Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de abril de 2022

O Amor


"A cidade está deserta
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte
Nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas
Em todo o lado essa palavra
Repetida ao expoente da loucura
Ora amarga, ora doce
Pra nos lembrar que o amor é uma doença
Quando nele julgamos ver a nossa cura.

Manel Cruz escreveu estas letras para uma das músicas mais famosas dos Ornatos Violeta, que teve na voz de Vítor Espadinha o complemento necessário para um dos hits da música portuguesa dos recentes anos.
Curiosamente, nenhum dos intervenientes é adepto ou sócio do Benfica, e conseguiram desta forma transformar o que representa o Benfica para os seus adeptos e sócios.
Não é uma coisa vã de se explicar, nem de descrever. É um sentimento único, ímpar, assente nas ações e valores que nos passam sobre o que é o sofrimento, a força de vencer e o modo de ser benfiquista.
É o sentimento de vitória, de feitos inigualáveis, de jogos e jogadores que ficam na memória por dias, noites, golos, defesas e imagens sem fim que nos deliciaram e deliciam, mesmo depois de voltarmos a recordar ou a ver.
Camané e Mário Laginha cantam e tocam que “Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer, é um não querer mais que bem querer, é solitário andar por entre a gente, é nunca contentar-se de contente, é cuidar que se ganha em se perder”.
É tudo isto! Isto e muito mais. E é de noites como a de hoje, em Anfield, no estádio do Liverpool, que nos lembramos que o Benfica é isto e muito mais. São os cânticos que rivalizam com a bancada KOP, é a força que embala as camisolas berrantes quando o jogo não está de feição, é a singularidade do clube de massas, gigante adormecido que necessita de um arrebito deste género para explodir a paixão imensa que tem guardada em muitos corações.
O Benfica é Amor! É inexplicável! É único!
E mesmo quando o tentam espezinhar, como têm feito, há sempre alguém que estende a mão para o agarrar e não se deixar ir mais abaixo.
As histórias de amor são assim mesmo. Com os seus altos e com os seus baixos, mas a sensação de amar é essa mesma: única, bela, intemporal. E com isso, nós nunca nos podemos queixar. Apenas exigir e amar.
Viva o Benfica, o Amor da minha vida!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!