Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de julho de 2014

A cor do dinheiro

"Ainda falta a quase eternidade de um mês e meio para o maldito defeso terminar. A festa faz-se nos media com novos jogadores que ninguém conhece e de todas as nacionalidades, com excepção de esquimós e aborígenes. No ar esvoaçam cláusulas de rescisão sem nexo e sem aderência à realidade. No dia 31 de Agosto (curiosamente, dia de um Benfica-Sporting) pode haver aeronaves à espera na Portela para dar tempo a abutres esfomeados de levarem a carne e deixarem a carcaça.
Este tipo de defesos é triplamente obsceno: termina depois de as competições começarem, permite trocas depois dos sorteios efectuados, exprime o primado da cleptocracia tornada oficial e suficientemente branqueada por essa Europa do futebol cada vez mais desigual.
A dificuldade em manter os melhores é cada vez maior, mesmo com a UEFA a falar, com cinismo insuportável, de fair-play financeiro. É o tempo em que meia-dúzia de treinadores europeus disputam, entre si, as iguarias financiadas sabe-se lá como, cavando a clivagem com a horda do resto europeu. Quase me apetece dizer que assim até eu treinava...
Pelo meio, há rios e afluentes monetários. Intermediação à farta. Compensações à vista. Fundos de jogadores que os tornam divisíveis como se tratasse de uma peça de talho. Sempre com o pensamento no paradoxo do regresso ao futuro...
Compra-se por 10, estabelece-se a famosa cláusula de rescisão por 10 vezes 1000. Proclama-se urbi et orbi que só se vende pela cláusula de rescisão que, afinal, não é ou quando é tem direito a desconto ou saque.
Definitivamente, a cor do dinheiro tudo envolve e tudo faz engolir. Não acreditem nos beijos nas camisolas."

Bagão Félix, in A Bola

Derley

Finalmente, a apresentação do Derley... este 'atraso', já estava a criar 'ondas'!!!
É uma das contratações que eu tenho mais fé. Podemos ter aqui um jogador, que pode ter um impacto no Benfica, idêntico ao do Lima...!!! São jogadores diferentes (ofensivamente), mas na maneira como 'defendem' são parecidos... Os ex-colegas do Derley no Marítimo, confirmam isso mesmo: '...o Derley era o nosso primeiro defesa...'!!!
Marcou 16 golos na sua estreia em Portugal, no Marítimo, uma equipa que o ano passado, teve pouco volume ofensivo... Pode não ser um nome sonante, mas conhece o futebol português, já sabe aquilo que o Jesus exige dos avançados, e o facto de ter tido um trajecto por Clubes 'pequenos' demonstra ambição, e crença...


PS1: Foi hoje confirmada a saída do Oblak para o Atlético de Madrid, por €16 milhões. Depois da novela do ano passado, o Oblak voltou a não comportar-se bem com o Clube que lhe pagava os ordenados, e que acreditou nele quando ele ainda tinha 16 anos... Não tenho acesso a informações 'confidenciais', mas tudo isto pareceu-me mais um esquema do amigo Jorge Mendes!!!
As qualidades do jogador são inegáveis, mas este é daqueles que desejo, nunca voltar...
Todos tem o direito de procurar o melhor financeiramente para eles, e para as suas famílias, mas existem muitas formas de o fazerem... e o Benfica até não paga nada mal, tenho a certeza que nenhum jogador do plantel principal do Benfica ganha o ordenado mínimo!!! Durante muitas décadas os jogadores foram 'escravos' dos Clubes, mas hoje em dia, a situação inverteu-se... Os contratos só são para cumprir quando os Clubes não querem os jogadores, porque quando o jogador quer sair, ninguém os consegue parar...!!!
Na história do Benfica temos vários jogadores que estão umbilicalmente ligados ao Clube, hoje em dia são poucos os jogadores que se preocupam com esse tipo legado, azar o deles...

PS2: Sobre os abutres que pairam por aí... que como é óbvio, se fossem eles a decidir, tudo se passaria de maneira diferente, deixo uma curiosa citação do nosso ex-dirigente Gaspar Ramos (que ultimamente tantas vezes discordo...!!!): «O Benfica está a fazer aquilo que é necessário fazer»!!!

PS3: A equipa B do Benfica, efectuou um jogo treino com a equipa principal do Vitória de Setúbal no Seixal. O jogo foi à porta fechada, acabou 1-1, com o golo do Benfica a ser marcado pelo miúdo Austríaco Kevin Friesenbiclher... mas estranhamente, nem o 11 inicial do Benfica se sabe!!!

