglaterra decidido com a penalidade de Ricardo. A segunda, em 2006, nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo. Eu trabalhava na selecção nacional e, no final de outra decisão por grandes penalidades, encontrei-o à porta do balneário dos ingleses. É preciso dizer que esses ingleses não eram tão essencialmente práticos como o ministro do Eça de Queirós queria crer. Tremiam como varas verdes em frente do Ricardo, que defendeu três. Uma barbaridade! Eriksson estava deprimido como nunca o tinha visto. Percebera que o seu ciclo à frente da equipa da Inglaterra tinha chegado ao fim. E Portugal, o país cujo futebol ajudara tanto a evoluir, era o responsável por isso. Ficámos um bocado calados, eu a entender a sua angústia, tal como tinha acontecido dois anos antes. Um episódio que se repetia. A minha alegria contida para, de alguma forma, respeitar a tristeza de um amigo. Depois ele limitou-se a dizer:
- Bom. Calculo que esta tenha sido uma despedida. Não devemos voltar a encontrar-nos noutra situação igual. Duas são suficientes para mim.
Apertámos as mãos num magnífico shake hands. Era a sua forma de mostrar consideração. Nunca gostou de grandes manifestações de ternura. Enfim: um homem essencialmente prático."

Afonso de Melo, in O Benfica

Uma festa de e para os benfiquistas

"Foi em clima de festa que os adeptos assistiram à inauguração do Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Contrariamente ao esperado, o sol brilhou no dia 1 de Dezembro de 1954 para a grande festa de inauguração do Estádio da Luz. Esta construção vinha pôr fim à 'vagabundagem' do Benfica pelos campos de Lisboa. A edificação do projecto, que coroou a celebração das bodas de ouro 'encarnadas', realizou-se 'à Benfica', no tempo recorde de apenas 17 meses!
O cumprimento do prazo previsto deixou alguns surpresos, mas todos felizes, sobretudo os sócios que tinham aderido às várias campanhas encetadas pelo Clube para o seu financiamento e a quem também pertencia este triunfo.
As expectativas dos sócios eram altas. Abílio Pinheiro, que acompanhou a obra quase todos os dias e viu 'nascer a relva', prometeu marcar presença com a família. Já Ludovico Parra, antigo atleta e fundador da delegação do Benfica em Vila Real de Santo Anónimo afirmou que daí viriam sete autocarros para o evento.
Foi com a mesma ânsia de assistir a tudo que João de Jesus Pereira e a irmã Gertrudes, chegaram ao Estádio no dia da inauguração. Foram os primeiros a colocar-se junto à vedação da entrada, perto das 6h, para assistirem à abertura das portas às 11h. Emocionado, o rapaz disse: 'E agora estou satisfeito. Sinto que valeu a pena, eu e a minha irmã, temo-nos levantado às 5h'.
A eles muitos outros se juntaram, com cestos de farnéis e medalhas da inauguração ao peito, aceitando as bandeirinhas vermelhas que eram distribuídas.
Dentro do recinto, os cerca de 40 mil espectadores não esconderam os seus sentimentos: 'os vivas, o agitar das bandeiras, os das mãos, as lágrimas correndo mais uma vez pelas faces de onde não desapareciam os traços de alegria e comoção, eram cores vivas de um quadro extraordinário que não era possível interpretar'.
As celebrações não desapontaram e tudo foi aplaudido, desde a abertura simbólica da porta até à atribuição da Medalha de Mérito Desportivo pelo Presidente da República. Um grande desfile contou com a presença dos vários dirigentes e atletas, bem como dos sócios n.º 1, 2 e 3 - Faria Leal, Sobral Júnior e Luís Gato, respectivamente - que marcharam 'em nome dos benfiquistas espalhados pelo Mundo'. O lançamento de pombas e balões e a passagem de um avião lançando 'confetti' reforçaram o ambiente festivo. À saída, muitos sublinharam a emoção sentida: 'Vi esta obra tantas vezes e hoje, ao entrar aqui, comovi-me', admitiu um sócio.
Fora do Estádio, as celebrações foram acompanhadas pelos benfiquistas que não conseguiram entrar no recinto, mas foram ficando por ali. Rosalina Simões disse: 'Adoro o Benfica. Pedi a Nossa Senhora para esta um dia lindo e assim foi de facto. Só o bilhete é que não apareceu'.
Pode saber mais sobre o antigo Estádio da Luz na área 17 - Chão Sagrado no Museu Benfica - Cosme Damião."

