Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lixívia Extra-Forte XI

Tabela Anti-Lixívia Extra-Forte:
Benfica.......27 ( -2)...29
Corruptos..27 (+1)...26

Sporting......23 (0)...23
Braga........19 ( +4)...15


Sem me alargar muito, o grande erro do Capela foi a expulsão do Cardozo: o Americano Lagarto fartou-se dar porrada, no momento da expulsão o Cardozo sofreu 3 faltas consecutivas, nenhuma foi assinalada, e naturalmente irritou-se... segundo amarelo por ter dado um murro da relva é ridículo!!! O penalty do Jardel não existe por duas razões: primeiro a falta não existe, o Javi não toca na bola, mas também não toca no Insua; Depois quando o Elias marca o livre, já o Americano está no chão, com o jogo parado não pode ser marcado penalty!!! Os Lagartos mais alucinados ainda pediram penalty numa bola que bate na perna do Jardel, e num mergulho do Carrillo, mas isso ainda devem ser consequência dos fumos inalados após o incêndio!!! Na famosa competição semanal das televisões portuguesa: Quem consegue ser mais Besta!!! O vencedor desta semana foi o Serrão!!! Pois, defendeu que o Aimar devia ter sido expulso, porque o Schaars lhe mordeu a cabeleira!!! Hilariante...!!! No final da partida o Capela, fingindo compensar a expulsão do Cardozo, ainda mostrou um amarelo ridículo ao Carrillo, mas para não 'exagerar' nas compensações numa falta do André Santos deu um amarelo ao Scharrs (ao português era o segundo!!!)... isto depois de se esquecer de mostrar vários amarelos ao Schaars, ao Carriço e ao Americano durante o resto do jogo, e aos protestos e simulações constantes do Capel... O Maxi ainda teve envolvido em duas jogadas suspeitas: um fora-de-jogo milimétrico, que isolava completamente o Maxi (curiosamente a crítica considerou mal marcado um fora-de-jogo, também milimétrico, ao Capel no final do jogo, mas ao Maxi já foi bem marcado!!!); Já reduzidos a 10, o fiscal de linha marca bola fora, quando o Maxi ficava isolado, num lance onde a bola não saiu do campo!!!


Não vi o jogo dos Corruptos (A vs. B), aparentemente o único erro grave foi um golo mal anulado aos Corruptos A, por fora-de-jogo mal assinalado!!! Fiquei surpreendido com alguns comentários de jornaleiros que observaram uma estranha mansidão dos Corruptos de Braga....!!! Será que alguma coisa está a mudar?!!!

Anexos:

Benfica
1ª-Gil Vicente(f) E(2-2), João Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Feirense(c) V(3-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Nacional(f) V(0-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4º-Guimarães(c) V(2-1), Duarte Gomes, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Académica(c) E(4-1), Vasco Santos, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
6ª-Corruptos(f) V(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Paços de Ferreira(c) V(4-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Beira-Mar(f) V(0-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Olhanense(c) V(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
10ª-Braga(f) E(1-1), Proença, Prejudicados, (0-2), -2 pontos
11ª-Sporting(c) V(1-0), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado

Corruptos
1º-Guimarães(f) V(0-1), Olegário, Beneficiados, (0-0), +2 pontos
2ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Leiria(f) V(1-4), Capela, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Setúbal(c) V(3-0), Marco Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
5ª-Feirense(f) E(0-0), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
6ª-Benfica(c) E(2-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
7ª-Académica(f) V(0-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
8ª-Nacional(c) V(5-0), Cosme Machado, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
9ª-Paços de Ferreira(c) V(3-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado
10ª-Olhanense(f) E(0-0), Capela, Prejudicados, (0-1), -2 pontos
11ª-Braga(c), V(3-2), Soares Dias, Prejudicados, Sem influência no resultado

Sporting
1ª-Olhanense(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2ª-Beira-Mar(f) E(0-0), Fernando Martins, Nada a assinalar
3ª-Marítimo(c) D(2-3), Proença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
4ª-Paços Ferreira(f) V(2-3), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
5ª-Rio Ave(f) V(2-3), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6ª-Setúbal(c) V(3-0), Cosme Machado, Nada a assinalar
7ª-Guimarães(f) V(0-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c, V(6-1), João Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado
9ª-Feirense(f) V(0-2, Gralha, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
10ª-Leiria(c) V(3-1), Manuel Mota, Beneficiados, Impossível contabilizar
11ª-Benfica(f) D(1-0), Capela, Beneficiados, Sem influência do resultado

Braga
1ª-Rio Ave(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
2ª-Marítimo(c) V(2-0), Soares Dias, Beneficiados (1-0), Sem influência
3ª-Setúbal(f) V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados (0-0), +2 pontos
4ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Costa, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f) E(1-1), Pedro Proença, Nada a assinalar
6ª-Nacional(c) V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
7ª-Leiria(f) D(1-o), Marco Ferreira, Nada a assinalar
8ª-Feirense(c), V(3-0), João Ferreira, Nada a assinalar
9ª-Académica(f), E(0-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
10ª-Benfica(c), E(1-1), Proença, Beneficiados, (0-2), +1 ponto
11ª-Corruptos(f), D(3-2), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado

'Derby' ao longe

"Foi uma semana brilhante que começou em Manchester com a evidência da mística benfiquista. E culminou com uma vitória suada, muito esforçada, tacticamente irrepreensível


1. No passado sábado, e pelo primeira vez nos últimos anos, não assisti, ao vivo, a um Benfica-Sporting. Foi um derby ao longe. Sei bem que é «na necessidade que se prova a amizade», e daí ter optado por viver o derby em plena cidade do Porto, na casa de um querido amigo sportinguista assumido, que celebrava o seu meio século de vida. Foi uma festa bonita e, para mim, foi uma festa a dobrar. Dei o abraço ao aniversariante e sorri, mal acabou o encontro, para os outros convivas, muitos deles com outras cores clubísticas. A amizade é um dos bens mais preciosos da nossa vida e não devemos, de forma alguma, ter dúvidas que um amigo é aquele que, no aperto e no perigo, nos dá a mão e nos fala do coração. Porque «quem deixa de ser amigo, não foi nunca» e « mais vale um amigo na praça que dinheiro na arca», na linguagem popular do nosso povo.

2. No relvado, foi um dos derbies mais disputados e mais equilibrados dos últimos anos. O Sporting mostrou que tem jogadores e equipa para lutar, em cada jogo, pela conquista dos três pontos. Mostrou ser uma equipa perigosa e ambiciosa. No sábado, na Luz, foi, acima de tudo - e, também, graças a Artur -, não eficaz. Perdeu os três pontos em disputa, mas Domingos Paciência tem todas as razões para confiar nos seus jogadores e sublinhar, perante todos, o trabalho que tem desenvolvido no Sporting. E alguns dos seus jogadores, pelo que se lê, estão a ser bem observados por alguns dos emblemas de referência da Europa do futebol.

3. O Benfica ganhou mais um derby e, mesmo à distância, ganhou-o numa ligação perfeita entre o relvado e as bancadas. Em muitos outros derbies que presenciei ao vivo, quer neste, quer no antigo Estádio da Luz, partilhei a simbiose que, no sábado passado, ajudou a mais uma vitória do Benfica. E sublinhando, desta vez, o perfume de Aimar, a força e a oportunidade de Javi Garcia e, necessariamente, a segurança, a que já nos habituou, de Artur. Foi uma semana brilhante que começou em Manchester com a evidência da mística benfiquista. E culminou, no sábado passado, com uma vitória suada, muito esforçada, tacticamente irrepreensível, principalmente a partir do momento em que João Capela resolveu expulsar Óscar Cardozo. Decerto por palavras, já que se foi apenas pelos gestos não haverá identidade e igualdade de deliberações em relação a outros jogos. E a equidade desportiva é um dos bens mais relevantes na ponderação objectiva do comportamento subjectivo das equipas de arbitragem.

4. (...)

5. O final do jogo da Luz e as chamas que irromperam de parte do novo terceiro anel não podem ser nem esquecidas, nem minimizadas. Não foi um caso nem fortuito, nem casual. É um acontecimento extremamente grave e que não pode ser ignorado quer pelas autoridades policiais, quer pelas instâncias disciplinares da Liga. Importa apurar as razões do incêndio, porventura utilizar todas as imagens disponíveis para delimitar os seus autores. Não está em causa o montante dos prejuízos. O que está em causa é que entraram no Estádio da Luz substâncias que permitiram que fosse desencadeado, conscientemente, um incêndio que só não teve proporções mais graves em razão de uma pronta e eficaz actuação dos bombeiros e do cumprimento efectivo, por parte do Benfica, dos mecanismos de prevenção a que está vinculado. Nesta sede, não pode haver manobras de diversão. O que aconteceu, para além de extremamente grave, é bem perturbante.

6. (...)

7. (...)"


Fernando Seara, in A Bola

Nojice e doçura

"Deu para ler, há poucos dias, no diário generalista. 'Em matéria de estupidez, Eusébio é king'. o Texto é assinado por um tal Duarte... Moral(?). Quem é a criatura capaz de redigir semelhante tarouquice? Fiquei a saber que é dono de uma avantajada gordura, fiquei a saber que cada grama do seu físico banhoso vale o mesmo peso em nojo. Se dúvidas tivesse, fiquei a saber que é um histérico sportinguista. O Duarte Moral tem moral para falar no maior símbolo da história do Futebol português? O Duarte Moral não tem moral, é imoral. Mais imoral ainda é viver de prosas sobre a bola, sobre os artistas da bola. Sem acato, sem respeito. A bola, a verdadeira, não precisa desse Duarte, despreza esse Duarte. Ele é que não passa de uma bola anafada e anedótica.

