Últimas indefectivações

sábado, 27 de junho de 2015

Tranquilos

O mercado está aberto e a imprensa bombardeia, todos os dias, os adeptos com notícias de primeira ou última hora relativamente a novas saídas, contratações ou rescisões. Jogadores em Paris, Estados Unidos ou até - imagine-se - na China! Valores de prémios, nomes de adjuntos e até novos patrocinadores: tudo num rol quase inimaginável de factos e artefactos para premiar os leitores e os telespectadores com novelas intermináveis.
Mantenhamo-nos tranquilos! Luís Filipe Vieira já deu provas consolidadas de que sabe lidar com o mercado e com a turbulência das notícias. De que sabe estar muito acima de atitudes vingativas ou retaliatórias que predominam noutros clubes - veja-se a atitude da contratação de Rui Vitória face à pressão para a contratação de Marco Silva! De que mesmo quando os números obrigam a contenção, sabe apostar estrategicamente nas áreas e nas pessoas certas, que muitos títulos têm entregue ao Sport Lisboa e Benfica.
Mantenhamo-nos tranquilos! O Benfica é muito maior do que qualquer treinador, adjunto ou jogador, por muito que a coerência - ou a falta dela - seja a nota de conduta de alguns profissionais do Futebol, acreditemos que quem nos lidera sabe bem o que quer para o Clube. Alguns preferem continuar a garantir que este ou aquele jogador vão para o FC Porto. Outros que aqueloutro juvenil será cedido como moeda de troca para um qualquer clube asiático ou do médio oriente. Outros ainda apostam tudo em como será impossível vencer com jogadores da Formação, sejam eles três, cinco ou dez. Eu prefiro dizer que tenho a certeza de que Vieira continua a ser o timoneiro deste clube e que isso me dá uma imensa tranquilidade para encarar a próxima época, que começa já a 9 de Agosto.

André Ventura, in jornal 'O Benfica'

Decisão definitiva da Autoridade da Concorrência

A melhor forma de passar que um determinado facto é uma vitória, quando ele afinal é uma grande derrota, é aproveitar o desconhecimento técnico, voluntário ou não, dos meios que supostamente o deveriam divulgar. Em 28 de Novembro de 2014, na parte que interessa, foi assinado o seguinte documento de compromissos perante a Autoridade da Concorrência.
"As empresas visadas no processo de contra-ordenação número...., que corre termos no Departamento de Praticas Restritivas da Autoridade da concorrência assumem perante a Autoridade da Concorrência, no enquadramento legal estabelecido pelo artigo 23º da Lei da Concorrência aprovada pela Lei nº 19/2012 de 8 de Maio, o cumprimento integral de um conjunto de obrigações.
Os Compromissos entram em vigor na data de produção de efeitos da decisão de arquivamento nos termos do numero 6, do artigo 238, da Lei da Concorrência.
(a) Na celebração de novos contratos que tenham por objecto, total ou parcialmente, os Direitos, as Declarantes obrigam-se a não incluir clausulas que lhes confiram um direito de preferência na contratação dos Direitos para outras Épocas Desportivas após o termo desses novos contratos.
As Declarantes obrigam-se a dar conhecimento à AdC dos novos contratos referidos que celebrarem ate ao final da época de 2017/2018, enviando copia dos mesmos no prazo máximo de 10 dias úteis após a respetiva celebração.
No que respeita aos Contratos, as Declarantes,(CONFIDENCIAL-SEGREDO DE NEGÓCIO), renunciam na presente data ao direito de preferencia de que a e detentora e beneficiaria." Ou seja, o fim do direito de preferência na celebração de qualquer novo contrato de direitos de transmissão televisiva e (ou) de publicidade, estática e virtual.
E também foi fixado o fim da exclusividade, tudo com efeitos para os anos futuros.
"As Declarantes obrigam-se a não celebrar novos contratos que tenham por objecto, total ou parcialmente, os Direitos, com uma clausula de exclusividade superior a três Épocas Desportivas consecutivas incluindo renovações, aditamentos e/ou suspensões do termo de vigência dos novos contratos.
Na contagem das três Épocas Desportivas não se inclui a Época Desportiva em curso no momento da celebração do contrato."
E depois a "cereja no topo do bolo", ou seja, o colocar fim aos contratos sem qualquer indemnização.
"As Declarantes assumem a obrigação de comunicar as contra-partes nos Contratos que estas podem unilateralmente e sem qualquer penalidade ou dever de compensação, denunciar os Contratos, com efeitos a partir do final da Época Desportiva 2015/2016 desde que o façam ate 30 de Novembro de 2015, por carta registada enviada a...."
O processo desde aí seguiu os seus trâmites, tendo desembocado agora na sua efectividade no princípio do mês de Junho de 2015.
Isto poderá gerar, ou não, uma grande revolução televisiva, digital e de multimédia.
Relembremos que a BTV, antecedeu este cenário com mais de dois anos de antecedência, através da sua Direcção.
Em termos práticos, poderão surgir no mercado outros operadores, pois os contratos podem ser denunciados por todos, com efeitos a partir do final da época desportiva desde que o façam até 30 de Novembro de 2015. Alguém noticiou esta revolução que se avizinha?
Alguém noticiou a verdadeira dimensão do conteúdo intrínseco das mudanças de jogadores e treinadores no Futebol português?
Alguém noticiou como funcionam os bastidores do Futebol quando um clube renasceu das cinzas e começou a dominar o panorama desportivo português?
Ou será que alguns não compreenderam, outros não quiseram e outros ainda, chutaram mesmo para canto? 

