Últimas indefectivações

domingo, 8 de janeiro de 2023

SL Benfica 1-0 Portimonense SC: Um Benfica cínico volta às vitorias na Luz


"A Crónica: João Mário Decisivo Contra O Portimonense SC

No primeiro jogo do novo ano, o SL Benfica voltou à vitória, defrontando e ganhando por 1-0 o Portimonense SC.
Feridos no orgulho depois da derrota contra o SC Braga, para os encarnados era perentório voltar a conquistar os três pontos, mantendo assim uma vantagem de seis pontos sobre os minhotos.
Antes do apito inicial, houve também uma linda homenagem ao Nicolas Otamendi para a conquista do mundial no Qatar.
A partida contra os algarvios não foi fácil, também porque os forasteiros vinham de duas derrotas consecutivas e precisavam de somar pontos. Todavia, a superioridade tática dos encarnados, exprimida com um golo de João Mário, foi suficiente para manter em casa os três pontos.
O Benfica não demorou muito em encontrar o ritmo de jogo e também o golo da vantagem.
O primeiro alarme à abaliza de Nakamura chegou aos 7 minutos, quando Drexler quase estava para concretizar um cruzamento de Grimaldo, da direita. Um minuto depois, na sequência de um lance a isolar Gonçalo Ramos, o guarda-redes japonês, Nakamura, cometeu falta na grande área. O penálti, inevitável, foi convertido pelo João Mário que inaugurou prontamente o marcador.
A insistente pressão dos encarnados à procura do segundo golo era evidente, tanto que com poucos toques, conseguiam chegar nos últimos vinte metros da grande área algarvia.
À passagem dos 17 minutos, as águias conquistaram novamente uma grande penalidade, desta, na sequência de uma falta sobre Bah em área. A responsabilidade de converter foi dada ao Aursnes que, ao contrário, do João Mário, foi travado pelo Nakamura que intuiu.
O Portimonense SC visivelmente confuso, continuou a sofrer os ataques incessantes do adversário, incapaz de sair com a bola, e preferindo lances longos que só davam vantagem ao recupero de bola por parte dos lisboetas.
No início da segunda parte, o andamento não mudou muito, com o Benfica a assumir o jogo, mas baixando ligeiramente o ritmo, e sem deixar o Portimonense aproximar-se à baliza de Vlachodimos.
À passagem dos minutos 60, o Benfica falhou um golo praticamente facto, com Gonçalo Ramos, que cabeceou um passe impecável de João Mário da direita, mas que infelizmente foi clamorosamente fora.
Apesar da insistência dos caseiros em atacar a profundidade adversaria, os mesmos desperdiçaram também várias oportunidades de aumentar a vantagem.
De outro lado, o plantel de Paulo Sérgio começou a ganhar mais confiança, apresentando-se mais frequentemente na área encarnada, mas sem criar realmente perigo.
Acabou, portanto, 1-0 em favor do Benfica, que continua na liderança da tabela classificativa da Primeira Liga, e que no próximo jogo deverá defrontar o Sporting CP.

A Figura
João Mário Marcou o golo decisivo do jogo e foi sem dúvida o melhor dos encarnados até quando ficou em campo. Sempre presente na fase de construção do jogo, foi promotor de várias oportunidades ofensivas, infelizmente desperdiçadas pelos companheiros.

O Fora de Jogo
Sapara – O atacante nigeriano partiu como titular pela primeira vez na temporada, contudo, não conseguiu aproveitar a oportunidade. Um pouco por mérito do Benfica, e um pouco por demérito do Portimonense, o atacante ficou muito assombrado, e até fez sentir falta de um jogador mais incisivo como o Luquinha.

Análise Tática – SL Benfica
Roger Schmidt orientou a equipa no seu tradicional 4-2-3-1. Com a ausência de Rafa, castigado, houve espaço para Draxler desde o primeiro minuto, a ocupar o lado esquerdo da zona ofensiva, em eixo com o João Mário e o Chiquinho. Mais recuado Aursnes, em dupla com o Florentino, a garantir um meio campo muito móvel.
Todavia, a meio do primeiro tempo, o norueguês avançou bastante no relvado, acompanhando todas as ações ofensivas, com o Chiquinho que recuou ligeiramente no meio-campo.
Até, no final da primeira parte, houve momentos em que o Benfica atacou com bem 4 jogadores, com o Grimaldo a descer confortavelmente na lateral esquerda, criando perigo juntamente com os colegas da zona de ataque.
A única zona que não brilhou do lado benfiquista foi a lateral direita, com Bah e Draxler muito pouco incisivos. O ritmo daquele lado mudou completamente com a entrada no relvado de Neres, que impulsionou mais o ataque, mas mantendo inalterado o sistema tático.

11 Inicial E Pontuações
Vlachodimos (6)
Bah (5)
António Silva (6)
Otamendi (6)
Grimaldo (6)
Aursnes (6)
Florentino (6)
Chiquinho (6)
Draxler (5)
João Mário (7)
Gonçalo Ramos (5)
Subs Utilizados
Musa (-)
João Neves (-)
Neres (-)
H. Araújo (-)

Análise Tática – Portimonense SC
Paulo Sérgio apostou num inicial 4-3-3, com a intensão de se projetar rapidamente na zona avançada do campo. Infelizmente, a agressividade e a posse de bola do Benfica, fizeram com que os algarvios passassem rapidamente para um 5-3-2. Todavia, a linha de cinco, que contou com o apoio também Ouatta, não deu os frutos esperados, deixando em vez muito espaço nos últimos trinta metros para as incursões – sobretudo centrais – dos caseiros.
Na linha de frente, a dupla de ataque, Cariello-Sapara foi impalpável, dando raramente trabalho ao Vlachodimos. Na segunda parte, a entrada de Costa, posicionado na lateral esquerda da zona ofensiva, deu mais tração ofensiva à equipa de Paulo Sérgio, que ganhou ao longo do jogo mais confiança, mas que não foi suficiente para alcançar o empate.

11 Inicial e Pontuações
Nakamura (6)
Moufi (5)
Relvas (5)
Pedrão Henrique (5)
Seck (4)
Klishman (5)
Diaby (4)
Estrela (5)
Ouattara (5)
Yago Cariello (4)
Sapara (4)
Subs Utilizados
Gonçalo Costa (5)
Jocu (-)
R. Gomes (-)
Matos (-)

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
BnR: Não foi possível colocar perguntas ao treinador do SL Benfica, Roger Schmidt.

Portimonense SC
BnR: Não foi possível colocar perguntas ao treinador do Portimonense SC, Paulo Sérgio."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!