Luísa Veiga, in O Benfica

Cadomblé do Vata (bitaites do dia...)

"1. No boletim clínico, o SL Benfica informa que Gabriel está lesionado no joelho... ainda sou do tempo em que se lesionava nos jogos contra o Sporting CP, agora basta ouvir falar de derby e fica logo com um joelho à Mantorras.
2. O estudo anual Money League da Deloitte revela que SL Benfica e FC Porto aumentaram as receitas em 2019... no caso do Glorioso foram as receitas monetárias; em relação aos andrades foram as receitas de medicação para a azia.
3. Num grande espectáculo desportivo e de desportivismo, o Benfica bateu o Sporting na final da Taça da Liga de futsal por 5-4, e no final Miguel Albuquerque veio levantar suspeitas em relação à arbitragem... há gente que quando não está a levar porrada, está a armar caldinho para levar.
4. Andamos aos papéis com o Vizela para a Taça de Portugal, empatamos com o SP. Covilhã para a Taça da Liga e esfrangalhamos o coração com o Aves para a 1ª Liga... em vésperas de derby, o que mais me preocupa na visita a Alvalade é a dificuldade que este ano demonstramos contra equipas de 2º e 3º nível.
5. Não quero terminar sem dar os parabéns ao departamento de comunicação do SL Benfica pelo comunicado acompanhado de vídeo, com que no domingo respondemos ao Francisco J. Marques... e ficamos conversados em relação ao actual estado do futebol nacional, quando o mais titulado Clube português tem que responder a um insolvente que lhe deve 2 milhões de euros."

Tochada

"Gosto de tochas - não se confunda com petardos - e lamento que sejam proibidas nos estádios. Recordo-me de ser miúdo e fascinar-me com as recepções calorosas dadas à nossa equipa, em que o efeito cénico das bandeiras ao alto, dos braços no ar e, sim, do fumo vermelho e branco das tochas, era um dos pontos altos da experiência, para usar uma palavra tão em voga, de ir ao Estádio da Luz para ver e apoiar o Benfica.
O que não compreendo, apesar de lamentar e repudiar a proibição do uso de tochas, é que benfiquistas o façam sabendo que prejudicarão o Clube. Ainda mais lançando-as para o relvado, penalizando ainda mais o nosso Benfica.
Mas a responsabilidade deveria terminar em quem comete esses actos, ao invés de ser transferida para os clubes. Que culpa tem o Benfica, por exemplo, de que um benfiquista, depois de ter atravessado uma parafernália securitária no acesso ao estádio do adversário e de ter sido revistado por seguranças privados sob a coordenação e fiscalização da polícia, abra uma tocha, cuja venda é proibida, numa bancada?
É fácil responsabilizar o clube em causa, enquanto se aligeiram as responsabilidades de quem prevarica e de quem efectivamente é responsável pela segurança no estádio, aplicando-se o mesmo aos vitorianos que arremessaram cadeiras para o relvado e para a bancada repleta de benfiquistas ou para os sportinguistas que lançaram tochas para o relvado em Alvalade...

P.S.: Falou-se muito de eficácia, como se o que se passou em Guimarães e Alvalade fosse a mesma coisa. O Benfica foi eficaz em frente à baliza e neutralizou o Vitória. Ao FC Porto caiu-lhe a vitória do céu. Não foi bem a mesma coisa, mas os portistas que finjam que acreditam no que quiserem..."

João Tomaz, in O Benfica

Dois candidatos, mais nada

"Hoje, o primeiro joga com o último. Favas contadas? Nem pensar. Num campeonato onde o quarto classificado está mais perto da zona de descida (13 pontos) do que do líder (16 pontos) tudo se pode esperar. Se para a luta pelo primeiro lugar a cosia vai ser decidida entre duas equipas, o acesso às competições europeias e a fuga à despromoção vão envolver os 16 restantes emblemas. E quando se fala de pouca competitividade do campeonato, está o assunto arrumado. É certo que, ao longo das últimas décadas, a comunicação social e os comentadores que puxam pelos tons de verde continuam a insistir em três crónicos candidatos ao título de campeão nacional, mas não estará na hora de meter os pontos nos is? Há dois candidatos a campeão em Portugal todos os anos: o Sport Lisboa e Benfica e o FC Porto. O Sporting CP surge a espaços - e durante pouco tempo - com essa ambição, mas os últimos 40 anos são claros em relação ao lugar que tem no futebol português.
SC Braga e Vitória SC são as equipas com mais possibilidade de evoluir para outro patamar, podendo pensar em conquistar alguma coisa a médio e longo prazo. E aqui nem vamos incluir as surpresas de cada época, como o actual Famalicão ou o Paços de Ferreira de outras temporadas. É assim o futebol português, e quem continua a propagandear três candidatos só o pode fazer por cegueira, falso fair play ou insegurança. E com as actuais verbas ganhas na Liga dos Campeões, a tendência é para que o fosso seja cada vez mais fundo entre os dois de cima e os restantes.
No fim é que se fazem as contas, como é óbvio, mas a verdade está à frente de todos. Uns encaram-na, outros enterram a cabeça na areia."

