Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Farsa!


"Querem atirar-nos areia para os olhos... numa rede social aqui ao lado. Eu digo não #LigadaFarsa Liga Portugal!"

Afinal, qual é o melhor médio centro do SL Benfica?


"Para ti, quem é o melhor médio centro do SL Benfica esta temporada?

Muito se tem debatido sobre qual será o melhor médio do SL Benfica.
João Mário foi dono e senhor da posição na primeira metade da época sob o comando técnico de Jorge Jesus, mas com Nelson Veríssimo tem havido uma maior rotatividade na posição entre o médio internacional português, Adel Taarabt e Soualiho Meïté, reduzindo significativamente a utilização do jogador formado no Sporting CP.
Para comparar e analisar melhor o desempenho dos três médios, começarei aqui por fazer um top entre ambos os jogadores, abordando vários parâmetros do jogo que contribuem para a avaliação dos jogadores.

1. João Mário
O médio internacional português leva quatro golos e cinco assistências até à 28ª jornada do campeonato.
Na Champions, é o jogador com menor percentagem de posses de bola perdidas de todo o plantel (11,3%), para além de ser o jogador com mais passes para finalização (1,6 p/90 min), maior eficácia de passe (93,3%) e com mais passes aproximativos (3,5 p/90min contra 2,2 p/90min de Adel Taarabt).
João Mário é o médio-centro que mais acrescenta à equipa, o que precisa de menos minutos para participar num lance de golo e apesar de ser o que tem mais minutos, esta também é a época na sua carreira onde passou mais jogos no banco.
Levando a análise a um outro prisma, comparemos agora o rendimento do João Mário com o dos médios dos clubes rivais.
A maioria dos sportinguistas considera que a aposta em Matheus Nunes em detrimento de João Mário foi uma aposta ganha por parte de Rúben Amorim. E a verdade é que o médio luso-brasileiro tem tido uma evolução notável nesta temporada.
No entanto, até à 28ª jornada do campeonato, era o médio do SL Benfica que apresentava melhores números com quatro golos e cinco assistências em 2667 minutos jogados, enquanto Matheus Nunes leva três golos e cinco assistências em 3305 minutos disputados.
Já do lado do FC Porto, o duplo pivot formado por Mateus Uribe e Vitinha tem sido fundamental no desempenho da equipa, sendo que o jovem internacional português acabou de ser considerado o Jogador do Mês pela terceira vez na temporada.
No entanto, no que diz respeito à participação ativa em lances de golo, ambos também levam desvantagem para João Mário. Vitinha leva 3 golos e 3 assistências em 2603 minutos, enquanto o internacional colombiano conta com quatro golos e duas assistências.
Portanto, o rendimento de João Mário jamais pode ser dado como abaixo do inesperado, tendo em conta o que acrescenta à equipa e a sua participação em jogadas de golo.
As estatísticas não dizem tudo acerca do rendimento de um jogador, mas demonstram aquilo que João Mário tem acrescentado à equipa, tendo ainda uma grande margem de progressão.

2. Adel Taarabt
O médio internacional marroquino tem alternado entre a titularidade e o banco de suplentes, levando até à 28ª jornada um golo e três assistências na Liga.
Nos jogos envolvidos na Champions, tem mais ações com bola (50,0 p/90 min), mais tentativas de passe (36,6 p/90 min) e mais passes para finalização (0,6 p/90 min), mas também tem uma maior percentagem de posses de bola perdidas (26,4%).

3. Soualiho Meïté
O médio francês seria inicialmente contratado com o pretexto de jogar como médio mais recuado, mas com Nelson Veríssimo ao leme, ganharia mais espaço nas opções da equipa jogando como oito.
Apesar disso, Meïté tem acrescentado muito pouco à equipa nas vezes que tem sido opção.
Dos três médios envolvidos nesta avaliação, é o único que não tem golos nem assistências, sendo que nos jogos da Champions (descontando o jogo desta semana em Liverpool), tem 39,1 ações com bola p/90 min e 21,5 tentativas de passe p/90 min.
Tem ainda 81,1% de passes certos e 21,3% de posses de bola perdidas."

