Últimas indefectivações

domingo, 8 de janeiro de 2023

8 de Janeiro


Empate no Turquia... deixa tudo em aberto!

Antalya Konyaalti 35 - 35 Benfica
(17-15)

Jogo equilibrado, mas parece-me que somos melhores e temos mais profundidade no banco. O empate deveu-se à arbitragem caseira e algumas falhas desnecessárias nossas... Na Luz, temos tudo para vencer...

Demasiado difícil...


D. Sanjoanense 3 - 4 Benfica

O mais importante, era a qualificação para a Final 8, da Taça da Liga. Mas voltámos a desperdiçar muitos golos, a sofrer alguns golos cómicos, e acabámos a sofrer...

A meio da semana, ficámos a saber, que muito provavelmente o Higor vai falhar o resto da época por lesão!

Vitória em Ovar...

Ovarense 75 - 96 Benfica
15-25, 19-21, 13-32, 28-18

Apesar dos últimos resultados Europeus, é notória a superioridade interna, neste tipo de jogos...

Vitória no Minho...

Guimarães 0 - 3 Benfica
13-25, 21-25, 15-25

Fácil, rodando praticamente todo o plantel...

Goleada...

Murches 3 - 8 Benfica

Boa entrada em 2023... na visita a Cascais!
Tudo isto, sem o Pedrão, castigado...

2023 e nada muda


"Entrada para vermelho direto de Uribe que tira o jogador do Casa Pia do jogo (nem amarelo levou!!!).
Quem acaba expulso é o jogador do Casa Pia depois de fazer 2 faltas no meio-campo. E vão 5 expulsões a favor do Porto no Campeonato.
Nuno Almeida nunca falha ao padrinho.
Entreguem as faixas!"

𝗩𝗶𝗿𝗮 𝗼 𝗱𝗶𝘀𝗰𝗼, 𝘁𝗼𝗰𝗮 𝗼 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗼


"Benfica em 1.º lugar da liga. ✅
Benfica a bater recordes em termos de invencibilidade. ✅
Benfica a recuperar a sua força. ✅
MP e juízes do Norte a quererem lixar o Benfica. ✅
Juízes a recusarem buscas ao FC Porto. ✅
Bastou um Benfica mais forte para voltarem as velhas estratégias de desestabilização.
Em plenas férias judiciais vão a correr constituir a Benfica SAD como arguida. De um lado, mudam processos de Lisboa para o Norte para tentarem lixar o Benfica. Do outro, recusam fazer buscas ao FC Porto com medo de represálias e/ou devido ao conluio ostensivo entre as partes envolvidas: Justiça e FC Porto.
Pobre justiça que se deixa manipular pelo FC Porto, onde nada se investiga e os juízes se recusam a fazer buscas. Sobre as trafulhices do contrato de Octávio, Nakajima, a promiscuidade entre FC Porto e Portimonense, as comissões de Theodoro Fonseca, Pedro Pinho, Adelino Caldeira, Soccer Energy, Pinto da Costa e o filho, Banco Carregosa, Banco BMG, as luvas da MEO e FC Porto SAD com desvios a rondar os 20 milhões de euros, os negócios do Fernando Madureira que declara 500 euros mas vai de férias para o Catar e tem Porsches na sua garagem, os Super Dragões a impunidade total, nada disto interessa. O que interessa é acusar o Benfica de tudo e nada e arrastá-lo para a lama.
A mesma justiça que está completamente amestrada e instrumentalizada pelo FC Porto e que abafou por completo todas as investigações do caso ‘Estoril Gate’, quando o FC Porto pagou 700 mil euros a meio de um jogo cujo intervalo durou meses, com as investigações ao caso a morrerem contra as próprias indicações da Polícia Judiciária de Lisboa. A mesma decisão sobre a investigação à invasão do Centro de Treinos dos Árbitros na Maia, que caiu em saco roto.
Esta nova decisão para tentarem rotular o Benfica a um processo onde é inocente é um escarro à verdadeira função da justiça. A tentarem colar a sentença do Paulo Gonçalves, cujo despacho de pronúncia ilibou por completo a SAD do Benfica, a esta "nova" suspeita. Uma suspeita estapafúrdia e gasta de Mala Ciao, Vouchers e emails roubados que já ouvimos desde 2012… há 10 anos! Triste jornalismo e justiça!
Coincidências? Zero. Numa semana onde Aníbal Pinto tenta lavar as mãos e afastar-se de Rui Pinto, onde Rui Pinto começa a ser verdadeiramente apertado e o Ministério Público pede prisão efetiva por 89 crimes, onde o Benfica volta a cimentar a liderança e apresenta-se forte na Luz frente ao Portimonense, contra tudo o que alguns esperavam depois da derrota em Braga. São as mesmas estratégias de sempre para nos tentarem desestabilizar e derrotar.
Portugal é um lodo, uma ETAR a céu aberto.
Infelizmente para estes, os benfiquistas há muito que perceberam os subterfúgios lançados pela máfia a Norte do país com o intuito de derrubarem o Sport Lisboa e Benfica. Não nos subjugarão, para mal dos seus pecados.
𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗻𝗼𝘀 𝗲𝗻𝗳𝗿𝗮𝗾𝘂𝗲𝗰𝗲 𝘁𝗼𝗿𝗻𝗮-𝗻𝗼𝘀 𝗮𝗶𝗻𝗱𝗮 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗳𝗼𝗿𝘁𝗲𝘀!"