Ricardo Santos, in O Benfica

Boas entradas

"Triunfos em futebol - tanto na equipa A, como na B, como em sub-23, e também em juniores, juvenis e iniciados.
Goleada das antigas no futebol feminino.
Vitórias também no hóquei em patins (masculino e feminino), no basquetebol masculino, no andebol feminino, no futsal (masculino e feminino), no voleibol (masculino e feminino) e no râguebi masculino. Em 17 jogos disputados pelas nossas equipas no passado fim-de-semana, só no basquetebol feminino não vencemos.
Com estes resultados, lideramos as classificações masculinas de futebol, hóquei em patins, basquetebol, futsal e voleibol. No sector feminino, comandamos futebol, hóquei, futsal e pelo aquático. No futebol de formação, estamos na frente nos sub-23, nos juniores e em juvenis. Ou seja, em 12 dos 19 campeonatos aqui considerados, o Benfica está em primeiro lugar, sendo que iniciados, bem como no andebol e voleibol feminino, andamos também muito perto da liderança.
Com este conjunto de resultados, bem pode dizer-se que estamos a entrar no novo ano à campeão. À Benfica!
Em Guimarães, por exemplo, mostrámos a faceta lutadora da nossa principal equipa, alcançando, com suor e sofrimento, a 14.ª vitória em 15 jogos, registo que só encontra paralelo no ano de 1984, aquando da primeira passagem de Eriksson pelo clube. Esta foi também a 32.ª vitória em 34 partidas do campeonato com Bruno Lage no banco. Número verdadeiramente impressionante, que vai crescendo semana após semana.
Nada disto acontece por acaso. Este é, na verdade, e sob todos os pontos de vista, um grande Benfica. Que, à entrada de uma nova década, promete ainda mais e melhor."

Luís Fialho, in O Benfica

Ano novo...

"Começamos 2020 em grande. Vitórias atrás de vitórias, com belas exibições, próprias dos campeões. No futebol, o nosso domínio é evidente. Quer no masculino, quer no feminino. Bruno Lage e Luís Andrade são treinadores à Benfica. Ambos têm uma filosofia de vida muito difícil de encontrar nos tempos que correm em que quase todos se deixam inebriar pela fama e pelo mediatismo. Bruno Lage e Luís Andrade primam pela discrição, pela humildade e, sobretudo, pela enorme capacidade de trabalho. Nos escalões da formação, à excepção dos Iniciados A, lideramos todas as classificações, com as nossas equipas sem qualquer derrota. No futsal, também lideramos em ambos os géneros e temos todas as condições para sermos bicampeões. Quer Joel Rocha, quer Pedro Henriques já deram provas de grande qualidade e a ambição que revelam é um excelente indicador. No basquetebol, Carlos Lisboa conduz a nossa equipa com a mestria habitual e a liderança, apesar de repartida, será para manter. No Hóquei em Patins, o que dizer mais das nossas equipas? Alejandro Dominguez e Paulo Almeida são dois competentíssimos treinadores e os títulos surgirão com naturalidade. No Voleibol, a época esta a ser histórica, com o nosso dream team a fazer-nos sonhar interna e externamente. Marcel Matz chegou, viu e venceu e é um regalo ouvi-lo falar sobre o SL Benfica. Face a este notável desempenho competitivo, o BenficaPlay, que saúdo pela sua inovação, terá uma missão bem mais facilitada. O projecto é pioneiro e já está a causar furor como tudo em que o SL Benfica aposta. A estratégia digital do nosso clube merece ser louvada."

