Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Uma festa de e para os benfiquistas

"Foi em clima de festa que os adeptos assistiram à inauguração do Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Contrariamente ao esperado, o sol brilhou no dia 1 de Dezembro de 1954 para a grande festa de inauguração do Estádio da Luz. Esta construção vinha pôr fim à 'vagabundagem' do Benfica pelos campos de Lisboa. A edificação do projecto, que coroou a celebração das bodas de ouro 'encarnadas', realizou-se 'à Benfica', no tempo recorde de apenas 17 meses!
O cumprimento do prazo previsto deixou alguns surpresos, mas todos felizes, sobretudo os sócios que tinham aderido às várias campanhas encetadas pelo Clube para o seu financiamento e a quem também pertencia este triunfo.
As expectativas dos sócios eram altas. Abílio Pinheiro, que acompanhou a obra quase todos os dias e viu 'nascer a relva', prometeu marcar presença com a família. Já Ludovico Parra, antigo atleta e fundador da delegação do Benfica em Vila Real de Santo Anónimo afirmou que daí viriam sete autocarros para o evento.
Foi com a mesma ânsia de assistir a tudo que João de Jesus Pereira e a irmã Gertrudes, chegaram ao Estádio no dia da inauguração. Foram os primeiros a colocar-se junto à vedação da entrada, perto das 6h, para assistirem à abertura das portas às 11h. Emocionado, o rapaz disse: 'E agora estou satisfeito. Sinto que valeu a pena, eu e a minha irmã, temo-nos levantado às 5h'.
A eles muitos outros se juntaram, com cestos de farnéis e medalhas da inauguração ao peito, aceitando as bandeirinhas vermelhas que eram distribuídas.
Dentro do recinto, os cerca de 40 mil espectadores não esconderam os seus sentimentos: 'os vivas, o agitar das bandeiras, os das mãos, as lágrimas correndo mais uma vez pelas faces de onde não desapareciam os traços de alegria e comoção, eram cores vivas de um quadro extraordinário que não era possível interpretar'.
As celebrações não desapontaram e tudo foi aplaudido, desde a abertura simbólica da porta até à atribuição da Medalha de Mérito Desportivo pelo Presidente da República. Um grande desfile contou com a presença dos vários dirigentes e atletas, bem como dos sócios n.º 1, 2 e 3 - Faria Leal, Sobral Júnior e Luís Gato, respectivamente - que marcharam 'em nome dos benfiquistas espalhados pelo Mundo'. O lançamento de pombas e balões e a passagem de um avião lançando 'confetti' reforçaram o ambiente festivo. À saída, muitos sublinharam a emoção sentida: 'Vi esta obra tantas vezes e hoje, ao entrar aqui, comovi-me', admitiu um sócio.
Fora do Estádio, as celebrações foram acompanhadas pelos benfiquistas que não conseguiram entrar no recinto, mas foram ficando por ali. Rosalina Simões disse: 'Adoro o Benfica. Pedi a Nossa Senhora para esta um dia lindo e assim foi de facto. Só o bilhete é que não apareceu'.
Pode saber mais sobre o antigo Estádio da Luz na área 17 - Chão Sagrado no Museu Benfica - Cosme Damião."

Luísa Veiga, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!