Perguntas...


"Este processo foi criado propositadamente para englobar outros processos em curso (Mala Ciao, e-mails...) com o objetivo de evitar que os mais antigos prescrevam.
Perguntas que se impõem:
1. Qual foi a razão para a transferência do processo de Lisboa para o Porto? É suspeito que uma investigação a envolver o Benfica seja movida para a cidade do principal rival.
2. Por que, após meses de notícias na comunicação social a garantir que a SAD do Benfica era lesada e deveria ser incluída como assistente no processo, agora, no Porto passa a arguida? Parece que há aqui uma agenda oculta em jogo.
3. Por que é que só agora, com Rui Costa como Presidente do Benfica, se lembraram de constituir a SAD do Benfica como arguida? É mais um exemplo da perseguição constante ao Benfica e à sua liderança.
4. Qual é a ligação entre este processo e os interesses do FC Porto? É inaceitável que uma investigação seja manipulada para beneficiar um clube em particular. E já são várias as ocasiões em que isso tem acontecido.
5. Por que é que o FC Porto e os seus associados têm sido poupados de investigações similares, enquanto que o Benfica é alvo constante de perseguição por parte (in)justiça?
Falamos da mesma ala da Justiça instrumentalizada pelo FC Porto que se recusou a fazer buscas no estádio do Dragão, que abafou todas as investigações ao Estoril Gate, que congela as queixas dos árbitros que sofrem ameaças, agressões e veem os seus estabelecimentos comerciais ser vandalizados.
Exigimos respostas claras e justas a estas questões. Os adeptos do Benfica merecem respeito e justiça, e é a eles que o clube deve a sua força e união. Não vamos permitir que o Benfica seja alvo de discriminação e perseguição."

Estamos em boas mãos!


"Sad do Benfica e administradores constituídos arguidos.
Alegadamente, por uma mera questão processual para evitar prescrições.
"(...) e que, por ordem superior, passou para o Porto."
Estamos em boas mãos."

Benfica forte:


"- FCP a jogar fora dos relvados, gozando do seu poder ✅
- Notícia dada em primeira mão por OCS da esfera mais próxima (DN) ✅
- Títulos sensacionalistas para levarem a outras interpretações ✅
- Horas de palco mediático ⏳"

Não importa o que fez, o que importa é que faça bastante RUÍDO...