Pedro Guerra, in O Benfica

Cepo

"A base de uma árvore quando é cortada serve daí se aproveitar o que podemos designar por um cepo!
Na linguagem futebolística, apelidamos de um cepo com dois olhos aqueles jogadores que não nos enchem nem a alma nem o coração no exacto momento em queremos ganhar um jogo.
Digamos que é um grito de dor e de revolta, esperançado numa imaginação do desejo não concretizado de fritarmos, explodindo, Golo!
Vem isto a propósito de um certo cepo, que não é jogador, mas que caiu de pára-quedas no mundo do futebol, aliás à imagem de muitos outros que por aí gravitam. Toda esta queda de meteoritos no futebol se deve à massificação da sua indústria e à construção de novas necessidades, por aqueles que querem criar empregos e ganhar muito dinheiro.
Deixo apenas 3 ideias:
- Tentar jogar de bicicleta dentro da área com um adversário por trás a si junto é jogo perigoso!

- Uma coisa é ter um defesa por detrás, rodar e ganhar posição, e outro é ter um defesa por detrás, não rodar e querer à força cair, ainda por cima encostando-se ao defesa!
- Entrar na área, chutar o pé esquerdo no pé direito, cair e com isso dar a impressão visual que o jogador por detrás meteu o pé para impedir que o jogador à sua frente chutasse com o pé direito, já o signatário aprendia quando jogou à bola nos iniciados. É um truque clássico, e com isso o Pizzi faz uma falta que não é falta mas, sim, artimanha e muita artimanha!"


Pragal Colaço, in O Benfica

Loucos anos 20

"A humanidade entra pela nova década de 20 enfrentando novos desafios de proporções bíblicas sem ter deixado arrumados, nenhuns dos velhos problemas que a afligem. A descarbonização global surge como um desafio novo e global, gigantesco e supranacional, pressionando um mundo dividido em velhas nações que tenta impor as suas fronteiras à geografia natural e, evidentemente, não tem nisso o menor sucesso. Mas este novo driver da vontade dos povos chegou, enfim, pela porta grande e sentou-se bem no meio da sala como um elefante incontornável  imóvel que não se deixa ignorar e ainda bem, mas, ainda que pareça tomar conta de toda a cena no palco da nossa vida colectiva, não esqueçamos que estão ainda bem presentes e empedernidos os velhos problemas que, na verdade, são por ela acentuados. E são muitos!
A questão do desenvolvimento assimétrico num mundo a várias velocidades, com um primeiro pelotão a descolar cada vez mais à custa dos recursos do terceiro mundo e desse verdadeiro purgatório económico a que se confinam os países em vias de desenvolvimento que parecem estar condenados a ficar para sempre 'em vias', por mais que façam, sem nunca se desenvolverem verdadeiramente. Evidentemente, este problema da distribuição de rendimento, o mesmo será dizer 'de recursos', era, continua, desigual e acentua-se com o devir da História nas nossas sociedades à vista de todos. E este comportamento das pessoas reproduz-se nas suas nações e em todos os seus veículos económicos e organizações de base empresarial. O mundo parece organizado desta forma em que muitos poucos consomem quase tudo, e todos consumem quase nada. Uma fórmula resistente à mudança, contrária a todas as formas se sustentabilidade que, ainda assim, tem a tarefa faraónica de se confrontar consigo mesmo, fazer um doloroso acto de contrição e mudar de vida, para sempre. Não vai ser fácil, não está a ser fácil como temos assistido, mas a dimensão crescente das grandes catástrofes naturais e as suas consequências a uma escala nunca vista não podem mais ser ignoradas por ninguém, por mais retórica a que possa recorrer-se. Claro que, contrariando o famoso princípio do 'Poluidor-Pagador', quem paga hoje as consequências são os que menos poluem, e, assim, a velha questão das desigualdades, da equidade e da diferença avoluma as colunas de refugiados e engrossa a enormidade das migrações, traduzida na maior parte dos casos em exclusões e injustiças. A questão da paz, ou, melhor, da guerra que a impede em tanta parte, adensa-se e agrava-se, adquire mesmo novas tonalidades com as migrações e refugiados do clima de tal modo, que, verdadeiramente hoje, a figura do asilo político, para que as nações se prepararam, vai a caminho de ser suplantada pela fuga à pobreza, pela fuga à guerra e pela fuga às calamidades.
São loucos estes anos 20 de que desbravamos os primeiros metros, mas além deste, a História mostra-nos um outro lado da Humanidade, em que uma extraordinária capacidade de adaptação e um engenho sem paralelo universal transformam muitas vezes problemas em soluções e desbravam futuro e luz pelos caminhos mais sombrios. Para isso vamos precisar de mobilizar todos e todas as vontades, num mundo novo onde todos terão de dizer presente e em que o papel de uma empresa ou de um clube de futebol pode ser tão importante como o de uma cidade, região ou mesmo país. Se esse clube tiver dimensão de um Benfica, então, a sua responsabilidade, mas também o contributo, poderá ser de grande valia. Afinal, se há coisa que o futebol faz, é unir pessoas, e se há coisa que sabe fazer bem, é mobilizar a vontade!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Fome

