Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de maio de 2023

Aprender com os erros

Mauro Xavier, in Record

Rumo ao 39

Vasco Mendonça, in A Bola

Fura Redes: Objetivo...

Segunda, excerto...

3x4x3, excerto...

El Mítico #47 - Nos falta "instinto asesino"

A Verdade do Tadeia #812 - O que esperar da Liga dos Campeões

Efab⚽lação (29) Perigo de golo


"O lance do segundo golo do Benfica no domingo é um momento para a história, daqueles que são recordados para sempre. À luz das leis do futebol e suas incontáveis interpretações, recomendações e excepções, eleger-se-ia como exemplo para memória exemplar se os dirigentes da arbitragem não fossem tão cobardes na defesa do seu ofício, preferindo alimentar a dúvida por omissão e continuar a viver à sombra do tabu da “verdade desportiva”.
Em dois dias, ouvi e li as mais rebuscadas explicações a sustentar o protesto leonino, in dúbio pro queixoso.
Que Florentino estava em fora de jogo.
Que Florentino obstaculizou (!) - como revisão semântica do radical “Florentino obstruiu”, demasiado explícito para o desmaio de Coates.
Que Florentino tirou proveito.
Tudo certo, mas também tudo legal.
Porque não teve interferência na disputa da bola.
Porque se limitou a manter a posição enquanto o trôpego Coates sucumbia à electricidade estática da camisola vermelha.
Porque se soube posicionar corretamente para concluir uma jogada que, noutras circunstâncias, seria elogiada como das melhores do produtivo laboratório de Roger Schmidt e Javi Garcia.
Vi o jogo numa televisão inglesa e a única crítica que ouvi foi ao colapso ridículo do gigante uruguaio e à sua preguiça em levantar-se para ajudar os companheiros sufocados pela avalancha de remates contrários no coração da área.
Há muitos anos, os narradores brasileiros entenderam chamar a este tipo de jogada, que consiste em o defesa se deixar contactar e cair à frente do avançado, como “perigo de golo”, uma forma expedita de os maus árbitros se isentarem de responsabilidade em lances confusos na área, protegendo quem defende em contraciclo à essência do jogo.
E não pensava dar uma linha para este peditório até me chegar à vista a leitura de Markus Merk, sem discussão um dos três melhores árbitros mundiais de sempre, que, abreviando, fez a mesma leitura do lance: fora de jogo posicional, bola fora do alcance dos jogadores em luta legítima pela melhor posição e triunfo natural da pressão do ataque sobre o mau posicionamento da defesa.
“No lance aos 90’+4, no choque entre ambos os futebolistas - diz Merk - há um contacto de Coates com Florentino, mas é provocado pelo defesa do Sporting. Não há razão para anular o golo, o fora-de-jogo também não existe, pois a bola encontra-se numa zona fora do raio de ação”.
Apenas futebol, portanto.
Mas demos de barato que o Merk não percebe do assunto no cotejo com os Pinas e Leirós desta vida. E que, realmente, existe um fundamento para o choro dos perdedores.
Este lance é tão importante e ao mesmo tempo tão memorável que não se entende como os “defensores” e “responsáveis” da Arbitragem não o aproveitam para esclarecer, de forma oficial, taxativa e definitiva, em simultâneo, a intoxicante opinião publicada e a opinião pública intoxicada. Tal intervenção seria tão marcante e histórica como o próprio golo - ou mais. Seria didáctica e profilática.
Assim, é apenas mais um desperdício, mais uma anedota, mais de cem anos disto, o chamado “futebol português”, cujos derrotados insistem em nunca aceitar que a realidade estrague uma boa desculpa."

Aursnes, perdeu mais uns cabelos naqueles segundos!!!

Terceiro Anel: Diário...

5 minutos: Diário...

Milagre, um jornalista!!!

Octávio Machado é o pior do futebol


"1. Há muitos programas de debate futebolístico.
Todos os canais promovem painéis que discutem ao pormenor cada frase, cada fora de jogo, cada penalty, cada pequena, média ou grande polémica.
Há debates com gente que percebe de futebol, mas há painéis com gente que só percebe de bola.
Há os civilizados e os bárbaros.
Os fanáticos e os independentes.
Os conspirativos e os racionais.
Os políticos e os equilibristas.
De há uns anos a esta parte os mais variados projetos de comunicação privilegiam adeptos dos clubes ou ex-futebolistas que saibam representar o Benfica, o FC. Porto e o Sporting.
Por mim, nada contra.