"Bastou o SL Benfica vencer ontem ao Portimonense, confirmando o primeiro lugar da Liga e logo saltam as notícias para tentar "abafar" a realidade do campeonato - O BENFICA É O LIDER.
Chegamos a uma fase em que já não importa o motivo. O que importa é que sirva para "jogar lama" no nome do SL Benfica.
O mesmo Ministério Público que ignora completamente as demonstrações de vida faustosa do líder dos Super Dragões - o tal que declara ter apenas 500€ por mês de rendimentos -, que se recusa a fazer diligências a casa do Presidente do FC Porto - Pinto da Costa -, que pede, constantemente, mais tempo para os processos em que esteja envolvido o nome do Benfica, acaba de constituir arguidos o SL Benfica e alguns dos seus dirigente, mesmo sem ter informado sobre que assunto ou processo se tratava.
Um ESCÂNDALO só possível num país corrupto que mais parece uma república das bananas.
Da informação que dispomos tratam-se de processos que estão sobre investigação desde 2012, ou seja, andaram 11 anos a pedir adiamentos e, claro está, agora para não prescrever, avançaram para a constituição de arguidos. Faz lembrar os constantes processos que o TAD passa o tempo a reverter as decisões dos CD's da Liga e FPF.
Aos Benfiquistas, nesta hora, pede-se UNIÃO. União perante estas provocações constantes. Pede-se CONFIANÇA. Confiança na Direção e no seu Presidente (Rui Costa). Pede-se APOIO. Apoio ao Benfica na defesa intransigente dos seus interesses.
Está visto que só desta forma é que os adversários do SL Benfica conseguem ser competitivos. Só assim, jogando sujo, conseguem estar ao nível do SL Benfica. Só assim conseguem sobreviver.
Carrega Benfica🔴⚪🦅
Unidos somos mais fortes."

Depois logo se vê...


"O processo dos emails está numa fase final do julgamento. A seu tempo os seus arguidos serão confirmados como criminosos, julgados e por fim condenados.
Entretanto o MP passou uma série de processos de Lisboa para o Porto e - pasme-se - logo a seguir constitui o SL Benfica e alguns dos seus dirigentes como arguidos, sem que se saiba ainda o porquê. Dá a perfeita sensação que o que importa é que haja arguidos. Depois logo se vê do que se acusa...
Lembrar que o Ministério Público, tudo fez para condenar em praça pública o antigo Presidente, Luís Filipe Vieira, chegando mesmo a detê-lo, no entanto e um ano volvido nada mais se deve sobre as suspeitas que recaiam sobre ele. Agora irão tentar fazer o mesmo com Rui Costa.
Quando a Justiça e as Entidades Judiciais e Policiais perdem a isenção e são coniventes com o FC Porto, dá nisto."

Vale tudo...


""(...) e que, por ordem superior, passou para o Porto."
Que o FC Porto não tenha pudor em usar todas as táticas fora do relvado, já se sabe.
Que use os órgãos de justiça para a sua estratégia bélica, não é novidade, mas ilucidativa do poder de um estado dentro do estado.
Vale tudo para chegar ao primeiro lugar."

Imputações genéricas e mais do mesmo


"Sempre que o Benfica está bem posicionado no campeonato, aparecem as velhas estratégias dos Chico Marques da vida e o velho corrupto para tentar desestabilizar o nosso clube e lançar poeira para cima dos outros - e com a anuência do Ministério Público e da Polícia Judiciária, os mesmos que se recusam a fazer buscas ao FC Porto, a investigar o "Estoril Gate" e a dar provimento à queixa apresentada pelo Artur Soares Dias após a lamentável invasão ao centro de treinos da Maia.
Curiosamente, estas ações surgem sempre quando os campeonatos estão prestes a ser decididos.
Fica claro que existe uma facção do Ministério Público e da Polícia Judiciária que tem uma agenda destrutiva em relação ao Benfica, ao serviço dos interesses do FC Porto. Além disso, é importante referir que este processo foi recentemente transferido de Lisboa para o Porto, o que levanta muitas questões.
É triste ver a justiça ser manipulada desta forma."