"À míngua de resultados que se vejam, inquestionáveis, em campo e nos assuntos de gestão, os nossos rivais, a cada novo evento que confirme a capacidade diferencialmente única do Benfica em cumprir projectos, prazos e objectivos, preferem vir a terreiro com lenga-lengas a tresandar de cobiça e de inveja, em vez de se esforçarem por entrar nos eixos de desempenho desportivo e de boa governança.
Sempre que perdem, dizem que os culpados somos nós. Ou os árbitros. Ou a relva. Ou o antijogo. Ou as condições do tempo. E que nunca deviam ter perdido ou empatado, porque sempre jogaram muito melhor do que os outros.
Por outro lado, quando nós ganhamos - mesmo que não tenha sido a eles - dizem que não devíamos ter ganhado. E até quando chegamos a ganhar por seis ou por dez, em vez de se reservarem, têm a desfaçatez de se indignar com a expressão dos nossos números. Não suportam que sejamos melhores. E então, sempre que vendemos ou contratamos os direitos desportivos de um jogador, não hesitam em pôr-lhe todos os defeitos do mundo. Ou porque o atleta não presta. Ou porque é bom demais. Ou porque os agentes da transferência, isto. Ou por o clube que compra, assim. Ou porque o clube que vendeu, assado. Não suportam que o Benfica venda, nem suportam que o Benfica compre. Nada. nem ninguém.
Só eles é que vão vender. Só eles é que vão comprar. E, no entanto, muito raramente se livram de quem lá ganha muito e joga pouco. Da mesma forma que raramente (ou mesmo jamais) 'chegam a tempo' de comprar, seja quem for, em condições idênticas às que o Benfica consegue nos seus negócios. E quanto às vendas, apesar do que propalam uns e outros, nem eles nem os alegados méritos dos atletas de que dispõem nas carteiras jamais convencem os putativos interessados, sempre amplamente referidos nas propagandeadas 'informações' que plantam nas redacções da imprensa e das TV para enganar papalvos.
Mas nós temos que manter a nossa calma. Afinal, tanta mentira, tanta avidez, tanto ciúme, tanta inveja, tanta raiva, não é doença: o que se lhes passa é que, como dizia o povo, a fome é negra."

José Nuno Martins, in O Benfica

Benfiquismo (MCDXI)

Sempre presentes...

Benfica FM #96 - Aves...

Lixívia 16


Tabela Anti-Lixívia
Benfica..... 45 (0) = 45
Corruptos. 41 (+11) = 30
Sporting.. 29 (+6) = 23

Bastou um comunicado parvo e mentiroso do arguido insolvente, para o rebanho entender a mensagem da jornada: ambas as arbitragens (Benfica e Corruptos) foram más, com os 'grandes' a serem beneficiados!!!
Como era impossível 'apagar' a vergonha da dupla Soares Dias / Vasco Santos (mais uma) em Moreira de Cónegos, nada melhor, que meter tudo no mesmo 'saco', e afirmar (mentirosamente) que o Xistra beneficiou o Benfica (no dia que o Xistra beneficiar o Benfica, ainda vou correr nu, como o outro...!!!)

Na Luz, dois fanáticos Lagartos, Xistra e o aprendiz António Nobre. Admito, fiquei admirado quando o Xistra marcou o penalty sobre o Vinícius, não é nada o 'estilo' dele, mas por acaso, 'acertou'; o Nobre também me surpreendeu ao corrigir o absurdo do Vermelho ao Almeidinhos, mas também 'acertou'! E como nós sabemos, para os Dragartos e os seus avençados, quando as apitadeiros, tomam boas decisões, e não prejudicam o Benfica, para eles, isso é uma escandaleira!!! Foi mais ou menos assim, que nasceu o 'Colinho' (um fora-de-jogo bem assinalado ao ataque do Rio Ave na Luz...)!!!!