2. Mas se podemos encontrar os mais variados perfis, o que me satisfaz e facilita a escolha, só conseguimos encontrar um Octávio Machado.
Foi jogador de futebol e treinador de referência de um certo futebol português. Nesses tempos em que foi adjunto de Artur Jorge no FC. Porto e treinador principal no Sporting, era tão popular que chegou a ter um boneco no Contra Informação, aí era o Octávio Malvado.
Octávio Machado é um dos principais comentadores na CMTV. Normalmente vemo-lo ao domingo e é espantoso o modo como consegue ser tão desagradável, tão perverso e tão incendiário, o que é extraordinário tendo em conta que é presidente dos Bombeiros de Palmela há mais de vinte anos.

3. No fabuloso Gangs of New York, Daniel Day Lewis compõe um personagem que fica para a história. Num mundo em mudança, Billy the Butcher" é o herói de uma época em decadência, um homem desajustado que continua a reger-se pelos padrões que conhece.
Um pouco injusta a comparação.
Porque "Billy the Butcher" é o símbolo de uma América de foras-da-lei que não se consegue adaptar ao progresso económico e a um novo mundo com linhas-de-ferro e comboios cobertos de oportunidades. Mas é grande como a América sempre foi.
Já Octávio Machado é apenas o símbolo de um futebol português feito de bufos, controleiros, esquemas e trapaças.
Ouvi-lo não me faz ter saudades do antigamente, o que me deixa contente. É que os anos me vão passando e começo a ter nostalgia de tudo - do Dartacão ao inspetor Corrado Cattani, da pasta medicinal Couto ao Vic Vaporub, do Fiat 127 ao Tony de Matos, do Verão Azul aos Jogos sem Fronteiras, do TV-Rural ao grande Vasco Granja.
Mas não tenho saudades do que era o futebol português.
Que ainda assim deve ter os seus apoiantes pois Octávio Machado lá continua todos os domingos a espalhar azedume, maus fígados e teses conspirativas.

4. Parece carregar o peso do mundo aos ombros, está sempre chateado, sempre a olhar de lado, sempre a dar de si a imagem que sabe qualquer coisa que nós não sabemos, que há sempre interesses escondidos por baixo do pano.
De vez em quando fica muito calado e sorri.
Faz caixinha.
E espera que a pivot lhe pergunte qualquer coisa para então, como se fosse um senador da República, perorar sobre o futebol e as golpadas que ele sabe estarem a ser preparadas.
Noutras vezes diz coisas que não percebemos, que ninguém percebe, mas que servem para adensar qualquer mistério, qualquer suspeição, qualquer recado.
E também gosta de se fazer de sonso.
No programa do passado domingo afirmou esperar que ninguém ponha em causa os profissionais do Santa Clara que vão jogar contra o Benfica na última jornada...
... com isso é o primeiro a lançar a suspeição, o primeiro a lançar uma pedra e a esconder a mão.

5. Não conheço, com pena minha, Rodolfo Reis.
Ou Manuel Fernandes que ontem foi muito justamente homenageado no Estádio de Alvalade.
Também eles corporizam o futebol de ou outro tempo.
E também eles são ou foram comentadores televisivos.
Mas há duas diferenças enormes: é que Rodolfo tem um enorme sentido de humor e Manuel Fernandes um enorme sentido de companheirismo e amizade. Mesmo quando são mauzinhos há uma ética de "homens do futebol" que os faz continuar vivos e respeitados - mesmo por quem não concorda com eles.
E confesso-te que perdoo tudo aos que têm humor ou aos que gostam de gostar dos outros, aos que são boas pessoas.
Octávio Machado não tem sentido de humor.
E o seu olhar é incapaz de qualquer ternura.
Não gosto quando ele me entra em casa ao domingo.
Mas o problema deve ser meu."

Desvantagem...