Esclarecimento


"Tendo em conta as notícias vindas hoje a público, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD confirma ter sido constituída arguida no passado dia 3 de janeiro, assim como, por inerência e entre outros, os membros do Conselho de Administração no mandato 2016 a 2020 e que se encontram atualmente em funções.
A Benfica SAD não fará mais qualquer comentário sobre este assunto visto o processo se encontrar em segredo de justiça.
A Benfica SAD manifesta a sua total disponibilidade e abertura para colaborar com as entidades competentes como sempre aconteceu até aqui."

PitchCam: Portimonense...

Triunfo justo


"Voltámos às vitórias no Campeonato Nacional, num jogo, ante o Portimonense, de sentido único e marcado pela boa exibição da nossa equipa, com várias oportunidades claras de golo. E está inaugurado o novo sistema de luz, imagem e som no Estádio da Luz, com evidentes e significativas melhorias constatadas por mais de 50 mil espectadores.

1
Roger Schmidt começa por salientar o mais relevante: "Todos os jogos são importantes, mas depois de uma derrota é sempre importante reagir bem. Foi o que fizemos." O nosso treinador considera que "jogámos bem e criámos muitas oportunidades. Merecemos ganhar, poderíamos ter marcado três, quatro, cinco golos, no mínimo, mas o futebol é assim".
O regresso à Luz foi sentido de forma especial: "Estamos todos muito contentes por voltar a jogar no nosso Estádio. Há muito tempo que não jogávamos aqui e é como voltar a casa. Os jogadores procuraram proporcionar um bom jogo de futebol aos adeptos."
Veja a conferência de Imprensa de Roger Schmidt.

2
No final da partida, Otamendi enalteceu o desempenho coletivo da equipa: "Fizemos um bom jogo. Era importante começar o ano a ganhar. Este é o caminho e temos de continuar a jogar da mesma forma."
A anteceder o apito inicial, o capitão de equipa foi homenageado pela conquista do Campeonato do Mundo ao serviço da seleção da Argentina, o que o deixou agradecido e orgulhoso: "Esta homenagem, no nosso Estádio, com os nossos adeptos, é algo que vou recordar por toda a vida porque consegui um título muito importante na carreira e obviamente que eles também são parte disso."
Veja as declarações de Otamendi na flash interview após o triunfo.

3
Está firmada mais uma parceria técnica no âmbito da expansão internacional do Sport Lisboa e Benfica. O acordo com o FC Sudamerica, um clube da cidade norte-americana Atlanta, visa a implementação da metodologia de treino do Clube nos Estados Unidos, com o propósito de desenvolver e captar talentos naquele país.
O responsável benfiquista por esta área, Bernardo Faria de Carvalho, explica que "os Estados Unidos são um mercado estratégico muito importante para nós, devido à sua dimensão e à ligação do Clube às várias comunidades portuguesas no país".
Saiba mais sobre esta parceria, aqui.

4
São muitos os jogos hoje para acompanharmos e apoiarmos as nossas equipas.
Na Luz, temos os seguintes: voleibol feminino frente ao Clube K (16h00); futsal feminino com o Unidos Caxienses (18h00). No Benfica Campus, às 15h00, jogam os Sub-19 ante o Torreense.
Fora de portas, há estes desafios: no basquetebol visitamos a Ovarense (15h00). No hóquei em patins, desafio em Murches (16h00). No andebol feminino, às 16h30, jogo na Turquia com o Antalya Konyaalti BSK (1.ª mão dos oitavos de final da EHF European Cup Women). A nossa equipa de voleibol joga em Guimarães (17h30) e no futsal deslocação ao Dínamo Sanjoanense (21h00).
Consulte a agenda do fim de semana no Site Oficial."

Vantagem mínima...


"Exibição segura do Benfica que escassa nos golos pelas oportunidades criadas. 3 pontos e mais uma vitória. Pouco importa se ganhamos por 1 golo de diferença. O Sporting também foi campeão a marcar golos no prolongamento e com 1/3 dos jogos pela margem mínima. Interessa é ganhar.
Focados. Rumo ao 38. 🦅🔴"

Objetivo cumprido num jogo que se afigurava mais difícil do que foi.