Dislexia


Quando os factos não interessam, há uma enorme propensão para se chutar para canto. Realmente a melhor forma de não assumirmos responsabilidades e hoje quase ninguém as assume, é chutar pela linha de fundo.
Só vão à Barra do Tribunal três tipos de pessoas - os culpados, os que assumem responsabilidades e são voluntaristas e os que estavam no sitio errado à hora errada, mas nada tendo a ver com o cenário.
Assumir responsabilidades é claramente das coisas mais difíceis e estúpidas, de se fazer nos tempos modernos.
É tão bom ser "pau mandado" e nunca se perceber o que se está a fazer! Ou pelo menos, fazer de conta de que não se percebe, nada de nada!
E depois há aqueles que passam sempre pelos intervalos da chuva e que nada contribuem para nada, apenas contribuem para "encher chouriços".

António Pragal Colaço, in jornal 'O Benfica'

A melhor época de sempre?

A subjectividade inerente a uma avaliação deste género, torna as escolhas passíveis de contestação. Há que delimitar o âmbito, para, de seguida, contextualizar as épocas, as modalidades e as competições disputadas. 
Por exemplo, no Basquetebol, 2014/15 foi a temporada em que o Benfica conquistou mais provas nacionais (5), mas não a melhor de sempre: Em 1994/95 também atingimos o pleno (4 provas). No entanto, a prestação europeia (melhores 16 da principal competição), faz a balança pender a seu favor. Outro caso elucidativo é o do Futebol em 2013/14: O Benfica venceu os três títulos nacionais em disputa (CN; TP; TL), estabelecendo um recorde, e chegou à décima final europeia do seu historial. Todavia, 1960/61, pela glória alcançada com a vitória na final da Taça dos Campeões Europeus e por termos arrecadado mais um título nacional, é, na minha opinião, a melhor de sempre.
No âmbito estritamente desportivo e em termos globais, a época que agora finda foi, a nível nacional, a melhor de sempre do Sport Lisboa e Benfica (e de um Clube português). Assumindo que sermos campeões nacionais de Futebol é uma premissa, é necessário recuar a 1988/89 para encontrarmos uma temporada em que tenhamos conquistado 7 Campeonatos Nacionais (Futebol, Basquetebol, Atletismo, Andebol, Natação, Bilhar e Ténis). Em 2014/15, vencemos 8: Futebol, Basquetebol. Hóquei em Patins, Futsal, Voleibol, Atletismo, Snooker e Triatlo, aos quais acrescentámos quatro "dobradinhas", os plenos do Atletismo, Basquetebol e Voleibol e as conquistas na vertente feminina do Râguebi, Hóquei em Patins (o pleno nacional e a Liga Europeia), Futsal e Pólo Aquático. Inesquecível!