Estoril 2 - 1 Benfica
Zambrano


Derrota na 1.ª mão das Meias-finais da Taça Revelação, depois de jogarmos mais de 60 minutos, com 10 jogadores, após a expulsão do nosso guarda-redes! E se o Vermelho até se pode aceitar, o problema é que ainda na 1.ª parte, um canarinho merecia o 2.º Amarelo, e como é habitual o apitadeiro decidiu 'olhar para o lado'!!!

Estávamos a jogar bem, e a ganhar 0-1, com 11 contra 11, depois com 10 ficou difícil! A equipa defensivamente está mais compacta, falta alguma contundência ofensiva, mas na 2.ª mão temos possibilidades de dar a volta à eliminatória...

Prolongamento de ouro!!!

Benfica 91 - 79 Ovarense
17-27, 22-11, 14-16, 23-22, 15-3

Não havia necessidade...!!! Prolongamento, após triplo milagre do Douglas, depois de um jogo com muitos erros, com alguns jogadores em péssima noite, mas com um final feliz!

Incrível, como mais uma vez, os apitadeiros se aperceberam que podiam complicar, e não perderam a oportunidade de enervar toda a gente!!!

Este caminho 'facilitado' para Final, pode trazer-nos problemas de 'forma' para a Final, e com o mais que provável 3-0 no próximo jogo, vamos ter que ficar à espera do adversário...

PitchCam: Sporting...

Benfica FM #238 - Sporting...

O Benfica Somos Nós - S02E60 - Sporting...

Visão S04E38 - Dá-me o 38...

RND - Carrega #10 - Sporting...

Bigodes: Sporting...

Golaço #153 - Benfica et le Sporting se neutralisent, Braga assure son podium

Daizer: Sporting...

Este menino-craque ofereceu-me...


"... uma semana menos ansiosa. Obrigado, João Neves, que golo tão importante, obtido na raça: não foi à primeira, foi à segunda!
No estádio viu-se bem o quanto o João Neves, estreante em dérbis, foi importante na mudança da equipa para a segunda parte, o quanto, com a sua atitude irreverente e decidida, arrastou os colegas rumo ao empate. Mereceu muito aquele golo decisivo.
E, com ele, nós passaremos uma semana mais tranquila. Porque acreditamos que, por mais podre que esteja o sistema, não vai ser fácil marcarem 12 penáltis a favor do FC Porto no jogo do Dragão contra o Guimarães, logo o título está à distância de 1 ponto.
QUE VENHA RÁPIDO O SANTA CLARA!
RUMO AO 38!"

Não se pode dar 45 minutos de avanço...


"... a ninguém e a segunda parte provou que não era de todo difícil ganhar em Alvalade. Bastava, afinal, entrar para ganhar. Desde o primeiro minuto, crl! Grandes adeptos, mais uma vez enormes no apoio constante à equipa. Sempre a acreditar, mesmo quando a coisa estava para lá de mal. O 38 está agora ali mesmo ao dobrar da esquina, assim poderá ser festejado, em grande, na nossa casa.
VAMOS BENFIIIICAAAAAAA!!!"

Paranormal !!!


"Há merdas que me aparecem no facebook que ainda não decifrei se é a sério ou a gozar. Há mesmo gente assim burra no mundo?"

Estou 'chocado'!!!