"+3 pontos ✔
Otamendi disponível para defrontar o Sporting ✔
Belíssima estreia do João Neves ✔"

A dream factory production: John Snow! João Neves, da nossa fábrica dos sonhos!

Cadomblé do Vata


"1. Visita ao Estádio da Luz... o jogo pelo qual todos os empresários de guarda redes salivam.
2. Precisamos de 24 remates para marcar 1 golo... serão os Benfiquistas os principais culpados da baixa taxa de natalidade de Portugal?
3. Bonita homenagem ao Otamendi pela vitória no Campeonato do Mundo... espero que o Chelsea também faça uma ao Enzo porque ele merece.
4. João Neves faz-me lembrar João Vieira Pinto... com aquele equipamento Olympic de 94/95 que até ao Mozer ficava 3 XL's acima do tamanho.
5. Esqueceram-se de avisar o Portimonense que já não era preciso cumprir protocolo covid... não havia necessidade de irem do Algarve para a Luz com 3 autocarros."

Um vislumbre à vida do Benfica sem Enzo, ou quem sabe, depois de Enzo


"O Benfica ganhou sem ardores, por 1-0, ao Portimonense, mesmo que o resultado não sugira o desnível visto em campo e nos 22 remates contra apenas um. Ao primeiro jogo em 2023, querendo não o ter para o castigar ou antecipando que o vai perder em breve, treinador Roger Schmidt abdicou de Enzo Fernández. Portanto, o encontro foi uma amostra da equipa que se poderá esperar sem o argentino (e sem Rafa, já agora)