Nuno Santos no Radar 11

Muito Benfica para apoiar


"Esta edição da News Benfica é inteiramente dedicada à agenda desportiva benfiquista neste período pascal.

1
Muita emoção ontem na Corunha, com o embate dos quartos de final da Golden Cup de hóquei em patins, entre Benfica e Barcelona, a ser decidido nas grandes penalidades. Num jogo em que estivemos a vencer por 0-3 e 1-4, os catalães chegaram ao empate já perto do apito final, resultado que permaneceu inalterado no prolongamento. Nos penáltis vencemos por 2-3.
Segue-se o HC Liceo nas meias-finais. O jogo está marcado para sábado, às 12h00 de Portugal continental (13h00 locais).

2
Estes dias de intensa atividade desportiva têm epicentro em Alvalade, com o dérbi entre Sporting e Benfica, domingo às 20h30, a contar para o Campeonato Nacional. Vencer, como sempre, é o objetivo.
Continuando no futebol, a equipa feminina volta à competição após paragem para compromissos das seleções e recebe o Torreense, no Benfica Campus. O jogo é sábado, às 17h00.
A equipa B tem uma deslocação a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave (domingo, 15h30). Os Sub-23 jogam em Famalicão na 1.ª jornada da Taça Revelação (sábado, 16h00). Às 11h00 de domingo, FC Porto–Benfica nos Sub-19. E, nos Sub-17, o mesmo clássico, mas no Benfica Campus (sábado, 11h00).

3
Nas modalidades de pavilhão, equipas masculinas, além das já referidas meias-finais da Golden Cup de hóquei em patins, há dérbi na Luz em basquetebol (sábado, 17h30). A nossa equipa procura estender a série de triunfos consecutivos e aumentar a vantagem pontual na liderança da classificação. O apoio à nossa equipa, à semelhança do recente jogo frente ao FC Porto, é fundamental para alcançarmos mais uma vitória.

4
Quanto às equipas femininas, hoje, às 15h00, temos o primeiro jogo com o GDESSA relativo às meias-finais dos play-offs do Campeonato de basquetebol. Três horas mais tarde, no andebol, visitamos o Colégio de Gaia, em mais uma jornada do Campeonato. E sábado, às 17h00, há o Santa Luzia–Benfica em futsal.

5
Por fim, damos ainda conta de três distinções: Rafa e Tiago Gouveia marcaram os melhores golos de março na Liga Bwin e na Liga 2, respetivamente, e Gonçalo Ramos foi eleito pelo Sindicato dos Jogadores como o melhor jovem jogador do mês."

Mentira!


"Alguém que avise o jornal ABurla que quando o acto é consentido, não há vítimas.
A única grande vítima continua a ser a verdade desportiva."

Adel Taraabt: Do 8 ao 80 no mesmo jogo


"Já não é novidade para ninguém que Adel Taraabt é um médio com uma capacidade técnica invejável mas que mancha quase sempre as suas exibições com erros que não se podem cometer no mais alto nível.
O marroquino do Benfica tem desempenhado um papel de “8” mas a verdade é que não é talhado para essa posição. O papel que vários treinadores têm atribuído a Adel requer um nível de concentração e de comprometimento defensivo que o jogador não consegue entregar. Não lhe está no ADN… nem vai estar. Contudo, no que ao momento ofensivo diz respeito, Taraabt é perfeito para o papel. Descobre colegas onde ninguém os vê. Sendo até um jogador a quem os colegas entregam a bola na esperança que encontre uma solução.
Nada melhor que o jogo do último fim de semana para se descrever o internacional marroquino. O jogador começa o jogo estando muito mal num momento defensivo que resulta no golo da equipa do BSad. Um erro que vem de base. Da formação. Adel é contornado, como não pode ser e prova disso são os apoios mal colocados frente a um jogador que sabe desequilibrar como Rafael Camacho. Sem reação. Sem encurtar. Sem qualquer acompanhamento ou oposição digna desse nome.


