Últimas indefectivações

sábado, 1 de novembro de 2014

Encaminhados...

Benfica 7 - 3 Bassano

Jogo muito complicado, resolvido na 2.ª parte, com um João Rodrigues inspirado (tem que ser ele a marcar todos os penalty's...) na finalização... O Bassano é actualmente uma equipa completamente acessível, mas é cínica (não têm qualquer pejo em usar todos os truques para travar os adversários...), defendeu muito tempo à zona, com todos os jogadores dentro da linha dos 3 pontos do Basket, muitas vezes com todos os jogadores dentro da área do Hóquei!!! O Trabal acabou por ser decisivo travando vários contra-ataques Italianos... Rodámos todo o plantel, e com uma arbitragem equilibrada, acabamos por triunfar com naturalidade...

Com esta vitória fazemos 4 pontos, com os seis pontos esperados dos confrontos com o Quevert (o ano passado o jogo em França foi muito complicado 4-5...e mesmo na Luz não foi fácil 7-5), somaremos 10 pontos, o que muito provavelmente será suficiente para a qualificação. Por isso é que o próprio João Rodrigues disse antes do jogo, que esta partida era uma Final. Vamos ver como vai decorrer os dois jogos entre o Barça e o Bassano...

Bonita a homenagem ao nosso Capitão Valter Neves, já são muitos anos envergando o Manto Sagrado.

PS: Parabéns à nossa equipa de Duatlo, que hoje se sagrou Campeã Nacional por equipas, com o Gil Maia, Bruno Pais e o Rafael Domingos.

A verdade da mentira

"Uma mentira, mesmo que repetida por comentadores de gravata e por jornalistas em peças cuja base é apenas a mais pura das especulações, não deixa de ser mentira.
Em função de uma situação de emergência vivida no Futebol português e que não se podia arrastar por mais tempo, sob pena de comprometer o Campeonato Nacional da I Liga, foi encontrado um consenso alargado a nível de clubes.
Não houve, como não há, nenhuma aliança do SL Benfica com o clube A ou B, o que houve foi um entendimento a favor do Futebol nacional.
Este é o facto que interessa destacar, a partir daí, por interesse ou por ignorância, há quem insista na ideia de uma aliança que não existe.
O Sport Lisboa e Benfica está focado na defesa dos seus interesses, mas não se exclui de procurar defender a indústria do Futebol, como fez em sede da Liga de Clubes."


PS: A direcção do Benfica podia ter aproveitado este comunicado, e num segundo ponto, com o mesmo título, podia realçar o absurdo, das analises à arbitragem do Benfica - Rio Ave:
É verdade que o fiscal de linha estava mal colocado, mas é mentira o golo ter sido mal invalidado, por muito que isso seja responsável pela monstruosa azia na escumalha...!!!

Regressos...

Benfica 104 - 71 Algés
21-20, 28-20, 28-13, 27-18

Em véspera da estreia Europeia, nada melhor que o regresso dos lesionados, mesmo que não estejam todos com o ritmo ideal de jogo, é sempre agradável ter todos os jogadores do plantel disponíveis, nem que seja para dar minutos de descanso aos companheiros...
O jogo desta noite até nem começou da melhor forma, com o Benfica a falhar muito, e o Algés a acertar todos os Triplos tentados (3/3)!!! Chegámos ao fim do 1.º período a vencer por um, depois de uma boa recuperação!!! A acumulação de faltas, e a diferença natural de valor entre os plantéis a partir daí fez-se notar no marcador... é verdade que só no 3.º período abrimos uma diferença substancial, mas depois da replica inicial foi notório que o vencedor seria sempre o Benfica.

Tranquilo

Benfica 3 - 0 Ac. Espinho
25-10, 25-17, 25-16

Jogo tranquilo, que até ao primeiro tempo técnico estava estranhamente equilibrado, mas depois, só deu Benfica... deu inclusive para rodar praticamente todo o plantel.

Bomba colocada...

