Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Vermelhão: não é fácil 'encaixar' um jogo destes!!!

Besiktas 3 - 3 Benfica


Não é fácil escrever sobre um jogo, onde estivemos a vencer 0-3 ao intervalo, e permitimos o empate mesmo a terminar... com golos 'feitos' falhados na cara do guarda-redes adversário já no 2.º tempo, com um golo sofrido em ligeiro fora-de-jogo, com outro golo sofrido num penalty totalmente desnecessário... enfim...!!!
Depois, do desgraçado empate no jogo da 1.ª volta, praticamente no último minuto, num livre perfeitamente dispensável; com um Benfica no 'pico' das lesões (nove); com o Guedes completamente isolado a falhar aquilo que seria o 2-0 a poucos minutos do final... Voltámos a desperdiçar pontos contra o Besiktas... Eu até não sou muitos destas coisas, mas isto parece macumba!!!
(recordo que caso tivéssemos vencido o Besiktas na Luz, tínhamos chegado a este jogo, com 9 pontos, contra os 5 do Besiktas)!!!
Os Turcos que ainda não ganharam em casa na Champions, chegam à última jornada com hipóteses de apuramento; depois dos empates milagrosos com o Benfica, e depois de um jogo em Nápoles, onde marcaram o golo da vitória em fora-de-jogo, com os Italianos a desperdiçarem um penalty!!!
1.ª parte praticamente perfeita, o único erro foi mesmo as três bolas nos ferros no 3.º golo!!!
2.ª parte, que apesar do resultado, e da frustração, não foi tão má como o resultado transparece, até porque o Ederson acabou por fazer somente uma grande defesa... o problema, na minha opinião, foram as nossas oportunidades desperdiçadas, que acabaram por fazer 'acreditar' os adversários!!!
Muito se vai falar da forma como o Benfica tentou gerir a vantagem, mas eu continuo a pensar que o Benfica, não tem rotinas para jogar mais recuado, na expectativa, e por isso os nossos problemas em alguns jogos, onde temos menos bola, em zonas avançadas... e continuo a pensar que o Danilo seria o jogador ideal para dar mais consistência ao meio-campo nestas circunstâncias!!!

Vencendo ao Nápoles somos 1.º do grupo, com o empate ou a derrota, ficamos dependentes do resultado do Besiktas em Kiev... Tudo muito complicado, quando podia estar decidido!!!

Qualificação apesar da derrota...

Benfica 75 - 80 Bruxelas
24-12, 12-19, 22-30, 17-19

A qualificação já estava garantida antes da partida começar. Sendo assim, a rotação foi completamente diferente, e alguns dos nossos jogadores mais utilizados, estão mesmo a precisar de algum descanso... A presença dos menos utilizados acabou por dar 'vantagem' aos Belgas...

Este resultado, não apaga a 'histórica' qualificação. Desde do 'regresso' à Europa, esta tem sido uma das melhores campanhas do Benfica... mesmo com todas as debilidades conhecidas!!!

Na próxima fase encontrar equipas complicadas, a qualificação será muito difícil (somente os 1.ºs e os dois melhores 2.ºs dos 6 grupos se qualificam!!!), mas até agora na Europa, nada a apontar...
Recordo que os Corruptos em 6 jogos, perderam os 6 jogos no seu Grupo!!! Curiosamente, com equipas conhecidas do Benfica...!!!

Os nossos adversários na próxima fase vão ser:
Groningen (hol)
Enisey (rus)
Lukoil (bul)

O Lukoil é um velho conhecido, tem um nível parecido com o Alba, mas está a fazer uma época melhor; os Holandeses do Goningen em teoria são a equipa mais acessível...; os Russos obrigam uma viagem muito longa - 7 fusos horários -  pois são da Sibéria, e jogam numa das melhores Ligas da Europa!!!!

Voltou a Taça (e não só)

"Voltou a Taça. Tombou o Porto. Brilhou o Benfica. E, em Alvalade, o presidente leonino deu uma volta de honra ao estádio, logo após o jogo com o (des)temido Praiense.
Voltou a Taça. Mas não parou a polémica dos túneis de Alvalade. Dias a fio, comunicados que não dispensaram a sempre honrosa referência ao rival Benfica, televisões sobressaltadas, analistas em fadiga de stress.
Voltou a Taça. E volto a Alvalade, na expectativa de uma investigação sobre a diferença entre uma cuspidela e um bafo de 5 centímetros da face de outrem. Diferença que foi amplamente dissecada por comentadores, com imagens ampliadas e paradas, com alguns até a concluir que cuspir é censurável e bufar deixa de ser, quem sabe talvez baseando-se na diferença entre o estado líquido e o estado gasoso.
Voltou a Taça. E a 'democracia futebolística' dos tomba-favoritos: Vilafranquense e Torrense.
Voltou a Taça. E La Fontaine e as suas fábulas em Alvalade, entre ovelhas e búfalos (ou será bufa-lo?). E Confúcio, o filósofo chinês, reinventado, pois que vale mais uma imagem do que mil palavras.
Voltou a Taça. E voltaram os penálties por assinalar e os penálties falhados.
Voltou a Taça. E volto a Confúcio, em duas tão actuais asserções: 'Se queres prever o futuro, estuda o passado' e 'O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros'.
Voltou a Taça. E, finalmente, vai voltar o campeonato."

Bagão Félix, in A Bola

Zeros

Famalicão 0 - 0 Benfica B


Jogo marcado pela expulsão do Gilson aos 37 minutos da 1.ª parte, numa jogada onde o Gilson isolado, choca com o guarda-redes e é expulso!!!!!!

Sem o Rúben Dias, o Buta, o Joãozinho e o Zé Gomes ao serviço dos Juniores na Turquia, as opções diminuíram, e a jogar com 10, acabámos por jogar para o 'pontinho', e conseguimos o tal pontinho!!!

Aperitivo matinal...!!!

Besiktas 0 - 3 Benfica


Uma equipa de Juniores, reforçada com vários jogadores da equipa B (Rúben Dias, Buta, João Carvalho e Zé Gomes), conseguiu uma importante vitória em Istambul...
Contra uma equipa bastante competitiva (fartaram-se de dar porrada!!!), que no Seixal já tinha deixado boas indicações, num relvado muito complicado, contra uma arbitragem que deixou passar pelo menos duas penalidades da favor do Benfica, só mesmo um Benfica 'reforçado' podia aspirar aos 3 pontos...

Em teoria estas decisões de 'baixar' jogadores, nos jogos mais complicados, são positivas. Mas depois existe sempre o problema das rotinas de jogo, que não existem entre os jogadores, tornando o jogo demasiado individualista!!! Mas desta vez, sem os reforços a vitória seria impossível!!!

Grande golo do Gedson... num grande jogo do Jorginho (de regresso à sua posição: defesa-esquerdo) e com o Joãozinho a espalhar classe...!!! Recordo que o Pedro Álvaro e o João Félix, ainda são Juvenis!!!

Independentemente do resultado do Nápoles - Dínamo Kiev, na última partida no Seixal não podemos perder com os Italianos! Curiosamente, até agora, as nossas 2 vitórias, foram fora de casa...!!!

Benfiquismo (CCXCV)

Jogo decisivo na Europa, com um adversário Turco?!!!
Recordo-me de alguma coisa...!!!