A arbitragem do Xistra, foi no geral irritante, como é habitual, e os erros foram muitos... mas o principal, foi claramente o penalty sobre o Seferovic: agressão clara... Inacreditável como o VAR não marcou nada!!!
Aparentemente os VAR's têm indicações para nos Cantos, não serem muito zelosos nos contactos... mas neste caso, foi uma agressão...
No lance do Chiquinho, foi mesmo um mergulho; e já na 2.ª parte, a bola foi à Mão de um defesa do Aves (creio que é o Mangas), mas não foi deliberado...
No Vermelho ao Almeida, o facto mais importante, é notar a predisposição do Xistra! Aposto o que quiserem que em Alvalade ou no Dragay, nunca, mas mesmo nunca, sacaria de um Vermelho para um jogador da casa, daquela forma... Eu que estava no outro lado do Estádio, verifiquei imediatamente que o Mangas estava a fazer ronha... (e tenho testemunhas!).
O mais extraordinário deste Vermelho 'anulado', foi o facto, do critério disciplinar no resto do jogo ter sido larguíssimo... Então os jogadores do Aves, fizeram tudo e mais alguma coisa, e Amarelos, nem vê-los...
No penalty sobre  Vinícius, existem duas faltas: primeiro um toque no pé direito do Vini, com o bico da bota do pé esquerdo do Falcão; e depois com a perna direita, o defesa do Aves, ao chutar na atmosfera, 'parece' que toca na coxa do Vini... O segundo contacto não é visível nas imagens, mas o primeiro é... o problema é que nas análises está tudo a 'olhar' para o pontapé na atmosfera!
Não satisfeitos, ainda inventaram uma suposta falta do Ferro no inicio da jogada do penalty! Basta reverem as imagens do Vlog do André Bello, para verificar que o Ferro, cortou a bola! Em dois momentos, desarmou o iraniano... que nem protestou!
Poucos minutos antes, num empurrão descarado ao Cervi, deu Canto para o Benfica, quando devia ter sido Livre Directo (estilo Canto curto), extremamente perigoso)!

Amanhã, na Taça, com o Rio Ave, é preciso ter muito cuidado com os Vermelhos!!! Suspeito que existem 'indicações' para começar a preparar o jogo de Alvalade!

Após o jogo da Luz, estávamos a jantar no Chimarrão, quando o espectáculo do Soares Dias começou... foi um festival de 'risadas' entre Picanhas e apitos!!!
Começo por uma curiosidade: os minutos que levam os VAR os golos 'contra' os Corruptos e os Lagartos, parecem maratonas infindáveis! Quando é ao contrário, as analises são rapidíssimas!!!
O primeiro escândalo (e talvez aquele com mais impacto no resultado!), foi o golo anulado ao Moreirense! Seria o 2-0! O Soares Dias apitou imediatamente, nem deixou a bola entrar na baliza, ignorando as indicações para deixar as jogadas chegarem ao fim... Tudo isto, para impedir uma revisão do VAR!!! Até o Vasco Santos, podia ter um ataque de 'consciência' e ter validado o golo!!!
A existir contacto, foi provocado pelo guarda-redes, nas costas do jogador do Moreirense...
Depois, houve um Amarelo ao Corona, que podia ter sido Vermelho... o mesmo Corona, poucos minutos assiste para o 1.º golo dos Corruptos (curiosamente, este ataque dos Corruptos, começa numa falta não assinalada ao ataque do Moreirense!).
O mesmo Corona (que já podia estar fora...), 'ganha' um penalty, quando o defesa do Moreira acerta-lhe no braço, e ele queixa-se da cabeça... A coisa foi tão duvidosa que nem o Soares Dias marcou, fi preciso o VAR chamar a atenção (aceita-se!).
No 2-3 para os Corruptos, Soares 'agarra' o defesa, com o braço... falta clara para o VAR, mas nada foi assinalado.
Poucos minutos depois Otávio pisa um adversário, Vermelho directo claríssimo... até o Vasco Santos pensou que era Vermelho! Chamou  o Soares Dias, e este ignorou por completo a indicação do VAR!!! Com 2-3, o resultado estava perigoso...!!!
E ainda houve um penalty contra os Corruptos cometido pelo Fábio Silva... com 2-3 no marcador!!!
O 2-4 para os Corruptos, por um jogador que já podia estar na 'rua', com os Corruptos, pelo menos, a jogar com 10 (senão 9!!!), dificilmente aconteceria...
No final da partida, o Corona forçou o 2.º amarelo, para jogar com o Braga... Pessoalmente não me chova os jogadores 'forçarem' o 2.º amarelo, mas quando os jogadores do Benfica fizerem o mesmo, espero não ter de assistir a campanhas mediáticas vergonhosas para penalizar os jogadores do Benfica!!!