SOS: atacar... na formação

"Pouco, ou nada, adianta prosseguir na discussão de se Paulo Bento deveria retirar-se enquanto seleccionador nacional ou se, pelo contrário, é correcto mantê-lo nessa missão (sim, no actual e próximo estado do futebol português, trata-se mesmo de missão, bem mais do que de cargo/função...).
O que adianta - dramática urgência! - é pôr mãos à obra (já tarde, mas desastroso mesmo seria nunca...) de reorganizar a sério o nosso futebol e de dar ao seu topo, Selecção Nacional, perspectivas de futuro que se sobreponham ao actual escuro horizonte. Responsabilidade colectiva - e o que se passa na Liga de Clubes é apogeu de... irresponsabilidade! -, mas estando a Federação obrigada a traçar e dirigir/coordenar a linha condutora. Os anos de vacas gordas, levando a passividade (era Madaíl/Scolari), acabaram. Regresso das equipas B, na II Liga, foi importante passo. Mas é urgente fazer muitíssimo mais na formação de futebolistas e nas condições para muito superior aproveitamento. Até a UEFA impõe, nos plantéis para Champions e Liga Europa, números de futebolistas formados localmente... Quando é que, em Portugal, se assume urgência de mais apertar a malha? Já para não falar de pôr limite a futebolistas estrangeiros não comunitários (nada inédito em potências do futebol europeu).
SOS: a Selecção precisa de ser renovada. Salta pertinente pergunta; com quem? Dois ou três nomes e... deserto. Veremos o que o Benfica fará com os melhores vindos dos seus BB... Veremos se o Sporting não irá regredir na aposta nos seus meninos... Veremos quando é que o FC Porto conseguirá sair de nicles no aproveitamento da sua formação...
Paulo Bento lançou muitos miúdos no Sporting (exemplos de topo: João Moutinho, Rui Patrício, Miguel Veloso). Mas, a nível de Selecção para o próximo Europeu (a partir já de Setembro...), onde existe consistente matéria-prima para renovar?"

Santos Neves, in A Bola

Vermelho!

"Quase aposto que a maior parte das pessoas desaprovariam o comportamento dum polícia no seguinte cenário: pelas sete e meia da manhã, o agente apanha um carteirista com a mão na massa a roubar a reforma de uma senhora; dirige-se ao homem e com o dedo em riste diz-lhe: «eu vim bem o que o cavalheiro fez e olhe que isso dá prisão, aviso-o já. Fique a saber que se voltar a apanhá-lo vou ter de detê-lo. Vá lá, devolva à senhora o dinheiro e porte-se bem o resto do dia». Depois de deixar o turno, diria ao colega que o acompanhava: «viste, não estragámos o dia com aquela detenção logo ao início da manhã e depois até correu tudo bem».
Se não digo «todas as pessoas desaprovariam o comportamento do polícia» é porque presumo que muitos árbitros de topo o aplaudissem. Não que mo tenham dito, mas pelo que demonstram actuando de forma complacente para com os futebolistas que tantas vezes deviam ser expulsos e safam-se com um dedo em riste ou um cartão amarelo por algo que se fizessem aos 88 minutos os mandaria mais cedo para o duche.
Escrevo estas linhas tendo por pretexto o Mundial e o inacreditável perdão de expulsão a Thiago Silva, do Brasil, por derrubar um holandês que seguia isolado aos dois minutos do jogo de atribuição do terceiro lugar.
Se eu fosse jogador da Holanda garanto que muito me teria zangado: queria lá eu saber de o jogo ser bonito... Só queria que as regras fossem cumpridas e, se um adversário fez infracção que vale expulsão, jogar com 11 contra 10 durante 88 m. Sim, da mesma forma que quero que o carteirista seja detido se apanhado (basta uma vez) em flagrante.
De uma vez por todas, senhores árbitros: os jogos de futebol não são património da humanidade nem os jogadores espécies em vias de extinção. A estúpida mania de não expulsar nos instantes iniciais de um jogo só porque se está precisamente nos instantes iniciais de um jogo é apenas uma estúpida mania.
E um jogo de futebol - mesmo daqueles a que milhões de pessoas gostam de assistir - é sobretudo um confronto entre 22 homens. Só respeitar as regras é respeitá-los a todos."

Nuno Perestrelo, in A Bola

10