Sabedor das costeletas com que se compõe o Benfica, equipa de afiados dentes e sem receios em querer recuperar à frente qualquer bola fugidia à sua posse, o Portimonense, igualitário em sapiência e ousadia, deu um pequeno e curto primeiro passe para o lado, na própria área, num dos primeiros pontapés de baliza da partida. Intuiu-se que a intenção era seduzir a pressão alheia, cientes de como os jogadores adversários já rondavam o isco bem te perto, para os chamar a tentarem ser ladrões logo ali: comprometidos esses alvos, bateram então a bola longa e pelo ar.
Desfazerem-se rápido e ao segundo passe do que há um só exemplar em campo custou-lhes bastante. Saltando à bola de frente, António Silva reclamou-a ao adversário e, desorganizada para sair a jogar e não montada para se proteger, o bem precioso foi para a cratera espacial diante da área para ser colhida por Gonçalo Ramos, que fintou o guarda-redes Nakamura com a sua ratice. Era a vez de João Mário ter o seu oitavo penálti da época, portanto um tipo experimentado a parar uns 11 metros da baliza, batendo-o para a direita do enluvado japonês, que adivinhou o lado, mas a bola escapou-lhe, escorregadiça.
Meros oito minutos, já o Benfica ganhava. Outros dez deram à costa na mesma maré de pressão alta, da equipa caseira bem subida no campo, de toda a bola roubada ser reciclada logo rápido para a frente e os visitantes coloquialmente à rasca, com os jogadores ensanduichados na própria área e, por vezes, só a quererem despachar a pelota para longe. Como Gustavo Klismahn, o lateral brasileiro com apelido evocador de goleador germânico. Na área, fixou o olhar na bola que lhe sobrou de um cruzamento, adotou a postura de quem a ia chutar para o além e deu tempo à pressa de Alexander Bah a tocar no instante antes de o pontapé sair.
Essa demora a entroncar na rapidez deu outro penálti ao Benfica e o batedor se alternar, aí foi Fredrik Aursnes o benfeitor da honra para depois virar o malfeitor da desfeita: o norueguês rematou para o mesmo lado de João Mário, mas a leitura de Nakamura tombou certeiramente. A conta de um-a-zero permaneceu inamovível, chegar-se-ia assim ao intervalo e até um terceiro penálti do Portimonense se cogitou, não fosse o VAR mostrar um peito e não um braço na bola, tivesse ele sido em vez de só parecido e o surpreendente deste jogo continuaria a morar noutro lado. Ou melhor, numa ausência.
Em nenhures na Luz se avistou um dos faroleiros da meia temporada goleadora, sem derrotas e avassaladora do Benfica à moda de Roger Schmidt, de amarelo no relvado só o integral do equipamento à Portimonense, não havia a pintura amarelada que Enzo Fernández achou por bem dar ao seu cabelo quando regressou do Catar como campeão mundial, usufrutuário do mundo de oportunidades por diante que sejam como forem desenhadas as linhas, se escreve factualmente a direito: falhou dois treinos do Benfica depois de ir dobrar o ano à Argentina, para onde viajou sem autorização.
O ‘como’ e o ‘porquê’ entra na suposição, se nos ficarmos pela suspeição, tudo terá a ver com o interesse do Chelsea em comprá-lo e as negociações dos ricalhaços ingleses com o Benfica que mesmo sem lhe importunar as feições, ele igual à sua versão calma, monocórdica, quase inexpressiva, provocaram no Roger Schmidt uma admissão de Enzo ter tido um comportamento “inaceitável”. Via-se a face castigadora do treinador de árdua leitura, porque difícil é radiografar quem se reconhece pela postura una e imutável, para o bem e para o mal.
Tirar Enzo do onze e do banco frente ao Portimonense não impediu os encarnados de atacarem, atacarem e atacarem, uma equipa nunca será um indivíduo e pré-intervalo ainda houve uma cabeçada de António Silva à barra, dois remates perigosos de Florentino de entre os três que fez e uma bonita jogada a primeiro toque entre Aursnes, Gonçalo Ramos e João Mário para Nakamura defender o pontapé do último. Nunca um jogador seria responsável por alterar dinâmicas em apenas uma semana e em janeiro.
Do Benfica se viu a apetência por jogadas que arregalam olhos presentes por fora, é apetecível detetar como o futebolista com o privilégio de mais uns segundos com a bola tem sempre alguém a aproximar e outrem a correr para o espaço, duas opções distintas de passe e às vezes três para a equipa tentar ligar jogadas com poucos toques, muitas tabelas e a furarem pelo meio do adversário. Houve-as não com fartura apesar dos muitos remates - pela hora de jogo, já eram quase 20 os tentados pelo Benfica -, mas ainda as houve e isso é prova de sustentabilidade de uma ideia.
Mas, querendo não ter Enzo para lhe provar um ponto ou condenado a não o ter por estar para breve vê-lo longe, lá estamos nós a supor, o treinador quis antes ter Aursnes, o expectável substituto do argentino, onde deveria estar outra ausência - com Rafa suspenso, foi o norueguês a deambular atrás de Gonçalo Ramos e a emprestar a simplicidade dos seus toques para ser o prestador de últimos passes, ou pré-assistências, que desengatilharam várias jogadas. O fiável faz-tudo fazia agora passes que criaram vários perigos e chegou até a rematar ao poste, quando picou a bola suavemente por cima do guarda-redes.
Sem ele mais atrás no campo, houve Chiquinho a ladear Florentino e a ser ele a pegar nos primeiros passes, a dar-se aos centrais para iniciar jogadas e deixar os tentáculos do médio recuperador de bolas uns metros adiante, onde é necessário para ser ladrão assim que algo se perca para logo se tentar roubar. Chiquinho é mais um carregador do piano por comparação ao pianista com pele tatuada de rockeiro que é Enzo Fernández, o português não tem os artifícios técnicos do argentino, porém deu andadura aos passes, falhou pouco e jogou mais do que o suficiente para o Benfica ir jogando mais do que o resultado indicou. E também ele remataria, frouxo e sem mira, à entrada da área.
Enquanto o Portimonense jamais logrou algo para lá de procurar as receções do corpulento Yago, avançado solitário a tentar agarrar bolas de costas para Otamendi ou António Silva, os líderes do campeonato também tiveram um cabeceamento e um desvio na ponta do pé de Gonçalo Ramos. Ambos os remates foram servidos por cruzamentos de João Mário, essa inamovível presença à direita do ataque quando as jogadas ainda se espreguiçam calmamente para, ao ligeiro desequilíbrio ou mudança de ritmo, surgir mais ao centro e em pézinhos de lã remexer nas ligações do circuito.
O Benfica ganhou sem ardores. Vinte e dois remates contra um ilustram-no e poderiam sempre enganar, o futebol prega partidas e qualquer um-a-zero fica à mercê de um canto, de um livre, da casualidade da bola, mas este engana. Não foi um resultado causal perante o que se viu em campo, embora cheio de causa se mostrou a equipa que o venceu: o Benfica de Roger Schmidt será, necessariamente, uma pior versão na eventualidade de perder as qualidades de Enzo Fernandéz que ajudaram a cimentar uma equipa que esteve 23 encontros sem perder. Na coincidência numérica, o primeiro jogo de 2023 mostrou o que se poderá esperar caso uma vivência sem o argentino tenha de ser já feita no que resta desta temporada."