"Lá teve de ser um especialista do Record a destruir a cartilha ontem rapidamente disseminada pela Torre das Antas que os vassalos , bots e cartilheiros espalhados nos meios de comunicação e redes sociais rapidamente se puseram e difundir.
Quem vê o lance do 2.º golo do Benfica apercebe-se perfeitamente que NUNCA Coates chegaria àquela bola. Só se tivesse 3 metros, já que o cruzamento vai alto e nem sequer passa por ele, indo direito a Musa. E foi precisamente esse o critério que o VAR usou para validar o golo. Coates não foi impedido de nada, pois jamais chegaria àquela bola. Simples. Se o jogador não disputa nada, não há fora-de-jogo nenhum. Nem ele nem Florentino têm qualquer influência no lance. É esta a verdade dos factos e têm-se visto DEZENAS de golos exatamente iguais validados na liga espanhola e inglesa.
Recorde-se que há poucas jornadas atrás o arguido por violência doméstica até de um canto se queixou e de um penálti sobre Taremi num frame escolhido a dedo em que induzia uma ideia completamente errada (que o jogador teria sido pisado), quando o corte tinha sido absolutamente limpo. Ontem escolheu um lance absolutamente legal para espalhar a narrativa de que o Benfica foi beneficiado, quando ficou uma possível mão de Morita na área por analisar pelo VAR, uma suposta falta sobre Aursnes na área por averiguar e um toque nas pernas de Bah (no tal lance em que só analisam o empurrão), também na área, por assinalar.
Todos estes 3 lances dariam penáltis favoráveis ao FC Porto. E TODOS no mesmo jogo, se fosse necessário. Cairia o Carmo e a Trindade, haveria choro, newsletter "contra tudo e contra todos", chuteiras descalçadas no embate contra o relvado que se transformariam em pontapé (ridículo) sofrido, simulações que se transformariam em "mestria", e muito mais. É certinho e direitinho que seriam penáltis bem marcados se fossem a favor do FC Porto e seriam roubos escandalosos se não fossem assinalados.
Desde o jogo da Luz, foram 7 grandes penalidades em 6 jornadas. Uma verdadeira ode ao Apito Dourado!
Surreal o que se passa no futebol português, não só em campo nos jogos do FC Porto, mas também contra o Benfica, com a cartilha toda alinhada sempre em prejuízo do clube da Luz.
Para isto, basta atentar na dualidade de critérios no lance de Bah, em que o que está em causa não é o empurrão nas costas, mas sim o TOQUE NAS PERNAS que o faz cair e que NENHUM ESPECIALISTA teve a coragem de REFERIR!
Sporting - Casa Pia = Penálti a favor do Sporting por suposto empurrão nas costas de Edwards. Tudo legal. ✔️
Benfica - Sporting = Paulinho sente um contato subtil de António Silva e atira-se 2 metros para a frente. Não se sabe muito bem se é tocado ou é empurrado, já que não se vê nada de jeito na repetição a não ser o grito estridente do jogador leonino, mas é marcado penálti. Tudo legal. ✔️
FC Porto - Santa Clara = Penálti a favor do FC Porto por empurrão/puxão nas costas. O toque não tem força suficiente sequer para coçar uma borbulha de um mosquito, mas o VAR consegue ver ali uma irregularidade. Tudo legal. ✔️
Paços de Ferreira - FC Porto = Penálti a favor do FC Porto por empurrão nas costas. No rescaldo do jogo, os cartilheiros apressaram-se a inventar que foi por causa de um alegado toque no pé devido às declarações do jogador pacense (que disse não entender o penálti e que não sabia se teria sido devido ao toque com o pé durante a queda), quando o toque que existe é já durante a projeção (basta ver a repetição!) e a chuteira salta fora do pé APENAS quando o jogador do FC Porto embate na relva e não antes. Ou seja, a queda ocorre após empurrão. Tudo o resto é consequência. No entanto, penálti para o FC Porto. Tudo legal. ✔️
Sporting - Benfica = Empurrão sobre Bah e pontapé nas pernas = Não há nada, o jogador projeta-se, simula, exagera na queda. Sem penálti. ✖️
Quanto aos outros lances na área leonina passíveis de análise, nem foram merecedores da atenção dos tais especialistas. Imaginem se o clube visado tivesse equipamento azul e branco.
Num jogo onde deveríamos estar a discutir o excelente espetáculo protagonizado pelas duas equipas, uma melhor na primeira, outra melhor na segunda parte, estamos todos a discutir efemérides devido às táticas recorrentes vindas de Contumil. Que ninguém duvide que a cartilha ontem espalhada partiu da Torre das Antas (o Rodolfo até mensagens em direto estava a receber)!
É o futebol português que temos."

O Coates já recuperou da quebra de tensão?


É disto que os cartilheiros do FC Porto se andam a queixar. 🤣😂😭


Coação...!!!