O jogo do Bonfim, mais parecia um filme de terror/suspense, com contágios perigosos, gatos pretos, hordas violentas, palhaços, o fraco quase a bater no mais forte... e gente parva que toma quase sempre a decisão mais estúpida!!!
Em relação ao apitadeiro, comparando com o seu nível habitual, até esteve bastante acima do normal...!!! O erro maior terá sido um penalty sobre o Wendel...
O pedido de despenalização dos Lagartos em relação ao 5.º Amarelo do Coates, é uma das coisas mais absurdas que os Lagartos fizeram ultimamente... e não é nada fácil entrar neste ranking!!! Apesar da parvoíce do pedido, não me admirava nada que o Uruguaio fosse despenalizado!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Paços de Ferreira(c), V(5-0), M. Oliveira (L. Ferreira), Prejudicados, (6-0), Sem influência
2.ª-B SAD(f), V(0-2), Veríssimo (Xistra), Prejudicados, (0-4), Sem influência
3.ª-Corruptos(c), D(0-2), Sousa (Almeida), Prejudicados, Impossível contabilizar
4.ª-Braga(f), V(0-4), Almeida (Rui Costa), Prejudicados, Beneficiados, (1-4), Sem influência
5.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Pinheiro (L. Ferreira), Nada a assinalar
6.ª-Moreirense(f), V(1-2), Soares Dias (Mota), Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(1-0), Martins (Esteves), (2-0), Prejudicados, Sem influência
8.ª-Tondela(f), V(0-1), Hugo (Nobre), Nada a assinalar
9.ª-Portimonense(c), V(4-0), Mota (V. Ferreira), Nada a assinalar
10ª-Rio Ave(c), V(2-0), Xistra (Esteves), Prejudicados, Sem influência
11.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Soares Dias (R. Oliveira), Prejudicados, (1-3), Sem influência
12.ª-Marítimo(c), V(4-0), Veríssimo (L. Ferreira), Nada a assinalar
13.ª-Boavista(f), V(1-4), Sousa (Malheiro), Prejudicados, (1-5), Sem influência
14.ª-Famalicão(c), V(4-0), Rui Costa (Narciso), Nada a assinalar
15.ª-Guimarães(f), V(0-1), Almeida (Rui Costa), Nada a assinalar
16.ª-Aves(c), V(2-1), Xistra (Nobre), Prejudicados, (3-1), Sem influência

Sporting
1.ª-Marítimo(f), E(1-1), Martins (Hugo), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
2.ª-Braga(c), V(2-1), Godinho (Nobre), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Portimonense(f), V(1-3), Xistra (V. Santos), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
4.ª-Rio Ave(c), D(2-3), Pinheiro (Narciso), Beneficiados, Prejudicados, (3-5), Sem influência
5.ª-Boavista(f), E(1-1), Sousa (V. Ferreira), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
6.ª-Famalicão(c), D(1-2), Hugo (Nobre), Nada assinalar
7.ª-Aves(f), V(0-1), Xistra (Nobre), Nada a assinalar
8.ª-Guimarães(c), V(3-1), Soares Dias (Narciso), Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-2), Rui Costa (Xistra), Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Tondela(f), D(1-0), Veríssimo (Mota), Nada a assinalar
11.ª-Belenenses(c), V(2-0), M. Oliveira (L. Ferreira), Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), D(3-1), Hugo (Esteves), Beneficiados, Sem influência
13.ª-Moreirense(c), V(1-0), Soares Dias (V. Santos), Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
14.ª-Santa Clara(f), V(0-4), Mota (Nobre), Beneficiados, (1-4), Sem influência
15.ª-Corruptos(c), D(1-2), Sousa (Xistra), Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
16.ª-Setúbal(f), V(1-3), Martins (M. Oliveira), Prejudicados, (1-4), Sem influência