João Tomaz, in jornal 'O Benfica'

Há mais fumo do que fogo

Rui Vitória terá como tarefa primeira e decisiva fixar o plantel com que poderá contar durante a temporada. Todos os dias há supostas entradas e saídas que são anunciadas nos media. Não se poderá dizer como noutros tempos que «é só fumaça» mas seguramente «há mais fumo do que fogo». Confiemos na SAD e no treinador para definirem o grupo que atacará os títulos. O presidente Luís Filipe Vieira prometeu na apresentação do treinador que este iria contar com um grupo capaz de vencer, e isso basta-me.
Na última época já o mês de Agosto ia a meio, e de Jonas, Samaris e Júlio César não se falava. Depois vieram os jogadores e os títulos.
Deixemos para a concorrência a disputa do título de campeão da pré-época, no Benfica queremos é ser campeões nacionais pela 35ª vez. As taças que procuramos são a de Portugal e da Liga.
Há no entanto, natural expectativa, e enquanto a bola não salta, não faltam línguas incendiárias a ocupar o espaço mediático. São óptimos estes defesos quando se ganharam os títulos quase todos, e são péssimos e intermináveis quando não se ganhou quase nada.
Ainda não sei quem será o Etoile Carouge da presente temporada, não tenho todo o calendário da pré-época presente, mas só dia 9 de Agosto, será a doer e para ganhar.
Mas no cardápio da pré-época muitos aperitivos de categoria como o PSG, Fiorentina, Nápoles ou América.
Merecida referência à selecção nacional de Sub 21 pelo brilhante desempenho, e apuramento Olímpico. Sublinhado também para Lindelof, o sueco que este ano vai estar no plantel principal do Benfica, e que está a dar boas indicações.
Última referência para a medalha de ouro de Telma Monteiro, a quem já só falta uma medalha olímpica a coroar uma carreira desportiva de sonho. 

Sílvio Cervan, in jornal A Bola

O nosso treinador

À medida que a poeira assenta, a nação Benfiquista vai-se congregando em torno do novo treinador.
Qualquer mudança traz sempre alguma ansiedade associada. Sobretudo quando parte de uma base de sucesso. Diz-se que as grandes reformas devem fazer-se na quietude do triunfo, e não no tumulto do fracasso. O certo é que a volatilidade dos tempos modernos não permite dormir sobre êxitos findos. Ela obriga a reinventar para manter o rumo. O passado respeita-se, e evoca-se, mas é o futuro que deve orientar a acção. O futuro do Futebol encarnado chama-se agora Rui Vitória. O técnico ribatejano chega ao nosso Clube bastante mais jovem, e traz na bagagem um currículo bastante mais composto, que o do anterior treinador em 2009. Vem com a ambição e a energia de quem quer conquistar o Mundo. Traz, ainda, um suplemento de alma importante numa actividade que vive de paixões: é Benfiquista. É um dos nossos! A humildade com que afirma que irá manter o que está bem, abona em seu favor. O discurso afirmativo, confiante e clarividente também. É um homem do Futebol, mas não é um homem apenas do futebol. Acredito que, mais do que para transformar, ele vem para acrescentar. 
Em Agosto, quando as competições oficiais se iniciarem, todos seremos um só. O novo treinador, um renovado plantel (certamente competitivo, e com a mesma sede de ganhar), e os mesmos adeptos de sempre - aqueles que fazem do Benfica o gigante que é, e que, com diferentes treinadores, com diferentes jogadores, vão festejando campeonatos sucessivamente. Já vamos em 34. O próximo é o 35.º. E este será com Rui Vitória sentado no banco.