"O Tino nem se mexe, é o Coates que vai na direção do Tino.
Obrigado ao Marco Pina por dar estas borlas a quem o ofende, intimida e descredibiliza .
É apenas mais um ser humano a sentir necessidade de se abaixar perante o poder e as constantes má educações e intimidações do Aníbal Pinto e equipa de terrorismo do FC Penalti.
É mais um Pinheiro que não tem personalidade de se aguentar perante a coação e intimidação desses filhos da puta. Depois de mais uma arbitragem nojenta de um ser humano que cometeu o crime de expulsar (e bem) um jogador do FC Penalti em pleno Calor da Noite deixou de ser honesto e passou a praticar os mesmos actos de todos os seus companheiros no actual Quadro de Árbitros do Fontelas, onde andam fanáticos adeptos do FC Penalti a adulterar relatórios para não se punir o seu clube.
É a palhaçada total e completa disto a que chamam futebol em Portugal. Uma equipa que é escandalosamente beneficiada em todos os jogos é a que tem os peões nas CMTV’s desta vida a atirarem as suas mentiras e aldrabices para cima do único clube que jogou futebol durante a época toda. Mais uma vez, a táctica usada e abusada pelo Departamento de Terrorismo do FC Penalti comandado pelos mini Hitlers Faria e Bragança e o triste desonesto Marques: acusar os outros daquilo que eles fazem. Fácil.
Pina, espero que desfrutes bem do carinho do teu amigo Aníbal Pinto durante esta semana. Numa próxima vais ser novamente um monte de merda de um benfiquista que andas aí a dar opiniões para favorecer o Benfica. E nessas alturas vamos aplaudir o Aníbal e perder a pena e revolta que sentimos ao ver esse sujeito fazer de ti isso como tem feito de forma absolutamente intolerável e nojenta semana após semana."

Chega para lá...!!!


"Este penalti escandaloso que ficou por marcar sobre o Aurness vai mesmo passar pelos pingos da chuva e com zero comentários de todos os "ESPECIALISTAS" de arbitragem da Comunicação Social deste País, não vai? Quis a justiça divina fazer o seu papel e dar-nos o golo na mesma jogada, senão era mais um campeonato dado ao FC Penalti pelo João Pinheiro, depois de no ano passado lhes ter oferecido com aquela expulsão inacreditável do Coates que é pisado pelo Taremi e quem acaba expulso é ele mesmo...lolololololol «
Um apelo mais forte do que nunca a todos os representantes do Benfica em painéis de desporto: não permitam que o Benfica seja uma vez mais enxovalhado e metido em mais uma mentira de suposto benefício no derby de ontem quando o que se passou foi precisamente o contrário, com faltas por marcar, cantos e até lançamentos gamados pelo Pinheiro. Afinal, ser coagido pelo Catão e amigos dá mesmo resultado, quem diria.
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, NÓS SIM TEMOS DE O SER E FAZER!"

Ângulos mortos!!!


"Os Octávio Lopes, Machados, Rodolfos, Amarais, Aníbeis bem tentam passar a imagem de que a BTV é que manipula imagens, mas o que a realidade mostra é que quem o faz é semana após semana a SPORTTV. Só este fim de semana, replay da bola que saiu fora em Famalicão e que dá origem ao penalti do 2-3 do FC Penalti...chapéu...zero. Replay ontem deste lance do Morita, não foi zero, foram duas repetições, uma de Marte e outra de Saturno. Isto num jogo com 32 câmaras e 1 drone em campo. O que dá origem à perplexidade dos dois comentadores ingleses a narrar o jogo e em que um deles solto inclusive um desconfiado "Well...That was a poor replay".
Na verdade, existe mesmo um operador a manipular e condicionar a opinião pública. Esse operador chama-se SPORTTV e há anos que é um braço armado do FC Penalti e que tem este comportamento.
Mas como temos o Octávio Lopes e o Octávio Machado como os pináculos da verdade desportiva, e nunca jamais como dois doentes mentais anti benfiquistas primários, temos a certeza que ambos se vão referir a estes dois casos deste fim de semana e exigir que os jogos da Liga Portuguesa (que mais parece do Burundi) passem a ser transmitidos por outro operador que não a SPORTTV."

Isco!!!


"A BOLA a demonstrar, uma vez mais, que é o único jornal desportivo credível e factual. Um gajo que passa a vida a mergulhar é natural que atraia os tubarões. Bem A BOLA!"

Terceiro Anel: Diário...