A partir daí, tornou-se num dos homens do jogo fazendo duas assistências e outros tantos passes incríveis. Adel desperta amores e ódios ao mesmo tempo. Se por um lado faz um passe incrível ou transporta a bola metros a fio em condução que desequilibra as equipas adversárias, por outro lado também é o jogador que desequilibra a sua própria equipa por jogar sempre no risco e na vertigem mesmo quando tem soluções mais seguras perto de si.
Se defensivamente é muito curto para ser titular numa equipa que ambiciona lutar por títulos e que joga num modelo de apenas dois médios, ofensivamente é um desbloqueador e um acelerador. Se fosse um jogador com mais golo, certamente teria muito mais “carinho” por parte dos adeptos. A verdade é que os erros sobressaem mais do que os passes ou assistências e a enorme falta de golo que tem como médio ofensivo, acaba por castigar Taraabt que dificilmente ainda irá cair nas graças dos adeptos encarnados. O golo permite aos adeptos esquecer os erros que estão para trás. Fosse Taraabt capaz de finalizar mais vezes e certamente deixaria de estar sempre no limbo entre o “fantástico” e o “não pode jogar”."

O Benfica Somos Nós #55 - Liverpool...

9.º


"O Benfica subiu ao 9 lugar do ranking de melhores clubes europeus em provas da UEFA 2021/22.
O super FC Porto que não perde há 57 jogos ficou em 43 lugar.
#ligafarsa #LigadaVARgonha #40anosdisto"

O Amor


"A cidade está deserta
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte
Nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas
Em todo o lado essa palavra
Repetida ao expoente da loucura
Ora amarga, ora doce
Pra nos lembrar que o amor é uma doença
Quando nele julgamos ver a nossa cura.

Manel Cruz escreveu estas letras para uma das músicas mais famosas dos Ornatos Violeta, que teve na voz de Vítor Espadinha o complemento necessário para um dos hits da música portuguesa dos recentes anos.
Curiosamente, nenhum dos intervenientes é adepto ou sócio do Benfica, e conseguiram desta forma transformar o que representa o Benfica para os seus adeptos e sócios.
Não é uma coisa vã de se explicar, nem de descrever. É um sentimento único, ímpar, assente nas ações e valores que nos passam sobre o que é o sofrimento, a força de vencer e o modo de ser benfiquista.
É o sentimento de vitória, de feitos inigualáveis, de jogos e jogadores que ficam na memória por dias, noites, golos, defesas e imagens sem fim que nos deliciaram e deliciam, mesmo depois de voltarmos a recordar ou a ver.
Camané e Mário Laginha cantam e tocam que “Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer, é um não querer mais que bem querer, é solitário andar por entre a gente, é nunca contentar-se de contente, é cuidar que se ganha em se perder”.
É tudo isto! Isto e muito mais. E é de noites como a de hoje, em Anfield, no estádio do Liverpool, que nos lembramos que o Benfica é isto e muito mais. São os cânticos que rivalizam com a bancada KOP, é a força que embala as camisolas berrantes quando o jogo não está de feição, é a singularidade do clube de massas, gigante adormecido que necessita de um arrebito deste género para explodir a paixão imensa que tem guardada em muitos corações.
O Benfica é Amor! É inexplicável! É único!
E mesmo quando o tentam espezinhar, como têm feito, há sempre alguém que estende a mão para o agarrar e não se deixar ir mais abaixo.
As histórias de amor são assim mesmo. Com os seus altos e com os seus baixos, mas a sensação de amar é essa mesma: única, bela, intemporal. E com isso, nós nunca nos podemos queixar. Apenas exigir e amar.
Viva o Benfica, o Amor da minha vida!"

Champions...


"Em 14 jogos na Champions, o Sport Lisboa e Benfica perdeu apenas 3: dois contra o Bayern Munich e outro contra o Liverpool, na Luz.
Foi uma caminhada europeia fantástica, que teve grandes jogos como a vitória em Amesterdão, a goleada por 3-0 ao Barcelona, o empate por 0-0 em Camp Nou (com aquele falhanço do Seferovic) e, por fim, o 3-3 em Anfield.
No Benfica não existe espaço para vitórias morais, contudo, perante uma época miserável, acabámos por dignificar Portugal e fazer muito melhor que os rivais na Europa. Com outras arbitragens na liga da farsa e a história poderia ter sido bastante diferente.
Um tremendo obrigado aos nossos adeptos. São os melhores adeptos do mundo!"