Luís Fialho, in jornal 'O Benfica'

Vêm aí os abutres

Todos os anos, a história repete-se. O título ainda pode estar por decidir, os jogadores-chave não sabem ainda se continuam ou se seguem viagem atrás dos euros ou dos petrodólares, mas já os jornais fazem capas com o "interesse de" ou as "saídas mais que certas" e todas aquelas banalidades a que já nos habituámos. E assim será enquanto o SL Benfica for aquilo que é desde sempre - o maior Clube de Portugal, o que tem mais adeptos, o que gera mais receitas, o que vende mais jornais.
Estamos no fim de junho, falta mais de um mês para a primeira competição oficial e poucos dias para os treinos da nova época se iniciarem. E até agora o que é que já perdemos em termos de capital humano?
Pouco, muito pouco.
O treinador é um homem da casa, há jogadores emprestados que vão ter novas oportunidades, há esperanças da equipa B que são cada vez mais certezas, há valores seguros que continuam no SL Benfica, há estrelas da companhia que podem ou não sair, mas há soluções à vista para o caso de ser necessário. Esta é a realidade, depois há a utopia, há a tentativa de inflacionar salários, o desejo de criar casos e instabilidade.
Não vale a pena perder muito tempo a imaginar quem pode ganhar com isto, é fácil, está na cara há muitos anos. Ganham os rivais e seus dirigentes, os olheiros, os empresários, os vendedores de jornais, a turba de comentadores anti-benfiquistas. Sim, vão sair jogadores, é sempre assim nas grandes equipas. Uma coisa é certa: quem ficar, quem regressar e quem vier de novo vai jogar com uma camisola onde não falta o escudo de campeão (bicampeão), um patrocínio poderoso e mais de cem anos de glória. Ou como diz José Mourinho em inglês: os cães ladram e a caravana passa.

Ricardo Santos, in jornal 'O Benfica'

Mercado da Luz F15 I

Gloriosos Indefectíveis,

Em comunicado enviado à CMVM o Sport Lisboa e Benfica, comunicou os seguintes factos relativos a atletas de futebol:

Atletas já sem vínculo (7): 
- Benito, João Cancelo, André Gomes, Pedro Alves, Sulejmani, Rodrigo, Funes Mori

Atletas já contratados (10):
- Ederson, Marçal, Carcela, Dálcio, Diego Lopes, Léo Natel, Pelé, Tarabt, Francisco Vera, Murillo

Equipa técnica:
- Treinador principal: Rui Vitória
- Treinadores adjuntos: Arnaldo Teixeira, Sérgio Botelho, Minervino Pietra
- Preparador físico: Paulo Morão
- Treinador de guarda-redes: Hugo Oliveira
- Benfica Lab (coordenador): Bruno Mendes
- Vídeo analista: Marco Pedroso

Informação com Selo de Garantia: 'O Indefectível'

Consultar fonte (pag. 75)

Mercado da Luz

Gloriosos Indefectíveis,

O Indefectível inaugura hoje a série 'Mercado da Luz'.
De hoje em diante os artigos publicados sobre a designação 'Mercado da Luz' irão abordar tudo o que são as movimentações de jogadores e treinadores efectivamente confirmadas pelo Sport Lisboa e Benfica. No 'Mercado da Luz' quem tem voz é o feirante e o feirante neste caso é o Sport Lisboa e Benfica.

O objectivo desta série é servir de ponto de referência para consulta e debate sobre as movimentações que vão sendo concretizadas ao longo da época desportiva nas diferentes janelas de transferências.

Iremos ter dois tipos de mercados: O mercado associado ao futebol e o mercado associado às modalidades.

As designações serão pois:
- 'Mercado da Luz F15 I'
- 'Mercado da Luz M15 I'
onde 'F' significa Futebol, 'M' significa Modalidades, '15' significa o início da época desportiva de 2015/2016 e onde o 'I' é a numeração romana da ordem de publicação referente à época desportiva em causa.

Fiquem pois sintonizados que toda a informação será aqui do melhor modo apresentada.

Pelo Benfica! Sempre!

Redheart <3