Empate justo


"Perseverança e competência. Em desvantagem, a nossa equipa nunca desistiu de tentar inverter o resultado, chegando ao empate a dois golos no dérbi de Alvalade. Este é o tema em destaque na News Benfica.

1
Na opinião de Roger Schmidt, a chave do jogo esteve na forma como a equipa abordou a segunda parte: "Ao intervalo, mudámos algumas coisas. Conseguimos mudar também a dinâmica. O jogo foi completamente diferente. Jogámos com mais intensidade, mais para a frente, fomos melhores na pressão. Com o primeiro golo, voltámos a acreditar. E, bem feitas as contas, merecemos o segundo golo. O resultado acaba por se ajustar."
O nosso treinador deixa elogios à equipa e já pensa na última jornada: "Muito respeito pelos meus jogadores, que conseguiram manter-se concentrados e demonstrar atitude. Fico contente com o seu desempenho, sobretudo após o intervalo. Agora vamos preparar o próximo jogo. Estamos motivados para jogar em casa, vencer e demonstrar que merecemos ser campeões."
Veja a conferência de Imprensa do nosso treinador.

2
O autor do primeiro golo do Benfica, Aursnes, considera que "conseguimos responder muito bem na segunda parte". "Infelizmente já estávamos a perder por dois golos, mas mostrámos que podíamos recuperar. Foi uma grande resposta", afirma. O norueguês enaltece o papel dos Benfiquistas no empate: "Os nossos adeptos foram fantásticos como sempre são e esperamos vê-los ainda mais felizes na próxima semana."

3
Já há data e horário para o jogo referente à última jornada, na Luz, com o Santa Clara. É sábado às 18h00.

4
A nossa equipa feminina de andebol, bicampeã nacional, terminou o Campeonato invicta e recebeu o troféu da prova. No último jogo, frente ao SIR 1.º de Maio, venceu por 39-21. Veja as melhores imagens, aqui.
Em futebol no feminino, as tricampeãs nacionais ganharam na visita ao Amora, por 1-2.

5
Somos bicampeões nacionais de futsal Sub-19 no feminino, após o triunfo ante o Sporting, por 2-1.

6
Hoje, na Luz às 21h00, há jogo 2 das meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional de basquetebol. Na primeira partida frente à Ovarense, ganhámos por 88-59. José Barbosa afirma que "temos de entrar com a mesma seriedade" e apela à presença dos adeptos: "Aproveito para agradecer o apoio que nos foi dado no sábado, e convido os Benfiquistas para o jogo de segunda-feira. Com eles é sempre mais fácil."

7
Foram mais de 500 visitantes no Museum & Stadium By Night | Noite Europeia dos Museus. Veja, aqui.

8
A Casa do Benfica de Castelo de Vide celebrou o seu 18.º aniversário e a festa contou com as presenças do vice-presidente Domingos Almeida Lima e a glória Pedro Mantorras."

Para se ser campeão, é preciso jogar mais que 45 minutos. E para ganhar também (o empate que deixa o título para decidir na última jornada)


"Sporting e Benfica empataram-se (2-2) entre equívocos de parte a parte, desperdiçando assim ambos os objetivos que tinham para este domingo: a equipa de Schmidt, que falhou completamente a abordagem ao jogo na 1.ª parte, deixou de festejar o título nacional e o Sporting, que desistiu de jogar na 2.ª parte, entregou com um lacinho um lugar de Champions ao SC Braga. O empate penalizou ambas as equipas. E foi merecido