SL Benfica 1-0 Portimonense SC: Um Benfica cínico volta às vitorias na Luz


"A Crónica: João Mário Decisivo Contra O Portimonense SC

No primeiro jogo do novo ano, o SL Benfica voltou à vitória, defrontando e ganhando por 1-0 o Portimonense SC.
Feridos no orgulho depois da derrota contra o SC Braga, para os encarnados era perentório voltar a conquistar os três pontos, mantendo assim uma vantagem de seis pontos sobre os minhotos.
Antes do apito inicial, houve também uma linda homenagem ao Nicolas Otamendi para a conquista do mundial no Qatar.
A partida contra os algarvios não foi fácil, também porque os forasteiros vinham de duas derrotas consecutivas e precisavam de somar pontos. Todavia, a superioridade tática dos encarnados, exprimida com um golo de João Mário, foi suficiente para manter em casa os três pontos.
O Benfica não demorou muito em encontrar o ritmo de jogo e também o golo da vantagem.
O primeiro alarme à abaliza de Nakamura chegou aos 7 minutos, quando Drexler quase estava para concretizar um cruzamento de Grimaldo, da direita. Um minuto depois, na sequência de um lance a isolar Gonçalo Ramos, o guarda-redes japonês, Nakamura, cometeu falta na grande área. O penálti, inevitável, foi convertido pelo João Mário que inaugurou prontamente o marcador.
A insistente pressão dos encarnados à procura do segundo golo era evidente, tanto que com poucos toques, conseguiam chegar nos últimos vinte metros da grande área algarvia.
À passagem dos 17 minutos, as águias conquistaram novamente uma grande penalidade, desta, na sequência de uma falta sobre Bah em área. A responsabilidade de converter foi dada ao Aursnes que, ao contrário, do João Mário, foi travado pelo Nakamura que intuiu.
O Portimonense SC visivelmente confuso, continuou a sofrer os ataques incessantes do adversário, incapaz de sair com a bola, e preferindo lances longos que só davam vantagem ao recupero de bola por parte dos lisboetas.
No início da segunda parte, o andamento não mudou muito, com o Benfica a assumir o jogo, mas baixando ligeiramente o ritmo, e sem deixar o Portimonense aproximar-se à baliza de Vlachodimos.
À passagem dos minutos 60, o Benfica falhou um golo praticamente facto, com Gonçalo Ramos, que cabeceou um passe impecável de João Mário da direita, mas que infelizmente foi clamorosamente fora.
Apesar da insistência dos caseiros em atacar a profundidade adversaria, os mesmos desperdiçaram também várias oportunidades de aumentar a vantagem.
De outro lado, o plantel de Paulo Sérgio começou a ganhar mais confiança, apresentando-se mais frequentemente na área encarnada, mas sem criar realmente perigo.
Acabou, portanto, 1-0 em favor do Benfica, que continua na liderança da tabela classificativa da Primeira Liga, e que no próximo jogo deverá defrontar o Sporting CP.