A vida não é só feita de gente azeda, também de gente doce. Doce era a Anabela. A Anabela? Essa mulher competente, prestável e graciosa que, anos a fio, serviu o pequeno-almoço aos jogadores e treinadores do Benfica. Também a mim, enquanto director de Comunicação do Clube, de 2000 a 2003. A Anabela era inexcedível, dava colorido e alegria às manhãs de trabalho. A Anabela, cruelmente, morreu. Há gente boa que não merecia deixar a vida precocemente. A Anabela merecia era continuar associada, todos os dias, aos seus meninos. Tinha, em cada um deles, um amigo, alguém que sentia como o mais próximo dos seus familiares.

No dia em que li a repugnante prosa do Duarte, participei na cerimónia fúnebre da Anabela. Só poderia reforçar a minha convicção de que o mundo é feito de contrários. Neste caso, o nojo e o doce. Só que, para grande infelicidade, a doçura da Anabela já só pertence à nossa memória sentimental benfiquista."


João Malheiro, in O Benfica

Pequenos crimes entre amigos

"No original chamava-se «Shallow Grave». Qualquer coisa como campa pouco profunda, assim traduzido à pressa. Vem a propósito dos funerais que se ameaçam, semana após semana, lá para os lados do bairro sujo de D. Palhaço onde há tanta verdadeira ironia como vontade de rir. Campa rasa, sim, onde o morto-vivo se debate à espera de uma definitiva impaciência do polichinelo que, de tanto enganar os outros, também se engana, por vezes, a si próprio.
Dizem jornais sérios, de prosa curta, que o truão ordenou o dispersar da matilha e não viesse ainda morder os tornozelos ao pobre infeliz que se debate numa tumba de pouca terra. Estavam todos tristes no Calhabé: vencidos e vencedores.
E como era fanfarrão esse moribundo de funeral pré-marcado, orgulhoso da sua cadeira, convencido de uma capacidade que não era a sua. Ah! Pequenos crimes entre amigos também vem a propósito. Porque o cão d'água alaranjado que cavalgou os espinhaços de proenças e benquerenças para ganhar taças sem valor e sem mérito, já estrebucha agora no enxurdeiro da sua própria incompetência, somando derrotas atrás de derrotas para gozo dos ingleses que já tiveram doses de cheguem de pesporrência de Josés para suportarem uma imitação bacoca e barata. Pequenos crimes entre amigos, sim, porque eles fervilham todos na mesma caldeira de água podre até que cada um ficasse a saber a medida certa da sua cozedura. Guincham os macacos e ladram os cães. Não perceberam ainda, nem vão perceber nunca, que vivem num circo montado pelo Madaleno no qual anõezinhos de cócoras fazem diligentemente o seu trabalho porco. A culpa não é do que está hoje deitado na campa rasa, como a virtude também não foi daquele outro que se vai deitando na campa rasa de Holland Road. Todos eles são meros bonecos articulados, sem vontade nem cérebro. Uns são vendidos a bom preço, outros são deitados fora. E enquanto D. Palhaço se ri, os pobres pinóquios provocam pena."

Afonso de Melo, in O Benfica

Objectivamente (Crises)

"A tão propalada crise do FCP tem um responsável. Chama-se Pinto da Costa e a fuga 'pra frente' diz bem da sua postura e da forma como trata os que estão sob o seu jugo.

Após dois ou três resultados negativos dispararam as metralhadoras sobre o desgraçado do treinador que tem de assumir todas as responsabilidades, mesmo aquelas que pertencem inteiramente ao presidente e à SAD. E ninguém veio em sua defesa. Toda a gente sabe que o facto de não terem conseguido vender vários jogadores, como estava previsto, motivou enorme desalento em Álvaro Pereira, Guarin, João Moutinho, Hulk, etc. Só não vê quem não quer! Abramovich está farto de 'meter' dinheiro no FCP e agora com a opinião, claro, favorável do André Villas-Boas, não irá tão cedo investir num clube que se tem gabado de vender - demasiado bem - jogadores de que nem sempre tem tido o retorno necessário.

Alguém duvida que esta crise está bem dentro do balneário e que a contestação silenciosa à atitude arrogante do presidente se faz sentir dentro do campo? E depois há a teimosia e a sobranceria sobre a escolha do novo treinador, não dando ouvidos a ninguém, impondo o nome do adjunto como que dando sinais de que para quem é 'bacalhau basta'! Para ele, o todo-poderoso, tudo se resolve com meia-dose de treinador e, provavelmente, com meia-dose de 'Calheiros'.

Mas, desta vez, vai ter de se aplicar a fundo. Uma coisa ele tem feito nos últimos dias: vai falando em privado com os jornalistas amigos e não diz graçolas em público a provocar os inimigos vermelhos.

Há, pelo menos, essa vantagem. Enquanto anda entretido com as suas dores de cabeça deixa os outros em paz!"



João Diogo, in O Benfica