O dérbi da penúltima jornada do campeonato foi, essencialmente, um dérbi de equívocos. Equivocou-se largamente Roger Schmidt ao entrar com Frederik Aursnes a defesa direito, ao deixar o meio-campo a Chiquinho, João Neves e João Mário, a dar espaço ao Sporting para se divertir alegremente pelas alas. E equivocou-se quase tão espetacularmente Rúben Amorim, ao desistir do jogo mal arrancou a 2.ª parte, ao dar conta da diferença de abordagem do Benfica, a subida de Aursnes no terreno, tirando Marcus Edwards, um dos melhores na 1.ª parte, para lançar Paulinho, avisando logo ali o que queria do que restava do encontro: aguentar atrás e tentar a sorte numa bola longa, apanhando o Benfica desprevenido, demasiado balançado para a frente.
E por isso não poderia haver outro resultado neste jogo. O empate (2-2) penaliza as duas equipas, porque o Benfica deixa tudo para resolver na última jornada e o Sporting desbarata definitivamente uma possível recuperação até ao 3.º lugar e aos cifrões da Champions. É merecido, para ambos, porque em questões de erros o futebol é muito democrático: raramente perdoa, para qualquer que seja o lado. Para os adeptos, todos, das duas equipas, não deve ter existido jogo mais frustrante na temporada.
O cliché redundante das “duas partes completamente distintas” terá sido inventado para jogos assim, porque o que se viu foi, de facto, dois jogos num só. O Sporting entrou muito bem, a conseguir facilmente destruir a pressão alta que o Benfica havia ameaçado fazer nos primeiros minutos e lançando o seu jogo para as alas, onde Nuno Santos e Esgaio tragaram Aursnes e Grimaldo com facilidade.
Conseguindo quebrar as linhas com um jogo intenso e rápido, o Sporting podia ter marcado logo aos 21’, numa jogada em que Edwards arrastou dois adversários na direita para depois com o calcanhar deixar a bola para a corrida livre de Esgaio. O cruzamento foi perfeito, mas Pote falhou completamente a bola. Nem um Bryan Ruiz foi.
Super competitivo nos duelos, o Sporting não deixou uma bola por ganhar na 1.ª parte - o Benfica era uma equipa nervosa, manietada, sem capacidade de construir, porque nem sequer capacidade para ter bola havia. E depois de mais uma ameaça de Esgaio, o golo do Sporting surgiu naturalmente, numa jogada pela esquerda, com Nuno Santos, com todo o espaço do mundo, a encontrar Trincão na área, que aproveitou um corte defeituoso de António Silva para ficar frente a frente a Vlachodimos. Não foi à primeira, seria na recarga. Aos 39’ o Sporting estava na frente e justificava. O 2-0, aos 44’, por Diomande, de cabeça após canto, dava um volume pouco escandaloso à superioridade da equipa de Rúben Amorim na 1.ª parte.
Só que na segunda tudo mudou. Schmidt apercebeu-se do erro de ter entrado em campo com Aursnes a lateral direito e deu ordem de subida ao norueguês, tirando João Mário de campo. O nórdico rematou com perigo logo nos momentos iniciais, numa jogada em que se viu logo outro Benfica: com mais intenção, com mais vigor na disputa do jogo. E perante tal demonstração, Amorim agiu no imediato, lançando Paulinho. O ataque móvel deixava de ser móvel. Provavelmente deixava de ser de todo um ataque: o Sporting abdicou da bola, optou por jogar na especulação do jogo, nos possíveis contra-ataques que o Benfica, balanceado para a frente, poderia conceder. Tal raramente aconteceu. E quando aconteceu, aos 86’, Paulinho falhou em frente a Vlachodimos, permitindo a defesa do grego.
Aos 71’, e já depois de ter falhado uma oportunidade, Aursnes faria o 2-1, após cruzamento de Grimaldo, confirmando que o seu lugar não era lá atrás. Por essa altura, já Schmidt tinha desfeito todo o plano inicial e retirado gente sagrada como Gonçalo Ramos e Rafa para lançar Musa e Guedes. O Benfica melhorou significativamente, embora a reação ao golo não tenha sido fantástica. Os minutos que se seguiram foram até os melhores de uma exibição paupérrima do Sporting na 2.ª parte e Morita esteve perto de aumentar a vantagem dos leões, após boa jogada de Bellerin, talvez a única substituição que correu bem aos da casa. Minutos depois, incompreensivelmente, Amorim retirou o nipónico de campo, lançando o jovem Dario Essugo que continua a não justificar a aposta, para mais em jogos deste calibre.
Nos últimos minutos, o Benfica voltou a carregar, mais atabalhoadamente do que se esperaria de uma equipa que entrou em campo com a possibilidade de ser campeã, mas nisto, para se chegar a um objetivo, seja um título ou ganhar um jogo, é preciso estar lá 90 minutos e não só pela metade. Vale para ambas as equipas. Já nos descontos, um remate de Musa contou com um corte decisivo de Coates e já com quatro minutos em cima do tempo regulamentar uma jogada de confusão na área terminou com um remate afoito de João Neves, com a bola a entrar pelo único espaço onde não existiam corpos vestidos de verde e branco.
O castigo foi merecido para o Sporting, porque desistiu de jogar. E para o Benfica, porque deu 45 minutos de avanço. Ninguém deve ter ficado feliz. Mas vossa culpa, vossa tão grande culpa."