A Figura
João Mário Marcou o golo decisivo do jogo e foi sem dúvida o melhor dos encarnados até quando ficou em campo. Sempre presente na fase de construção do jogo, foi promotor de várias oportunidades ofensivas, infelizmente desperdiçadas pelos companheiros.

O Fora de Jogo
Sapara – O atacante nigeriano partiu como titular pela primeira vez na temporada, contudo, não conseguiu aproveitar a oportunidade. Um pouco por mérito do Benfica, e um pouco por demérito do Portimonense, o atacante ficou muito assombrado, e até fez sentir falta de um jogador mais incisivo como o Luquinha.

Análise Tática – SL Benfica
Roger Schmidt orientou a equipa no seu tradicional 4-2-3-1. Com a ausência de Rafa, castigado, houve espaço para Draxler desde o primeiro minuto, a ocupar o lado esquerdo da zona ofensiva, em eixo com o João Mário e o Chiquinho. Mais recuado Aursnes, em dupla com o Florentino, a garantir um meio campo muito móvel.
Todavia, a meio do primeiro tempo, o norueguês avançou bastante no relvado, acompanhando todas as ações ofensivas, com o Chiquinho que recuou ligeiramente no meio-campo.
Até, no final da primeira parte, houve momentos em que o Benfica atacou com bem 4 jogadores, com o Grimaldo a descer confortavelmente na lateral esquerda, criando perigo juntamente com os colegas da zona de ataque.
A única zona que não brilhou do lado benfiquista foi a lateral direita, com Bah e Draxler muito pouco incisivos. O ritmo daquele lado mudou completamente com a entrada no relvado de Neres, que impulsionou mais o ataque, mas mantendo inalterado o sistema tático.

11 Inicial E Pontuações
Vlachodimos (6)
Bah (5)
António Silva (6)
Otamendi (6)
Grimaldo (6)
Aursnes (6)
Florentino (6)
Chiquinho (6)
Draxler (5)
João Mário (7)
Gonçalo Ramos (5)
Subs Utilizados
Musa (-)
João Neves (-)
Neres (-)
H. Araújo (-)

Análise Tática – Portimonense SC
Paulo Sérgio apostou num inicial 4-3-3, com a intensão de se projetar rapidamente na zona avançada do campo. Infelizmente, a agressividade e a posse de bola do Benfica, fizeram com que os algarvios passassem rapidamente para um 5-3-2. Todavia, a linha de cinco, que contou com o apoio também Ouatta, não deu os frutos esperados, deixando em vez muito espaço nos últimos trinta metros para as incursões – sobretudo centrais – dos caseiros.
Na linha de frente, a dupla de ataque, Cariello-Sapara foi impalpável, dando raramente trabalho ao Vlachodimos. Na segunda parte, a entrada de Costa, posicionado na lateral esquerda da zona ofensiva, deu mais tração ofensiva à equipa de Paulo Sérgio, que ganhou ao longo do jogo mais confiança, mas que não foi suficiente para alcançar o empate.

11 Inicial e Pontuações
Nakamura (6)
Moufi (5)
Relvas (5)
Pedrão Henrique (5)
Seck (4)
Klishman (5)
Diaby (4)
Estrela (5)
Ouattara (5)
Yago Cariello (4)
Sapara (4)
Subs Utilizados
Gonçalo Costa (5)
Jocu (-)
R. Gomes (-)
Matos (-)

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
BnR: Não foi possível colocar perguntas ao treinador do SL Benfica, Roger Schmidt.

Portimonense SC
BnR: Não foi possível colocar perguntas ao treinador do Portimonense SC, Paulo Sérgio."

Águia: Portimonense...

BF: Portimonense...

Bigodes: Portimonense...

BI: Portimonense...

BnR: Portimonense...

Vinte e Um - Como eu vi: Portimonense...

5 minutos: Portimonense...

7 de Janeiro