Benfica 1 - 0 Rio Ave

Foi até um jogo insonso, mas valeu 3 pontos... se em Braga tivemos talvez os melhores minutos da época - no início... -, mas perdemos, hoje, jogámos menos, mas ganhámos.
Desde do início da época que temos uma equipa condicionada pelas lesões (Fejsa, Sílvio, Sulejmani...), e a situação em vez de melhorar, está cada vez pior!!! Ola John que até estava a fazer um bom início de época; Jardel que era titular; e agora foi a vez de Eliseu, que ainda não tinha convencido (defensivamente), a ficar de fora... por tempo indeterminado.

A 1.ª parte de hoje, foi a prova das dificuldades em construir um 11. Com o Nico também tocado, ficámos 'mancos' na ala esquerda: com um Talisca sem rotinas de extremo, e com o Almeida a defender bem, mas sem pé esquerdo no ataque... Isto para além do problema já conhecido do Trinco: onde o Samaris sentiu novamente muitas dificuldades, e desta vez além das insuficiências na marcação e na recuperação, o Samaris também falhou alguns passes fáceis... E se todos estes problemas não fossem suficientes, resolvemos inventar mais um: passar em vez de rematar !!! Chegou a ser exasperante os 'não remates', sempre com mais um passe para o lado, ou para trás...!!!

Independentemente destas 'intermitências', a vitória foi justa, até porque a atitude receosa do Rio Ave não merecia mais. Que só quando se viu a perder tentou 'construir' alguma coisa, até lá a preocupação foi bloquear o Benfica... E mesmo com o Benfica em baixa rotação, só com muita 'sorte' (azar do Benfica!!!), é que nos vários ressaltos - após erros defensivos do Rio Ave -, a bola foi sempre parar aos pés dos vilacondenses!!! E basta uma olhada ao resumo da partida: mesmo na 1.ª parte, onde o Benfica jogou lento, para confirmar que as oportunidades foram praticamente só nossas...

Aquilo que gostei menos, foi a forma deficiente como o Benfica geriu a vantagem mínima. Mais uma vez em vantagem permitimos contra-ataques perigosos ao nosso adversário... e acabámos por ter 'sorte' em apanhar um fiscal-de-linha que teve a coragem de decidir bem... Se a aposta do André Almeida a defesa-esquerdo for para continuar, então quem vamos ter no banco, sempre que quisermos reforçar o meio-campo defensivo?! Como o Cristante parece ainda não ser opção válida, não sobra ninguém...
O Salvio foi eleito MVP do jogo, melhorou em relação a recentes exibições, mas pessoalmente gostei bastante do Enzo, inclusive na função de '6' - no 2.º tempo -, agarrou-se em demasia à bola em alguns lances, mas esteve quase sempre bem. O Lisandro tem vindo a melhorar (e hoje com o André ao lado, a defesa ficou mais equilibrada), está mais seguro no passe, mas ainda arrisca em demasia quanto tenta jogar na antecipação, e depois é ultrapassado, mas acaba por compensar com uma excelente atitude. Admito que fiquei surpreendido com a titularidade do Júlio César, até porque o Artur esteve bem em Braga... mas é notório neste momento que o Júlio César transmite uma 'onda' positiva para o resto da equipa, nem que seja pela maneira calma como resolve os problemas dos atrasos de bola. Tanto o Lima como o Jonas, ficam marcados pelas indecisões no remate... foi o primeiro jogo que jogaram juntos, e nota-se que é preciso afinar o conhecimento mútuo nas movimentações... O Nico entrou muitíssimo bem, e a ser verdade os problemas físicos, só temos que agradecer o sacrifício... O Talisca, mal aproveitado na esquerda, algo perdido a '8', mas no meio de tanta gente envergonhada em rematar, acabou por ser ele, mais uma vez, a decidir o jogo... com um grande golo.
Tendo em conta, os elogios pangéricos que outros jogadores, de outros clubes, têm tido esta época, se o Talisca não vestisse o Manto Sagrado, e tivesse tido o azar de vestir a camisola de um dos outros clubes, tenho a certeza que já haveria colunas de opinião a exigir a presença do Talisca na corrida à Bota de Ouro, mas como está no Benfica...
Sobre a arbitragem, estiveram bem na decisão mais difícil... mesmo mal colocado, o fiscal-de-linha decidiu bem, o fora-de-jogo existiu (curiosamente a semana passada, no 1.º golo do Braga, numa situação parecida, o fiscal-de-linha também mal colocado, decidiu bem, validando o golo ao Braga, sendo assim - decisão contrária aos interesses do Benfica -, ninguém reparou que ele estava muito mal posicionado!!!). Mas apesar da boa decisão a 'cassete' até segunda-feira vai ser mais ou menos assim: '...Benfica vence, em jogo polémico... - onde por acaso a decisão até foi acertada...'!!! No resto do jogo, tivémos um Manuel Mota que tentou deixar jogar, o problema é que nem sempre consegue manter o mesmo critério... e hoje Mãos na Bola, parece que era legal!!!