Sporting CP 2-2 SL Benfica: A insistência de um foi a sentença do outro


"A Crónica: Jogo De Duas Partes Distintas, Com Sporting A Deixar Fugir A Vitória

Sportinguistas e benfiquistas colocaram o Estádio José Alvalade em ebulição, deixando antever um jogaço que começou por ser bem disputado, entre duas equipas que queriam mandar, sendo o Sporting a ganhar vantagem nos momentos iniciais, sufocando a saída de bola encarnada.
O leão não tinha receio na sua saída, enfrentando de caras a pressão alta do Benfica – nesse momento, Morita descaía para a ala esquerda, facilitando a circulação de bola – e tinha mais bola e defendia melhor. Edwards e Pote procuravam o espaço interior, mas o Benfica defendia com as linhas bem próximas.
A primeira oportunidade surgiu cortesia de um cruzamento de Esgaio, que saiu perfeito para Pote só ter de encostar… mas este falhou de forma clamorosa.
Até que aos 40 minutos, após muito domínio do Sporting e falta de clarividência na hora de rematar, Nuno Santos isolou Trincão com um passe magistral e o avançado, à segunda tentativa, atirou a contar.
A equipa não desarmou e chegou ao 2-0 ainda antes do intervalo – Diomande respondeu na perfeição a um canto de Nuno Santos e estreou-se a marcar na Liga. O resultado justificava-se pelo domínio que a turma de Rúben Amorim tivera.
Roger Schmidt substitui Bah por João Mário ao intervalo, passando Aursnes para o ataque, e a equipa entrou melhor na 2ª parte, mas com pouca cabeça nos momentos de definição – ao contrário de Franco Israel, que demonstrava segurança.
O Sporting estava a adormecer, apesar de o Benfica não criar muitas chances – a precisar de ganhar, Schmidt não arriscou nas substituições, tirando Rafa e Gonçalo Ramos para pôr Gonçalo Guedes e Musa em campo.
Até que aos 71 minutos, com Diomande caído na área, Aursnes aproveitou cruzamento de Grimaldo para reduzir a distância no marcador – tanto a equipa como os adeptos encarnados ganharam nova vida com este golo.
Rúben Amorim refrescou a equipa e esta subiu de novo de rendimento, tendo quase marcado aos 86’, mas Paulinho falhou de forma displicente.
Até que nos últimos suspiros, um livre lateral para o Benfica causou o pânico na área do Sporting e após muita insistência, João Neves fez o golo do empate.
Foi no meio de tochas vermelhas e da festa dos adeptos encarnados que terminou o jogo. O Benfica vê reduzida a vantagem para o Porto para dois pontos, já o Sporting tem o 4.º lugar selado.

A Figura
Francisco Trincão (Sporting CP): Conseguiu quebrar a muralha defensiva das águias com persistência e uma movimentação inteligente. Quando apareceu, definiu bem e foi fulcral para a sua equipa.

O Fora de Jogo
Rafa (SL Benfica): Teve uma primeira parte apagada, onde perdeu os seis duelos que disputou. Nunca impôs a sua velocidade e saiu com naturalidade aos 66 minutos.

BnR na Conferência de Imprensa
Sporting CP
Não foi possível fazer questões ao treinador do Sporting CP, Rúben Amorim.

SL Benfica
Não foi possível fazer questões ao treinador do SL Benfica, Roger Schmidt."

Gooooolllll....

Campeã!

O Futebol é Momento #34 - Dérbi quentinho

A Verdade do Tadeia #811 - Temos Liga até ao fim

Quezada: Tugão...

BTV: Sporting, excerto...

Trio: Sporting, excerto...

BI: Sporting...

BI: Live - Sporting...

5 minutos: Live - Sporting...

O Cantinho Benfiquista: Live - Sporting...

Benfica After 90 - Countdown to Champions!