Corruptos
1.ª-Gil Vicente(f), D(2-1), Almeida (Xistra), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(4-0), Mota (V. Santos), Nada a assinalar
3.ª-Benfica(f), V(0-2), Sousa (Almeida), Beneficiados, Impossível contabilizar
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Xistra (Nobre), Beneficiados, Prejudicados, (4-2), Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(f), V(2-3), Rui Costa (V. Santos), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
6.ª-Santa Clara(c), V(2-0), Godinho (Rui Oliveira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
7.ª-Rio Ave(f), V(0-1), Almeida (Sousa), Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Famalicão(c), V(3-0), Veríssimo (L. Ferreira), Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(f), E(1-1), Sousa (Almeida), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
10.ª-Aves(c), V(1-0), Malheiro (Rui Costa), Nada a assinalar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Almeida (V. Santos), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
12.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Martins (Nobre), Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(f), E(1-1), Pinheiro (L. Ferreira), Nada a assinalar
14.ª-Tondela(c), V(3-0), M. Oliveira (V. Santos), Beneficiados, (3-1), Sem influência
15.ª-Sporting(f), V(1-2), Sousa (Xistra), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
16.ª-Moreirense(f), V(2-4), Soares Dias (V. Santos), Beneficiados, (3-2), (+3 pontos)

Anexos (II):
Árbitros:
Benfica
Soares Dias - 2
Veríssimo - 2
Sousa - 2
Almeida - 2
Xistra - 2
M. Oliveira - 1
Pinheiro - 1
Martins - 1
Hugo - 1
Mota - 1
Rui Costa - 1

Sporting
Xistra - 2
Hugo - 2
Soares Dias - 2
Sousa - 2
Martins - 2
Godinho - 1
Pinheiro - 1
Rui Costa - 1
Veríssimo - 1
M. Oliveira -1
Mota - 1

Corruptos
Almeida - 3
Sousa - 3
Mota - 1
Xistra - 1
Rui Costa - 1
Godinho - 1
Verissimo - 1
Malheiro - 1
Martins - 1
Pinheiro - 1
M. Oliveira - 1
Soares Dias - 1

VAR's:
Benfica
L. Ferreira - 3
Esteves - 2
Rui Costa - 2
Nobre - 2
Xistra - 1
Almeida - 1
Mota - 1
V. Ferreira - 1
R. Oliveira - 1
Malheiro - 1
Narciso - 1

Sporting
Nobre - 4
Narciso - 2
V. Santos - 2
Xistra - 2
Hugo - 1
V. Ferreira - 1
Mota - 1
L. Ferreira - 1
Esteves - 1
M. Oliveira - 1

Corruptos
V. Santos - 5
Almeida - 2
Nobre - 2
L. Ferreira - 2
Xistra - 2
V. Santos - 1
Rui Oliveira - 1
Sousa - 1
Rui Costa - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Almeida - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Miguel - 1 + 0 = 1
Xistra - 0 + 1 = 1
Mota - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1

Sporting
Xistra - 2 + 1 = 3
Martins - 2 + 0 = 2
Hugo - 1 + 1 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
Sousa - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
M. Oliveira - 0 + 1 = 1

Corruptos
Almeida - 3 + 2 = 5
Sousa - 3 + 1 = 4
V. Santos - 0 + 3 = 3
Xistra - 0 + 2 = 2
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Almeida - 2 + 1 = 3
Xistra - 2 + 1 = 3
Rui Costa - 1 + 2 = 3
L. Ferreira - 0 + 3 = 3
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Veríssimo - 2 + 0 = 2
Sousa - 2 + 0 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
Esteves - 0 + 2 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Martins - 1 + 0 = 1
Hugo - 1 + 0 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1

Sporting
Xistra - 2 + 2 = 4
Nobre - 0 + 4 = 4
Hugo - 2 + 1 = 3
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Sousa - 2 + 0 = 2
Martins - 2 + 0 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
M. Oliveira - 1 + 1 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
Godinho - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1

Corruptos
Almeida - 3 + 2 = 5
V. Santos - 0 + 5 = 5
Sousa - 3 + 1 = 4
Rui Costa - 1 + 2 = 3
Xistra - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
Mota - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Malheiro - 1 + 0 = 1
Martins - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 1 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Rui Oliveira - 0 + 1 = 1

Jornadas Anteriores:
Jornada 1
Jornada 2
Jornada 3
Jornada 4
Jornada 5
Jornada 6
Jornada 7
Jornada 8
Jornada 9
Jornada 10
Jornada 11
Jornada 12
Jornada 13
Jornada 14
Jornada 15

Épocas anteriores:
2018-2019