A vergonhosa campanha de desinformação, que estamos a assistir na (des)comunicação social desportiva portuguesa, atacando o Benfica, especialmente o seu treinador não me surpreende... Aquilo que me surpreende mesmo, é como é que o Benfica continua a receber, na nossa casa, esses bandalhos todos, com as honrarias todas!!!
Este jogo não vai alterar em nada o discurso da corja, mesmo ganhando ao Mónaco, tudo ficará na mesma, até porque na próxima jornada, temos mais uma deslocação tradicionalmente complicada, portanto vamos continuar a ouvir e a ler que o actual Campeão Nacional, detentor da Taça de Portugal, detentor da Taça da Liga, detentor da Supertaça, líder isolado do Campeonato Nacional... está em crise profunda!!!

Como acabei de afirmar a pressão para Terça-feira vai-se manter... decidi-se não só a possibilidade de continuar na Champions, como até a Liga Europa. Sem o Lisandro e o Jonas de certeza, e provavelmente sem o Gaitán... o cenário é muito complicado. O Mónaco também jogou hoje, e poupou jogadores... Mesmo com um possível regresso do Jardel (sem ritmo), e até com um possível regresso do Sulejamni (sem ritmo nenhum!!!), não será nada fácil... ao contrário do que vai ser vendido nos próximos dias.

PS: Tenho que deixar aqui os Parabéns à nossa Telma Monteiro pelo regresso às vitórias na Taça do Mundo de Judo, desta vez em Abu Dahbi, numa prova onde era favorita, e dominou completamente...

No futebol só o resultado dita a lei

"O campeonato é uma maratona onde não há lugar para grandes lamentos pela existência de um resultado menos conseguido. Braga já foi. Perdemos três pontos num jogo onde aos 25 minutos devíamos estar a ganhar 3-0. Nessa fase inicial do jogo vi o melhor Benfica da época, mas em Portugal, e no futebol, só se comenta o resultado e só isso dita lei.
Sim, já sei sofremos em conta-ataque quando se estava a ganhar e que se desequilibrou o meio-campo na segunda parte. Já ouvi todas as explicações de quem depois de saber os números do euromilhões não falha na chave. Conclusão: perdemos, e por isso vamos em primeiro no campeonato.
Concentração contra o Rio Ave é o que se pede aos jogadores. O Rio Ave é uma excelente equipa, bem treinada, e com resultados recentes que dispensam apresentações. São as duas melhores equipas do último ano as que jogam logo à noite na Luz. Por isso será esse o respeito e preocupação que deverá merecer o nosso adversário para não haver surpresas.
O campeão será o que se levantar com mais rapidez dos percalços que tiver, porque todos os candidatos ao título terão percalços.
Há dois jogadores que numa análise individual subjectiva e superficial me agradam muito: Lisandro e Jonas são soluções e podem ser opções sempre que Jorge Jesus os chamar. Jonas num campeonato como o português tem tudo para ser dos melhores jogadores. Não enganam, já passaram no teste do algodão. Ali há qualidades e talento.
Será por isso um jogo apertado e de muita dificuldade o de logo à noite, mas é o líder do campeonato que joga em casa. Mas é campeão nacional que joga. Logo jogar bem e ganhar é o antídoto.
Na última semana o Académico do Porto homenageou entre outros, Ângelo Martins (bicampeão europeu), foi bonito ver um senhor voltar a ser feliz onde foi menino. Parabéns ao Académico e ao Ângelo Martins."

Sílvio Cervan, in A Bola